A prótese overdenture é a opção mais barata para quem vai fazer implante total

prótese overdenture

07/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Alguns motivos podem levar à perda dentária. Doenças, traumas, acidentes, falta de higiene bucal e até mesmo o avanço da idade. É um problema chato, desgastante e que também ocasiona uma série de outros problemas, alguns deles psicológicos. Felizmente, existe solução, como a prótese overdenture.

Esse tipo de prótese é indicado para quem teve perda dentária total e precisa substituir todos os dentes. Apesar de haver outras opções de implantes e próteses, esta deve ser considerada como uma boa solução.

Este artigo traz informações acerca da prótese overdenture, tais como suas vantagens e desvantagens. Além disso, aborda os cuidados com o aparato, as contraindicações e algumas de suas características, dentre outros aspectos. Portanto, acompanhe e saiba tudo de mais importante sobre a prótese overdenture.

O que é a próstese overdenture?

Dentadura

Prótese protocolo

Prótese fixa

Para quem é indicada

Por que a prótese overdenture é mais barata do que as outras?

Mais vantagens

Desvantagens da prótese overdenture

O implante passo a passo

Cuidados

prótese overdenture

O que é a próstese overdenture?

Esta prótese, também chamada de sobredentadura, ou ainda de dentadura de encaixe, é uma prótese removível e total. Logo, é indicada para pacientes que perderam todos os dentes. Com tantos modelos no mercado, por que essa pode ser a melhor solução?

Bem, é verdade que ela apresenta vantagens em relação a outros modelos com o mesmo fim, ou seja, para quem teve perda dentária total. Tais como, a dentadura, a prótese protocolo e a prótese fixa.

A prótese overdenture se diferencia da tradicional por conta dos seus clipes, que se fixam em barras de sustentação. Sendo assim, proporciona ao paciente muito mais segurança e a certeza de que a dentadura não vai se deslocar enquanto ele fala ou come, por exemplo.

Ela é feita em porcelana ou outro material que se assemelhe aos dentes naturais. A sua colocação é realizada por meio de dois ou quatro pinos de titânio, que são inseridos na mandíbula superior ou inferior e servirão de ancoragem. Na dentadura, são colocados os pinos de encaixe.

Para entender melhor o porquê dessas vantagens, vamos compará-la com a dentadura, a prótese protocolo e a fixa.

Dentadura

A dentadura, assim, como a prótese overdenture, é indicada para quem perdeu todos os dentes. Também pode ser indicada para quem perdeu somente alguns.

Comparada à overdenture, perde em segurança e estabilidade.  Por ser fixada em barras e clipes instalados na arcada do paciente, a prótese overdenture apresenta-se mais estável e confortável para o paciente.

Além disso, no caso de pacientes idosos, a prótese overdenture promove menos cortes e dores nas gengivas.

Tudo o que você precisa saber sobre a dentadura.

Prótese protocolo

Já se formos comparar a prótese overdenture com a prótese protocolo, a diferença fica no número de implantes. A primeira requer a colocação de um número menor de pinos para sustentação em relação à segunda.

Sendo assim, o tratamento com a overdenture acaba sendo menos invasivo e mais acessível para o paciente em relação à protocolo. Mais uma vantagem desse modelo!

Prótese fixa

Neste caso, o ponto de destaque vai para a higiene. É muito mais fácil higienizar a prótese overdenture.

Logo, minimizam-se as chances de infecção e de problemas de gengiva causados, sobretudo, pela placa bacteriana.

A placa bacteriana é formada pelo acúmulo de restos de alimentos que se acumulam entre a prótese e a gengiva.

O que você precisa saber sobre a prótese fixa.

Conheça também a prótese parcial.

Para quem é indicada

prótese overdenture

 

Como já foi falado, é indicada para quem teve perda total dos dentes. Mas, também, recomenda-se seu uso por pessoas com pouca estrutura óssea, uma vez que precisa de pouco para a fixação do suporte.

Orienta-se o uso da overdenture, ainda, para pacientes com dificuldades de higienização, uma vez que é removível. Pacientes que não se adaptaram à dentadura móvel, por desconforto, machucados por conta do acrílico e/ ou por fragilização da gengiva irão encontrar na overdenture o equilíbrio certo.

Mas, atenção! Como a prótese é fixada na gengiva, é indicado que a dentadura de encaixe seja retirada quando a pessoa for dormir. Assim, a mucosa não precisa suportar a pressão o tempo todo.

Por que a prótese overdenture é mais barata do que as outras?

Principalmente, porque necessita de poucos implantes para ser instalada. Quanto maior o número de implantes, mais caro o tratamento.

Para pacientes que não podem mais usar a dentadura convencional, a prótese overdenture é o tratamento mais indicado. O mesmo é válido para quem a ponte removível deixou de ser uma boa solução.

