Tudo sobre cores de dente para implante

06/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Os implantes dentários são dispositivos que substituem a raiz de um dente e servem de suporte para a prótese dentária.

Eles são muito importantes, não somente para a reabilitação da função dos dentes, mas também para resgatar o sorriso e a autoestima.

Graças a tecnologia, estes aparatos estão cada vez mais seguros, eficientes e naturais. Inclusive, no que tange à coloração. Isso porque é possível escolher com precisão as cores de dente para implante.

Este artigo aborda especificamente esse assunto. Pode parecer somente um detalhe, mas a cor correta do implante fará toda a diferença no resultado final.

O uso de variados materiais proporciona, também, diferentes resultados. Conheça-os e não tenha dúvidas na hora de escolher as cores de dente para implante.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

cores de dente para implante

O que são os implantes?

Vamos sorrir novamente?

O melhor sorriso é o branco total?

Entendendo mais sobre as cores de dente para implante

Escalas de cerâmica

Divisão das escalas

Não tem passe de mágica

O que são os implantes?

Os implantes dentários funcionam como bases, substituindo a raiz do dente natural, para dentes substitutos. Ou seja, são próteses dentárias em porcelana que além da aparência idêntica à de um dente natural também desempenham as mesmas funções: estéticas (preservando o contorno facial e o sorriso) e mastigatórias.

O implante em si nada mais é do que um pino de titânio — um material biocompatível especialmente elaborado para o uso no corpo humano e que, portanto, não é rejeitado pelo organismo.

Ele é, por meio de cirurgia, inserido diretamente no osso da mandíbula ou na maxila, diferentemente da raiz dentária natural, que se liga ao osso maxilar por meio de ligamentos periodontais.

Por sua vez, o osso se liga ao titânio por meio do processo de osseointegração, criando uma base sólida para os dentes artificiais.

Você sabia? O implante dental é a melhor maneira de recuperar a autoestima.

Vamos sorrir novamente?

Traumas, perdas e danos acontecem, assim como é inevitável conter a idade e o desgaste natural do corpo. Portanto, é fato que muitas pessoas irão precisar de usar dentadura ou implantes na velhice.

Podemos afirmar, com certeza, que os implantes dentários proporcionaram muitas mudanças na Odontologia e tem, ao longo dos anos, permitido a centenas de milhares de pessoas a possibilidade de sorrirem novamente.

Contudo, para que os seus resultados sejam esteticamente interessantes – algo praticamente obrigatório nos dias atuais, é preciso se atentar a detalhes como, no caso, da cor ideal.

Conheça o mini implante dentário.

O melhor sorriso é o branco total?

Apesar da tendência que se estabeleceu desde a última década de que o sorriso perfeito é o bem branquinho, hoje, profissionais já não veem mais assim. O sorriso branco ganhou os holofotes devido aos muitos artistas adeptos e a massiva propaganda do clareamento dental.

Entretanto, nenhum dente é totalmente branco, ainda mais na melhor idade. Portanto, o sorriso totalmente branco acabou soando artificial demais. Ainda mais que o que mais se quer de uma prótese é uma aparência o mais próximo do natural possível.

Além disso, é importante compreender que para cada sorriso existe uma cor ideal. Afinal, cada pessoa exibe um conjunto de características do dente e isso influencia diretamente no resultado do tratamento.

Ou seja, mesmo que uma pessoa tenha feito um tratamento igual ao de outra é provável que o sorriso de ambas seja diferente tanto em relação ao formato dos dentes como na sua cor.

Entendendo mais sobre as cores de dente para implante

Até aqui, já ficou claro que além da forma dos dentes e do alinhamento dos mesmos a cor é peça fundamental para resultados harmônicos, bonitos e naturais quando o assunto é o sorriso.

Ter os dentes em tamanhos esteticamente bonitos e brancos é o desejo de muitas pessoas principalmente ao considerar que o sorriso funciona como um cartão de visita sobre elas.

No entanto, para se chegar a um resultado esteticamente interessante é preciso passar por diversas etapas. Cada uma delas irá considerar características pessoais da boca, dos dentes e da estrutura individual do paciente, dentre outros aspectos.

A cor é um desses aspectos. Entretanto, deixar um sorriso branco (ou de qualquer outra tonalidade específica) não é uma tarefa simples. Ou seja, não basta o paciente solicitar a mesma cor de dente de uma determinada artista, pois a coloração branca exige uma dinâmica que precisa ser respeitada.

Saiba se quem tem implante pode usar aparelho.

Isso acontece porque as características físicas da pessoa interferem diretamente no resultado. Duas pessoas podem escolher exatamente a mesma cor de dente para implante, mas a tonalidade da dentina e a textura dos dentes de cada uma delas, por exemplo, alterarão a percepção que temos da cor, parecendo até que não são a mesma.

