Tudo que você precisa saber sobre decoração de consultório odontológico

decoração consultório odontológico

09/07/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Você já pensou em qual mensagem gostaria de passar por meio da decoração do seu consultório odontológico?

A escolha adequada de cores, revestimentos, mobiliários e objetos pode torná-lo mais moderno, aconchegante, minimalista ou até mesmo irreverente.

Ao mesmo tempo, existem alguns recursos que podem ajudar a imprimir o estilo e toque pessoal do profissional nessa decoração.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

E é justamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira algumas das questões importantes que merecem ser analisadas na hora de definir a decoração do consultório odontológico.

  • Por que a decoração do consultório odontológico é tão importante?
  • Decoração de consultório odontológico: qual é o seu estilo?
  • As cores e seus significados
  • O trabalho começa na recepção
  • Abuse da iluminação indireta e natural
  • Não abra mão do verde na decoração do consultório odontológico
  • Se puder, tenha um espaço kids
  • Atente-se às normas da Anvisa
  • Lidando com as limitações de espaço
  • Invista em quadros
  • Decoração do consultório odontológico tem que ter armário planejado

Por que a decoração do consultório odontológico é tão importante?

Para algumas pessoas, o consultório odontológico é sinônimo de nervosismo, medo, angústia e sofrimento.

Visto que muitos deixam para procurar o profissional dentista apenas quando sentem dor e precisam passar por procedimentos mais invasivos.

Odontofobia: Por que o medo do dentista e como superar essa situação

Mas a boa notícia é que a decoração do consultório odontológico pode ajudar a reverter essa má impressão.

Principalmente quando o paciente chega no local esperando encontrar um ambiente frio e hostil.

E, ao contrário, se depara com um espaço com cores, revestimentos, mobiliários e adornos cuidadosamente pensados para garantir acolhimento, conforto e bem-estar.

No entanto, os benefícios não param por aí. Afinal, alguns profissionais dentistas passam mais tempo no consultório do que na sua própria casa.

Logo, nada mais justo do que garantir um espaço aconchegante para si e sua equipe também, não é mesmo?

Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas de como causar um bom impacto visual por meio da decoração do consultório odontológico.

Decoração de consultório odontológico: qual é o seu estilo?

Mas antes de pensarmos nas questões práticas relacionadas à decoração do consultório odontológico, é preciso, em primeiro lugar, definir qual estilo melhor te representa.

Se é o clássico, que abusa, por exemplo, de tons amadeirados e itens mais sofisticados, como móveis com estofamento, obras de arte, abajures, espelhos com molduras, estátuas, etc.

Ou o clean, que prioriza leveza, praticidade e sensação de amplitude, com móveis e objetos mais funcionais e confortáveis, além de cores neutras e claras e materiais como a madeira.

Também há o estilo contemporâneo, que tende a valorizar móveis com materiais de origem natural e linhas geométricas e cores neutras ou terrosas.

Bem como uma proposta mais minimalista, que dispensa adornos e é voltada para a simplicidade, funcionalidade e organização.

Ou, por fim, um conceito mais divertido e inovador, para quem deseja sair do óbvio, com toques arrojados e inesperados na decoração.

Como, por exemplo, paredes ou móveis coloridos e espaços instagramáveis.

Independentemente da escolha, o importante é não deixar de incorporar a personalidade do profissional para dar aquele toque pessoal na hora de decorar o ambiente.

E, sobretudo, não fugir da identidade visual adotada pela clínica e pelo profissional.

Veja também: Consultório odontológico: Conheça nossas dicas para montar o seu!

As cores e seus significados

decoração consultório odontológico

O verde é um tom muito utilizado na decoração do consultório odontológico e simboliza serenidade, calma, frescor, força e cura

Muito utilizado nos ambientes de saúde, o branco passa sim a imagem de limpeza, relaxamento, luz e pureza, mas quando usado em exagero, pode deixar o local frio e sem emoção.

Entretanto, quando associado ao cinza e a tons terrosos, por exemplo, seu aspecto frio acaba sendo substituído por um toque de modernidade.

É por isso que vale a pena dedicar um tempo especial para pensar na mensagem que você quer passar por meio das cores da decoração do consultório odontológico.

Entre os tons mais usados estão o azul, que traz uma sensação de relaxamento, segurança, suavidade e harmonia; e o verde, que representa serenidade, calma, frescor, força e cura.

Por outro lado, hoje em dia já existem profissionais que investem em tons mais diferentes, como rosa, que significa sensibilidade, romantismo, delicadeza, doçura e feminilidade; e roxo ou lilás, que simbolizam espiritualidade, criatividade, exclusividade, conforto e cuidado.

Geralmente, tons quentes, como amarelo, vermelho e laranja, são deixados de fora por causarem muita agitação.

Mas se utilizados de maneira adequada, podem representar alegria, sociabilidade, originalidade, espontaneidade e energia.

Isso, claro, considerando que o branco é o tom dominante na maior parte das paredes.

E sem esquecer que as cores escolhidas devem harmonizar com a identidade visual da clínica e profissional.

O trabalho começa na recepção

Por mais que estejamos falando sobre a decoração do consultório odontológico neste artigo, é impossível não mencionar a recepção.

Afinal, o primeiro contato do paciente com a clínica ou consultório acontece por meio deste ambiente e nada mais importante do que causar uma boa impressão.

Diante disso, além de limpeza e conforto, vale a pena investir em um ambiente bonito e agradável esteticamente.

