Gengiva inflamada é sinal de doença?

05/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Se você está sofrendo com a gengiva inflamada, atenção! Pode ser sinal de gengivite. A gengivite é uma doença muito comum. Ela pode ser causada pelo excesso de placa bacteriana na boca. Logo, a falta de escovação e de higiene bucal tem influência direta em sua formação.

Apesar disso, não é sempre fácil diagnosticar a doença. Isso porque o sangramento, um dos sinais da gengivite e o mais comum deles, nem sempre é visível.

Além da gengivite, a gengiva inflamada também pode ser sinal de outras doenças. Por isso é importante realizar um diagnóstico correto. Nesse artigo, você descobre tudo sobre a gengiva inflamada, suas causas, como evitar e tratar desse mal.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

A gengiva

Principais causas para a gengiva inflamada

Além da gengivite

Má nutrição pode levar à gengiva inflamada

Diabetes mellitus e leucemia

Prevenção contra gengiva inflamada

Como usar o fio dental

Passo a passo para um bom uso do fio dental

Visite sempre o dentista

Uso de antissépticos bucais

gengiva inflamada

A gengiva

Primeiramente, vamos entender mais sobre essa estrutura. A gengiva é formada de tecido mole que envolve os dentes. Por isso, ela é fundamental para a saúde bucal, uma que vez que sustenta os dentes. Sendo assim, quando saudáveis, possuem coloração rosada. Entretanto, não é incomum ter, em algum momento, a gengiva inflamada.

Há várias causas para que isso aconteça. Logo, é muito importante averiguar a situação o quanto antes. Pois, pode ser um início de pequenas lesões, mas também de doenças graves.

Principais causas para a gengiva inflamada

Pode-se afirmar, sem sombra de dúvidas, que a principal causa da inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. Portanto, quando o tecido gengival fica exposto à placa dental, ele fica, também, suscetível à inflamação.

Por sua vez, esse quadro é considerado um sintoma clínico de gengivite. Além deste, também estão entre os sintomas da gengivite:

  • Alterações de cor da gengiva
  • Tamanho, forma e consistência alterados
  • Sangramento da gengiva inflamada

Além da gengivite

Mesmo que a gengivite seja apontada como a principal causa de gengiva inflamada, outras doenças também podem apresentar o mesmo sintoma. Por isso, é necessário estudar, junto ao dentista, as possíveis causas da gengiva inflada para um diagnóstico correto.

Por exemplo: As doenças gengivais também podem estar associadas a fatores endócrinos. Na gravidez, para citar uma situação em que isso ocorre, a gengiva fica bastante sensível devido, justamente, às alterações hormonais.

Com os níveis de hormônios endógenos altos — androgênio, estrogênio e progesterona, a inflamação pode ocorrer, principalmente, durante o segundo trimestre da gravidez. Apesar disso, nesse caso, a inflamação geralmente regride após o parto. Neste caso, a doença ganha o nome de gengivite gravídica.

Descubra se gengiva inchada é a mesma coisa que gengiva inflamada.

Má nutrição pode levar à gengiva inflamada

Outro fator que pode levar à inflamação da gengiva é a má nutrição. A deficiência de vitamina C no organismo é um exemplo disso. A falta da vitamina C leva, também, ao aparecimento de uma doença grave, o escorbuto.

Logo, deve-se investigar rapidamente o surgimento da gengiva inflamada para saber se é escorbuto. Além de inflamada, a gengiva poderá apresentar outros sintomas nesse caso, tais como inchaço, sangramento e alteração do tecido gengival.

Gengiva sangrando: Saiba quais são os tratamentos. 

Diabetes mellitus e leucemia

Condições sistêmicas como o diabetes mellitus e leucemia, ou ao uso de certos medicamentos também compõem a lista de doenças que podem apresentar alterações na gengiva, portanto, o  alerta é redobrado.

Existem três tipos de drogas usualmente utilizadas que causam um aumento gengival: anticonvulsivantes, ciclosporina A, que é um imunossupressor, e drogas anti-hipertensivas. Suas manifestações clínicas, independentemente da droga citada, são similares nos três tipos de medicamentos.

Prevenção contra gengiva inflamada

gengiva inflamada

A melhor forma de ir eliminando as causas da gengiva inflamada é manter uma boa higiene bucal. Pois, sabemos que muitas das doenças da gengiva e dos dentes têm início, justamente, em uma má escovação e higiene bucal.

Por isso, é tão importante realizar uma rotina diária e frequente de limpeza da boca e dos dentes. A escovação, por exemplo, requer técnicas específicas que implicam na eficiência dos resultados, ou seja, dentes realmente limpos.

Já no caso das gengivas, o uso do fio dental se torna essencial. Logo, é este aparato que permite a limpeza entre o tecido gengival e o dente, diferentemente das cerdas das escovas de dente, que não têm esse alcance.

