Qual o melhor aparelho dentário para você?

aparelho dentário

10/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

aparelho dentário

Aparelho dentário. Se você nunca usou, ainda vai usar! Afinal, para quê ter dentes tortos se há tanta tecnologia disponível para alinhar os dentes. Seja você um adolescente ou um adulto, saiba que sempre é hora de alinhar o sorriso.

Neste artigo, você fica por dentro dos tipos de aparelhos dentários disponíveis no mercado e descobre qual é o melhor para você.

Aparelho dentário

Tipos de aparelho dentário

Aparelho fixo

Fixo estético

Conheça a diferença entre cada um deles

Aparelho autoligado

Móvel

Expansor palatino

Alinhadores

Aparelho lingual

Aparelho extrabucal

A escolha correta

Fazendo a coisa certa

 

Aparelho dentário

Dentes tortos e desalinhados, mordidas cruzadas, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles são alguns dos porquês que levam as pessoas a usarem aparelho dentário.

Um sorriso alinhado não é só uma questão de estética, de estar mais bonito e de exibir um sorriso mais harmônico. Também é motivo para melhorar a confiança e a autoestima. Por isso, milhares de pessoas procuram todos os anos os consultórios odontológicos em busca de soluções para o seu problema.

Tipos de aparelho dentário

Os aparelhos dentários já foram vistos como “coisa para adolescente”. Hoje, não mais. Antes eram somente metálicos, atualmente podem ser coloridos e até invisíveis! Fato que, inclusive, ao lado dos aparelhos removíveis, fez com que adultos infelizes com a sua aparência procurassem o dentista para consertar o sorriso.

Muitas pessoas na idade adulta não se sentem confortáveis em usar o modelão “sorriso metálico” dos aparelhos fixos e encontraram nos invisíveis um incentivo a mais para cuidar dos dentes. Basicamente, podemos dizer dividir os aparelhos em fixo e móveis, os quais podem atuar de forma ortodôntica (nos dentes) ou de forma ortopédica (na estrutura óssea que sustenta os dentes). Conheça alguns:

Aparelho fixo

Esse tipo de aparelho dentário garante um excelente resultado, uma vez que não depende da colaboração do paciente para o sucesso do tratamento. É indicado par quase todo tipo de desalinhamento dentário. Sua estrutura é composta por banda, fios e/ ou bráquetes. Também, das famosas borrachinhas, as quais podem ser coloridas ou transparentes.

Esse conjunto de peças age movimentando os dentes, puxando-os para a posição correta. Os aparelhos fixos estão cada vez mais anatômicos e confortáveis. Apesar disso, ainda pode provocar os machucadinhos nas bochechas por causa dos bráquetes.

Mas, como tudo tem dois lados, é bom ressaltar que, por serem fixos, exigem um maior cuidado com a higiene bucal, com uso de acessórios específicos para quem usa aparelho, como certos tipos de fio e de escova dental. Em relação ao custo, esse aparato traz outra vantagem. Ele é relativamente mais baixo do que outros modelos.

Fixo estético

Esse é para aquelas pessoas que precisam usar aparelho para alinhar os dentes, mas não querem ostentar o sorriso metálico no rosto. Ao invés de fios e bráquetes metalizados, eles aparecem em policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

Esse tipo de aparelho traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao uso do aparelho para conserta os dentes.

Conheça a diferença entre cada um deles

  • Policarbonato: Este aparelho é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. Suas peças são de cor branca e também precisa de borrachinhas, como no caso do fixo metálico. Estas, por sua vez, podem ser da cor branca, a fim de deixar o conjunto mais discreto. A canaleta metálica adaptada ao bráquete diminui o atrito com o fio ortodôntico e não impacta a estética final da arcada dentária, sendo uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.
  • Porcelana: De cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que os do modelo de policarbonato e mais resistentes. Ainda, necessita do uso das borrachinhas, e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato. Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo, quesito que agrada a muitos pacientes e que facilita a aceitação da imagem visual.
  • Safira: O mais procurado para quem faz questão absoluta de discrição. Porém, é também o de maior custo, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência de vidro. Isso faz com que se misturem facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

aparelho dentário

Aparelho dentário autoligado

Este modelo de aparelho dentário é confeccionado em metal, mas não necessita de borrachinhas. Logo, sua aparência acaba sendo mais discreta. Nesse caso, o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete. Seus bráquetes são pequenos, se comparados aos do modelo convencional. Outra vantagem é que o tratamento com este aparato costuma ser mais rápido. Ao mesmo tempo, confere uma aparência estética agradável, podendo ser confeccionado em porcelana ou safira.

Aparelho dentário Móvel

Geralmente, este tipo de aparelho é indicado para crianças com ou sem dentição definitiva, ou seja, até os 12 anos de idade, em média. O aparelho móvel é usado para manter os dentes na posição correta e, por isso, também é bastante recomendado após a retirada do aparelho fixo, que coloca o dente na posição correta.

