O que é o clareamento caseiro e como fazer

clareamento caseiro

08/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Dentes mais brancos, sorriso mais bonito. Essa equação é tão exata quanto dois e dois são quatro. O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. E ele pode ser feito em casa! O clareamento caseiro é uma das formas de conseguir dentes brancos e o sorriso dos seus sonhos.

Neste artigo você fica por dentro de tudo que precisa saber antes de fazer o clareamento caseiro. Acompanhe!

O que é o clareamento caseiro

Qualquer pessoa pode fazer clareamento caseiro nos dentes?

Benefícios do clareamento caseiro

Faça a sua parte

Durabilidade do tratamento

E se eu tiver sensibilidade, posso fazer o clareamento caseiro?

O clareamento caseiro pode ocasionar sensibilidade?

Está com pressa? Combine os tipos de clareamento

Fique longe das ciladas

clareamento caseiro

O que é o clareamento caseiro

Calma! Não vá pensando que o clareamento caseiro é passar qualquer coisa nos dentes depois de ler na internet que ela faz maravilhas pelo seu sorriso. Nós sabemos que a web está cheia de fórmulas mágicas que prometem mundos e fundos. Não caia nessa, pois não tem nada disso.

O clareamento caseiro é indicado e preparado para você por um dentista, que irá acompanhar o seu tratamento até o fim. Funciona assim: após a consulta inicial e a par do seu histórico bucal, o dentista prepara uma moldeira de silicone, feita sob medida para você, e uma bisnaga de gel clareador para ser aplicado em casa, da forma que lhe for mais conveniente.

Ou seja, antes de dormir ou em intervalos entre as refeições obedecendo a uma certa quantidade de horas. Como a moldeira é feita sob medida, ela se encaixa perfeitamente aos dentes. Nela, é aplicado o gel clareador. O tratamento quando feito em casa pode durar até três semanas.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento caseiro nos dentes?

Na verdade, não. O tratamento não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes nos primeiros três meses ou na fase final da gravidez, mulheres que estão amamentando ou, ainda, pessoas que têm manchas nos dentes causadas por tetraciclina ou que sofrem de sensibilidade dentária.

O resultado também poderá não ser eficaz em pessoas com muitas restaurações, uma vez que os agentes clareadores não funcionam sobre resina. Respirar errado, pela boca, também pede que você solucione antes esse problema. Isso porque esse hábito faz com que a boca fique mais seca do que deveria, o que provoca manchas.

Se você não se encaixa em nenhum desses grupos é importante saber que a sua saúde bucal deve estar em dia. O que quer dizer, com dentes e gengivas saudáveis, livre de cáries ou outras doenças que podem afetar os dentes.

Caso tenha algum problema nesse sentido, é importante tratar antes. Logo, resolvido o problema, é só começar com o processo de clareamento dental. Além das cáries, doenças periodontais e lesões dentárias devem ser corrigidos antes de começar o clareamento.

Benefícios do clareamento caseiro

Na verdade, os benefícios do clareamento caseiro são os mesmos para os outros tipos de clareamento, feito no consultório do dentista ou por meio de uma combinação de métodos. Entretanto, o clareamento caseiro tem o benefício de poder ser feito em casa.

O clareamento traz vários benefícios para quem adere ao tratamento. Em primeiro lugar, impossível não citar o benefício estético. Muitas pessoas apresentam problema de autoestima e até deixam de sorrir por causa de uma gama de problemas que podem afetar os dentes.

Se o problema for o sorriso amarelado, com manchas ou escurecidos, o clareamento dental traz de volta a sua vontade de escancarar o sorriso. Além do mais, é um tratamento considerado rápido e pouco invasivo. Ou seja, uma solução fácil para lidar com os problemas estéticos.

Faça a sua parte

Seguir à risca as orientações do dentista é importante para se alcançar com êxito os resultados almejados. O tabagismo, ou seja, o ato de fumar, por exemplo, pode interferir nos resultados. Utilizar durante o período de tratamento alimentos ou bebidas com grandes concentrações de corante ou elementos escurecedores de esmalte, tais como os presentes em beterrabas, refrigerantes à base cola, mate, suco de uva, cafés, vinhos e molhos de tomate, por exemplo, também influenciará nos resultados almejados. Caso ingeridos, esses alimentos e bebidas, certamente, contribuirão para um resultado não-satisfatório.

Durabilidade do tratamento

O clareamento dental pode durar muitos anos, mas depende da disciplina do paciente. Geralmente, o que não se deve fazer durante o tratamento também deve ser evitado após o seu término, justamente para garantir a maior durabilidade possível do efeito clareador. Os conselhos a seguir não são obrigatórios, mas são fundamentais para garantir que o procedimento dure por muitos anos.

