Conheça os melhores aparelhos ortodônticos para adultos

aparelhos ortodônticos para adulto

12/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Aparelho nos dentes não é coisa de adolescente! Se você é adulto e precisa usar um, saiba que existem vários tipos de aparelhos ortodônticos para adultos. Os aparelhos dentários já foram vistos como “coisa para adolescente”. Mas, felizmente, hoje, não mais. Antes eram somente metálicos, atualmente podem ser até invisíveis! Fato que, inclusive, tem levado muitos adultos a aderirem ao tratamento para consertar o sorriso.

Muitas pessoas na idade adulta não se sentem confortáveis em usar o modelão “sorriso metálico” dos aparelhos fixos e encontraram nos invisíveis e transparentes, também chamados estéticos, um incentivo a mais para cuidar dos dentes.

Neste artigo, você descobre quais os modelos de aparelhos ortodônticos mais indicados para a pessoa que já está na vida adulta. Analise, compare e escolha o seu modelo ideal de acordo com o seu estilo de vida! Acompanhe.

Aparelhos transparentes

Policarbonato

Porcelana/ Cerâmica

Safira

Invisalign

Aparelho autoligado

Manutenção

Higiene e limpeza

aparelhos ortodônticos para adultos

Aparelhos transparentes

Estes são, sem dúvida, os melhores tipos de aparelhos ortodônticos para adultos. Apesar de não estarem entre os mais baratos, são que têm tido maior procura nos consultórios dos ortodontistas. Justamente porque a transparência que carregam confere um ar bastante discreto ao visual. Quase não dá para ver que a pessoa está usando aparelho nos dentes.

O alto custo deste aparato, entretanto, está diretamente ligado à tecnologia e aos materiais utilizados para agregar a discrição ao tratamento. O aparelho transparente desempenha as mesmas funções que o modelo mais tradicional, o famoso aparelho fixo metálico. Ou seja, usa toda a sua estrutura para fazer pressão sobre os dentes e movê-los até o alinhamento desejado.

O objetivo final, claro, proporcionar um sorriso alinhado, bonito e harmonioso. Estes aparatos podem consertar muitos problemas, tais como: Dentes tortos e desalinhados, mordidas cruzadas, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles.

Dentre os modelos transparentes, um dos mais procurados são os aparelhos fixos estéticos. Estes podem ser confeccionados em policarbonato, porcelana/ cerâmica ou safira.  Conheça mais sobre eles!

Policarbonato

Este aparelho é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. Suas peças são de cor branca e também precisa de borrachinhas, como no caso do fixo metálico. Estas, por sua vez, podem ser da cor branca, a fim de deixar o conjunto mais discreto. A canaleta metálica adaptada ao bráquete diminui o atrito com o fio ortodôntico e não impacta a estética final da arcada dentária, sendo uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.

Porcelana/ Cerâmica

De cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que os do modelo de policarbonato e mais resistentes. Ainda, necessita do uso das borrachinhas, e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato. Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo, quesito que agrada a muitos pacientes e que facilita a aceitação da imagem visual.

Safira

O mais procurado para quem faz questão absoluta de discrição. Porém, é também o de maior custo, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência de vidro. Isso faz com que se misturem facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

Além disso, os aparelhos fixos estéticos de safira são bem resistentes e não se deslocam com facilidade. O tempo médio de tratamento para esse tipo de aparelho fixo estético é de 12 a 25 meses e se dá exatamente da mesma forma do aparelho fixo metálico. A ação sobre os dentes é a mesma.

Invisalign

aparelhos ortodônticos para adultos

Agora, se para você transparência não basta, talvez você se surpreenda em saber do Invisalign, mais conhecido como o aparelho “invisível”. O Invisalign é o que há de mais avançado em tecnologia para realinhar os dentes. Ele é formado por alinhadores transparentes que ficam praticamente invisíveis ao olhar das pessoas, perfeito para quem não quer ou não pode exibir um sorriso metálico.

Uma grande vantagem deste aparelho, além da invisibilidade, claro, é que é removível. Ou seja, pode ser facilmente retirado para realizar refeições, beber, praticar esportes, tocar um instrumento, ir a ocasiões especiais e para fazer a higienização bucal, como passar o fio dental. Esse detalhe é um ganho e tanto!

Para o tratamento como o Invisalign, são os alinhadores transparentes, de ótimo ajuste e removíveis, que entram em cena. Eles são os responsáveis pela correção dos dentes. Sua formatação se dá de forma totalmente digital e computadorizada. Para isso, um ortodontista cria um plano de tratamento, digital e exclusivo, o qual descreve com exatidão os movimentos dos dentes.

