Bem-vindo a esse mercado fabuloso da Odontologia. Da sala de aula para o consultório odontológico, muito aprendizado ainda há pela frente. Se for montar seu próprio consultório, é necessário aprender sobre captação de clientes.
Um consultório é um negócio e precisa se sustentar. Entretanto, gerir este empreendimento requer conhecimentos que não são passados nas salas de aula. O que fazer?
Há muitos passos a serem seguidos na montagem de um consultório e, principalmente, na captação de clientes e fidelização de pacientes. Neste artigo, nós vamos abordar alguns destes aspetos e trazer dicas para você empreender com segurança, formando a sua própria clientela.
Acompanhe!
Captação de clientes
Público-alvo
Invista no marketing para a sua captação de clientes
Código de Ética Odontológica
De olho na concorrência
Metas são fundamentais
Construção da imagem
Da captação de clientes a fidelização de pacientes
O que você vai conferir!
Captação de clientes
Se você pretende se estabelecer na profissão, precisa, impreterivelmente, ter uma clientela. Para tanto, é necessário saber captar esses clientes, mostrar a que veio e o que oferece.
Este é um dos primeiros passos para quem quer alçar o sucesso na profissão. Afinal, como progredir sem eles, os clientes/pacientes? Muitos são os motivos que podem levar o paciente a optar por uma clínica e não por outra.
Dentre eles está a visibilidade, a autoridade construída, os serviços oferecidos, a localização da clínica, o boca a boca, ou seja, as famosas indicações etc. Aliás, as indicações, hoje, acontecem, sobretudo, no mundo virtual.
Portanto, é preciso estar atento! E, claro, entender um pouco de tudo isso que abordaremos por aqui.
Por que você precisa investir em Marketing Odontológico!
Público-alvo
Você sabe quem é o seu paciente? A quem se destina os seus serviços? Esta é a primeira pergunta a ser respondida quando o assunto é a captação de clientes para uma clínica odontológica.
Logo, é essencial conhecer quem é o seu público-alvo. Ter essa clientela muito bem definida proporcionará direcionar a sua divulgação a quem realmente interessa.
Não adianta vender serviços a quem não os consome. Não basta sair por aí atirando para todo lado. É melhor dar tiros certeiros! Se seu nicho é a odontopediatria, do que lhe adianta divulgar para a terceira idade que provavelmente está muito mais interessada em outros serviços?
Neste exemplo, o seu público-alvo são as crianças e seus pais, seus tutores. Sendo assim, definido o seu público, deve-se, então, entender as necessidades e expectativas dele. O que querem, como querem, do que precisam?
Só assim será possível criar e direcionar campanhas extremamente direcionadas, com grandes chances de retorno alto. Sobretudo, se nas campanhas de marketing digital, por meio das quais é possível obter um nível de segmentação extremamente apurado.
Por exemplo: É possível definir a distribuição da sua campanha para mães com filhos de 0 a 12 anos, que ganham mais de cinco salários mínimos por mês, que moram em determinado bairro de determinada cidade. Viu só?
É preciso saber com quem se fala. Ter noção clara desse target (alvo) significa ter uma relação perfeita entre custo x benefício.
Invista no marketing para a sua captação de clientes
O marketing é uma ferramenta essencial para atração de novos públicos. Pode ser off-line, feito por meio de mídias físicas, tais como panfletos, outdoors, jornais e revistas, por exemplo; ou pode ser também on-line.
Quando on-line, o marketing tem como principal plataforma a internet e as redes sociais. Hoje, estar nas redes não é escolha; é sobrevivência. Portanto, saiba desde já: você precisa separar uma verba para divulgar os seus serviços pela internet.
Isso inclui, dentre outras coisas, ter um bom site, perfis nas principais redes sociais de acordo com o seu público-alvo e persona, além de um blog bem estruturado. Contudo, faz-se importante mencionar que não basta estar lá.
Quem faz cara de paisagem é planta e você, caro (a) dentista, precisa movimentar, senão o tiro sai pela culatra. Não ter é péssimo, mas pior do que isso é ter e não cuidar.
Logo, se você não tem tempo para cuidar dessa gestão, contrate um profissional capacitado. Aliás, a recomendação é que o faça mesmo que tenha tempo.
Pois, o marketing é uma ciência que se deve conhecer a fundo. São muitas ferramentas, métricas, linguagens, fotos e estratégias que se deve conhecer para fazer do jeito certo e fazer, assim, a diferença.
Código de Ética Odontológica
Fazer marketing na Odontologia requer, ainda, conhecimento das normas e regras do Conselho Federal de Odontologia e seu Código de Ética Odontológica.
