Consultório odontológico: Conheça nossas dicas para montar o seu!

08/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Uma das coisas mais gostosas que podemos fazer nesta vida é realizar sonhos. Montar o próprio consultório odontológico passa por aí. É a construção de uma nova etapa, um desafio a ser superado com alegria e satisfação.

Do sonho à realidade, tudo tem um começo. A construção do consultório odontológico começa no seu planejamento. Como envolve custos diversos, é preciso se organizar bem e saber escolher o melhor local para começar no caminho certo.

Neste artigo, nós trazemos todas as dicas, passo a passo, para você montar o seu consultório odontológico e começar a empreender sem medo de ser feliz, rumo ao sucesso! Se liga nas dicas e boa sorte.

Como montar seu consultório odontológico

Planejamento

O plano de negócio para o consultório odontológico

Ferramentas do planejamento

KPI no consultório odontológico

Estratégias para manter a estabilidade do negócio

Precificação

As regras do jogo

Divulgue os seus serviços

Consultório odontológico 

Como montar seu consultório odontológico

Você está pronto para empreender e montar o próprio consultório? Pense bem. Avalie com calma. Para dar esse passo importante na carreira é necessário mais do que as habilidades aprendidas na faculdade de Odontologia.

Aqui, é preciso ter o espírito empreendedor, ter noções de gestão e de liderança. Entretanto, se este é o seu sonho e você não se vê com tais habilidade, não há razões para se preocupar.

Você pode adquirir tais habilidades. Assim como estudou para ser dentista, pode estudar para ser um gestor. Melhor, pode fazer isso de forma rápida. Portanto, se montar o seu consultório é a sua meta, a primeira avaliação a ser feita é essa.

Concluindo esta etapa com sucesso, é hora de seguir para a próxima fase.

Planejamento

Ainda antes de pensar no escritório concretamente, é necessário estabelecer o seu público. A quem se destina o seu trabalho? Que nicho da sociedade será atendido no seu consultório? Qual a sua missão, valor e objetivo?

Além disso, é necessário avaliar a concorrência, afinal de contas, estamos falando de um negócio. Essa análise mostrará o quão seguro será o seu investimento ou se é necessário remodelar os seus desejos para se tornar mais plausível de sucesso.

Portanto, nesse momento, procure entender melhor sobre o seu nicho de atuação. Qual o lucro médio desses negócios, a qualidade das clínicas concorrentes, quantas estão na vizinha onde pretende se instalar, etc.

Pensar estas premissas é importante para definir aspectos tais como a localização do seu consultório, móveis, equipamentos e a decoração, por exemplo. A partir daí, dá para começar a pensar efetivamente na montagem do espaço em si. Mas, o que fazer primeiro?

Consultório odontológico

O plano de negócio para o consultório odontológico

Pensou em tudo? Transforme o planejamento em algo palpável. Coloque no papel as suas descobertas e desejos, em um plano de negócios. Assim, será possível enxergar claramente o cenário em que está inserido, o que deve fazer a curto, médio e longo prazos, dentre outros fatores.

Além disso, é por meio deste plano de negócio que é possível entender, também, o tamanho do investimento. Ou seja, quanto é necessário para fazer acontecer com o seu novo negócio e em quanto tempo você começará a ter retorno.

O plano de negócios é essencial para minimizar riscos e abrir o consultório com grandes chances de se estabelecer de forma otimizada. Logo, no menor tempo possível, sem extrapolar nos recursos que você precisa.

Em outras palavras, isso é garantia de segurança e tranquilidade para administrar e desempenhar a sua função como dentista também. Afinal, problemas, sobretudo os financeiros, estressam e tiram a paz necessária para uma boa qualidade de vida.

Mas, finalizada esta etapa, está na hora de por a mão na massa e abrir as portas!

Ferramentas do planejamento

Plano em mãos, escritório aberto, precisamos ter certeza de navegar pela melhor corrente. Portanto, estabeleça uma metodologia para avaliar o seu desempenho.

Isso é importante para garantir que seu plano corra sempre bem e também para te indicar quando é hora de reavaliar estratégias e metas. Afinal, a vida é orgânica e tudo é passível de mudar a qualquer momento.

A economia, o dia a dia, as relações comerciais e trabalhistas! Veja o exemplo que nos trouxe a pandemia do coronavírus….

Veja como o lockdown e o isolamento social impactaram todos os setores da sociedade e da economia, deixando uma lição: É preciso estar pronto para tudo.

Uma boa ferramenta para medir os parâmetros estabelecidos no seu plano de negócios, também chamados de métricas, é o Key Performance Indicator (KPI), um indicador de performance.

KPI no consultório odontológico

kpi

O KPI vai variar de negócio para negócio. Em um consultório odontológico, que é o caso que abordamos aqui, o KPI pode ser, por exemplo, o número de pacientes atendidos por dia para pagar os custos do seu estabelecimento.