Só então, os alinhadores são projetados, sob medida, a fim de aplicar a quantidade certa de pressão no local exato. Todo o processo é acompanhado pelo ortodontista, que é quem monitora o progresso até que os alinhadores se encaixem corretamente.

Estes alinhadores devem ser usados de 20 horas a 22 horas por dia. A cada uma ou duas semanas, a depender da indicação do ortodontista, o conjunto de alinhadores é trocado por um novo. Eles deslocam os dentes gradativamente, de acordo com o plano desenhado para cada pessoa. O recorte dos alinhadores, que tem por base a linha da gengiva, é o seu grande diferencial. Essa é uma das características do Invisalign para garantir boa aparência e conforto.

Aparelho autoligado

Outro modelo que se destaca dentre os aparelhos ortodônticos para adultos é o autoligado. Sendo assim, uma de suas principais características também é a discrição. Apesar deste modelo de aparelho dentário ser usualmente confeccionado em metal, ele não necessita de borrachinhas. Logo, sua aparência acaba sendo mais discreta, clean. Nesse caso, o fio ortodôntico é preso diretamente nos bráquetes.

O aparelho autoligado desempenha a mesma função que outros tratamentos tradicionais. Porém, suas características específicas contribuem para que se destaque dentre os outros modelos de aparelho fixo. Dentre estas vantagens, podemos mencionar que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Ou seja, menos chamativos.

Outra vantagem é que o tratamento com este aparato costuma ser mais rápido. Ao mesmo tempo, confere uma aparência estética agradável, podendo ser confeccionado em porcelana ou safira. Além disso, o aparelho fixo autoligado pode ser confeccionado em material metálico, porcelana ou plástico (policarbonato), o que traz cores e durabilidade diferentes para o aparato. Como o aparelho fixo autoligado usa a presilha para se fixar ao arco ortodôntico, contribui para a redução do atrito entre os dentes, aumentando, assim, a estabilidade do tratamento.

Como pode-se ver, o aparelho fixo autoligado possui muitas vantagens. Mas, há, ainda, outras características que diferenciam este tipo de aparelho do tradicional. O fio do aparelho fixo autoligado é termoativado. Isso permite uma ação corretiva mais rápida sobre os dentes do que a proporcionada pelas borrachinhas. Estas perdem a estabilidade em até 20 dias. Logo, uma das consequências é a rapidez na conclusão do tratamento, cerca de 30% mais rápido do que no método tradicional.

O aparelho autoligado traz muitos outros benefícios. Conheça todos. 

Manutenção

aparelhoortodônticos para adultos

A manutenção destes tipos de aparelhos ortodônticos para adultos varia bastante, justamente porque trazem características específicas. Somente uma coisa é certa: As visitas aos consultórios odontológicos continuam imprescindíveis. No caso dos aparelhos fixos estéticos, estas visitas serão, geralmente, mensais para o ajuste da força e da pressão.

Já os alinhadores Invisalign pedem visitas mais frequentes, geralmente são feitas semanalmente ou quinzenalmente, para que seja feita a troca do conjunto de alinhadores. Os modelos autoligado são os que levam vantagem nesse quesito para aqueles que detestam as visitas ao dentista. Devido à sua estrutura que elimina o uso das borrachinhas, a manutenção para ajuste de força e pressão pode ser feita a cada três meses. Um alívio para quem não tem muito tempo, como a maioria das pessoas na vida adulta.

Higiene e limpeza

Usar aparelho requer cuidados válidos para todas as idades, crianças, jovens e adultos. Um destes cuidados diz respeito à higiene bucal. Manter a saúde bucal é essencial e isso se dá com uma higiene bem feita, por meio de técnicas de escovação e do uso do fio dental.

Sendo assim, o primeiro passo para ter sucesso no tratamento é cuidar muito bem da higiene bucal. Uma boca mal higienizada é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que ocasionam as placas bacterianas, as quais viram cáries. Ninguém quer passar por isso enquanto está em tratamento para alinhar os dentes.

Por isso, visitar o dentista frequentemente é fundamental. Este profissional é quem acompanha o comprometimento do paciente com a higiene bucal e pode agir preventivamente. Lembre-se: O dentista pode fazer uma limpeza profunda nos dentes, dando aquela força para você manter tudo em ordem no seu dia a dia.

Além de caprichar na limpeza, é importante evitar alimentos duros, como maçã, pirulitos, torresmos e tantos outros. Esta dica é essencial, sobretudo, para quem adere ao tratamento com aparelhos ortodônticos com bráquetes. Estes alimentos podem danificar os bráquetes, quebrando-os, e, assim, paralisando a movimentação dos dentes até que sejam consertados.

 

Você também vai gostar de ler