Aparelho ortodôntico: Existe idade certa para usar?

05/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

aparelho ortodôntico idade certa para usar

Dizem que um belo sorriso é o melhor cartão de visitas que uma pessoa pode apresentar. Mas, e se o seu sorriso não está tão belo assim? É possível usar aparelho ortodôntico na idade adulta? Existe idade certa para usar?

A resposta, felizmente, é não! Não existe um limite de idade quando o assunto é deixar o sorriso bonito e funcional. Afinal, ter os dentes alinhados não é somente questão de estética, mas também de várias funções importantes para o bem-estar das pessoas, tais como falar, mastigar e respirar bem.

Portanto, se você sempre sonhou em consertar os dentes mas achava que aparelho ortodôntico era coisa para adolescentes, reveja seus conceitos.

Acompanhe esse artigo até o fim e descubra todas as vantagens dos tratamentos ortodônticos, os tipos de aparelhos mais procurados por adultos e tenha a certeza de que não existe uma idade certa para usar aparelho ortodôntico. Qualquer idade é o momento de ser feliz consigo mesmo!

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

O aparelho dentário

Conheça os tipos de aparelho dentário

Aparelho fixo: O clássico dos clássicos

Aparelho fixo estético: O mais procurado pelos adultos

Invisalign: O mais desejado entre os adultos

Por que o Invisalign é chamado de aparelho invisível?

Um novo sorriso, passo a passo

Nem adolescente, nem adulto. Aparelho é coisa de criança, sim

O que é ortopedia funcional

Visite o seu dentista

O aparelho dentário

Dentes tortos e desalinhados, mordidas cruzadas, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles são alguns dos porquês que levam as pessoas a usarem aparelho dentário.

Um sorriso alinhado não é só uma questão de estética, de estar mais bonito e de exibir um sorriso mais harmônico. Também é motivo para melhorar a confiança e a autoestima. Por isso, milhares de pessoas procuram todos os anos os consultórios odontológicos em busca de soluções para o seu problema.

Tudo sobre o aparelho ortodôntico. Leia e descubra o modelo ideal para você. 

Conheça os tipos de aparelho dentário

Os aparelhos dentários já foram vistos como “coisa para adolescente”. Hoje, não mais. Antes eram somente metálicos, atualmente podem ser coloridos e até invisíveis! Fato que, inclusive, ao lado dos aparelhos removíveis, fez com que adultos infelizes com a sua aparência procurassem o dentista para consertar o sorriso.

Muitas pessoas na idade adulta não se sentem confortáveis em usar o modelão “sorriso metálico” dos aparelhos fixos e encontraram nos invisíveis um incentivo a mais para cuidar dos dentes. Basicamente, podemos dividir os aparelhos em fixo e móveis, os quais podem atuar de forma ortodôntica (nos dentes) ou de forma ortopédica (na estrutura óssea que sustenta os dentes). Conheça alguns:

Aparelho fixo: O clássico dos clássicos

aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico também é um meio de corrigir assimetrias faciais causadas pelo desalinhamento dos dentes ou problemas de mordida

Esse tipo de aparelho dentário garante um excelente resultado, uma vez que não depende da colaboração do paciente para o sucesso do tratamento. É indicado par quase todo tipo de desalinhamento dentário. Sua estrutura é composta por banda, fios e/ ou bráquetes. Também, das famosas borrachinhas, as quais podem ser coloridas ou transparentes.

Esse conjunto de peças age movimentando os dentes, puxando-os para a posição correta. Os aparelhos fixos estão cada vez mais anatômicos e confortáveis. Apesar disso, ainda pode provocar os machucadinhos nas bochechas por causa dos bráquetes.

Mas, como tudo tem dois lados, é bom ressaltar que, por serem fixos, exigem um maior cuidado com a higiene bucal, com uso de acessórios específicos para quem usa aparelho, como certos tipos de fio e de escova dental. Em relação ao custo, esse aparato traz outra vantagem. Ele é relativamente mais baixo do que outros modelos.

Saiba mais sobre o aparelho fixo metálico e porque este modelo é um clássico. 

Aparelho fixo estético: O mais procurado pelos adultos

aparelho autoligado

Esse é para aquelas pessoas que precisam usar aparelho para alinhar os dentes, mas não querem ostentar o sorriso metálico no rosto. Ao invés de fios e bráquetes metalizados, eles aparecem em policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

Esse tipo de aparelho traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao uso do aparelho para consertar os dentes. Mais: dentre os aparelhos ortodônticos procurados pelos adultos é um dos que têm o melhor custo x benefício.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do aparelho fixo estético. 

Invisalign: O mais desejado entre os adultos

Mais atraente do que os aparelhos estéticos, mas não tão acessível quanto eles, está o Invisalign. O Invisalign é conhecido como o aparelho invisível. Graças ao seu design e tecnologia patenteada SmartTrack aplicada ao material, proporciona mais conforto ao tratamento em comparação com os alinhadores padrão.

Por que o Invisalign é chamado de aparelho invisível?

