Odontopediatria para cuidar dos dentes de um jeito feliz e divertido

Odontopediatria

01/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Odontopediatria

A Odontopediatria cuida dos dentes de um jeito divertido e sem traumas.

É lugar comum dizer que criança não gosta de ir ao dentista. Isso não é verdade. Essa ideia que tomou conta do imaginário popular tem a ver com tempos remotos, quando não havia, ainda, uma especialidade odontológica voltada somente para atender o público infantil e teen, com todas as suas particularidades e cuidados. Essa especialidade é a Odontopediatria.

Nesse artigo, você vai entender mais sobre a Odontopediatria, por meio dos seguintes aspectos abordados:

O que é a Odontopediatria

Um pouco de história

Por que a Odontopediatria representa um avanço?

O lúdico como aliado para combater o medo, a desinformação e a ansiedade

Um bom atendimento com uma boa dose de informação

Odontopediatria com profissionalismo e empatia

No consultório de Odontopediatria

Uma nova atmosfera, um novo ambiente

Quando deve ser feita a primeira consulta com o odontopediatra?

Odontopediatria é essencial

 

O que é a Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que se preocupa com os cuidados buco-dentários infantis, dedicando-se às práticas curativas e, sobretudo, às preventivas.

A Odontopediatria atua na prevenção, na manutenção e na reabilitação da saúde bucal da criança e do adolescente, fazendo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas da área da saúde.

Esses cuidados inclui a prevenção e o tratamento da cárie dentária, doenças periodontais, de oclusão, malformação congênita, neoplasias e outras. Tudo, claro, com toque de Psicologia Infantil e Odontologia Comportamental.

Um pouco de história

A Odontopediatria foi oficialmente oficializada em 1949, graças a um grupo de dentistas americanos que se propôs a estudar a odontologia infantil. Entretanto, ela surgiu um pouco antes, em 1923. No Brasil, ela demorou a emplacar e a se popularizar. Antes da Odontopediatria, ir ao dentista talvez fosse mesmo uma tarefa enfadonha, assustadora e dolorosa.

Vale dizer que o atendimento para adultos e crianças eram os mesmos, sem considerar as diferenças óbvias de amadurecimento, comportamento e informação adquirida. Tudo era muito realizado de forma muito mecânica, sem nenhum tipo de approach específico.

Além disso, antigamente, as pessoas só procuravam o dentista quando sentia algum tipo de dor ou desconforto, o que, certamente, gerava somente experiências desconfortáveis à cadeira do dentista…

Por causa disso, era muito comum o profissional utilizar técnicas restritivas para controle do comportamento, como as restrições físicas. Sem diálogo com as crianças e com os pais em relação às suas expectativas de tratamento e desejos, opções e escolhas, a ida ao dentista ficou, para a maioria das pessoas, registrada no subconsciente humano como uma experiência negativa, de dor, ansiedade e medo.

Odontopediatria

Antigamente, o atendimento do dentista feito às crianças era mecânico e não considerava as suas especificidades.

Por que a Odontopediatria representa um avanço?

Porque somente a partir de seu surgimento, o universo infantil, com todas as suas particularidades, recebeu um olhar mais atento e necessário. Aspectos comportamentais e da psicologia infantil passaram a ter a atenção dos profissionais imbuídos em uma experiência que proporcionasse ao pequeno paciente maior bem-estar.

Entender o universo pueril tornou-se, então, imprescindível. Esse novo olhar não só tornou melhor a experiência do paciente, mas também proporcionou ao profissional dentista melhor controle do comportamento infantil, possibilitando desenvolver o seu trabalho de maneira mais assertiva e eficiente, sem traumas.

O lúdico como aliado para combater o medo, a desinformação e a ansiedade

Crianças e adolescentes têm as suas diferenças, mas no geral são seres em aprendizado, construção e desenvolvimento físico, mental, psicológico, emocional e espiritual. Essa parcela da população tem uma percepção diferente do mundo, o qual ainda está aprendendo a conhecer e a entender.

Odontopediatria

Jalecos coloridos e recursos divertidos: a Odontopediatria trouxe alegria aos consultórios odontológicos.

A falta de informação e de uma compreensão geral das coisas pode causar medo e ansiedade. Por isso, o lúdico, linguagem tão bem aceita e conhecida desse universo, se torna ferramenta tão importante. Não são eles que devem, como mágica, atingir o nível esperado pelo profissional dentista. Mas, sim, o contrário. No mais, está provado: brincar faz parte do desenvolvimento infantil no aspecto físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Só faz bem!

O dentista, com toda informação acumulada ao longo da vida e o conhecimento apreendido em sua educação formal, é quem deve adaptar os seus recursos à uma linguagem de fácil entendimento, em um ambiente acolhedor em que estes pacientes possam se reconhecer e, assim, se sentirem à vontade e abertos à condução necessária para a realização dos procedimentos odontológicos que necessitam.

Um bom atendimento com uma boa dose de informação

Como foi dito, adolescentes e crianças estão aprendendo e conhecendo o funcionamento do mundo. Quanto mais novo o paciente, menos conhecimento acumulado, mais ansiedade e/ ou curiosidade acerca do desconhecido.