Mais vantagens

Além de ser a mais barata em relação às demais, a prótese overdenture também traz outras vantagens. Por exemplo, pode ser que exista a necessidade de menos enxertos ósseos e gengivais.

Ela é, ainda, mais estável, o que contribui muito na hora de falar e de mastigar, aliviando, inclusive, dores mastigatórias. Outro ponto é que não provoca cortes e dores na gengiva, comuns para quem usa dentadura, por exemplo.

Sem falar, claro, da higienização. Como dito anteriormente, este tipo de prótese pode ser removido para a limpeza – um ganho e tanto! A má higiene do aparato, assim como da boca em si, é um dos fatores que mais leva às doenças periodontais e à diminuição da durabilidade da prótese.

Ela também substitui o rebordo alveolar, que é o espaço cuja função é alojar a raiz do dente. Esta é uma de suas funções mais importantes. Pois é extremamente necessário que as próteses substituam esse espaço para gerar o máximo de eficiência na sua implantação.

Se é de vantagem que estamos falando, simplicidade é tudo e, isso, a overdenture tem de sobra. Técnicas complexas geram mais ansiedade, além do fato de que as próteses tendem a exigir um cuidado maior para higienização e manuseio. No entanto, a overdenture tem a facilidade de substituir próteses e dentaduras removíveis.

Por último, mas não menos importante, está a recuperação da autoestima. É impossível falar em recuperação do sorriso sem falar de autoestima. Especialmente em pacientes mais velhos, que já convivem com a falta de dentes há mais tempo, é visível a mudança na autoconfiança.

prótese overdenture

Desvantagens da prótese overdenture

Podemos dizer que este tipo de prótese apresenta três desvantagens básicas: uma estética, outra relativa à manutenção e, por fim, uma relativa à eficiência da mastigação.

Começando desse último ponto, a prótese overdenture não é tão eficiente no quesito mastigação devido aos pontos de fixação na arcada. Ou seja, sua maior vantagem e uma de suas desvantagens têm a mesma origem: o número de implantes.

Quando comparada à prótese protocolo, por exemplo, que tem mais pontos de fixação na arcada, a prótese overdenture é considerada menos eficiente.

Outro ponto fraco deste modelo abrange a estética. A prótese overdenture, geralmente confeccionada com resinas acrílicas convencionais, pode apresentar um resultado estético inferior a outros tipos de prótese.

Sua terceira e última desvantagem diz respeito à manutenção. Neste modelo, o sistema de encaixe deve ser trocado todos os anos. O mesmo não acontece com outras próteses, como a protocolo.

Contraindicações

Até agora, conhecemos as suas vantagens, desvantagens, indicações e diferenciais em relação a outros modelos. Contudo, é necessário informar sobre as contraindicações da prótese overdenture.

Claro, antes de colocar qualquer prótese, o paciente deverá ser avaliado por um bom dentista, que irá, certamente, fazer alguns exames. Este profissional é primordial para a escolha correta do modelo que, deve levar em conta o estilo de vida e os hábitos de higiene da pessoa também. Mas, podemos adiantar, aqui, alguns casos quanto este tratamento não é recomendado.

A prótese overdenture não é recomendada para pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, do sistema nervoso central, com estomatite ou outra doença do sistema oral e ainda com tensão excessiva dos músculos da mastigação.

O implante passo a passo

O primeiro passo para começar a usar a prótese overdenture é visitar o cirurgião-dentista. Este profissional avaliará as condições da arcada dentária e solicitará exames complementares, como a radiografia.

Estes exames aliados ao clínico possibilitarão ao dentista saber os locais em que existe uma estrutura óssea para a implantação dos pinos de titânio. Estes pinos serão os responsáveis por substituir a raiz dentária.

Sendo assim, o próximo passo é fixar a prótese aos pinos de titânio e instala-la na arcada dentária. Para isso é utilizado um sistema chamado o’ring ou, ainda, barras de apreensão. Eles têm diferenças quanto ao tipo de fixação.

No primeiro caso, há o uso de pinos-fêmeas na dentadura e machos na mandíbula. Já no segundo caso, há a fixação com o sistema barras-clipes.

Cuidados

Além da higienização, que já mencionamos, outros cuidados fazem parte para manter a integridade e a durabilidade da peça. Dentre eles, está o armazenamento. A prótese, quando retirada da boca, deve sempre ser colocada em um recipiente limpo, sempre seco e asséptico.

Pede-se cuidado também com a alimentação. É preciso que haja um cuidado extra com alimentos muito duros, tais como as castanhas. Eles podem gerar danos à estrutura da prótese. Por isso, recomenda-se mastigar sempre de forma sutil e reduzir o consumo de alimentos com potencial de ruptura ou lesões à arcada dentária.

Conheça mais sobre implantes dentários e suas indicações.

Você também vai gostar de ler