Como dito anteriormente, vale evitar alimentos e bebidas com grande teor de corantes. Caso seja possível, use um canudo para bebidas muito pigmentadas. O cigarro é um dos principais vilões na causa do escurecimento dos dentes.

Então, não adianta tratar por um lado e continuar maltratando por outro. Se você fuma, pense bem se vale a pena para você encarar o desafio. Para os fumantes, os efeitos do clareamento poderão durar menos tempo do que para os não fumantes.

Outro ponto é manter sempre uma rotina de cuidados com a higiene bucal. Logo, fazer uso das técnicas adequadas de escovação e fio dental irão ajudar a manter os dentes branquinhos por mais tempo.

A gente pode te mostrar passo a passo que técnicas são essas.

Ah, evite usar enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição. Para finalizar as dicas, deve-se visitar o dentista regularmente para uma limpeza profunda dos dentes.

E se eu tiver sensibilidade, posso fazer o clareamento caseiro?

Algumas pessoas têm sensibilidade dentária, que é a condição em que a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios, para citar um exemplo, pode trazer um certo incômodo ou uma dor aguda aos dentes. Sendo assim, é importante contornar esse problema, evitando, desta maneira, o consumo de alimentos e bebidas em temperaturas extremas.

No caso do clareamento dos dentes, pessoas que apresentam histórico de sensibilidade dentária devem avaliar junto ao profissional a concentração ideal do gel clareador, que geralmente deve ser baixa. Outra recomendação é fazer uso de um creme dental apropriado para a higienização dos dentes.

Geralmente, cremes dentais indicados para pessoas com sensibilidade dentária têm componentes à base de potássio, uma substância capaz de parar a resposta dolorosa enviada ao cérebro. Este é um produto com indicação de uso diário.

O clareamento caseiro pode ocasionar sensibilidade?

A sensibilidade dentária também pode surgir em decorrência do clareamento, durante o período do tratamento, uma vez que os produtos têm característica abrasiva.

Como o processo para clarear os dentes é um reflexo de uma reação química de oxidação, ele pode causar a desmineralização superficial do esmalte dentário, causando a sensibilidade. Quando for assim, deve-se seguir os mesmos passos indicados para os pacientes que apresentam a condição antes de clarear os dentes.

Hoje em dia, entretanto, o gel clareador possui agentes que minimizam o aumento da sensibilidade, o que diminui muito as chances de que isso ocorra com você. Ainda assim, se ocorrer, o dentista poderá lançar mão da fluorterapia, dessensibilizantes de consultório e pastas dentárias específicas, como dito anteriormente.

Está com pressa? Combine os tipos de clareamento

clareamento caseiro

O clareamento caseiro devolve aos dentes o branquinho que garante um sorriso bonito e iluminado.

Como dito anteriormente, o clareamento caseiro pode durar de três a quatro semanas. Mas esse tempo pode ser acelerado por uma combinação de tipos de clareamento, o caseiro e o realizado no consultório do dentista.

No consultório do dentista, as coisas funcionam de forma diferente. O gel clareador, que no método caseiro é colocado na moldeira feita sob medida para cada paciente colocar nos dentes, aqui, ele é aplicado diretamente nos dentes e ativado por um laser ou uma luz LED. Neste caso, são necessárias, em média, três ou quatro sessões de 35 minutos cada para a finalização do procedimento e a obtenção dos resultados desejados.

O clareamento feito no consultório traz a possibilidade de ser realizado por meio de um laser terapêutico. Esta opção reduz as chances de reações inflamatórias e traz uma menor sensibilidade dentária aos pacientes.

Já a combinação entre o clareamento feito em consultório e em casa pode ser a opção indicada para quem quer mais rapidez no procedimento. Nesse caso, tanto o laser ou a luz LED quanto a moldeira são utilizados de forma combinada para acelerar o processo, ao mesmo tempo em que garantem o sucesso e a satisfação esperada com o clareamento.

Fique longe das ciladas

A gente começou esse texto avisando que clareamento caseiro não significa passar qualquer coisa nos dentes para deixá-los branquinhos. Queremos finalizá-lo reforçando isso, pois é muito importante que você saiba que outros produtos divulgados amplamente pela internet e que prometem o clareamento dos dentes podem ser prejudiciais à saúde dos mesmos, principalmente por não contar com a supervisão de um profissional dentista — mas não só por isso. Saiba porquê.

Atualmente, alguns métodos e produtos clareadores podem ser encontrados à venda no mercado. O gel clareador é um produto que exige cuidado, pois pode ser demasiadamente abrasivo para esmalte e/ ou gengiva, danificando-os, como o carvão ativado. Além do mais, muitos dos produtos anunciados são ineficientes, como o bicabornato de sódio ou a água oxigenada.

Você também vai gostar de ler