Cores do aparelho ortodôntico: escolha a que mais combina com você

06/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Se você acha que aparelho ortodôntico é sempre metálico, ledo engano! Pois, saiba que ele pode ser de todas as cores e até mesmo invisível. Ao contrário do que se pode pensar, saber escolher as cores do aparelho dental é importante e faz toda a diferença.

A cor carrega em si a personalidade do portador do aparelho e comunica, sem rodeios, se a pessoa é mais discreta, extrovertida ou elegante, dentre outras características.

Por isso, não é superficialidade falar de cor quando o assunto é o aparelho dental. A cor errada mudará o seu semblante, contribuindo para melhor ou para pior, e ainda passando uma mensagem equivocada sobre você.

Este artigo traz todos os pontos que você precisa entender sobre cores do aparelho ortodôntico: O efeito que cada uma proporciona, a mensagem oculta das cores e muito mais. Fica ligado até o fim e torne-se um expert no assunto.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Porque mudar as cores do aparelho dental

Um arco-íris de possibilidades

As borrachinhas: componentes de ligação e das cores

Bráquetes, fios, tubos e bandas

Jogando a seu favor: Cores que realçam o tom da sua pele

A magia das cores: Saiba quais corrigem imperfeições

De olho na tendência

A cor da discrição

As cores divertidas

Coloridos, lindos e limpos: Higiene é fundamental

cores do aprelho

Porque mudar as cores do aparelho dental

Primeiro, porque tratamentos para alinhar os dentes são, geralmente, demorados. Portanto, nada mais justo que usar as cores de aparelho disponíveis para quebrar o tédio – esse inimigo a ser combatido.

Ainda assim, é preciso fazer as coisas de acordo com o seu estilo e sua personalidade. Logo, se você é uma pessoa mais discreta deve cuidar para não ser extravagante logo na primeira vez que for escolher uma cor.

Você poderá se sentir incomodado e só poderá reverter as coisas quando voltar novamente ao consultório odontológico, na próxima manutenção.

Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho fixo metálico.

Um arco-íris de possibilidades

Claro, é legal usar e abusar da paleta de cores. Afinal, são tantas tonalidades à disposição! Mas, lembre-se de ir com calma até se sentir confortável para usar cores mais chamativas ou, digamos, diferentes do que você escolheria à princípio.

Quem gosta de discrição, adora as cores neutras, como o branco. Mas, anote esta dica: Borrachinhas brancas podem fazer com que os dentes fiquem opacos, além de mancharem com mais facilidade, ficando amarelados e, portanto, feios.

Se for para apostar em uma cor neutra, anote a dica: O coringa da vez são os elásticos transparentes. A cor preta, o verde e o marrom podem, por vezes, trazer um ar de sujeira nos dentes. Também valem ser evitados.

Coheça o aparelho invisível!

As borrachinhas: componentes de ligação e das cores

Estamos falando de cores de aparelho, mas, na verdade, você sabia que o que muda são as cores das borrachinhas? Entretanto, esses pequenos componentes não estão ali somente para trazer cor ao seu tratamento. A gente brinca com a estética, mas elas têm papel fundamental para o bom funcionamento do aparelho ortodôntico.

A função das borrachinhas é prender ou ligar o fio metálico ortodôntico aos bráquetes. Assim, elas exercem pressão no fio, auxiliando na movimentação correta dos dentes, ou seja, a que foi programada pelo dentista para alinhar o sorriso do paciente.

Bráquetes, fios, tubos e bandas

Já que citamos as borrachinhas, vamos citar outros três componentes do aparelho fixo: Os bráquetes, os fios e as bandas. Os bráquetes são as pecinhas coladas diretamente aos dentes e podem ser feitos de metal, plástico ou cerâmica, dependendo do modelo do aparelho ortodôntico escolhido pelo paciente.

Também, podem ser soldados às bandas e tem como função, basicamente, conectar o fio ortodôntico ao elemento dentário para realizar a movimentação da arcada dentária.

Assim, os bráquetes também podem ser soldados às bandas. Mas o que são as bandas? Elas são peças em formato de anel, encaixadas nos últimos dentes da boca, ou seja, nos molares. São utilizadas no dispositivo para prender a parte final do fio ortodôntico.

Com a mesma função das bandas, aparecem os tubos. Contudo, sua estrutura é colocada diretamente nos dentes, assim como ocorre com os bráquetes. Outro componente bastante importante é o fio ortodôntico.

Ele é responsável por posicionar os dentes no lugar correto, movimentando-os em várias direções a fim de que alcancem o seu local ideal na arcada dentária alinhada.

