Preenchimento mandibular para mulheres: Saiba todos os benefícios desse procedimento

16/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Preenchimento mandibular

A excelência mora nos detalhes. Afinal, são as miudezas que compõem o todo. E, vamos combinar? Fazem toda a diferença! Quando falamos de imagem e beleza é a mesma coisa. Neste artigo, iremos abordar o preenchimento mandibular para mulheres.

A linha da mandíbula e do queixo dá forma e estruturação para todo o formato do rosto. Por isso, é tão importante para a estética facial. Além disso, está muito ligada ao rosto jovem, trazendo resultados rejuvenescedores para quem faz o preenchimento destas partes.

Acompanhe esse texto e fique por dentro de todos os benefícios do preenchimento mandibular para mulheres, como é feito e suas indicações. Boa leitura!

O que é o preenchimento mandibular

Como funciona o preenchimento mandibular

Indicações

Primeiro passo para a mudança

Observações sobre o preenchimento mandibular

Entenda um pouco mais

A Harmonização Orofacial

Outros produtos utilizados na Harmonização Orofacial

O que é o preenchimento mandibular

O preenchimento mandibular é um procedimento estético, minimamente invasivo, que integra a Harmonização Orofacial. A técnica utiliza, geralmente, ácido hialurônico para definir o formato do rosto. Logo, tem efeito determinante para o equilíbrio das proporções e conquista da harmonização facial.

Rostos com a linha da mandíbula bem definida proporcionam um visual mais atraente, jovem e marcante. Por isso, esse procedimento não deve ficar de fora para aqueles que buscam a melhora da aparência facial.

Saiba tudo sobre a Harmonização Orofacial.

Como funciona o preenchimento mandibular

Como os procedimentos de Harmonização Orofacial, o preenchimento mandibular é minimamente invasivo, ou seja, sem cortes. Não necessita de internação nem cirurgia, sendo estes um ganho a mais para o bolso! Além disso, para ser realizado, usa apenas anestesia local (tópica, geralmente em forma de pomada), podendo a paciente voltar à rotina no mesmo dia.

O que saber sobre a anestesia para os procedimentos de Harmonização Facial.

Geralmente, a definição volumétrica se dá com aplicação de ácido hialurônico. Sua aplicação pode ser utilizada para gerar um contorno mais quadrado, triangular ou até mesmo para afinar a face. Entretanto, sempre na busca pelo equilíbrio proporcional do terço inferior do rosto (que começa abaixo do nariz e vai até o pescoço).

Os cirurgiões-dentistas são profissionais autorizados para realizar o procedimento. Por isso, fique atento e não realize o preenchimento mandibular com pessoas sem capacitação profissional para tal. Atente-se, ainda, à qualidade dos produtos, os quais devem ter a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Indicações

Para quem o preenchimento mandibular é indicado? Pois bem, as indicações são diversas. Podem fazer uso pessoas com assimetrias faciais, queixos retraídos ou proeminentes, flacidez, que buscam rejuvenescimento ou um contorno facial mais definido.

Sendo assim, pode-se dizer que o procedimento é para todos. Inclusive, para pessoas mais jovens com algum dos problemas relatados ou que procuram pelo “top model look”, ou seja, aparência de modelo. O tratamento pode envolver desde o ângulo da mandíbula até a extensão natural do maxilar. Logo, o ângulo da mandíbula deve estar alinhado ao lóbulo da orelha até o preenchimento do queixo.

No caso da flacidez e o chamado “derretimento facial”, que é quando a boca fica “caída” nos cantos, o tratamento pode ser usado de forma preventiva e não somente como correção.

Isso se dá porque o preenchimento mandibular promove a sustentação por meio da bioestimulação de colágeno, até mesmo sem alterar o volume.

Primeiro passo para a mudança

Preenchimento mandibular

É sabido que uma aparência mais harmônica é fundamental para elevar a autoestima e a confiança em si mesma. Portanto, se algum problema a incomoda, não perca tempo!

As técnicas de Harmonização Orofacial têm como grande vantagem o fato de serem minimamente invasivas e, logo, mais baratas, democratizando os procedimentos estéticos.

E não é futilidade. Se muda o seu astral e o seu psicológico, é fundamental! Sendo assim, o primeiro passo rumo a esta revolução pessoal é agendar uma consulta.

Neste primeiro momento, o profissional irá fazer uma avaliação indicando as técnicas que podem contribuir para a harmonização completa do rosto.

A Harmonização Orofacial tem várias aplicações, além do preenchimento mandibular. Pode ser usado para remodelar o nariz, acabar com os pés de galinha, levantar o olhar, dar mais volume aos lábios, eliminar o bigode chinês, melhorar o sorriso, trazer simetria etc. etc. etc.! Portanto, caberá a você o que fazer e por onde começar!

Ao cirurgião-dentista caberá avaliar o seu histórico clínico e suas condições físicas para realizar o procedimento. Para chegar a um resultado o mais natural possível e sem exageros, lançará mão de conceitos científicos de proporção e cefalometria.

A cefalometria nada mais é do que o estudo das dimensões das estruturas da face e do crânio. Na Odontologia, refere-se à combinação de medidas angulares e lineares.

Alguns cirurgiões-dentistas utilizam, ainda, dos benefícios da Odontologia Digital para guiar a marcação do rosto e conseguir resultados ultrapersonalizados, por meio de softwares específicos.

