Dia Mundial do dentista

Feliz Dia do dentista odontobusca

03/10/2021 | Por: administrador

No Dia Mundial do dentista, confira os 181 anos da profissão dedicada a cuidar da saúde bucal e a devolver sorrisos

Rosto, pescoço, cavidade oral, articulações (ATM), ossos e músculos mastigatórios, nervos, tecidos e dentes. Essas são partes da cabeça que compreendem a estrutura do chamado sistema estomatognático.

Há quase dois séculos foi criada mundialmente a profissão daqueles que são responsáveis por estudar e cuidar dessas regiões da cabeça: o cirurgião-dentista.

Portanto, hoje, 03 de outubro, é a data em que se comemora mundialmente o dia daqueles que se dedicam tratar os distúrbios orofaciais e devolver as funções do sorriso. Tornando, portanto, a Odontologia uma área que busca a saúde do paciente como um todo.

Dia Mundial do dentista: Quase dois séculos de saúde bucal

Cuidados com a saúde bucal - odontobusca

No ano de 1840 foi criada na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos da América (USA), a Baltimore College of Dental Surgery, considerada a primeira escola de Odontologia do mundo.

Já no Brasil, o ensino odontológico iniciou-se em 1884, mais de quatro décadas depois, junto às faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. Com a regulamentação do exercício da profissional da Odontologia brasileira pela Lei nº 5081, do mês de agosto de 1966.

Desde então o profissional cirurgião-dentista é regido e fiscalizado pelos órgãos CFO (Conselho Federal de Odontologia), CRO (Conselho Regional de Odontologia), local onde sua atividade se encontra sob jurisdição.

O dentista recém-formado se submete ainda ao reconhecimento do diploma pelas DES (Diretoria do Ensino Superior), fiscalizado pelo SNFO (Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia) e pelos órgãos competentes da fiscalização sanitária estadual.

Todo esse processo é seguido para que haja uma maior segurança no exercício da Odontologia em território nacional.

A medicina dentária é uma ciência universal na qual o Brasil é um dos países em destaque (Rodrigues, 2015). Fonte: https://pubsaude.com.br/revista. E a harmonia estética entre os terços do rosto, incluindo o sorriso, e pescoço, são campeões da busca atual por procedimentos nos consultórios clínicos odontológicos no país.

Da mesma forma que outras profissões, os brasileiros comemoram em 25 de outubro o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que é destinada às homenagens ao Dia Nacional do Dentista.

Visite seu dentista regularmente

Nacionalmente os odontólogos recomendam que, de forma preventiva, a periodicidade das visitas ao consultório odontológico seja de duas vezes ao ano ou em comum acordo entre dentistas e seus pacientes, consideradas as especificidades de cada caso.

Então, cuide da saúde bucal, contribuindo com o seu bem-estar completo. Visite seu dentista regularmente, oriente-se com ele sobre a manutenção dos cuidados em casa, como alimentação saudável, uso de fio dental e escovação adequada.

AGENDE AGORA UMA CONSULTA com o dentista mais perto de você, de maneira online e super simples.

A OdontoBusca, o maior portal de dentistas do Brasil, é também a plataforma perfeita para a perfeita conexão paciente – dentista.

Se você é dentista, além dos nossos parabéns pela data, faça agora mesmo seu cadastro gratuito na plataforma e garanta mais visibilidade e agendamentos. CADASTRE GRATUITAMENTE

Mirlla Escobar fez mudança de sorriso com lentes de contato dentais com o cirurgião-dentista especialista em Prótese, Emerson finholdt.

Mirlla Escobar fez mudança de sorriso com lentes de contato dentais com o cirurgião-dentista especialista em Prótese, Emerson Finholdt.

Em nome do nosso presidente, Emerson Finholdt, homenageamos todos os dentistas do Brasil e do Mundo.

Fontes: CFO | PUB Saúde | Brasil escola e Calendarr

 

Você também vai gostar de ler