Descubra se o clareamento dental caseiro com bicarbonato é seguro

Clareamento dental prejudica o esmalte dos dentes

04/06/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Você já ouviu falar de clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio?

A verdade é que esse item tão presente nas nossas casas vem sendo uma opção para quem busca dentes mais brancos e um sorriso mais bonito.

Mas diferente do clareamento dental com moldeira, essa é uma técnica caseira que costuma ser realizada totalmente por conta própria, sem orientação e acompanhamento profissional.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Nesse artigo, além de entender como o bicarbonato de sódio age e conhecer suas vantagens na odontologia, você irá conferir como costuma funcionar o clareamento dental caseiro com bicarbonato.

Irá ainda descobrir se este é um tratamento realmente eficiente e seguro, se é recomendado pelos dentistas e quais efeitos colaterais e riscos pode oferecer para a saúde bucal.

Veja tudo que será abordado sobre o assunto:

  • Clareamento dental caseiro com bicarbonato: uma solução rápida e econômica. Será?
  • O que é e como age o bicarbonato de sódio
  • O uso do bicarbonato de sódio na odontologia e suas vantagens
  • Como funciona o clareamento dental caseiro com bicarbonato
  • O clareamento dental caseiro com bicarbonato é recomendado pelos dentistas?
  • Procedimento não costuma ter o efeito esperado
  • Efeitos colaterais e riscos para a saúde bucal
  • Outras opções de clareamento dental mais seguras

Clareamento dental caseiro com bicarbonato: uma solução rápida e econômica. Será?

Basta uma rápida pesquisa na internet que já encontramos as mais diferentes receitas de clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio.

Enquanto umas propõem a mistura da substância com ingredientes como o vinagre branco e o limão, outras são mais ousadas e sugerem uma combinação com morango ou até gengibre, por exemplo.

As formas de uso também são variadas: seja dissolvendo o bicarbonato de sódio em outros ingredientes ou apenas aplicando-o diretamente na escova dental, tanto de forma isolada quanto junto ao creme dental.

De forma geral, essas receitas utilizam itens acessíveis e que podem ser facilmente encontrados em qualquer mercado.

Isso considerando que quem busca um clareamento dental caseiro deseja uma solução rápida e econômica, acima de tudo.

Mas será que essa economia vale a pena ou o barato pode sair caro? É o que veremos no decorrer deste artigo.

Veja também: O que é o clareamento caseiro e como fazer

O que é e como age o bicarbonato de sódio

Antes de falarmos especificamente sobre o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio, é importante conhecermos um pouco mais sobre essa substância.

Apesar de ser um produto popularmente utilizado para os mais diversos fins, como em receitas de bolos e pães, cosméticos, nos mais variados tipos de limpezas domésticas e para eliminar odores, nem todo mundo conhece suas propriedades.

O bicarbonato de sódio é um composto químico natural que atua como agente neutralizador, possibilitando a redução de alcalinidade e de acidez.

Isso porque ele deixa o meio com o pH o mais próximo do valor neutro, que é 7.

Também é um excelente abrasivo suave, além de ter uma potente ação clareadora. Não é à toa que pode ser encontrado nas fórmulas de cremes dentais e em outros produtos de clareamento.

E que também é utilizado por profissionais dentistas em alguns tratamentos realizados no consultório odontológico, conforme veremos a seguir.

O uso do bicarbonato de sódio na odontologia e suas vantagens

Clareamento dental caseiro com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um dos principais ingredientes adotados no clareamento dental caseiro não é à toa. Produto também oferece benefícios para os dentes.

A verdade é que o uso do bicarbonato de sódio tem sim algumas vantagens, inclusive para a saúde bucal.

Além dessa capacidade de reduzir a alcalinidade e a acidez na cavidade bucal, quando em contato com os dentes, a substância auxilia na limpeza dos mesmos.

Seja removendo resíduos indesejados que insistem em permanecer nos dentes, eliminando o tártaro e/ou garantindo aquele hálito com frescor de limpeza.

O que, consequentemente, também contribui na prevenção de doenças periodontais, que são uma ameaça à saúde bucal e podem levar até a perda de dentes.

É por isso, inclusive, que o bicarbonato de sódio é um dos principais ingredientes adotados quando se fala de clareamento dental caseiro.

Então quer dizer que não há problemas no clareamento dental caseiro com bicarbonato, certo? Errado!

É preciso ressaltar que para que esses benefícios sejam garantidos, o uso do bicarbonato de sódio deve ser feito por meio de bochecho, preferencialmente.

E com acompanhamento profissional. Até porque, por mais que a substância também seja utilizada pelo profissional dentista, isso ocorre apenas em situações específicas.

Como funciona o clareamento dental caseiro com bicarbonato

No que diz respeito ao clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio, esta é uma alternativa bastante procurada por quem deseja uma solução rápida e acessível.

A verdade é que o uso da substância com esse fim até pode ser eficiente na remoção de manchas superficiais.

