Alinhadores transparentes: Solução sob medida

alinhadores transparentes

05/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

alinhadores transparentes

Além de discretos, os alinhadores transparentes dentários são o suprassumo do que há de mais tecnológico e contemporâneo em tratamento ortodôntico.

Para começar, são feitos sob medida, em um grau máximo de personalização em se tratando de aparelhos dentários. Em segundo lugar, são praticamente invisíveis.

Estas duas características colocam os alinhadores transparentes em primeiro lugar da categoria sonho de consumo de quem precisa usar aparelho nos dentes.

Mas, é bom saber: Todo avanço tecnológico emprega muito dinheiro no desenvolvimento de soluções inteligentes que transformam sonho em realidade. Por isso, não costumam ser opções baratas.

Contudo, seu custo x benefício merece ser avaliado com carinho. Os alinhadores, graças ao alto padrão de personalização, garantem resultados rápidos, são confortáveis e geram uma gama de benefícios.

Entenda mais sobre eles!

O que são os alinhadores transparentes?

Como os alinhadores transparentes são projetados?

Durante o tratamento

Como agem sobre os dentes?

Os alinhadores transparentes podem ser usados por todos?

Questão de tecnologia

Restrições

O uso desse artefato dentário dói?

Como garantir a durabilidade dos alinhadores transparentes

A chave do sucesso

O que são os alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes dentários são dispositivos que ficam praticamente invisíveis ao olhar do outro. Além disso, estes artefatos, responsáveis por alinhar os dentes, são removíveis.

Ou seja, podem ser facilmente retirados para realização de algumas tarefas. Dentre elas, se alimentar, beber, praticar esportes, tocar um instrumento, ir a ocasiões especiais e, muito importante, para fazer a higienização bucal.

Esses alinhadores, projetados sob medida para cada paciente, possuem ótimo ajuste, consequentemente. Na prática, isto significa eficácia no tratamento, rapidez e muito conforto.

O grande diferencial dos alinhadores está no seu recorte, que tem por base a linha da gengiva. Essa é uma das características que garante a boa aparência do apetrecho e o conforto do paciente.

Conheça as principais diferenças entre os alinhadores transparentes e outros tipos de aparelho ortodôntico.

Como os alinhadores transparentes são projetados?

Para poder fazer uso dos alinhadores transparentes é necessário, obviamente, agendar uma visita como ortodontista primeiro. Esse profissional irá fazer uma análise clínica da boca do paciente, levantar o seu histórico e também solicitar alguns exames complementares.

Somente depois disso, o profissional irá criar um plano de tratamento digital e exclusivo, o qual irá descrever com exatidão os movimentos dos dentes.

Feito o planejamento digital, o qual é acompanhado de perto pelo paciente, os alinhadores são, então, projetados! Por serem feitos sob medida podem aplicar a quantidade certa de pressão nos locais exatos.

Como se vê, tudo é minuciosamente planejado e nenhum esforço é desperdiçado. Uma vez que os alinhadores são individuais, também exigem visitas mais constantes ao dentista, diferentemente do que é feito com quem faz tratamento com aparelhos mais tradicionais, como o fixo.

Isso acontece para os ajustes serem revistos com maior frequência. Logo, o tempo total do tratamento também fica reduzido, proporcionando que se realize o sonho de ter um sorriso alinhado mais rápido também.

Durante o tratamento

Apesar de não ter um tempo pré-definido, é possível dizer que o tratamento com alinhadores transparentes dura, em média, de 12 a 18 meses. O tempo exato será previsto pelo dentista, uma vez que cada paciente apresenta uma necessidade e um histórico singular.

É bom dizer que o sucesso do tratamento depende exclusivamente do paciente. Quem usa adequadamente os alinhadores, de acordo com as recomendações do ortodontista, contribui para manter a expectativa de duração feita pelo profissional dentista.

Sendo assim, os alinhadores devem ser usados de 20 horas a 22 horas por dia. A cada uma ou duas semanas, a depender da indicação do ortodontista, o conjunto de alinhadores deve ser trocado por um novo.

alinhadores transparentes

Como agem sobre os dentes?

Talvez a melhor pergunta fosse: Por que os alinhadores transparentes dentários são tão bons e eficientes? Bem, já dissemos que são praticamente invisíveis, removíveis, confortáveis e de excelente aparência.

Essa série de características coloca os alinhadores transparentes em um alta patamar para dez entre dez pacientes que buscam tratamento ortodôntico. Mas as vantagens vão além dessas características.

Também estão presentes em como funcionam e o que e como fazem para proporcionar os resultados almejados. Pois bem, podemos acrescentar à lista de benefícios sua alta tecnologia e avançado sistema. Além disso, o tratamento digital, preciso e personalizado.

Esses benefícios estão diretamente relacionados com a forma como agem esses alinhadores. Sua alta tecnologia proporciona um deslocamento gradativo dos dentes, de acordo com o plano desenhado para cada paciente.

Dentre os problemas que podem corrigir estão as mordidas cruzadas, o diastema e os dentes tortos e desalinhados, dentre outros.

Os alinhadores transparentes podem ser usados por todos?

Estes aparatos são indicados para todos, adultos e adolescentes. Entretanto, cabe lembrar que, por serem removíveis, requerem responsabilidade com o tempo de uso.

