Você já ouviu falar de clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio?
A verdade é que esse item tão presente nas nossas casas vem sendo uma opção para quem busca dentes mais brancos e um sorriso mais bonito.
Mas diferente do clareamento dental com moldeira, essa é uma técnica caseira que costuma ser realizada totalmente por conta própria, sem orientação e acompanhamento profissional.
Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.
Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.
Nesse artigo, além de entender como o bicarbonato de sódio age e conhecer suas vantagens na odontologia, você irá conferir como costuma funcionar o clareamento dental caseiro com bicarbonato.
Irá ainda descobrir se este é um tratamento realmente eficiente e seguro, se é recomendado pelos dentistas e quais efeitos colaterais e riscos pode oferecer para a saúde bucal.
Veja tudo que será abordado sobre o assunto:
- Clareamento dental caseiro com bicarbonato: uma solução rápida e econômica. Será?
- O que é e como age o bicarbonato de sódio
- O uso do bicarbonato de sódio na odontologia e suas vantagens
- Como funciona o clareamento dental caseiro com bicarbonato
- O clareamento dental caseiro com bicarbonato é recomendado pelos dentistas?
- Procedimento não costuma ter o efeito esperado
- Efeitos colaterais e riscos para a saúde bucal
- Outras opções de clareamento dental mais seguras
O que você vai conferir!
Clareamento dental caseiro com bicarbonato: uma solução rápida e econômica. Será?
Basta uma rápida pesquisa na internet que já encontramos as mais diferentes receitas de clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio.
Enquanto umas propõem a mistura da substância com ingredientes como o vinagre branco e o limão, outras são mais ousadas e sugerem uma combinação com morango ou até gengibre, por exemplo.
As formas de uso também são variadas: seja dissolvendo o bicarbonato de sódio em outros ingredientes ou apenas aplicando-o diretamente na escova dental, tanto de forma isolada quanto junto ao creme dental.
De forma geral, essas receitas utilizam itens acessíveis e que podem ser facilmente encontrados em qualquer mercado.
Isso considerando que quem busca um clareamento dental caseiro deseja uma solução rápida e econômica, acima de tudo.
Mas será que essa economia vale a pena ou o barato pode sair caro? É o que veremos no decorrer deste artigo.
Veja também: O que é o clareamento caseiro e como fazer
O que é e como age o bicarbonato de sódio
Antes de falarmos especificamente sobre o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio, é importante conhecermos um pouco mais sobre essa substância.
Apesar de ser um produto popularmente utilizado para os mais diversos fins, como em receitas de bolos e pães, cosméticos, nos mais variados tipos de limpezas domésticas e para eliminar odores, nem todo mundo conhece suas propriedades.
O bicarbonato de sódio é um composto químico natural que atua como agente neutralizador, possibilitando a redução de alcalinidade e de acidez.
Isso porque ele deixa o meio com o pH o mais próximo do valor neutro, que é 7.
Também é um excelente abrasivo suave, além de ter uma potente ação clareadora. Não é à toa que pode ser encontrado nas fórmulas de cremes dentais e em outros produtos de clareamento.
E que também é utilizado por profissionais dentistas em alguns tratamentos realizados no consultório odontológico, conforme veremos a seguir.
O uso do bicarbonato de sódio na odontologia e suas vantagens
A verdade é que o uso do bicarbonato de sódio tem sim algumas vantagens, inclusive para a saúde bucal.
Além dessa capacidade de reduzir a alcalinidade e a acidez na cavidade bucal, quando em contato com os dentes, a substância auxilia na limpeza dos mesmos.
Seja removendo resíduos indesejados que insistem em permanecer nos dentes, eliminando o tártaro e/ou garantindo aquele hálito com frescor de limpeza.
O que, consequentemente, também contribui na prevenção de doenças periodontais, que são uma ameaça à saúde bucal e podem levar até a perda de dentes.
É por isso, inclusive, que o bicarbonato de sódio é um dos principais ingredientes adotados quando se fala de clareamento dental caseiro.
Então quer dizer que não há problemas no clareamento dental caseiro com bicarbonato, certo? Errado!
É preciso ressaltar que para que esses benefícios sejam garantidos, o uso do bicarbonato de sódio deve ser feito por meio de bochecho, preferencialmente.
E com acompanhamento profissional. Até porque, por mais que a substância também seja utilizada pelo profissional dentista, isso ocorre apenas em situações específicas.
Como funciona o clareamento dental caseiro com bicarbonato
No que diz respeito ao clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio, esta é uma alternativa bastante procurada por quem deseja uma solução rápida e acessível.
A verdade é que o uso da substância com esse fim até pode ser eficiente na remoção de manchas superficiais.
