Saiba tudo sobre Clareamento Dental

SAIBA-TUDO-SOBRE-CLAREAMENTO-DENTAL-PORTAL-ODONTOBUSCA

17/11/2022 | Por: OdontoBusca

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais em voga atualmente. Isso pode ser comprovado cotidianamente ao observar o que está na mídia: sorrisos cada vez mais estonteantemente brancos. 

A brancura dental transmite a impressão de asseio e cuidado, adjetivos que todos querem ver relacionados consigo. Para obtê-los as pessoas possuem uma gama de opções, no entanto, frequentemente apelam para as soluções mais fáceis (e baratas) encontradas a um ou dois cliques de distância na internet. 

CLAREAMENTOS CASEIROS 

Dentre as formas de clareamento ensinadas na internet, além de carvão ativado, uma boa parcela delas envolve o clareamento utilizando o bicarbonato de sódio combinado ou não com outras substâncias. Esse composto químico natural é multifuncional e está presente em produtos de diversas naturezas, desde cosméticos até em receitas de bolos. 

Ainda que possa ser útil, afinal, realmente pode remover resíduos indesejados, seu uso demanda cuidados. Como substância pura, não oferece proteção aos dentes podendo, inclusive, estragar o esmalte — diferente dos clareamentos sob supervisão profissional que não estragam o esmalte

Outra opção de clareamento caseiro ou clareamento dental whiteness perfect é aquele indicado e preparado pelo dentista usando gel clareador e uma moldeira. Em suma: após a consulta, o dentista prepara uma moldeira de silicone sob medida para o cliente e uma bisnaga de gel clareador para ser aplicada em casa, antes de dormir ou em intervalos determinados. 

Convém lembrar que o período de utilização do gel pode influenciar na duração do tratamento. Isso porque, enquanto alguns pacientes utilizam a moldeira por até quatro horas diárias, outros dormem com ela, ou seja, uma noite inteira de tratamento.  

CLAREAMENTO A LASER

Em contraponto aos procedimentos caseiros, há o clareamento a laser. Ainda que algumas pessoas possam relatar incômodo, o tratamento é entendido como indolor e realizado no consultório odontológico. Por meio de uma a quatro sessões que duram entre 40 minutos e uma hora, o dentista aplica o gel clareador nos dentes do paciente para em seguida expô-los a um laser de baixa intensidade.

CLAREAMENTO INTERNO

Apesar de não ser tão conhecido quanto os anteriores, o clareamento interno é indicado para aqueles pacientes que já tiveram canal ou algum outro problema que causa o escurecimento, a desvitalização do dente e cujos clareamentos anteriores não resolveram.

Esse clareamento interno (ou endógeno) pode ser feito de três formas: mediata (quando o agente clareador é aplicado dentro no dente), imediata (quando o agente é aplicado dentro e também na superfície) e mista (uma combinação das duas).

Mais: engana-se quem pensa que são técnicas excludentes. Para acelerar o processo, é possível até mesmo combinar as técnicas de clareamento dental. Importante frisar, no entanto, que o odontologista quem indicará o melhor e mais seguro tratamento para seus dentes. 

Menores de 16 anos e mulheres amamentando são exemplos de pessoas para quem não se recomenda o clareamento. Como a sensibilidade dentária pode ser um efeito colateral do tratamento, apesar de não enfraquecer os dentes, pacientes com sensibilidade pré-existente também estão entre as pessoas vetadas.

VANTAGENS DO CLAREAMENTO DENTÁRIO

O clareamento dentário apresenta vantagens nos mais diversos flancos. Seja na questão estética, no âmbito profissional ou em questões inerentes, como sua durabilidade e custo, os motivos para executar o procedimento se multiplicam!

Sobre a questão estética, por exemplo, é comum relacionar o sorriso a um cartão de visitas, mas quem duvida que seja verdade? A beleza de um sorriso, além de ter efeitos sobre a autoestima, inspira simpatia imediata e, apesar de ser injusto desprezar uma boa bagagem técnica. O empregador ou seu cliente com certeza olham com mais benevolência um currículo, ou uma proposta se este vem antecedido por um sorriso agradável. E nem estamos falando, no caso do âmbito profissional, dos colegas de trabalho cuja convivência se torna mais harmônica se, vez ou outra, são atendidos com sorriso.

QUANTO CUSTA UM CLAREAMENTO DENTAL

Em relação ao custo, a diversidade de procedimentos garantem que o cliente encontre, com o dentista, aquele que melhor se adequa às suas necessidades sem desequilibrar suas finanças. Descontando os procedimentos caseiros encontrados na internet, podemos ordenar do mais acessível ao mais caro conforme o preço dos clareamentos dentários: primeiro, o interno, seguido pelo caseiro que usa gel e moldeira, em terceiro vem aquele que utiliza a luz LED e, por último, o clareamento a laser.   

Já a duração do clareamento depende de alguns cuidados tomados. Evitar o consumo de alimentos e bebidas que possam manchar. Além do cigarro com uma fama justificada de causar o amarelamento dos dentes estão entre os cuidados necessários. Porém, conseguimos estimar que esses procedimentos profissionais de clareamento dentário duram, em média, até três anos. Ademais, após análise, podem ser repetidos até em menos tempo, por volta dos dois anos.  

Agora que você já conhece os benefícios do clareamento, aproveite para conhecer os dentistas perto de você! Além de hoje mesmo o seu clareamento ou sua avaliação. Clique aqui e crie sua conta no Portal Odontobusca!

Você também vai gostar de ler