Há alguns casos que devem ser avaliados. Indivíduos com facetas ou coroas devem procurar um ortodontista para avaliar a possibilidade do tratamento.

Também, para pacientes com ponte sobre vários dentes, talvez os alinhadores não sejam indicados. Uma vez que os alinhadores transparentes são usados para mover cada dente individualmente e a ponte une dois ou mais dentes, esse procedimento poderá ser afetado.

Portanto, é muito importante conversar com um ortodontista para fazer esta avaliação.

Conheça outros modelos de aparelhos discretos, ideais para adultos.

Questão de tecnologia

Geralmente, este tipo de aparelho dentário é produzido a partir de acetato transparente. Algumas marcas do mercado, contudo, apresentam composição exclusiva.

Os alinhadores e a contenção Invisalign, por exemplo, são feitos de polímeros termoplásticos de alto grau de peso molecular, selecionados para uso com base em suas propriedades e classificação de segurança.

Sua composição é aprovada para uso em longo prazo em contato com o corpo humano pelo Federal Drugs Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos, cosméticos, alimentos, suplementos alimentares, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.

O Invisalign foi testado em todas as suas propriedades e materiais. É comprovadamente biocompatível e aprovado em todos os requisitos regulatórios e limiares para uso humano na boca. As matérias-primas utilizadas na fabricação dos alinhadores e contenções da Invisalign não contém látex, parabenos, ftalatos, glutaraldeído, epóxi ou Bisfenol A (BPA).

O FDA classificou os alinhadores Invisalign como dispositivos odontológicos Classe II. Desenvolvido em 1997 pela Align Technology Inc., o Invisalign obteve a autorização 510 (k) necessária do FDA para vender e comercializar o tratamento em 1998.

No Brasil, o artefato foi autorizado para importação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Saiba tudo sobre o Invisalign e as suas vantagens.

Restrições

Não há restrições durante o tratamento com os alinhadores transparentes. Até alimentos que devem ser evitados em tratamentos com aparelhos convencionais, como a pipoca, estão liberados, uma vez que os alinhadores transparentes são removíveis.

Mas é importante lembrar que o tratamento só terá o efeito desejado se os alinhadores forem utilizados de 20 horas a 22 horas por dia. Outra observação importante diz respeito ao fumo.

O uso de cigarros pode manchar os alinhadores, portanto, este hábito é desencorajado pelos profissionais durante o tratamento. Afinal, uma de suas principais características perderia o valor: a invisibilidade.

Aparelhos ortodônticos tradicionais: Endenda porque eles possam ser os certos para você. 

O uso desse artefato dentário dói?

Como todo corpo estranho na boca, poderá causar um desconforto inicial. Sendo assim, algumas pessoas podem levar alguns dias para se acostumar com os alinhadores.

Pode haver, ainda, alguma pronúncia incorreta de fonemas. A boa notícia é que este é um fenômeno passageiro, podendo ou não aparecer no período de adaptação. E mais: Passa rápido.

Como em qualquer tratamento para alinhamento dos dentes, inclusive com aparelhos convencionais, há um esforço que é feito para mover os dentes, por meio de pressão constante. Essa pressão também pode causar um certo incômodo.

Entretanto, essa sensação deve desaparecer com o tempo e não pode ser considerada ruim. Afinal, é sinal de que os alinhadores estão fazendo o seu trabalho.

Ainda durante o tratamento é possível apresentar uma sensação de dentes “frouxos” quando os alinhadores são retirados por qualquer motivo.

Isso é totalmente normal e pode acontecer porque os alinhadores trabalham para deslocar suave e gradativamente os dentes para a posição desejada.

alinhadores transparentes

Como garantir a durabilidade dos alinhadores transparentes

Um dos cuidados primordiais é a limpeza. Para manter limpos os alinhadores, basta escová-los com escova e pasta de dentes e enxaguá-los com água morna. Nunca use água quente. Ela pode deformar os alinhadores.

Para preservar a “invisibilidade” dos alinhadores é muito importante manter uma higiene correta da boca também. Restos de comida, principalmente de cores fortes e escuras, como o vermelho e o roxo (molhos, vinhos, frutas…) podem manchar os alinhadores. Sempre escove bem os dentes e lave bem a boca antes de recolocar os alinhadores.

Como cuidar da higiene bucal quando se usa aparelho.

A chave do sucesso

Os alinhadores transparentes são projetados para dar uma resposta rápida, de forma confortável e precisa. Graças aos materiais e à alta tecnologia empregada em sua fabricação, o índice de eficiência e satisfação são altíssimos.

Há uma parte, entretanto, que cabe ao paciente e é de sua inteira responsabilidade: o uso adequado dos alinhadores.

Usar o tempo indicado, manter a limpeza e a higiene e informar quaisquer intercorrências ao ortodontista.

Por exemplo: a quebra de um alinhador ou a descontinuidade do uso dos alinhadores por algum motivo. No caso de quebra ou perda de algum alinhador, o ortodontista providenciará uma alternativa temporária, garantindo que o plano de tratamento não seja interrompido.

Ele poderá usar um conjunto anterior de alinhadores, por exemplo, até que substitutos sejam providenciados. Se deixar de usar os alinhadores por algum motivo também é importante que o ortodontista seja avisado.

Se o tempo sem alinhadores for por um período longo, eles poderão não se encaixar mais e o paciente sentir desconforto.

 

 

Você também vai gostar de ler