Estes softwares são utilizados desde o diagnóstico com fotografias do rosto em três dimensões até uma simulação final da futura aparência de acordo com as técnicas utilizadas.

Observações sobre o preenchimento mandibular

Usualmente, não é necessário nenhum tipo de cuidados prévios para a realização do procedimento de preenchimento mandibular.

A quantidade de produto a ser utilizado no preenchimento volumétrico é que definirá o valor do procedimento.

Além disso, leva-se em conta o tipo do produto, se é absorvível como o ácido hialurônico ou permanente; se estimula mais ou menos colágeno, se é mais ou menos consistente.

Estas características também são importantes e devem ser levadas em contas de acordo com o objetivo do tratamento de cada um, pois cada finalidade requer um tipo específico de produto.

Além do ácido hialurônico, o mais utilizado dentre os produtos para preenchimento mandibular, o dentista poderá indicar outros. Tais como a policaprolactona, o ácido polilático ou a hidroxiapatita de cálcio, a depender do objetivo final do procedimento.

Após o procedimento, o paciente poderá voltar a rotina normal no mesmo dia, não havendo necessidade de cuidados especiais. Entretanto, recomenda-se evitar atividades físicas e exposição solar por uma semana.

Algumas pessoas podem apresentar inchaço, vermelhidão e até alguns hematomas, mas são efeitos considerados normais e que somem em pouco tempo.

O dentista deverá agendar um retorno após trinta dias para avaliar a evolução da paciente. Caso necessário, poderá fazer algum retoque ou indicar algum tratamento complementar.

Vale dizer que os efeitos do preenchimento mandibular são de longa duração. Se utilizados produtos reabsorvíveis, podem durar de um a dois anos, a depender do organismo de cada paciente. No caso dos produtos permanentes, o efeito é definitivo.

Entenda um pouco mais

Quando falamos de preenchimento mandibular, estamos nos referindo a um procedimento que será realizado no terço inferior da face. Pois, a face pode ser dividida em três regiões. São elas: O terço superior, o terço médio e o terço inferior.

Essa divisão é feita porque cada região possui características e proporções próprias, as quais podem ser melhoradas por meio de diferentes técnicas da Harmonização Orofacial.

No caso do preenchimento mandibular, esta porção da face tem como grande ganho o rejuvenescimento. Pois, a técnica é diretamente utilizada para melhorar o contorno do queixo e da mandíbula, que perdem muito de sua sustentação com o processo natural de envelhecimento. Isso ocorre porque o organismo promove uma reabsorção progressiva de osso e músculo.

Aliado aos coxins de gordura, essa reabsorção ocasiona uma feição caída, sobretudo do canto da boca. Também, resulta em queixo retraído e perda de definição.

Com isso, vem uma série de consequências, dentre elas a flacidez da papada. Além dos benefícios já citados do preenchimento, estão, ainda, a hidratação e a estimulação de colágeno e elastina. Melhor! Esses resultados são imediatos.

A Harmonização Orofacial

Como já foi dito, a harmonização orofacial é uma grande aliada para quem procura um sorriso e um rosto bonitos, em plena harmonia. Sendo assim, a técnica encampa uma série de procedimentos utilizados para promover o equilíbrio estético e funcional da face.

Por meio da técnica, é possível corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e trazer um ar rejuvenescido para o rosto. A harmonização orofacial é indicada para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.

Conheça alguns outros procedimentos a Harmonização Orofacial feitos com ácido hialurônico, além do preenchimento mandibular:

  • Preenchimento Labial: Dá volume e definição ao contorno dos lábios
  • Peenchimento Malar: Dá volume para as maçãs do rosto
  • Preenchimento Nasolabial: Elimina ou minimiza rugas da área do nariz e da boca
  • Rinomodelação: Corrige irregularidades do nariz

Saiba mais sobre:

Rinomodelação, a plástica sem cortes nem internação.

O preenchimento labial e suas vantagens.

Outros produtos utilizados na Harmonização Orofacial

São várias as técnicas e as finalidades dos procedimentos da Harmonização Orofacial. Assim como, são diferentes os produtos que podem ser utilizados, a depender do organismos e da necessidade de cada paciente. Neste artigo, você conheceu um pouco da aplicabilidade do ácido hialurônico, sobretudo, no preenchimento mandibular.

Então, conheça, agora, algumas outras substâncias e suas aplicabilidades na Harmonização Orofacial.

  • Toxina botulínica (Botox): O Botox previne e disfarça marcas de expressão e rugas. Ele também pode corrigir problemas de sorriso gengival, que é quando a gengiva aparece em excesso quando se abre um sorriso. O Botox é uma importante ferramenta, pois contribui para uma melhor simetria entre o sorriso e a face.
  • Ácido deoxicólico: Este ácido é, na verdade, uma enzima já produzida pelo corpo, na bile. No organismo, ele atua dissolvendo a gordura, fazendo para que as células gordurosas sejam quebradas e eliminadas pelo sangue. Sendo assim, em aplicações no rosto, irá agir de maneira semelhante. Contudo, vale ressaltar que ele é indicado apenas para pessoas que tenham gordura abaixo do queixo, a famosa “papada”, ou para quem possui queixo duplo.
  • Preenchimento mandibular

Você também vai gostar de ler