Por isso, quando o profissional vai realizar implantes dentários, além de executá-lo em etapas, também observará os mínimos detalhes para que a coloração seja apropriada. Saiba quais aspectos estão entre os analisados pelo dentista neste processo:

  • A cor da dentina (tecido que recobre a polpa do dente)
  • A existência de manchas ou restaurações antigas que precisam ser reparadas
  • A espessura e translucidez do esmalte
  • A textura da superfície do dente

Escalas de cerâmica

cores de dentes para implante

A definição da cor nos implantes dentários é considerada um grande desafio aos cirurgiões-dentistas e técnicos especialistas em próteses dentárias. Isso acontece porque esta é uma etapa crítica na implantodontia, uma vez que é baseada principalmente em métodos visuais que visam a comparação.

Esse método tradicional utiliza escalas de cerâmica para auxiliar nas comparações. Já os métodos modernos podem usar as tecnologias de espectrofotômetros, colorímetros e técnicas de análise de imagens para chegar o mais perto possível da coloração ideal ao implante.

Independentemente do método escolhido, o tradicional ou o moderno, é indispensável que o profissional seja um expert, pois será ele quem irá definir a cor apropriada com a ajuda dessa escala de cores.

Sendo assim, a escala contém variações de brancos e com base nas comparações o profissional consegue encontrar a opção mais interessante ao sorriso do paciente promovendo resultados realmente surpreendentes.

Divisão das escalas

As escalas de cor são divididas em quatro variações, da seguinte forma:

  • A: marrom avermelhado
  • B: amarelo avermelhado
  • C: acinzentado
  • D: cinza avermelhado

Cada uma destas variações, entretanto, oferece diversas tonalidades. Certamente, uma delas se encaixará com a cor ideal para o sorriso do paciente. Logo, no caso da variação de cor “A” é possível encontrar diferentes opções, como A1, A2, A3 e A4 que determinam o quão claro será a cor.

A escala promove a saturação crescente de uma determinada cor-base. Tendo por base a escala apresentada acima, é possível dizer que um paciente A1 terá em seu implante dentário um sorriso marrom avermelhado bastante claro. Já o A4 apresentará uma tonalidade marrom avermelhado mais escuro.

Não tem passe de mágica

A jornada até a cor ideal não é fácil. Pelo contrário: Exige paciência, atenção e perspicácia. Principalmente, por não haver um padrão e estar voltada para a personalização da experiência com o implante.

Sendo assim, os dentistas especializados costumam criar estratégias para “enxergar” com mais clareza a tonalidade do implante em seu paciente. Muitos começam esse processo pela limpeza dos dentes. Nesse momento, ao realizar a tarefa, também presta a atenção aos detalhes dos dentes, seu brilho e matiz dominante.

Esses processos também consideram o uso das escalas ou guias de tonalidade para comparar posições dos dentes. Vale lembrar que, mesmo sendo parte da mesma arcada dentária, os dentes apresentam diferenças de tonalidade de acordo com a posição.

Logo, assim como a intensidade do brilho, as diferenças do matiz e o efeito que a cor considerada ideal provoca aos lábios do paciente como um todo podem contribuir para deixar o sorriso natural.

Como já foi dito, não é possível chegar a cor ideal como em um passe de mágica. Portanto, o processo não é rápido e requer dedicação, minúcia e atenção. Sendo assim, faz-se importante enfatizar a importância de contar com profissionais realmente qualificados para o serviço.

Viu como a coloração dos dentes é uma fase extremamente importante para o processo de implante? Por isso, é preciso ser feito com calma e por profissionais que compreendam o processo como um todo.

Conheça as vantagens da coroa de porcelana.

cores de dente para implante

Vantagens do implante

A cor contribui imensamente para a naturalidade do sorriso pós-implante. Mas há uma série de vantagens que o implante oferece e que você deve saber (além, claro, de que é possível escolher as cores de dente para implante). Conheça algumas delas:

  • Os implantes dentários preservam os dentes naturais, evitando a necessidade de cortar dentes adjacentes para pontes convencionais.
  • Reduzem o estresse nos dentes remanescentes, servindo de suporte e retenção para as coroas, pontes e dentaduras.
  • Também preservam o osso, impedindo a perda da altura da mandíbula e a aparência de envelhecimento.
  • Proporcionam uma melhor mastigação e clareza da fala.
  • Os implantes também podem servir para proteger próteses totais e parciais removíveis.
  • Além disso, duram mais do que a ponte convencional.
  • As restaurações de implante têm aparência muito natural e são fáceis de higienizar.
  • Não existe risco de rejeição biológica ao implante dentário.
  • Não há limite de idade para substituição de dentaduras e pontes por próteses fixas aos implantes dentários. Idosos respondem muito bem à essas técnicas, com boa resposta de cicatrização óssea e osseointegração dos implantes dentários após a cirurgia.
  • Implantes dentários não são caros, considerando tudo que envolve: a expertise do profissional, sua responsabilidade e habilidade; os custos com treinamentos, equipamentos cirúrgicos específicos, além do implante em si. Tem uma durabilidade longa, de mais de 30 anos de uso, o que a torna a técnica realmente mais econômica para ter de volta os dentes e se livrar dos problemas que a falta deles ocasiona.

Você também vai gostar de ler