Fio dental de água é mesmo uma boa opção para higienizar dentes e gengiva?

fio dental de água

23/02/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Se você está entre as pessoas que apresentam resistência ou algum tipo de dificuldade para utilizar o fio dental, conforme o recomendado, o fio dental de água pode ser uma alternativa para você.

Cada vez mais pessoas têm aderido a este aparelho por conta da praticidade, conforto e agilidade na remoção de restos de comida da boca e, consequentemente, na eliminação da placa bacteriana.

Muitos já até ouviram falar deste recurso, mas ficam se perguntando se vale mesmo o investimento. Nesse artigo, você irá conferir todos os detalhes sobre o fio dental de água, inclusive sobre seu funcionamento.

Veja o que será abordado sobre o assunto:

O que é o fio dental de água?

A importância da higienização bucal

O papel do fio dental de água na higienização bucal

Quem pode usar o irrigador dental

Os tipos de fio dental de água

Para que servem os diferentes bicos que acompanham o irrigador oral

Os cuidados na hora da utilização

A forma correta de usar o fio dental de água

Quanto custa e onde comprar

O irrigador dental substitui o uso do fio dental?

O que é o fio dental de água?

fio dental de água

Fio dental de água realiza a limpeza entre os dentes e abaixo da linha da gengiva por meio de jatos pulsativos de água

O fio dental de água, também conhecido como irrigador oral ou irrigador dental, é uma solução tecnológica que vem ganhando força no mercado.

Conforme uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Odontologia ao Datafolha, apenas 57% da população brasileira usa fio dental.

Isso significa que 43% da população, quase a metade, não utiliza esta importante ferramenta. Seja por falta de conhecimento, hábito, tempo ou até mesmo dificuldade de manuseio.

O fio dental de água surgiu com a proposta de melhorar esse cenário. Isso porque trata-se de um método de fácil utilização que oferece mais conforto, simplicidade e agilidade na hora de eliminar a placa bacteriana.

Com ele, a limpeza entre os dentes e abaixo da linha da gengiva é realizada por meio de jatos pulsativos de água que têm justamente a ação de um fio dental de água, por isso este nome.

A importância da higienização bucal

Antes de abordarmos todos os detalhes sobre o fio dental de água, é importante destacar a importância da higienização bucal.

Quando nos alimentamos, é natural que restos de comida permaneçam entre os nossos dentes.

O problema é que, quando não realizamos uma limpeza eficaz, esses resíduos servem de combustível para as bactérias que vivem na nossa cavidade bucal.

Além de aumentar a produção de ácidos e toxinas, esses microrganismos acabam se proliferando e aderindo aos elementos dentários.

É assim que surge o acúmulo de placa bacteriana, também conhecido como biofilme dental, na superfície dentária.

Uma das principais formas de remover essa placa é por meio da escovação e do uso do fio dental, de forma correta.

Por outro lado, quando não tratada, a placa endurece e evolui para o tártaro. O que pode ocasionar cáries, que apresentam os mais diversos sintomas. E doenças periodontais, que podem levar à perda dos dentes.

Cuidar da saúde bucal é a melhor maneira de conservar o sorriso

O papel do fio dental de água na higienização bucal

O fio dental de água promete justamente uma remoção profunda dessas bactérias que insistem em se manter entre nossos dentes e sob nossa gengiva e causar tantos males à nossa saúde bucal.

Isso porque os jatos de água conseguem alcançar e limpar as áreas que muitas vezes a escova dental não consegue ter acesso, como a região entre os dentes.

O mesmo acontece com o fio dental. Algumas pessoas têm dificuldades de utilizá-lo nos dentes posteriores, por exemplo, e acabam fazendo essa limpeza apenas nos dentes da frente.

O que mais chama atenção é que o aparelho funciona de forma muito simples e prática, conforme mencionado anteriormente.

Os restos de alimentos são eliminados por meio de jatos pulsativos de água, que são expelidos em várias intensidades.

Como grande parte da população brasileira não tem o hábito de passar o fio dental tradicional, pelos mais diferentes motivos, o fio dental de água acaba sendo uma opção com maior possibilidade de adesão.

Quem pode usar o irrigador dental

Agora que você conhece as vantagens do fio dental de água, possivelmente deve estar se perguntando se também pode utilizá-lo.

A resposta é sim. Praticamente qualquer pessoa que busca ajuda na higienização dos dentes e da gengiva pode aderir ao uso do irrigador dental.

Em contrapartida, ele é mais utilizado por pacientes em tratamento ortodôntico, que acabam levando mais tempo para passar o fio dental por conta dos bráquetes e dos fios do aparelho. E, por isso, acabam relaxando na higienização.

Aparelho fixo metálico: O que saber antes de usar

Inclusive por quem usa o aparelho de contenção, sobretudo o fixo, e acaba tendo dificuldade com a higienização da superfície inferior dos dentes debaixo.

Também é um grande aliado de pacientes com implantes, próteses e pontes fixas, que têm dentes desalinhados ou até mesmo problemas na coordenação motora.

Mas você pode consultar seu profissional dentista para saber se o fio dental de água é uma boa opção para você. E já aproveitar para pegar todas as orientações sobre seu uso correto.

Os tipos de fio dental de água

fio dental de água portátil

O modelo portátil é uma boa opção para quem tem banheiros pequenos

Via de regra, o irrigador oral costuma ser comercializado em duas versões: uma portátil e outra mais completa.

A versão portátil é um aparelho sem fio que funciona a base de pilha ou por meio de bateria recarregável.