Porque são alinhadores transparentes que ficam praticamente invisíveis ao olhar do outro. Eles são removíveis, ou seja, podem ser facilmente retirados para realizar refeições, beber, praticar esportes, tocar um instrumento, ir a ocasiões especiais e para fazer a higienização bucal, como passar o fio dental. Quem já usou outro tipo de aparelho sabe o sofrimento que é passar fio dental e higienizar bem a boca usando aparelho fixo.

Para o tratamento, são usados vários alinhadores transparentes, de ótimo ajuste e removíveis. São eles os responsáveis pela correção dos dentes. Para isso, um ortodontista cria um plano de tratamento, digital e exclusivo, o qual descreve com exatidão os movimentos dos dentes.

Só então, os alinhadores são projetados, sob medida, a fim de aplicar a quantidade certa de pressão no local exato. Todo o processo é acompanhado pelo ortodontista, que é quem monitora o progresso até que os alinhadores se encaixem corretamente.

Invisalign

O Invisalign é um alinhador de dentes praticamente invisível.

Um novo sorriso, passo a passo

Os alinhadores devem ser usados de 20 horas a 22 horas por dia. A cada uma ou duas semanas, a depender da indicação do ortodontista, o conjunto de alinhadores é trocado por um novo. Esses alinhadores deslocam os dentes gradativamente, de acordo com o plano desenhado para cada pessoa.

O grande diferencial está no recorte dos alinhadores, que tem por base a linha da gengiva. Essa é uma das características do Invisalign para garantir boa aparência e conforto. Aliás, toda a tecnologia aplicada ao Invisalign, que o faz o alinhador transparente mais avançado do mundo, tem o reconhecimento de mais de 9 milhões de pessoas no mundo.

Saiba tudo sobre o Invisalign.

Nem adolescente, nem adulto. Aparelho é coisa de criança, sim

aparelho ortodôntico

Estamos falando de adultos que querem usar aparelho ortodôntico, mas muitos pais têm dúvida sobre a idade correta de começar o tratamento e acreditam que aparelho somente na adolescência.

Ledo engano! Como dito antes em se tratando de aparelho ortodôntico não existe idade certa para usar. Crianças também podem usar aparelho ortodôntico se houver indicação.

Normalmente, com o aparelho fixo, o tratamento pode começar a partir dos 11 anos de idade. Isso porque é mais ou menos nesta idade que a criança finaliza a troca da dentição de leite (decídua) pela permanente.

Apesar disso, em determinados casos, o uso do aparelho ortodôntico pode começar ainda mais cedo, a partir dos 6 anos de idade, a depender do diagnóstico do dentista. Nesta fase a criança ainda está em fase de crescimento. Nesse caso, será feio o uso do aparelho móvel. Além de corrigir o alinhamento dos dentes e problemas de mordida, também servirá como ortopedia funcional.

Geralmente, o uso do móvel é indicado nesta fase para crianças com problema de mordida cruzada, podendo ser posterior (nos dentes de trás, em que a arcada de cima encontra-se menor do que a arcada de baixo) ou anterior (em que a arcada de baixo encontra-se encaixada na frente da arcada de cima).

Esse procedimento é importante nesta fase, pois poderá eliminar a necessidade de intervenção cirúrgica no futuro. Geralmente, também é indicado para mordida aberta, o que é ocasionado pelo uso de chupeta, dedo ou mamadeira. Outra indicação é para mordida profunda, quando os dentes superiores cobrem os inferiores.

O que saber sobr aparelho para crianças.

O que é ortopedia funcional

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares. Também corrige o alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular (ATM). É indicado para qualquer idade por meio do uso de aparelho ortodôntico móvel.

Por isso, além de saber para quais idades é o aparelho dentário, é preciso entender para quem serve. Se for para resumir, pode-se dizer que o aparelho ortodôntico é para qualquer pessoa que queira um sorriso bonito. Mas não é só isso. É também para quem almeja mais qualidade de vida.

Afinal, consertar um sorriso não se trata apenas de uma questão estética. Muitas vezes, é uma necessidade que abrange a saúde do ser humano como um todo. Por exemplo: Uma mordida cruzada é ruim não só para a estética quanto também pode ocasionar dores de cabeça e até zumbidos. Por isso, o aparelho ortodôntico tem muitas indicações.

Posso mudar de tipo de aparelho no meio de um tratamento ortodôntico?

Visite o seu dentista

O primeiro passo para mudar de vez o sorriso é visitar um ortodontista. Este profissional será essencial na jornada rumo ao sorriso perfeito. Ele irá fazer todas as avaliações e lhe ajudar a escolher o tipo ideal para você.

Poderá lhe ajudar com as indicações de melhor custo x benefício, rapidez no tratamento e aparência estética: tudo de acordo com as suas necessidades. Portanto, realize seu sonho já, mas o faça do jeito certo, com o acompanhamento de um profissional. Não custa repetir: Aparelho ortodôntico não tem idade certa para usar.

Talvez você também queira saber:

Os aparelhos mais indicados e procurados pelos adultos.

Você também vai gostar de ler