Ou seja, calcula-se o gasto total mais o lucro almejado. A somatória deve ser dividida pelo valor médio da sua consulta. Assim, você terá o número mínimo de pacientes que deve atender ao mês para atingir a soma. Menos disso, já sabe, é prejuízo.

O KPI também te ajuda a fazer projeções. Por exemplo, poderá estabelecer metas para dobrar o seu rendimento ao final de um determinado período. A partir daí, é possível rever estratégias de marketing e investimentos necessários também, a fim de atingir a meta.

Estratégias para manter a estabilidade do negócio

Não podemos correr riscos de deixar o negócio afundar. Por isso, é necessário ter bem clara a carta de serviços oferecidos. O segredo, entretanto, está em diversificar as modalidades de atendimento.

Vejamos um exemplo. A odontologia estética está em alta no momento e pode ter sido definida como estratégica dentro do seu planejamento e público-alvo. Mas, é preciso diversificar as modalidades. Talvez criar parcerias para oferecer tratamentos de canal ou ortodontia, por exemplo.

Se uma área escorrega, a outra mantém a estabilidade e fluxo de receita.  Aliás, essa estratégia não é só uma forma de agregar segurança. Também, é um jeito de ampliar a clientela. A tendência é que os pacientes procurem resolver seus problemas bucais todos em um mesmo lugar. Se os serviços são complementares, todos acabam ganhando: pacientes e parceiros.

Precificação

precificação

 

Um outro ponto bem importante é saber dar preço ao serviço oferecido. Você pode até ter uma noção, mas é necessário avaliar os concorrentes, o mercado, levar em conta os seus equipamentos, seu público e suas especializações.

Há várias formas de precificar. Em um determinado patamar, por exemplo, a sua hora poderá ser calculada a partir do seu histórico, independente, do que é praticado pela concorrência. Isso tem a ver em se tornar uma referência ou ter um conhecimento e/ ou uma técnica únicos.

Vamos trazer um exemplo da medicina aqui. Quem nunca ouviu falar no cirurgião plástico Ivo Pitanguy? Ele era uma celebridade dentro e fora do país. Atendia estrelas de Hollywood.

O seu valor de mercado não está mais dentro de uma categoria de parâmetro de mercado. Ele era a marca. O seu tempo era concorrido, logo, o seu tempo valia mais do que o dos outros.

Aliás, essa pode ser uma meta a ser estabelecida a longo prazo no seu planejamento.  Portanto, saiba o que quer e tenha meta, foco e persistência.

As regras do jogo

Tributos, taxas, o que pode e o que não pode. O dentista é regido pelas leis federais e pela regulamentação do Conselho Federal de Odontologia. É imprescindível fazer tudo conforme manda o figurino.

Por isso, atente-se às normas, regras e legislações. Não fazer as coisas conforme as regras pode custar muito caro, não somente para o bolso, mas para reputação. O preço pode ser alto se pensarmos em multas e punições legais. Mas pode ser exorbitante se o que está em jogo é credibilidade, confiança, segurança e reputação.

Os pacientes querem profissionais qualificados, com alto nível de excelência e em quem podem confiar totalmente. Uma mancha na imagem pode gerar decepções e a perda da confiabilidade e, consequentemente, da clientela.

Tudo sobre marketing digital para dentistas. 

Mais: Dentista pode postar antes e depois?

Divulgue os seus serviços

publicidade

É verdade que um serviço bem feito gerará uma divulgação. Mas não se esqueça que as redes sociais são o novo boca a boca.

O seu cliente estará lá e você também deve estar. Contudo, há uma série de regras para que isso seja feito da forma correta. O Conselho Federal de Odontologia tem resoluções e um Código de Ética que dá todos os direcionamentos.

Portanto, é imprescindível ler e conhecer bem os principais tópicos destas normas. A par do jeito certo de fazer as coisas, é necessário investir uma verba em comunicação e marketing.

Inclusive, porque o marketing é relevante para a captação de novos captar clientes e para diminuir a evasão dos pacientes que já realizam acompanhamentos em seu consultório.

Para isso, ele deve ter duas principais características: conferir autoridade e confiança à sua personalidade, e ter alta capilaridade — atingindo um maior número de pessoas.

O marketing feito pela internet é chamado de marketing digital e é atualmente uma das principais ferramentas de publicidade e fidelização de clientela. Também é uma ferramenta fundamental para quem quer criar autoridade, assim como no exemplo que demos de Ivo Pitanguy.

Para investir em marketing digital, o primeiro passo é ter um site. Nele, deve aparecer informações básicas sobre os profissionais da clínica, a localização, telefone e outras formas de contato, assim como os serviços oferecidos.

Para conferir ainda mais valor ao serviço, muitos dentistas utilizam a abordagem do marketing de conteúdo: utilizando os blogs, eles criam soluções práticas para o cotidiano dos pacientes e estruturam uma estratégia de marketing para aumentar o número de pacientes.

Engana-se quem pensa que é caro investir em marketing. O investimento pode ser feito de acordo com a situação de cada um e pode ser bem pequeno de início.

 

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