Seja dividindo o ambiente por setores, como atendimento, sala de espera, copa, banheiro e espaço kids, se for o caso.

Ou se preocupando com a proporção entre o espaço e os móveis, para deixar um espaço livre para a circulação dos pacientes.

E, inclusive, utilizando itens decorativos para compor o ambiente, como flores e plantas, vasos, quadros, esculturas, caixas, baús e mais.

Sem esquecer de reservar um espaço para livros, revistas e jornais, bem como para água, café, suco e biscoitos leves.

Abuse da iluminação indireta e natural

Luzes brancas e diretas costumam nos remeter à lembrança do ambiente hospitalar.

Por isso, para deixar a recepção da clínica com uma atmosfera mais acolhedora, uma boa opção é investir em um projeto de iluminação indireta.

Como, por exemplo, por meio de luzes de LED em tom amarelado, pendentes, luminárias de piso, cúpulas em mesas laterais, entre outros recursos.

Também vale a pena avaliar como é possível aproveitar a luz natural que entra pelas portas e janelas, sobretudo.

O que, além de economia de energia, garante uma maior sensação de vivacidade e relaxamento aos pacientes que aguardam na sala de espera.

Não abra mão do verde na decoração do consultório odontológico

decoração consultório odontológico

Decoração com verde ajuda a trazer leveza, aconchego e elegância ao ambiente

As plantas e folhagens não podem ser usadas dentro do consultório. Contudo, isso não impede que os demais ambientes da clínica sejam embelezados por elas.

Inclusive, porque a decoração com verde ajuda a trazer leveza, aconchego e elegância ao ambiente.

Seja em vasos pequenos sobre os móveis, em vasos de chão ou até mesmo por meio de uma parede verde ou jardim vertical.

Contudo, é preciso escolher opções que se desenvolvam mesmo com pouca luz, já que a iluminação natural muitas vezes é limitada.

E o preferível é optar pelas plantas naturais, já que as artificiais tendem a acumular ainda mais poeira.

Se puder, tenha um espaço kids

Também faz bem preparar um espaço especial para receber os pequenos, independentemente se o cirurgião-dentista atua como odontopediatra ou não.

Afinal, pode ser que alguns pais ou responsáveis precisem ser acompanhados pelos filhos e nada melhor do que sentir que o profissional teve esse cuidado e preocupação.

Pode ser um cantinho na recepção com paredes coloridas, móveis pequenos, brinquedos silenciosos e educativos, livros e desenhos para colorir.

Mas para quem atua especificamente com crianças, vale a pena investir em uma decoração diferenciada no consultório.

Com cores alegres e vibrantes ou pinturas nas paredes, bichinhos de pelúcia, móveis coloridos, telão para exibição de desenhos, entre outros recursos lúdicos.

Veja também: Consultório odontológico infantil: conheça os detalhes que fazem a diferença

Atente-se às normas da Anvisa

Para quem não sabe, todo projeto de arquitetura deve ser submetido à análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E, para ser aprovado, algumas normas devem ser seguidas em relação ao dimensionamento, fluxos de trabalhos, espaços de circulação, especificações de materiais, etc.

Como, por exemplo, a utilização de tintas de parede e acabamentos laváveis, rodapés arredondados e pisos antiderrapantes e sem ranhuras.

Assim como a proibição de forros removíveis, plantas naturais ou animais (a exemplo de peixes em aquários), ralos e cortinas de pano na sala de atendimento.

Lidando com as limitações de espaço

decoração consultório odontológico

Os vidros podem ajudar a otimizar o espaço dos consultórios menores

O mais comum é nos depararmos com pequenos espaços para a estruturação de consultórios odontológicos.

Além de impor algumas limitações, esses ambientes pequenos podem acabar tornando a decoração ainda mais desafiadora.

Mas existem soluções que se encaixam nos mais diferentes ambientes e orçamentos e são capazes de garantir uma sensação de amplitude e aconchego.

Como, por exemplo, cores claras em paredes e móveis, persianas longas e claras, vidros, mobílias mostrando as pernas, espelhos, entre outros.

Invista em quadros

Uma boa alternativa para melhorar o visual do ambiente e torná-lo mais agradável é investir em quadros.

O que também acaba sendo um excelente recurso para gerar descanso visual para o paciente, seja na recepção ou no consultório, e reduzir possíveis sensações de estresse e ansiedade.

Importante ter em mente que nem sempre é preciso adotar apenas temas odontológicos. Até porque, dependendo da imagem escolhida, pode acabar gerando aflição.

Os quadros podem ser mais artísticos, abstratos, coloridos ou até mesmo que estampem um pouco da personalidade do profissional, como fotografias de paisagens.

Decoração do consultório odontológico tem que ter armário planejado

Praticamente impossível falar de decoração do consultório odontológico sem mencionar os armários.

Isso porque o profissional dentista utiliza os mais diversos instrumentais e materiais nos seus atendimentos, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

EPI na Odontologia: Importante para o dentista e para o paciente

E não há lugar melhor para armazená-los e, assim, manter a limpeza e organização da sala de atendimento.

Para quem pode, o ideal é investir nos armários planejados, que são feitos sob medida, sobretudo quando o consultório não é muito grande.

Isso porque, além de aproveitar melhor o espaço disponível e garantir funcionalidade para o dia-a-dia, ainda permite customização de acabamentos, cores e texturas, dando aquele toque especial ao visual do consultório.

Viu só como a decoração do consultório odontológico demanda tempo e dedicação?

Você também vai gostar de ler