Portanto, antes de dar qualquer passo nesse sentido, leia as normas e procure profissionais ou empresas habituados com a linguagem e o que pode e o que não pode em marketing para dentistas.
Fazer tudo certo não é só questão de ética. Passa, também, por construir uma reputação com credibilidade e responsabilidade.
De olho na concorrência
Como qualquer outra empresa, é importante conhecer a sua concorrência. Os dentistas com as mesmas especializações e nicho de atendimento, as referências do seu mercado local e nacional, os localizados na mesma região e por aí vai.
É preciso ver como agem, trabalham e divulgam os seus serviços. Este passo é importante para se ter uma medida do que a sua clientela espera, quer e precisa. É um bom termômetro da realidade!
Metas são fundamentais
Se estamos falando de captação de clientes, precisamos falar também de metas! É muito importante ter isso bem claro para agir dentro do possível e também do necessário.
Mas, como estabelecer essa meta? Para isso, é preciso fazer um estudo de quantos atendimentos semanais ou mensais você precisa fazer para atingir o ponto de equilíbrio da empresa (ou seja, pagar as contas) e, em segundo lugar, atingir o lucro almejado.
Essa conta pode ser feita por meio de uma ferramenta do marketing chamada de KPI. Vamos entender um pouco mais sobre isso. O KPI varia de negócio para negócio.
Em um consultório odontológico, que é o caso que abordamos aqui, pode ser, por exemplo, o número de pacientes atendidos por dia para pagar os custos do seu estabelecimento.
Ou seja, calcula-se o gasto total mais o lucro almejado. A somatória deve ser dividida pelo valor médio da sua consulta. Assim, você terá o número mínimo de pacientes que deve atender ao mês para atingir a soma. Menos disso, já sabe, é prejuízo.
O KPI também te ajuda a fazer projeções. Por exemplo, poderá estabelecer metas para dobrar o seu rendimento ao final de um determinado período. A partir daí, é possível rever estratégias de marketing e investimentos necessários também, a fim de atingir a meta.
O que você precisa saber sobre KPI.
Construção da imagem
Não adianta ser bom no que se faz. É preciso contar a todo mundo. Quanto mais pessoas souberem disso, melhor! Para tanto, não há melhor caminho do que o da comunicação.
A comunicação abre um amplo espectro de divulgação. Mas não somente isso. Por meio da comunicação é possível construir uma imagem em consonância com o seu negócio.
Um dentista precisa ser eficiente, bom, confiável. Precisa entender muito do que faz e passar segurança. Essas são algumas das qualidades que passam pela mente das pessoas quando perguntas em como deve ser o dentista ideal.
Portanto, se você quer captar clientes, é preciso estar atento a estes anseios. Provavelmente, você é bom no que faz e domina as técnicas dos serviços que oferece. Isso é um grande ponto a seu favor.
As outras habilidades de socialização e comunicação podem ser adquiridas e são importantes de serem trabalhadas. Estando com tudo em cima, divulgue! Utilize-se das benesses da Comunicação em todos os seus níveis.
Na comunicação empresarial e seu relacionamento com a imprensa, por meio de artigos, textos jornalísticos e entrevistas. Seja por meio do marketing de conteúdo, com produção de textos e vídeos para blogs e redes sociais. Seja no marketing e na publicidade, com divulgação paga em plataformas digitais e veículos off-line.
As estratégias são diversas e fundamentais para dar visibilidade ao bom trabalho. Essa visibilidade pode evoluir para associar a sua imagem à uma autoridade no assunto. Basta usar as estratégias certas para evidenciar e mostrar ao seu público o que você é!
Da captação de clientes a fidelização de pacientes
Importante saber que não basta captar clientes. Portanto, é fundamental fidelizar essa clientela em pacientes felizes, que irão voltar. O primeiro passo para isso é prestar um bom atendimento.
O bom atendimento começa na hora de marcar a consulta, passa pela recepção, pelo serviço prestado em si e pelo pós-atendimento. Todas estas etapas são importantes. Não existe uma mais importante do que outra e sabe por que?
Porque uma simples falha em qualquer uma destas etapas põe tudo a perder. E lá se vai embora o seu paciente…. Outro ponto importante é entregar o que se vende! No caso do dentista é ter profundo conhecimento do serviço ofertado e fazê-lo com excelência.
Algumas atitudes, quando observadas, ajudam a construir um ótimo relacionamento entre o seu paciente e você. Tais como: Responder de forma rápida a mensagens enviadas nas redes sociais, entrar em contato após o atendimento para saber se está tudo bem, enviar lembretes lembrando das consultas, dentre outras.
Como você pode ver, há várias formas de fazer a captação de clientes para uma clínica odontológica. Invista nisso e trilhe um caminho de sucesso!