É uma boa opção para quem tem banheiro pequeno ou deseja carregar o fio dental de água na bolsa, em viagens e até mesmo utilizá-lo na hora do banho.

Geralmente, esse modelo conta com duas intensidades de jato d’água e acompanha entre dois a quatro bicos.

Já a versão completa é uma alternativa para compartilhar com os outros membros da família.

Trata-se de um modelo elétrico, que possui um reservatório de água maior, com capacidade que varia de 600ml a 1litro.

Nesse caso, a intensidade do jato de água costuma apresentar até 10 níveis de pressão e acompanhar mais opções de bico.

Também há opções com tampa para armazenar os bicos que acompanham o aparelho, temporizador, opções de branqueamento e massagem e muitas outras funcionalidades.

Para que servem os diferentes bicos que acompanham o irrigador oral

Alguns modelos de irrigadores dentais acompanham ou oferecem a possibilidade de uso de diferentes tipos de bico.

A maioria vem acompanhado do bico jato clássico, que tem apenas a ponta curvada e é indicado para uso geral.

Mas existe um bico específico para quem usa aparelhos ortodônticos e dentários. Ele apresenta cerdas justas na ponta para auxiliar a limpeza dos bráquetes.

Algumas marcas também oferecem opção de bico para limpeza de gengiva, principalmente para bolsas periodontais e bifurcações.

Este tipo de bico conta com uma ponta macia de silicone para enviar os jatos de água de forma mais suave.

Há, ainda, bico para eliminar placa, que é o mais recomendado para pacientes com implantes, pontes, coroas e restaurações.

Este vem com alguns tufos de cerdas finas na ponta, que visam acessar de forma mais fácil as áreas suscetíveis ao acúmulo de placa.

O paciente também pode adquirir bicos com limpadores de língua e escovas de dentes. Normalmente os bicos devem ser trocados de três a seis meses, mas é preciso verificar a indicação do fabricante.

Os cuidados na hora da utilização

O principal cuidado que deve ser tomado na utilização do fio dental de água é em relação ao controle da pressão do jato de água.

O fato de muitos modelos apresentarem 10 diferentes níveis de intensidade, não significa que o paciente precisa utilizá-lo no último.

A força do jato deve ser personalizada conforme a sensibilidade, necessidade de limpeza e o caso de cada pessoa.

O ideal é que o aparelho seja ligado no nível mais baixo e a força seja aumentada gradativamente, para evitar desgastes e machucados em virtude do excesso de pressão.

Importante também se atentar à limpeza e troca dos bicos, para evitar o acúmulo de bactérias prejudiciais à saúde.

A forma correta de usar o fio dental de água

O profissional dentista também poderá orientar sobre a forma correta de usar o irrigador dental

É importante ligar o aparelho somente após colocar o bico na boca e manter o corpo um pouco inclinado para frente.

A boca também deve ser mantida mais fechada, para evitar de se molhar com o excesso de água que irá escorrer pela pia.

Além disso, o jato deve ser apontado em um ângulo de 90º para a região entre os dentes, na base de cada um e na linha da gengiva, com movimentos de vai e vem.

Para garantir que todos os dentes sejam limpos, uma boa opção é manter uma ordem de limpeza.

Por exemplo, começar pelos dentes posteriores da arcada superior, que estão localizados do lado esquerdo da face, e limpar dente por dente até chegar ao último do lado direito.

Quando concluída a higienização da arcada superior, repita o procedimento na parte debaixo. Sem esquecer da superfície interna dos dentes.

Quanto custa e onde comprar

Atualmente existem vários tipos de irrigadores orais no mercado. O preço vai depender muito da marca, do modelo, das funcionalidades e dos acessórios que o acompanham.

Mas, de forma geral, os modelos mais básicos costumam ser comercializados a partir de R$ 200. Por outro lado, há opções mais modernas e avançadas que podem chegar a R$ 1300.

Na internet, é possível encontrar este produto com facilidade, em diversas lojas virtuais. Tanto dos próprios fabricantes, quanto nas plataformas de e-commerce.

Mas se quiser ver o fio dental de água de perto e efetuar a compra presencialmente, basta consultar um revendedor autorizado nos sites das marcas.

Ou até mesmo se dirigir a grandes varejistas, drogarias, lojas de eletroetrônicos e informática e estabelecimentos especializados em produtos odontológicos.

O irrigador dental substitui o uso do fio dental?

Não é à toa que o irrigador oral também é conhecido como fio dental de água. Como vimos, muitas pessoas vêm aderindo ao uso deste aparelho em substituição ao tradicional fio.

Além de ser uma forma mais prática e rápida de realizar a higienização, muita gente acredita que o irrigador realiza uma limpeza mais eficiente nos dentes e na gengiva.

De um lado, estão os fabricantes de irrigadores dentais e alguns especialistas que garantem que o aparelho é sim mais eficaz do que o fio e a fita dental.

De outro, estão profissionais dentistas que defendem que o fio dental de água é apenas um complemento no processo de higienização bucal.

E, portanto, não elimina a necessidade do tradicional fio. Isso porque a limpeza mecânica, com escovação e uso de fio dental, se realizada da forma correta, é mais minuciosa.

Mas a verdade é que, por preguiça, falta de tempo ou até mesmo dificuldades motoras, muitas pessoas não fazem o uso correto do fio.

Neste caso, é melhor utilizar o fio dental de água, diariamente e da maneira certa, do que não adotar nenhuma medida para eliminação da placa bacteriana.

Você também vai gostar de ler