Como o rejuvenescimento de pescoço pode ser feito no consultório odontológico?

rejuvenescimento de pescoço

05/04/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Do que adianta investir em vários procedimentos estéticos para se ter um rosto com aparência lisa e jovial, se o pescoço não mantiver o mesmo aspecto?

O que muitos não sabem é que existem tratamentos específicos para rejuvenescimento de pescoço.  E que, inclusive, alguns deles podem ser feitos no próprio consultório odontológico.

Neste artigo, além de entender como o aspecto enrugado e envelhecido da pele do pescoço costuma incomodar as pessoas, você irá descobrir as principais causas e formas de prevenção.

Também serão abordadas algumas opções de tratamento para recuperar a firmeza e beleza da pele do pescoço. Boa leitura!

Por que investir no rejuvenescimento de pescoço?

Como funciona o processo natural de envelhecimento

Fatores externos que comprometem o rejuvenescimento de pescoço

Prevenindo o envelhecimento da pele do pescoço

Harmonização orofacial é especialidade odontológica

Em busca do rejuvenescimento de pescoço

Rejuvenescimento de pescoço no consultório do dentista

-Lipo Enzimática de Papada

-Lifting com fios

-Bichectomia

Por que investir no rejuvenescimento de pescoço?

rejuvenescimento de pescoço

Procedimentos podem ajudar a suavizar rugas, sulcos, manchas e flacidez e contribuir com o rejuvenescimento de pescoço

Você já ouviu aquela famosa expressão de que o pescoço entrega a idade? Isso se dá, principalmente, pelo fato dessa região envelhecer mais rápido.

Além de possuir uma pele mais fina e sensível do que muitas outras partes do corpo, o pescoço acaba sendo muitas vezes esquecido nos cuidados diários.

Com isso, surgem sinais de rugas, sulcos, manchas e flacidez. E como trata-se de uma área com grande exposição, o aspecto enrugado tende a gerar bastante incômodo e insatisfação.

Apesar de ser mais comum vermos pessoas investindo em tratamentos estéticos faciais, também existem diferentes procedimentos de rejuvenescimento de pescoço.

Até porque rosto rejuvenescido não combina com pescoço envelhecido, não é mesmo? E essas alternativas visam justamente eliminar esse contraste e melhorar a aparência.

No decorrer deste artigo, iremos falar um pouco mais sobre algumas opções, mas antes disso, vamos entender o que causa o envelhecimento e como preveni-lo.

Como funciona o processo natural de envelhecimento

Todos nós sabemos que o envelhecimento é um processo natural, que acontece com o passar dos anos.

Mas, como já mencionado anteriormente, em algumas partes do nosso corpo isso pode acontecer de forma mais rápida ou nítida.

É o caso do pescoço, cuja pele é mais delicada, fina e exposta, o que acaba deixando-a mais vulnerável.

Além disso, com o avançar da idade, a tendência é que os músculos e a pele fiquem mais flácidos, o que acaba contribuindo para o aspecto enrugado.

No pescoço, especificamente, existe um músculo que contorna toda parte lateral, que leva o nome de platisma.

Com o passar do tempo, ele acaba ficando mais flácido, o que contribui diretamente para a formação de rugas centrais.

Fatores externos que comprometem o rejuvenescimento de pescoço

Mas, além do processo natural, vários outros fatores também podem contribuir com o envelhecimento, inclusive precoce, da pele do pescoço.

Como, por exemplo, a falta de cuidados diários com essa área, que também precisa de hidratação e proteção.

A exposição excessiva ao sol, principalmente sem proteção adequada, assim como a poluição, prejudica diretamente nossa pele.

Outro problema moderno que acelera o envelhecimento e compromete a elasticidade da pele é o uso excessivo de smartphones.

Isso porque, ao passarmos muitas horas com a cabeça baixa olhando para o celular, a chance da papada e das rugas horizontais aparecerem é aumentada.

A questão é tão séria que já tem até nome: Tech Neck ou Síndrome do Pescoço Tecnológico.

Prevenindo o envelhecimento da pele do pescoço

rejuvenescimento de pescoço

Cuidados diários com a pele, inclusive do pescoço, podem ajudar a prevenir o surgimento de rugas e a perda da vitalidade

É importante destacar, em primeiro lugar, que os cuidados diários com a pele não devem se restringir ao rosto.

Apesar de muitas vezes cair no esquecimento, o pescoço também requer limpeza, hidratação e proteção.

Além disso, por mais que o envelhecimento seja um processo natural, medidas simples, adotadas no tempo certo, podem ajudar a prevenir o surgimento de rugas e a perda da vitalidade.

Como, por exemplo, o uso de creme antissinais e clareadores. E não é preciso esperar os 45 anos de idade, quando a pele tende a perder a elasticidade e a ficar mais ressecada, para adotá-los não.

Algumas marcas já oferecem opções para a faixa etária dos 30 anos, quando a pele já começa a ficar marcada por sinais de cansaço e as primeiras rugas e linhas de expressão surgem.

