Dentes tortos e desalinhados ninguém quer. Usar aparelho também não. A solução é o aparelho invisível: Invisalign. Graças ao seu design e tecnologia patenteada SmartTrack aplicada ao material, proporciona mais conforto ao tratamento em comparação com os alinhadores padrão. Este post é dedicado a tirar todas as suas dúvidas sobre o famoso Invisalign.
O que você vai encontrar por aqui:
- O que é Invisalign
- Como funciona
- Para quem é indicado
- O que não fazer durante o tratamento
- Duração do tratamento
- Vantagens e benefícios do Invisalign
- Quanto custa o tratamento com alinhadores transparentes
O que você vai conferir!
O que é o Invisalign
São alinhadores transparentes que ficam praticamente invisíveis ao olhar do outro. Eles são removíveis, ou seja, podem ser facilmente retirados para realizar refeições, beber, praticar esportes, tocar um instrumento, ir a ocasiões especiais e para fazer a higienização bucal, como passar o fio dental. Quem já usou outro tipo de aparelho sabe o sofrimento que é passar fio dental e higienizar bem a boca usando aparelho fixo.
Como é o tratamento
Para o tratamento, são usados vários alinhadores transparentes, de ótimo ajuste e removíveis. São eles os responsáveis pela correção dos dentes. Para isso, um ortodontista cria um plano de tratamento, digital e exclusivo, o qual descreve com exatidão os movimentos dos dentes.
Só então, os alinhadores são projetados, sob medida, a fim de aplicar a quantidade certa de pressão no local exato. Todo o processo é acompanhado pelo ortodontista, que é quem monitora o progresso até que os alinhadores se encaixem corretamente.
Um novo sorriso, passo a passo
Os alinhadores devem ser usados de 20 horas a 22 horas por dia. A cada uma ou duas semanas, a depender da indicação do ortodontista, o conjunto de alinhadores é trocado por um novo. Esses alinhadores deslocam os dentes gradativamente, de acordo com o plano desenhado para cada pessoa.
Porque Invisalign é tão bom
O grande diferencial está no recorte dos alinhadores, que tem por base a linha da gengiva. Essa é uma das características do Invisalign para garantir boa aparência e conforto. Aliás, toda a tecnologia aplicada ao Invisalign, que o faz o alinhador transparente mais avançado do mundo, tem o reconhecimento de mais de 9 milhões de pessoas no mundo.
Quem pode usar Invisalign
O tratamento com Invisalign é para todos: adultos e adolescentes. Mas, sobretudo, para aqueles que buscam remodelar o sorriso de forma discreta. Neste caso, de forma praticamente invisível! Quase todos os problemas podem ser tratados com o Invisalign. Mordidas cruzadas, dentes tortos, diastema….
Indivíduos com facetas ou coroas devem procurar um ortodontista para avaliar a possibilidade do tratamento com Invisalign. Já para pacientes com ponte sobre vários dentes, talvez o Invisalign não seja eficiente.
Uma vez que os alinhadores transparentes são usados para mover cada dente individualmente e a ponte une dois ou mais dentes, esse procedimento pode ser afetado. Portanto, mais uma vez, é importante conversar com um ortodontista para fazer esta avaliação.
Conheça os principais benefícios do Invisalign
São transparentes e praticamente invisíveis
São removíveis
Possuem alta tecnologia e sistema avançado
Proporcionam maior conforto
Possuem excelente aparência
O tratamento é digital, preciso e personalizado
O que fazer para começar a usar o Invisalign
Em primeiro lugar, é necessário falar com um ortodontista credenciado. Este profissional é quem faz todo o acompanhamento, até chegar ao sorriso ideal. Somente dentistas credenciados podem fazer o acompanhamento de um paciente Invisalign. Isso porque esse profissional, para estar apto, deve passar por um treinamento específico.
A consulta com o ortodontista
É o primeiro passo e um dos mais importantes. Nesse momento, o ortodontista se informará acerca do histórico dentário do paciente, sanará dúvidas e discutirá os objetivos do alinhamento dos dentes, além de analisar o sorriso para determinar necessidades pontuais.
Antes de começar o tratamento com o Invisalign, entretanto, é muito provável que seja necessário que se faça um exame odontológico e a limpeza dos dentes em consultório, para garantir gengivas e dentes saudáveis para receber os alinhadores.
Duração do tratamento
Outra questão que é abordada durante a primeira consulta com um profissional é o tempo de tratamento com Invisalign. Não há um tempo pré-determinado padrão. Essa duração depende de alguns fatores, os quais são analisados caso a caso.
Claro que parte do sucesso do tratamento depende exclusivamente do paciente. Quem usa adequadamente os alinhadores, de acordo com as recomendações do ortodontista, contribui para manter a expectativa de duração feita pelo profissional dentista.
Esse tempo leva em conta as necessidades de cada um, visto que os problemas apresentados pelos pacientes são diversos e exigem, também, soluções personalizadas. Contudo, é possível afirmar que o tratamento com Invisalign dura em média de 12 a 18 meses.
De que material são feitos os alinhadores Invisalign
A tecnologia da SmartTrack é exclusiva. Nenhum outro alinhador transparente é feito com o mesmo material. Por isso, o Invisalign proporciona um tratamento excepcionalmente rápido e eficaz.
Os alinhadores e a contenção Invisalign são feitos de polímeros termoplásticos de alto grau de peso molecular, selecionados para uso com base em suas propriedades e classificação de segurança.
São aprovados para uso em longo prazo em contato com o corpo humano pelo Federal Drugs Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos, cosméticos, alimentos, suplementos alimentares, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.
