Limpeza dental clareia os dentes?

limpeza dental clareia os dentes

14/06/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar por aí que a limpeza dental clareia os dentes, não é mesmo?

Essa é uma questão que costuma gerar muita especulação. Em primeiro lugar porque um sorriso branco e sem manchas é o sonho de muita gente.

E, em segundo, porque seria perfeito poder garantir dentes mais brancos por meio de um procedimento de rotina e que é tão simples e com custo acessível, concorda?

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Nesse artigo, além de ter a resposta para essa pergunta, você vai entender melhor como funciona a limpeza dental.

Bem como descobrir que tipo de manchas são eliminadas no decorrer deste procedimento e como manter os efeitos do tratamento, entre outras questões.

Veja tudo que será abordado sobre o assunto:

  • Será mesmo que a limpeza dental clareia os dentes?
  • Como funciona a limpeza dental
  • Os tipos de manchas que são eliminadas na profilaxia bucal
  • As consequências da placa bacteriana e do tártaro para a saúde e estética
  • Afinal, a limpeza dental clareia os dentes ou não?
  • Por que recorrer a esse procedimento para clarear os dentes?
  • Como manter os dentes limpos e claros após a manutenção profilática
  • Limpeza dental pode ser associada a outro procedimento para dentes mais brancos

Será mesmo que a limpeza dental clareia os dentes?

É muito comum pacientes que já passaram pela profilaxia odontológica alegarem que a limpeza dental clareia os dentes.

Em contrapartida, também existem aqueles que ouvem essa história e vão cheios de expectativas para o consultório odontológico, mas saem de lá frustrados. E sabe porque isso acontece?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que este procedimento consiste em uma higienização profissional que visa, acima de tudo, prevenir doenças bucais.

Ou seja, a estética não é seu objetivo central, mas sim garantir a saúde da boca e dos dentes.

Por outro lado, é fato que os dentes saem mais limpos e com um aspecto muito melhor depois que o paciente passa por esse tipo de tratamento.

Então essa fama não é totalmente em vão. Continue lendo esse artigo para entender porque o resultado da limpeza dental pode variar de paciente para paciente.

E, principalmente, se a limpeza dental clareia os dentes ou não.

Como funciona a limpeza dental

Também conhecida como manutenção profilática ou profilaxia bucal, a limpeza dental é realizada pelo profissional dentista, no ambiente do consultório odontológico.

Apesar disso, é um procedimento relativamente simples e rápido, feito em uma única sessão que não costuma ultrapassar a duração de uma hora.

Por meio de instrumentos e materiais de uso profissional, o cirurgião-dentista inicialmente remove o tártaro por meio de uma raspagem.

Depois, aplica jatos de bicarbonato de sódio para retirar toda placa bacteriana. As superfícies dos elementos dentários também passam por uma limpeza e polimento.

Importante destacar que, diferente do clareamento dentário, a limpeza dental não atua com agentes branqueadores.

Os peróxidos utilizados durante o procedimento são leves e capazes de remover apenas as manchas externas, conforme veremos adiante.

Os tipos de manchas que são eliminadas na profilaxia bucal

Limpeza dental clareia os dentes

Limpeza dental consegue remover apenas superficialmente as manchas externas aderidas na superfície dos dentes

Conforme já mencionado, a limpeza dental remove superficialmente as manchas externas que estão aderidas à superfície dos elementos dentários.

Ou seja, aquelas causadas pelo tabagismo ou pelo consumo de bebidas como chá, vinho e café e alimentos ricos em corantes e pigmentos.

A limpeza dental também costuma apresentar um bom resultado para pacientes que apresentem restaurações mal polidas.

Ou ainda aqueles que possuem marcas do tratamento ortodôntico, principalmente que utilizaram aparelho fixo, como restos de cola dos bráquetes.

Mas há de se ressaltar que a limpeza de dente com aparelho demanda cuidados especiais.

As consequências da placa bacteriana e do tártaro para a saúde e estética

Mas é importante deixar claro que esses alimentos e bebidas, por si só, não causam o escurecimento dos dentes.

O que significa que essa mudança de coloração se dá quando seu consumo é associado à uma higiene bucal inadequada.

O que, consequentemente, abre espaço para a formação da placa bacteriana, uma película pegajosa composta por bactérias e restos de alimentos que adere ao dente.

Placa bacteriana: Sinal de alerta!

E quando esta placa bacteriana não é eliminada com a escovação e fio dental, ela se acumula, endurece e se transforma em tártaro, o que demanda intervenção profissional.

Além de comprometer a saúde bucal, já que favorece a proliferação e atuação das bactérias, o tártaro é um problema estético.

Isso porque, devido à sua porosidade, absorve as manchas mais facilmente e se apresenta em cor amarronzada ou amarelada, principalmente nas margens da gengiva e entre os dentes.