Mas, não é só isso. O fio ortodôntico também é usado para expandir o arco dentário e alinhar todos os dentes corretamente.

Jogando a seu favor: Cores que realçam o tom da sua pele

cores do aprelho

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a composição do aparelho ortodôntico, podemos voltar as cores. Sabia que as borrachinhas podem contribuir para realçar a sua cor de pele?

Existem algumas dicas para atingir esse objetivo e nós vamos compartilhar, agora, com você. Por exemplo, se você tem a pele branca, opte por cores frias. Dentre elas, o azul celeste, o rosa claro, o prata ou o lilás.

Já peles negras ou morenas devem acreditar no potencial das cores mais vibrantes ou brilhantes, tais como o turquesa, o violeta, o ouro e o azul marinho.

A magia das cores: Saiba quais corrigem imperfeições

Faz bem saber: Alguns truques são incríveis para esconder imperfeições. Um ótimo exemplo vai para os dentes amarelados. Cores da mesma tonalidade, como o amarelo, ou muito próximas, como o laranja, devem ser evitadas, pois chamarão ainda mais atenção.

Logo, para disfarçar o amarelado, o ideal é usar borrachinhas mais sóbrias e escuras que, ao criarem um contraste, farão os dentes parecerem mais brancos e menos manchados. Tudo uma questão de ilusão de óptica.

De olho na tendência

Se você é daquelas ou daqueles que curte seguir a moda, saiba que as cores de aparelho também têm suas próprias tendências. Assim como acontece com cores de roupas e dos cabelos, as borrachinhas também interagem com a moda.

O exemplo da atualidade são os tons pastéis. Essas tonalidades trazem as cores tradicionais em uma versão mais “lavada”. Portanto, vale pesar se combinam com o seu tom de pele; se vão valorizar ou prejudicar. A escolha está ao seu alcance!

Outros exemplos de cores de aparelho pensados na moda são os que trazem borrachinhas em tons neon e, também, as que brilham à noite. A dica para andar na moda com o aparelho ortodôntico é acompanhar o que acontece no mundo das roupas. Geralmente, estes dois universos andam alinhados e em total sintonia.

cores do aprelho

A cor da discrição

Como afirmamos anteriormente, a borrachinha transparente é o grande coringa da paleta de cores para aparelhos ortodônticos. Ela é perfeita para quem tem dúvidas na hora de escolher bem a cor, assim como é ideal para os mais discretos.

Também não decepciona os ousados! Afinal, quer ousadia melhor do que optar pela borrachinha “sem cor” quando você tem uma infinidade de cores para escolher?

Além do mais, as borrachinhas transparentes combinam com tudo e mancham menos que as brancas. Vale dizer, se opõem a dureza das pretas, que apesar de neutras, pesam o visual do aparelho.

Conheça os aparelhos mais discretos do mercado.

As cores divertidas

Se você é do tipo espírito livre, autoconfiante e bastante seguro de si, sua personalidade lhe dá espaço para brincar com as cores como ninguém. Abuse dessa vantagem e deixe bem distante a mesmice e o tédio metálico.

Aqui, vale até misturar as cores, colocando uma borrachinha de cada cor em cada dente. Vale apostar nas cores mais inusitadas e compor brincadeiras em duetos de cores, do tipo black and white, verde e vermelho para o Natal, as cores do time do coração e muito mais.

Brincar com as cores, revela, ainda, traços de personalidade mais joviais e, portanto, não é indicado somente para adolescentes. Mas, também, para adultos seguros de si e bem resolvidos com as suas escolhas. De fato, não é para qualquer um.

Aqui, o que vale é a criatividade, a imaginação e a liberdade de expressão! Altamente recomendável para todos, embora mais utilizado para quem não se importa muito com a opinião alheia nem com os modismos.

Coloridos, lindos e limpos: Higiene é fundamental

Não dá para falar de aparelho ortodôntico sem tocar no assunto higiene bucal. Afinal, não adianta trabalhar a cor e esquecer da limpeza. Uma coisa não combina com a outra, sem sombra de dúvidas.

Além do mais, algumas tonalidades podem manchar mais facilmente que outras, estragando todo o visual. O que mantém as borrachinhas com as cores íntegras por mais tempo é a limpeza adequada.

Como manter sempre em dia a saúde bucal com estas dicas simples. 

Portanto, capriche. Escove os dentes, use o fio dental. Faça tudo na frequência certa. Além de manter a beleza, esses procedimentos mantém a saúde da boca.

Diga-se de passagem, isso é essencial. À propósito, quem usa aparelho ortodôntico fixo tem que ter muito mais cuidado e carinho com a escovação do que quem não usa.

Você também vai gostar de ler