Além de outros dermocosméticos de limpeza, hidratação e tratamento, indicados para cada tipo de pele ou necessidade.

O uso diário do protetor solar também é fundamental, inclusive para ficar dentro de casa, em dias nublados e chuvosos.

Importante ainda alinhar a postura e segurar os aparelhos eletrônicos na altura dos ombros, para evitar que a cabeça fique baixa e favoreça o acúmulo de gordura.

Bem como investir em exercícios diários de alongamento e até mesmo em automassagens.

Harmonização orofacial é especialidade odontológica

Muita gente ainda não entende a relação entre os tratamentos estéticos e a odontologia. Mas a verdade é que em 2019 a harmonização orofacial passou a ser reconhecida como especialidade odontológica.

A resolução nº 198/2019, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), define a harmonização orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.

Conforme o documento, entre as áreas de competência do cirurgião-dentista especialista em Harmonização Orofacial, estão:

  • Uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e agregados leucoplaquetários autólogos
  • Realização da intradermoterapia e do uso de biomateriais indutores percutâneos de colágeno com o objetivo de harmonizar os terços superior, médio e inferior da face.
  • Realização de procedimentos biofotônicos e/ou laserterapia
  • Tratamento de lipoplastia facial, através de técnicas químicas, físicas ou mecânicas na região orofacial
  • Técnica cirúrgica de remoção do corpo adiposo de Bichat (técnica de Bichectomia)
  • Técnicas cirúrgicas para a correção dos lábios (liplifting)

Isso tanto na região orofacial, quanto em estruturas anexas e afins. Para isso, os profissionais devem passar por cursos de especialização na área, com carga horária mínima de 500 horas.

Destas, ao menos 50 horas devem abranger disciplinas de anatomia de cabeça e pescoço, histofisiologia, anatomia da pele (epiderme, derme e tecido subcutâneo), farmacologia e farmacoterapia.

Em busca do rejuvenescimento de pescoço

Apesar de o envelhecimento ser um processo natural, isso não significa que ele não tenha solução.

Caso você não esteja satisfeito com a aparência do seu pescoço, vale a pena aproveitar a consulta de rotina com o profissional dentista para conversar a respeito.

Sobretudo se ele atuar com harmonização orofacial. Mas, se não, vale a pena procurar um especialista nessa área para matar dois coelhos de uma cajadada.

Além de escutar as queixas do paciente, ele irá fazer uma avaliação completa da pele do colo e do pescoço.

E, desta forma, indicar qual procedimento pode ser realizado no consultório odontológico para recuperar a firmeza e beleza da pele do pescoço.

Ou, ainda, se há a necessidade de realizar um tratamento multidisciplinar, com atuação conjunta de outros profissionais.

Rejuvenescimento de pescoço no consultório do dentista

rejuvenescimento de pescoço

Procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista, principalmente especialista em harmonização orofacial, podem ajudar no rejuvenescimento de pescoço

Conforme já mencionado, existem alguns procedimentos feitos pelo profissional dentista que podem contribuir direta e indiretamente com o rejuvenescimento de pescoço. Confira alguns deles:

-Lipo Enzimática de Papada

A flacidez da pele também pode contribuir com o acúmulo de gordura e, assim, ocasionar a temida papada ou queixo duplo.

E este procedimento visa justamente reduzir o contorno, melhorar o aspecto da parte inferior do rosto e contribuir com o rejuvenescimento da face.

Isso por meio de micro injeções subcutâneas de ácido deoxicólico a 1%, que quebram as células de gordura ao redor do pescoço e ajudam o corpo a absorver a gordura subcutânea da maxila.

Mas é importante destacar que existem algumas contraindicações e cuidados a serem tomados.

-Lifting com fios

O tratamento com fios de sustentação também pode ser feito pelo profissional dentista para tratar a flacidez facial, inclusive de pescoço.

Realizado de forma rápida e minimamente invasiva, o procedimento consiste na inserção de fios absorvíveis entre a pele e a camada de gordura subcutânea.

Feitos de ácido polilático, esses fios também ajudam a estimular a produção gradativa de colágeno. O que contribui para uma melhor firmeza, volume e elasticidade da pele.

Além disso, possibilita o reposicionamento e definição dos contornos faciais, como do pescoço. Assim como a suavização dos sulcos e rugas, o rejuvenescimento da área e um melhor aspecto do pescoço.

-Bichectomia

Outra técnica que integra o hall de procedimentos da harmonização orofacial é a bichectomia.

Este tratamento visa melhorar o formato facial, ao diminuir a projeção das bochechas e suavizar sua aparência arredondada.

Isso por meio da remoção da bola de Bichat, um tecido gorduroso localizado na região das bochechas, entre as maçãs do rosto e a mandíbula.

Consequentemente, isso ajuda a minimizar a flacidez e diminuir a papada. E ainda em um melhor contorno cervical e mais firmeza à região do pescoço.

Além disso, após sua realização, o rosto acaba ficando mais fino, com uma aparência mais alongada e maçãs mais marcadas, o que diretamente contribui com o rejuvenescimento de pescoço.

Você também vai gostar de ler