Conheça a escala de cores dos dentes e sua importância para o implante dentário

06/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

escala de cores dos dentes

Um sorriso lindo, quem não quer? Às vezes, por desgaste do tempo, mau cuidado, acidente ou doença, perdemos ou danificamos um dente. Graças à Odontologia, esse problema tem solução. Os implantes substituem o dente perdido contribuindo para o resgate de suas funções. Por meio da escala de cores dos dentes é possível agregar à peça muita naturalidade.

Assim, fica mais fácil restaurar, também, o sorriso e, com ele, a autoestima. Este artigo traz tudo o que você precisa saber para não errar na hora de escolher a cor do seu implante.

À propósito, você acha que a cor branca é fundamental para quem irá escolher a cor dos dentes? Será que todo sorriso é branquinho e que seguir a moda é certeza do sucesso? Existe uma cor ideal? Qual a opinião dos dentistas sobre estes aspectos? Leia até o final e tire todas as suas dúvidas.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Existe uma cor ideal?

O dente saudável possui uma cor específica?

O branco na escala de cores dos dentes

A importância da escala de cores dos dentes

Saiba quais as siglas das cores mais naturais

Cores como na vida real

Faça a coisa certa!

A cor natural dos seus dentes

Não tenha pressa e compare bastante

Procure sempre um profissional qualificado

Harmonia é a palavra-chave

Existe uma cor ideal?

Sem titubear, respondemos: Existe, sim. A cor ideal é aquela que mais se aproxima da cor natural dos seus dentes, sejam eles branquinhos ou já um pouco coloridos pelo tempo, remédios, má higiene bucal, genética….

Logo, escolher a cor ideal para você não se trata de optar por uma cor (como aquela exibida pelo ator ou atriz da novela)…. Pelo contrário, a naturalidade estará no tom que mais se integra com a dos seus dentes naturais.

É atrás desse tom que os profissionais focam quando auxiliam os seus pacientes na busca pela cor ideal de seus dentes. E isso é muito importante para trazer um ar bastante natural à peça implantada.

Saiba tudo sobre o implante dentário. 

O dente saudável possui uma cor específica?

Antes de começar a compreender o que é a escala de cores e como funciona esse processo, é muito importante ter um conhecimento sobre qual a cor normal de um dente saudável. Na área da saúde, chamamos esse quadro de fisiológico. Ou seja, aquilo que é natural e normal do organismo humano.

Sendo assim, a cor do dente de uma pessoa saudável irá variar de pessoa para pessoa. Logo, não é possível definir um padrão único e dominante, reforçando o que foi dito anteriormente no tópico “Existe uma cor ideal?”.

Portanto, a coloração de cada pessoa será determinada por características genéticas e hereditárias. Por isso é que existem dentes saudáveis de diferentes tonalidades.

Invisalign

O branco na escala de cores dos dentes

Na verdade, o branco não está na escala de cores de dentes! Este é um detalhe que poucas pessoas conhecem. Os dentistas não trabalham com a cor branca na sua escala de graduação justamente porque os dentes brancos não são uma coloração natural do nosso sorriso.

Existem quatro grupos usados na escala de cores dos dentes. São eles: amarelo avermelhado, marrom avermelhado, cinza avermelhado e acinzentado. Entretanto, cada um destes grupos traz uma série de tonalidades diferentes, com o objetivo de proporcionar maior assertividade ao processo de escolha da coloração.

Como já foi dito logo acima, a cor branca não é natural, embora seja amplamente utilizada em implantes dentários por meio das siglas BL1 e BL2 da escala de cores dos dentes. Isto porque estas siglas correspondem a uma tonalidade mais branca. Mas, atenção!

Estes tons também são os mais propensos a deixarem o sorriso com ar artificial. Lembrando que deve-se escolher a cor de forma que o resultado final priorize a harmonia estética.

À propósito, grave bem essa palavra, harmonia. Durante a leitura deste artigo sobre a escala de cores dos dentes, você verá que ela é fundamental no processo de escolha da sua cor ideal.

O clareamento dentário é uma alternativa para deixar os dentes mais brancos. 

A importância da escala de cores dos dentes

Primeiramente, vamos definir o qu é a escala de cores dos dentes. Esta escala engloba um conjunto de tonalidades a serem obtidas em um tratamento dentário. É esta paleta de cores que auxilia o dentista e o paciente a encontrarem a cor que mais se assemelha a dos dentes naturais de quem irá usar o implante.