Isso porque o bicarbonato de sódio auxilia na limpeza de restos de sujeiras que ficam depositados no esmalte dentário, conforme mencionado anteriormente.

Isso significa que o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio até pode garantir uma sensação de dentes mais claros em um primeiro momento.

Mas é uma condição temporária, já que apenas limpa os resíduos superficiais e não remove manchas mais antigas e profundas.

Além de ser uma alternativa arriscada, já que dependendo da forma como o produto é utilizado, pode acarretar danos ao esmalte do dente.

Outro agravante é que o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, uma substância que ajuda no fortalecimento dos dentes e na prevenção das cáries.

Portanto, por mais que o paciente opte por realizar o clareamento dental caseiro com bicarbonato, o uso do creme dental comum não deve ser dispensado.

O clareamento dental caseiro com bicarbonato é recomendado pelos dentistas?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que qualquer substância química deve ser utilizada apenas com orientação e acompanhamento profissional.

E um dos maiores problemas do clareamento dental caseiro com bicarbonato é que o produto costuma ser adotado de forma independente.

Isso acontece porque este é um composto químico com o qual grande parte dos brasileiros já está familiarizada e que pode ser facilmente encontrado por aí.

Com isso, a maioria das pessoas acaba fazendo uso inadequado do produto, o que pode causar sérias consequências para a saúde bucal, inclusive problemas irreversíveis.

Não é à toa que o clareamento dental caseiro com bicarbonato é desaconselhável pelos dentistas.

Além do fato de não contar com acompanhamento profissional, o uso caseiro do bicarbonato para clareamento dos dentes costuma ser feito sem controle e periodicidade.

O que resulta em quantidades desproporcionais de bicarbonato ou até mesmo em uma alta frequência de uso.

E, consequentemente, oferece uma série de riscos para a saúde bucal, conforme pontuaremos adiante.

Procedimento não costuma ter o efeito esperado

Clareamento dental caseiro com bicarbonato

Por mais que o clareamento dental caseiro com bicarbonato dê a sensação de dentes mais limpos, procedimento não remove manchas mais antigas e profundas

Um dos contras do clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio é que ele não costuma garantir o efeito esperado dos demais procedimentos de branqueamento.

Para quem não sabe, nossos dentes são formados por três camadas: o esmalte, a dentina e a polpa.

Quando a pessoa enfrenta um certo amarelamento nos dentes, significa que há pigmentos acumulados na camada intermediária, que é a dentina.

A diferença entre os clareamentos caseiro e profissional está justamente a parte do dente em que cada um atua.

No profissional, o gel clareador libera oxigênio e promove uma reação química de oxidação, o que resulta no rompimento desses pigmentos presentes na dentina.

Enquanto no caseiro, o bicarbonato remove apenas as manchas superficiais que estão localizadas no esmalte dentário e, portanto, não clareia efetivamente os dentes.

O que, inclusive, pode acabar causando efeito contrário, conforme veremos a seguir.

Efeitos colaterais e riscos para a saúde bucal

Além do gosto ruim, as pessoas que costumam utilizar o bicarbonato de sódio com o objetivo de clarear os dentes tendem a sentir os lábios e gengivas queimando.

Isso porque ele pode ser tornar um conteúdo abrasivo e corrosivo, sobretudo quando utilizado de forma errada.

Mas o problema mais sério diz respeito aos riscos que o uso do bicarbonato de sódio pode apresentar para a saúde bucal.

Quando aplicado diretamente nos dentes ou utilizado com alta frequência, por exemplo, pode resultar na esfoliação da superfície dental.

O que, consequentemente, pode gerar uma degradação do esmalte dentário, que é a película de proteção dos dentes contra as cáries, por exemplo.

Se esta camada se torna vulnerável e enfraquecida, a proteção fica comprometida, o que, por conseguinte, aumenta o risco de sensibilidade e erosão dentária.

Além de acarretar prejuízos permanentes para os dentes e comprometer seriamente a saúde bucal.

Importante destacar, ainda, que o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio não deve ser uma opção para pacientes que utilizam aparelho ortodôntico ou contentor permanente.

Isso porque, ao escovar os dentes com a substância, o adesivo que fixa os aparelhos pode acabar ficando amolecido.

Outras opções de clareamento dental mais seguras

Portanto, tendo em vista tudo que foi apresentado nesse artigo, o melhor a se fazer é procurar um profissional dentista para conhecer as opções de clareamento disponíveis no mercado.

Para quem busca uma alternativa mais prática e acessível, o clareamento dental com moldeira pode ser uma boa opção.

Além de mais barato, ele oferece a vantagem de ser conduzido pelo próprio paciente, do conforto da sua casa, mas com a devida orientação e acompanhamento profissional.

Outra opção é o clareamento dental a laser, que é realizado totalmente no consultório odontológico, mas de forma muito mais rápida.

O importante é não cair na falsa promessa do clareamento dental caseiro com bicarbonato e correr o risco de causar consequências irreversíveis para a saúde bucal.

Você também vai gostar de ler