Afinal, a limpeza dental clareia os dentes ou não?

Agora que você já sabe como funciona a limpeza dental, na prática, e quais são os tipos de manchas que o procedimento consegue eliminar, fica mais fácil respondermos esta pergunta.

Podemos dizer que a limpeza dental clareia os dentes sim, mas apenas em alguns casos. E que isso depende de uma série de fatores.

Como, por exemplo, da idade do paciente, do tipo de manchas e de tecido dentário que ele apresenta, a frequência que ele realiza o procedimento e de fatores genéticos.

Quando o paciente tem restaurações ou próteses, o resultado também pode ser diferente.

Mas, de forma geral, como a limpeza dental consegue eliminar a placa bacteriana, o tártaro e algumas manchas extrínsecas, os dentes ficam mais limpos.

O que, consequentemente, garante um aspecto mais claro para os elementos dentários, por mais que sua coloração continue sendo a mesma.

De qualquer forma, os pacientes que passam por esse tipo de procedimento são unânimes em afirmar que a sensação de dentes limpos é imediata.

Por que recorrer a esse procedimento para clarear os dentes?

Limpeza dental clareia os dentes

Quando a limpeza dental é realizada no intervalo correto, as chances dos dentes se manterem limpos, claros e saudáveis são muito maiores

Você já sabe que as visitas regulares ao consultório odontológico são determinantes para manter a saúde bucal em dia.

E, principalmente, prevenir doenças periodontais e bucais, não é mesmo?

Doenças periodontais são uma ameaça à saúde bucal e podem levar à perda de dentes

Considerando que você já precisa ir ao dentista a cada seis meses, pelo menos, fica muito mais fácil se apropriar desse argumento para já garantir a limpeza dental.

Quando a profilaxia bucal é realizada no intervalo correto, as chances dos dentes se manterem limpos e claros são muito maiores.

Não é à toa que alguns pacientes fazem questão de realizar o procedimento de quatro em quatro meses.

Além disso, a limpeza dental não possui restrição de idade, diferente do que acontece no clareamento, que é mais indicado para pacientes adultos.

Outrossim é que a profilaxia conta com produtos menos agressivos e tem um custo menor, se comparada, por exemplo, a tratamentos como o clareamento.

Enquanto você consegue realizar a limpeza dental com investimento a partir de R$ 200, o clareamento dentário dificilmente custa menos de R$ 600.

Mas é importante destacar que o objetivo central da limpeza dental não é clarear os dentes, mas sim higienizá-los com o intuito de garantir a saúde bucal.

O efeito de dentes mais claros é apenas uma consequência, que pode ser mais ou menos eficiente a depender de cada paciente e dos fatores já mencionados.

Como manter os dentes limpos e claros após a manutenção profilática

Além de “limpeza dental clareia os dentes?”, outra pergunta bastante recorrente no que diz respeito a esse assunto é “por quanto tempo duram os resultados?”.

E, mais uma vez, responderemos com “depende”. Isso porque é a cooperação do paciente e seus hábitos que determinarão por quanto tempo os efeitos da limpeza dental se prolongarão.

A começar pela eficiência da higiene bucal. Os dentes devem ser escovados ao menos três vezes por dia, principalmente após as refeições.

E o paciente também deve utilizar o fio dental, diariamente e da forma correta, para eliminar os restos de alimentos e evitar a formação da placa bacteriana mais uma vez.

Fio dental para dentes: descubra a forma correta de utilizá-lo

É preciso, ainda, respeitar o intervalo determinado pelo profissional dentista para a realização de uma nova limpeza dental.

Isso geralmente é definido em consulta após o dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente, bem como sua tendência para formação de tártaros.

Limpeza dental pode ser associada a outro procedimento para dentes mais brancos

Agora se você deseja dentes mais brancos, de fato, o ideal é associar a profilaxia bucal com o clareamento dentário.

Esse tipo de procedimento garante mudanças reais na tonalidade dos dentes, o que não é possível apenas com a limpeza dental.

E o melhor: sem a necessidade de desgastes ou recobrimentos e com resultados rápidos e duradouros.

Para quem não sabe, o clareamento utiliza agentes clareadores, como o peróxido de hidrogênio ou de carbamida, para quebrar os pigmentos que deixam os dentes amarelados.

E isso se dá por meio de diversas técnicas, produtos e materiais, como o clareamento dental a laser ou o clareamento dental com moldeira.

Clareamento dental a laser: como funciona, prós, contras e riscos

Clareamento dental com moldeira: uma opção segura, prática e acessível

Então não deixe de aproveitar a sua próxima visita ao dentista para avaliar se a limpeza dental clareia os dentes no seu caso ou se é necessário um procedimento complementar, como o clareamento dentário.