Nessa escala, por exemplo, há cores claras, médias e escuras. Ou seja, ela é uma representação das tonalidades naturais encontradas nos dentes das pessoas. Por isso é que, atualmente, é possível exibir um sorriso com implantes harmônico e muito natural, exibindo dentes artificiais bastante similares aos dentes naturais.

A importância da higiene bucal para manter o sorriso bonito e os dentes branquinhos. 

Saiba quais as siglas das cores mais naturais

Como já explicamos, a cor ideal vai depender de cada pessoa. Mas, é possível afirmar que as cores mais naturais serão aquelas que, em cada grupo, não enfatizam o branco.

Por exemplo: Já que falamos das siglas BL1 e BL2, vamos prosseguir no grupo BL. As cores BL3 e BL4 também são muito bonitas e claras. Entretanto, elas são mais naturais e com um tom de branco significativamente mais leve.

Cores como na vida real

Devemos sempre lembrar que o sorriso das pessoas não é aquele estampado na revista, carregado de manipulação digital ou exibido por um modelo com um clareamento dentário justificável somente para quem trabalha com a imagem.

Portanto, seria estranho não considerar as características das pessoas com tudo que isso envolve, incluindo o seu histórico de saúde. Uma pessoa na terceira idade, por exemplo, dificilmente apresenta dentes branquíssimos. Isso porque, ao longo da vida, os dentes vão ficando mais amarelados devido a diversos fatores.

Não que não possamos aproveitar o implante para dar um upgrade no sorriso. Não se trata disso. Podemos e devemos! Mas, tudo deve ser feito dentro da esfera da normalidade.

O exagero também causa estranheza e, ao invés de proporcionar um resultado bonito, acaba deixando-o feio pelo conjunto em si e suas significâncias. Em outras palavras, ao destoar da originalidade e da naturalidade de forma discrepante, o sorriso muito branco acaba, também, por perder o seu charme e beleza.

Restaurações de amálgama: É possível trocá-las?

Faça a coisa certa!

Algumas dicas práticas podem ajudar você a não errar na hora de avaliar a escala de cores dos dentes. Para alcançar um bom padrão estético, é necessário estar atento aos pontos a seguir.

A cor natural dos seus dentes

Lembre-se: A meta é alcançar, sempre, um resultado natural. Portanto, é muito importante verificar o padrão de cor dos dentes seus dentes naturais. A partir disso, podem ser feitas intervenções para restaurar o brilho natural e alcançar uma harmonia do sorriso.

Não tenha pressa e compare bastante

Outra dica que vale a pena investir é a realização de comparações para chegar ao modelo final de tonalidade. É importante uma atuação do dentista para alinhar qual o padrão mais próximo do dente que vai passar por um processo de implante. Basear-se em outros dentes da sua boca é uma forma prática e efetiva de conhecer melhor o padrão dentário.

escala de cores dos dentes

Procure sempre um profissional qualificado

Por falar no dentista, é importante mencionar que o sucesso do seu tratamento dependerá da expertise desse profissional. Sendo assim, certifique-se de realizar o seu tratamento com um profissional especialista e com experiência em implantodontia.

A opinião do dentista será de extrema relevância na busca pelos bons resultados. Por isso, converse com o seu dentista e evite ser guiado por padrões de beleza das revistas ou sorrisos tidos como perfeitos em Hollywood. Isso, sim, irá impactar em um resultado perfeito na escala de cores dos dentes da sua arcada dentária.

Harmonia é a palavra-chave

Enfim, nada mais justo do que finalizar esse texto sobre escala de cores dos dentes enfatizando a importância da harmonia. Ela é a chave do sucesso na busca por um resultado de excelência.

Em se tratando de cores, priorizar a tonalidade natural dos seus dentes para daí propor uma implementação estética harmônica fará toda a diferença.  É muito importante que o implante esteja alinhado com toda a arcada dentária e proporcione um sorriso saudável e, claro, harmônico.

Vale a pena reforçar: Escute o profissional que irá fazer o seu implante. A opinião dele/ dela tem grande peso no resultado e poderá contribuir muito para o resultado. Afinal, este profissional dedica-se aos estudos e traz consigo a experiência de vários procedimentos realizados.

Sendo assim, a escolha da cor dos dentes adequada ao seu perfil ampliará as chances de sucesso do seu implante. Naturalidade e harmonia são imprescindíveis para quem está pensando em passar por algum tratamento odontológico.

Mais uma vez: Evite se inspirar em sorrisos de famosos e outras pessoas, pois cada indivíduo é único. Valorize o seu próprio sorriso e seja muito feliz com as suas escolhas!

Conheça a harmonização orofacial. 

 

Você também vai gostar de ler