O fato do aparelho ser móvel não significa que ele pode ser retirado e colocado como se bem entender. Não é isso. Ele proporciona maior conforto na hora de escovar os dentes, por exemplo, facilitando a limpeza. Também pode ser útil em um evento importante, podendo ser retirado por algumas poucas horas.

Mas, o ideal é que ele atenda a uma constância dentro da boca, a fim de que os resultados sejam atingidos dentro de um tempo regular, sem delongas que podem não só atrasar, mas atrapalhar todo o tratamento.

Expansor palatino 

O expansor palatino é um aparato utilizado para dar ganho transversal na largura do céu da boca, o palato, a fim de corrigir uma mordida cruzada. A mordida cruzada é quando a região posterior do arco superior é estreita em relação ao inferior. Além disso, promove o ganho do espaço para dentes anteriores apinhados.

Esse é um tratamento que deve ser feito o quanto antes, assim que identificado, ainda quando criança. Em adultos, a correção se dá, muitas vezes, por meio de intervenção cirúrgica. Geralmente, o odontopediatra, quando identifica o problema, indica que a criança faça uma consulta com o ortodontista.

Alinhadores

A nova era dos aparelhos está representada pelos alinhadores. Altamente tecnológicos, advindos das benesses da Odontologia Digital, esses alinhadores são produzidos por meio de softwares que permitem planejar o tratamento do início ao fim.

Uma revolução que você precisa conhecer: Odontologia Digital.  

O paciente pode até mesmo “ver” o resultado antes mesmo de iniciar o tratamento, por meio de uma projeção do software. São feitos sob medida e seu material dá a impressão de ficar invisível na boca. Assim como os aparelhos móveis, já citados aqui anteriormente, podem ser retirados para uma melhor higiene bucal.

Aparelho invisível: o futuro já chegou e você precisa estar por dentro.

Uma outra vantagem deste tipo de aparelho é que eles são uma excelente opção para quem não pode utilizar aparatos de metal ou níquel, muito encontrados na maioria dos aparelhos para os dentes. Algumas pessoas podem desenvolver uma reação a esses elementos, o que provoca inflamação excessiva na gengiva.

Aparelho lingual

Se o seu caso for de jogo rápido, ou seja, de curta duração, o aparelho dentário a lhe ser indicado é o lingual. Este aparato também fica imperceptível, já que os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes, escondidos do olhar.

Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo. Além do ganho estético, o modelo é indicado para quem pratica esportes de contato, como o boxe. Logo, se o atleta for golpeado na boca há maior chance de evitar cortes e traumas ocasionados pelo impacto do golpe e o aparelho.

Aparelho extrabucal

Este tipo de aparelho dentário não é o mais discreto, sem dúvida. Entretanto, é um dos mais eficientes. Em alguns casos, ele pode evitar a necessidade de um procedimento cirúrgico ou até mesmo extrações de dentes. A função do aparelho extrabucal é aplicar uma força mais elevada sobre os ossos da face/cabeça. Além disso, podem existir dois objetivos básicos com essa terapia: estimular ou restringir o crescimento.

Engana-se quem pensa que não são mais utilizados. Eles continuam sendo os mais indicados para pacientes me fase de crescimento, sobretudo dos 5 aos 10 anos de idade. São relativamente baratos em relação aos outros modelos e à eficiência que assegura. Porém, sua escolha requer reflexão, pois a criança deverá utilizá-lo por várias horas durante o dia, inclusive no horário escolar. Em um mundo onde o bullying ainda é uma realidade, é preciso considerar todos os fatores.

A escolha correta

Como você pode ver, são vários os tipos de aparelho dentário. A escolha correta irá depender de uma série de fatores. Dentre eles: a idade, seu histórico bucal, o tipo de problema e o perfil da pessoa.

Por exemplo: adolescentes não costumam ser muito responsáveis em relação aos seus aparelhos móveis. Sendo assim, é muito mais indicado que utilizem os fixos. Pessoas que trabalham com a imagem podem querer usar os alinhadores invisíveis!

Entretanto, todos os fatores devem ser avaliados junto ao profissional dentista. Ele juntará as suas necessidades às necessidades da sua boca para poder indicar o melhor tratamento e o tipo adequado de aparelho dental para você.

Fazendo a coisa certa

Seja qual for o tipo de aparelho dentário ideal para você, o mais importante é saber que o paciente tem papel importante para o sucesso do tratamento. Fazer a higiene bucal da forma correta; no caso de os aparatos móveis, usá-los constantemente; e, claro, fazer as visitas regulares ao dentista. Assim, o profissional dentista poderá acompanhar o progresso do tratamento e fazer as intervenções necessárias.

Você também vai gostar de ler