Portanto, é muito importante eliminar qualquer gatilho de ansiedade, o que começa com boas doses de informação. Uma comunicação clara, direta, objetiva e especialmente elaborada para o público-alvo é um bom jeito de dar boas-vindas ao paciente e iniciar uma relação mais humanizada e empática.

Odontopediatria com profissionalismo e empatia

Uma relação humanizada começa em entender que cada ser humano é único em suas características e merecem respeito. Por isso, a Odontopediatria evoluiu para um momento em que não basta proporcionar um bom atendimento técnico dos procedimentos odontológicos.

Deve-se ir além, integrando-se com outras áreas da saúde, visando o bem-estar da criança e do adolescente em todas as suas esferas. A Odontopediatria, hoje, busca individualizar cada paciente em sua essência, entender seus pacientes como seres únicos, respeitando seus limites e dificuldades, criando acolhimento e vínculo.

No consultório de Odontopediatria

Empatia, amor e profissionalismo! A receita para um bom atendimento em Odontopediatria conta com esses ingredientes. Mas, mais uma vez, vamos enfatizar o lúdico, esse universo em que a criança se integra tão bem e fica tão à vontade.

No mundo atual, recursos coercitivos de força e restrição para controle do comportamento não tem mais vez. E, se ocorrem, perdem cada vez mais espaço, pois não são bem aceitos nem bem vistos mais. Os recursos para manejo do comportamento de crianças, a fim de construir relações saudáveis e de confiança, são os lúdicos, sem dúvida.

Uma nova atmosfera, um novo ambiente

Dentre esses recursos, está a troca do jaleco branco por jalecos coloridos e divertidos, com motivos alegres do universo infantil. A peça de roupa branca ainda remete à ideia de como as coisas eram no passado, sedimentada no imaginário coletivo por uma série de leituras do cinema e dos desenhos, para citar alguns exemplos.

Assim como o jaleco colorido, são as luvas. Estas ainda podem ter sabores (veja só!), uma vez que entra em contato com a boca da criança. Os consultórios para o público infantil e adolescente ganharam cores, brinquedos, livros para a faixa etária em questão, personagens dos quadrinhos e dos filmes e até cheiros estudados pela aromoterapia para tirar aquele cheiro de consultório/ hospital do ar. No universo infantil, tudo é colorido, tem cheiro bom e é divertido!

criança no dentista

Consultórios pensados para atender crianças e adolescentes dispõem de recursos próprios para esse público, com foco na experiência (feliz) do paciente.

Técnicas de manejo e recursos materiais para tratamentos e orientações são outros pontos a serem considerados para um atendimento em Odontopediatria de excelência.

Esse mercado cresceu muito. É possível ensinar técnicas de escovação em um urso de pelúcia colorido ou em um jacaré de boca grande e não mais em moldes sem graça. O tempo que a criança passa na cadeira do dentista também deve ser observado. O atendimento deve ser ágil e menos cansativo.

Quando deve ser feita a primeira consulta com o odontopediatra?

Você pode se surpreender, mas o seu bebê pode começar a ir ao dentista ainda na barriga da mamãe. É o pré-natal odontológico e ele faz parte da Odontopediatria. Nesse caso, as orientações são para os pais e visam explicar e orientar sobre os principais cuidados durante a gravidez e logo após o nascimento.

Um atendimento como esse pode identificar e prevenir o surgimento de problemas bucais, os quais podem, inclusive, comprometer a saúde da mamãe e/ ou do bebê. O pré-natal odontológico é, ainda, sinônimo de tranquilidade para os pais, sobretudo, os de primeira viagem. Aquele chorinho da dor da primeira dentição que muita gente pena para descobrir o que é poderá ser muito bem-identificado pelo papai e pela mamãe que buscou se informar com antecedência. Sem estresse – esse é o lema!

bebê no dentista

Logo nas primeiras dentições, é importante levar o bebê ao Odontopediatra.

Quando o bebê nascer é importante agendar uma visita ao odontopediatra o mais cedo possível. Não é necessário ter dentes para cuidar bem da boca e prevenir doenças. Aos seis meses de idade, a ida ao dentista infantil se torna imprescindível. Pois, é neste momento os dentinhos começam a apontar. Se, por um acaso, nascerem antes, a consulta também deverá ser antecipada.

Odontopediatria é essencial

As especialidades surgem como avanço. Portanto, retroceder, jamais! A Odontopediatria provou que é possível atendimentos humanizados, sem traumas, ágeis, cheios de amor e com firmeza. Se as gerações passadas tinham aversão ao dentista, essas crescerão sem medos, compreendendo a Odontologia como uma necessidade rotineira em nome da prevenção e de uma saúde bucal integral.

Por fim, podemos dizer que o caminho trilhado pela Odontopediatria tem aliado conhecimento científico, técnicas elaboradas com abordagens terapêuticas e psicológicas a fim de conduzir experiências clínicas de sucesso, em ambientes seguros, confiáveis e muito felizes. Aliás, não só felizes mas cheio de sorrisos!

Você também vai gostar de ler