Isso porque o bicarbonato de sódio auxilia na limpeza de restos de sujeiras que ficam depositados no esmalte dentário, conforme mencionado anteriormente.
Isso significa que o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio até pode garantir uma sensação de dentes mais claros em um primeiro momento.
Mas é uma condição temporária, já que apenas limpa os resíduos superficiais e não remove manchas mais antigas e profundas.
Além de ser uma alternativa arriscada, já que dependendo da forma como o produto é utilizado, pode acarretar danos ao esmalte do dente.
Outro agravante é que o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, uma substância que ajuda no fortalecimento dos dentes e na prevenção das cáries.
Portanto, por mais que o paciente opte por realizar o clareamento dental caseiro com bicarbonato, o uso do creme dental comum não deve ser dispensado.
O clareamento dental caseiro com bicarbonato é recomendado pelos dentistas?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que qualquer substância química deve ser utilizada apenas com orientação e acompanhamento profissional.
E um dos maiores problemas do clareamento dental caseiro com bicarbonato é que o produto costuma ser adotado de forma independente.
Isso acontece porque este é um composto químico com o qual grande parte dos brasileiros já está familiarizada e que pode ser facilmente encontrado por aí.
Com isso, a maioria das pessoas acaba fazendo uso inadequado do produto, o que pode causar sérias consequências para a saúde bucal, inclusive problemas irreversíveis.
Não é à toa que o clareamento dental caseiro com bicarbonato é desaconselhável pelos dentistas.
Além do fato de não contar com acompanhamento profissional, o uso caseiro do bicarbonato para clareamento dos dentes costuma ser feito sem controle e periodicidade.
O que resulta em quantidades desproporcionais de bicarbonato ou até mesmo em uma alta frequência de uso.
E, consequentemente, oferece uma série de riscos para a saúde bucal, conforme pontuaremos adiante.
Procedimento não costuma ter o efeito esperado
Um dos contras do clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio é que ele não costuma garantir o efeito esperado dos demais procedimentos de branqueamento.
Para quem não sabe, nossos dentes são formados por três camadas: o esmalte, a dentina e a polpa.
Quando a pessoa enfrenta um certo amarelamento nos dentes, significa que há pigmentos acumulados na camada intermediária, que é a dentina.
A diferença entre os clareamentos caseiro e profissional está justamente a parte do dente em que cada um atua.
No profissional, o gel clareador libera oxigênio e promove uma reação química de oxidação, o que resulta no rompimento desses pigmentos presentes na dentina.
Enquanto no caseiro, o bicarbonato remove apenas as manchas superficiais que estão localizadas no esmalte dentário e, portanto, não clareia efetivamente os dentes.
O que, inclusive, pode acabar causando efeito contrário, conforme veremos a seguir.
Efeitos colaterais e riscos para a saúde bucal
Além do gosto ruim, as pessoas que costumam utilizar o bicarbonato de sódio com o objetivo de clarear os dentes tendem a sentir os lábios e gengivas queimando.
Isso porque ele pode ser tornar um conteúdo abrasivo e corrosivo, sobretudo quando utilizado de forma errada.
Mas o problema mais sério diz respeito aos riscos que o uso do bicarbonato de sódio pode apresentar para a saúde bucal.
Quando aplicado diretamente nos dentes ou utilizado com alta frequência, por exemplo, pode resultar na esfoliação da superfície dental.
O que, consequentemente, pode gerar uma degradação do esmalte dentário, que é a película de proteção dos dentes contra as cáries, por exemplo.
Se esta camada se torna vulnerável e enfraquecida, a proteção fica comprometida, o que, por conseguinte, aumenta o risco de sensibilidade e erosão dentária.
Além de acarretar prejuízos permanentes para os dentes e comprometer seriamente a saúde bucal.
Importante destacar, ainda, que o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio não deve ser uma opção para pacientes que utilizam aparelho ortodôntico ou contentor permanente.
Isso porque, ao escovar os dentes com a substância, o adesivo que fixa os aparelhos pode acabar ficando amolecido.
Outras opções de clareamento dental mais seguras
Portanto, tendo em vista tudo que foi apresentado nesse artigo, o melhor a se fazer é procurar um profissional dentista para conhecer as opções de clareamento disponíveis no mercado.
Para quem busca uma alternativa mais prática e acessível, o clareamento dental com moldeira pode ser uma boa opção.
Além de mais barato, ele oferece a vantagem de ser conduzido pelo próprio paciente, do conforto da sua casa, mas com a devida orientação e acompanhamento profissional.
Outra opção é o clareamento dental a laser, que é realizado totalmente no consultório odontológico, mas de forma muito mais rápida.
O importante é não cair na falsa promessa do clareamento dental caseiro com bicarbonato e correr o risco de causar consequências irreversíveis para a saúde bucal.