Não é novidade que a tecnologia vem se tornando uma grande aliada no setor da saúde. Ela vem trazendo atualizações em tratamentos, exames e procedimentos. E é claro que no setor da Odontologia não poderia ser diferente. A era digital na odontologia chega nos consultórios e clínicas e chegam para trazer mais praticidade e precisão no dia a dia dos dentistas.
As radiografias e anestesia digitais, escâneres e exames de tomografia de alta definição já estão garantindo melhores diagnósticos. Além de planejamentos mais alinhados e assertivos no tratamento.
Obviamente não se pode ignorar a competência do cirurgião-dentista. Ele sempre será o mentor do acompanhamento e dos procedimentos. Entretanto, é incontestável que, nos últimos tempos, presenciamos uma enorme transformação na odontologia.
Já é possível para os profissionais realizarem procedimentos e tratamentos menos invasivos e mais conservadores. Ou seja, ao invés de substituí-lo, conservar a dentição natural, fazendo com que as intervenções sejam mais permanentes.
As operações tecnológicas também são mais concisas e ágeis, garantindo um pós-operatório muito mais satisfatório do que há anos atrás.
Tecnologia aplicada a odontologia
Uma técnica que vem sendo muito utilizada, é a da fotografia digital. Ela permite uma análise facial completa e os escâneres modernos melhoram a captura de imagem e substituem os materiais de moldagem, como, por exemplo, aquela “massinha” aplicada pelo cirurgião-dentista para fazer o molde da boca do paciente. Isso proporciona uma imagem mais genuína da cavidade bucal.
O escaneamento é uma tecnologia relativamente nova no Brasil. Ele produz uma imagem digital que orienta o dentista em diversos procedimentos, como elaboração de facetas de porcelana ou placas de mordida para quem tem bruxismo. Com a técnica da massa de moldagem tradicional, se gasta em torno de 10 minutos para adquirir esse “quadro”. Já com o escâner, cerca de apenas 2 minutos.
Outra vantagem para o paciente é que o escâner conta com um sistema que localiza, com o auxílio do infravermelho, a cárie entre os dentes, o que geralmente só era possível ser identificado através da radiografia.
Aliado à tomografia, esse aparato permite que se faça um guia da boca em acrílico, materializado com uma impressora 3D para guiar cirurgias e zerar a margem de erro nos procedimentos.
Nesse cenário, ainda se tem a anestesia digital computadorizada, onde o próprio sistema realiza a dosagem de anestésico que será administrada precisamente e indolor.
Prontuários e receitas digitais
Por último, mas não menos importante, os prontuários eletrônicos e receitas digitais possibilitam que todas as informações do paciente sejam armazenadas em um só local. Com isso, é possível acessar esses dados ao longo de todo processo de cuidados dentais, qualquer hora ou lugar, e compartilhá-las com outros colegas e com as equipes multidisciplinares.
Antes da chegada da Récipe Digital, essa tecnologia era algo distante e de um alto investimento, além de treinamentos de equipe. Hoje, a plataforma oferece aos dentistas a oportunidade de emitir seus receituários e atestados de maneira fácil e rápida, de forma totalmente gratuita, apenas com o custo do certificado digital. Confira agora mesmo essa parceria OdontoBusca e Récipe Digital. https://recipedigital.com.br/