Materiais devidamente testados
O Invisalign foi testado em todas as suas propriedades e materiais. É comprovadamente biocompatível e aprovado em todos os requisitos regulatórios e limiares para uso humano na boca. As matérias-primas utilizadas na fabricação dos alinhadores e contenções da Invisalign não contém látex, parabenos, ftalatos, glutaraldeído, epóxi ou Bisfenol A (BPA).
O FDA classificou os alinhadores Invisalign como dispositivos odontológicos Classe II. Desenvolvido em 1997 pela Align Technology Inc., o Invisalign obteve a autorização 510 (k) necessária do FDA para vender e comercializar o tratamento em 1998.
Invisalign é aprovado no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu à Align Technology do Brasil a autorização necessária para importar e comercializar o produto no país.
Acessórios: Attachments
Em alguns casos é necessário o uso de attachments SmartForce no início ou durante o tratamento com Invisalign. Os attachments são pequenas peças feitas na mesma coloração dos dentes para lá serem anexadas.
Essas pecinhas funcionam como verdadeiros “puxadores”, somando ao trabalho dos alinhadores na pressão e na quantidade de força adequados para mover os dentes. Não são todos os pacientes que usam Invisalign que precisam de attachments. Esta necessidade é detectada pelo ortodontista após a análise inicial da boca do paciente.
Quem usa aparelho convencional pode mudar para Invisalign
Os tratamentos com aparelhos convencionais podem durar mais tempo. Além disso, exigem um maior cuidado e dedicação com a higiene. Tarefa não muito bem desempenhada por adolescentes. Por isso, o Invisalign tem sido um tratamento cada vez mais procurado.
Quem deseja experimentar os benefícios do Invisalign, mas já está usando aparelho convencional, deve procurar um ortodontista para avaliar a possibilidade de troca ou de uma combinação de tratamentos. Somente este profissional poderá avaliar qual a melhor abordagem para cada pessoa.
O que não fazer durante o tratamento
Não há restrições durante o tratamento com Invisalign. Até alimentos que devem ser evitados em tratamentos com aparelhos convencionais, como a pipoca, estão liberados durante o tratamento com o Invisalign, já que os alinhadores transparentes são removíveis.
Mas é importante lembrar que o tratamento só terá o efeito desejado se os alinhadores forem utilizados de 20 horas a 22 horas por dia. Outra observação importante diz respeito ao fumo. O uso de cigarros pode manchar os alinhadores, portanto, este hábito é desencorajado pelos profissionais durante o tratamento.
Sobre desconfortos e dores
Um desconforto inicial é que algumas pessoas podem levar alguns dias para se acostumar com os alinhadores, podendo apresentar alguma pronúncia incorreta de fonemas. A boa notícia é que este é um fenômeno passageiro, que pode aparecer em um período de adaptação, e que passa rápido.
Algumas pessoas podem sentir um desconforto temporário nos primeiros dias de uso de um novo conjunto de alinhadores. Isso se dá porque, como em qualquer tratamento de alinhamento dos dentes, seja com Invisalign seja com aparelhos convencionais, o esforço feito é para mover os dentes, por meio de pressão constante.
Essa sensação deve desaparecer com o tempo e não pode ser considerada ruim. Afinal, é sinal de que os alinhadores estão fazendo o seu trabalho.
Ainda durante o tratamento é possível apresentar uma sensação de dentes “frouxos” quando os alinhadores são retirados por qualquer motivo. Isso é totalmente normal e pode acontecer porque os alinhadores trabalham para deslocar suave e gradativamente os dentes para a posição desejada.
Cuidados imprescindíveis
O primeiro deles certamente é com a limpeza. Para manter limpos os alinhadores, basta escová-los com escova e pasta de dentes e enxaguá-los com água morna. Nunca use água quente. Ela pode deformar os alinhadores.
Para preservar a “invisibilidade” dos alinhadores é muito importante manter uma higiene correta da boca também. Restos de comida, principalmente de cores fortes e escuras, como o vermelho e o roxo (molhos, vinhos, frutas…) podem manchar os alinhadores. Sempre escove bem os dentes e lave bem a boca antes de recolocar o Invisalign.
O sucesso do tratamento
Os alinhadores transparentes Invisalign são projetados para dar uma resposta rápida, de forma confortável e precisa. Graças aos materiais e à alta tecnologia empregada em sua fabricação, o índice de eficiência e satisfação são altíssimos.
Há uma parte, entretanto, que cabe ao paciente e é de sua inteira responsabilidade: o uso adequado dos alinhadores. Usar o tempo indicado, manter a limpeza e a higiene e informar quaisquer intercorrências ao ortodontista, tais como a quebra de um alinhador ou a descontinuidade do uso dos alinhadores por algum motivo.
No caso de quebra ou perda de algum alinhador, deve-se informar o ortodontista para que ele providencie uma alternativa temporária e garanta que o plano de tratamento não seja interrompido. Ele pode usar um conjunto anterior de alinhadores, por exemplo, até que substitutos sejam providenciados.
Se deixar de usar os alinhadores por algum motivo também é importante que o ortodontista seja avisado. Se o tempo sem alinhadores for por um período longo, os alinhadores poderão não se encaixar mais e o paciente sentir desconforto.
Quanto custa o tratamento com Invisalign
O valor dependerá das necessidades de cada pessoal e do tipo de correção a ser feita, uma vez que umas são mais complexas que outras e demandam um pouco mais de tempo. Por isso, cada caso deve ser avaliado por um ortodontista que é quem poderá informar o valor do tratamento com Invisalign.