Ao garantir a boa higiene, garante-se, por consequência, dentes e gengivas saudáveis, eliminando as chances de gengivites causadas pela má higiene bucal.

Logo, se a condição insistir em aparecer, a investigação sugerirá um caminho mais preciso, rápido e direto a outras possíveis causas e que, geralmente, indicam a ocorrência de doenças possivelmente graves, como o caso da leucemia.

Como usar o fio dental

Já que o uso do fio dental é tão importante para manter a gengiva saudável, convém explicar direitinho o seu uso. Como dissemos, o fio ou fita dental consegue remover a placa que se forma e acumula na linha da gengiva e entre ela e os dentes.

Mas, não basta passar o fio dental de qualquer forma. Portanto, preste atenção nas orientações em como usar bem esta importante ferramenta para uma completa e eficiente limpeza bucal.

Conheçao fio dental de água e saiba se ele é a melhor opção para higienizar a gengiva.

gengiva inflamada

Passo a passo para um bom uso do fio dental

Passo número 1: Enrole cerca de 40 centímetros de fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando somente uns dez centímetros entre os dedos.

Número 2: Segure o fio ou a fita dental entre o polegar e o indicador das duas mãos e, então, deslize o fio suavemente para cima e para baixo entre os dentes. Atenção! Esse movimento é importante para provocar o atrito entre o fio e os dentes, o que ocasiona na remoção da placa bacteriana acumulada.

Passo número 3: Deslize, agora, o fio ou a fita dental cuidadosamente ao redor da base de cada dente. Tenha a certeza de ultrapassar a linha de junção do dente com a gengiva, mas, nunca force o fio contra o tecido gengival. Pois, esta ação poderá ocasionar lesões, tais como cortes ou edemas. Isso se dá porque o tecido gengival é considerado frágil.

Número 4: A cada dente novo a ser limpo é importante relocar o fio nos dentes para que seja usada uma parte limpa e nova do mesmo.

Passo número 5: Ao terminar os movimentos ao redor dos dentes e para frente e para trás, não retire o fio dental puxando-o para cima ou para baixo. O correto é deslizá-lo de traz para a frente, puxando-os do meio dos dentes.

Tudo sobre higienização bucal. 

Visite sempre o dentista

Imprescindível dizer que, para manter os dentes e gengiva sempre sob controle, além de uma boa higiene bucal e uma alimentação saudável, é necessário visitar regularmente o dentista.

O dentista é o profissional mais indicado e preparado para observar indícios e sinais de que algo não vai bem na boca e requer, assim, ação rápida. Tudo que é diagnosticado precocemente tem mais chances de sucesso na sua recuperação e até mesmo na sua prevenção.

Afinal, prevenir é o melhor remédio sempre! Além de ser mais barato, indolor e prático. Remediar, por outro lado, implica, muitas vezes, em dores, gastos altos e mais visitas ao profissional dentista.

Caso o odontólogo identifique alguma anomalia que requeira atenção, ele saberá orientar e conduzir da melhor maneira possível a evitar desperdício de tempo e de dinheiro, focado sempre na recuperação mais rápida possível da saúde bucal de seu paciente.

O tratamento proposto, entretanto, dependerá da avaliação feita por esse profissional. Pois, também, depende das causas que levaram à gengiva inflamada. Portanto, não pense duas vezes sem manter uma rotina regular de visitas ao dentista.

Embora as pessoas tendam a não gostarem muito de visitarem este profissional, são estas visitas frequentes que garantem que a sua ida ao consultório será sempre agradável e sem a necessidade de tratamentos invasivos, com foco somente na prevenção.

Como sabemos, a prevenção não causa dor ao paciente e envolve a limpeza profunda, que somente é possível com a ajuda do profissional dentista, graças às ferramentas que possui. Também, engloba a aplicação de flúor, quando indicada pelo odontólogo. Vale dizer que, as atualizações e as melhores formas de cuidar da higiene bucal também vem deste profissional.

gengiva inflamada

Uso de antissépticos bucais

A necessidade ou não de usar um antisséptico bucal ou determinado tipo de escova, fio ou creme dental também são indicações que somente o seu dentista, a par de todo o seu histórico e condição de saúde integral, poderá lhe indicar com toda a tranquilidade e segurança.

Vale lembrar que o mercado odontológico e da saúde bucal investe constantemente em pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos. Estes lançamentos são sempre avaliados primeiro pelo dentista. Por isso, este profissional está sempre antenado com as novidades e poderá lhe apresentar produtos ou ferramentas que poderão facilitar o seu dia a dia no que tange os cuidados com os seus dentes.

Quer saber mais sobre gengiva? Aprensa sobre o enxerto gengival.

Você também vai gostar de ler