Visagismo na odontologia: sorriso bonito, harmônico e personalizado

visagismo na odontologia

05/07/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Em tempos de filtros embelezadores que deixam todo mundo com a mesma aparência nas redes sociais, o diferente e o único é que chamam atenção

E é justamente esta a proposta do visagismo na odontologia. Garantir, por meio dos procedimentos odontológicos, muito mais do que beleza ou perfeição.

Mas, acima de tudo, harmonia e personalização, considerando as características estruturais e comportamentais de cada paciente e o que eles têm de melhor.

Esta técnica inovadora tem sido considerada uma importante ferramenta nos procedimentos estéticos e vem agradando justamente por sua visão ampla.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

E é justamente sobre o visagismo na odontologia que falaremos nesse artigo. Conheça o que é, como funciona e os principais benefícios desse método:

  • Visagismo na odontologia: uma importante ferramenta nos tratamentos estéticos
  • Entenda, primeiro, o que é o visagismo
  • E o visagismo na odontologia, como funciona?
  • Um processo que requer muita análise e planejamento
  • Principais elementos estruturais do sorriso que são observados
  • Procedimentos odontológicos que contribuem com o processo
  • Visagismo na odontologia previne exageros e resultados artificiais
  • Benefícios garantidos pelo visagismo odontológico

Visagismo na odontologia: uma importante ferramenta nos tratamentos estéticos

Imagine a cena: insatisfeito com seu sorriso, você sai navegando pela internet para buscar formas de melhorá-lo.

Até que tem a sorte de se deparar com a foto de alguém que tem o sorriso que você sempre sonhou e já trata de salvar aquela imagem.

Para, mais tarde, mostrá-la para o profissional dentista de sua confiança e encomendar um resultado igual.

Mas quando termina o tratamento, fica decepcionado. O odontólogo até fez o que você pediu, mas os efeitos estão bem diferentes do que você esperava.

Claro! Afinal, você e a pessoa da foto são indivíduos distintos. Impossível o resultado ser o mesmo.

O exemplo pode até ser grotesco, mas expressa bem a importância do visagismo na odontologia.

Afinal, esta técnica visa justamente personalizar o sorriso do paciente com base em suas características estruturais faciais e até personalidade, fugindo de padrões e técnicas generalistas.

Continue lendo esse artigo para entender como esse método funciona.

Entenda, primeiro, o que é o visagismo

Mas antes de falarmos sobre o visagismo na odontologia, é importante entender o que é este método, como ele surgiu e quais são seus objetivos.

Apesar de ter sido criado pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry, em 1936, o visagismo chegou no Brasil em 2002, pelo artista plástico Philip Hallawell, que também foi o responsável por estruturar seu conceito.

O objetivo dessa arte é customizar a imagem pessoal do indivíduo, valorizando o que ele tem de melhor e o que ele deseja expressar com sua aparência.

Mas, claro, sem qualquer relação com os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Apenas considerando suas características, proporção e formato do rosto, além de pensamentos, valores, estilo de vida, personalidade, etc.

O que significa que o visagismo apenas ajuda a ressaltar as particularidades do indivíduo para expressar sua beleza de forma única, natural e harmônica.

É um conceito aplicado para cortes e pinturas de cabelos, maquiagem, consultoria de estilo, entre outros. E agora, também, na odontologia, conforme veremos a seguir.

E o visagismo na odontologia, como funciona?

visagismo na odontologia

Além de características físicas e personalidade, a imagem que o paciente deseja passar também é considerada pelo visagismo na odontologia

Há um bom tempo, as visitas ao consultório odontológico não têm sido apenas para garantir a saúde dos dentes.

A procura pelos tratamentos estéticos vem crescendo a cada dia e não é à toa que o visagismo na odontologia vem ganhando espaço.

Por mais que o conceito ainda seja relativamente novo no país, ele já vem sendo aplicado na odontologia estética e garantido ótimos resultados.

Saiba mais sobre  contribuição da Odontologia Estética para o sorriso perfeito

Sobretudo no que diz respeito à harmonização facial, ao garantir um sorriso não apenas bonito, mas natural.

E, principalmente, que esteja em consonância com os traços faciais e personalidade do paciente, entre outras características.

Sem esquecer de enxergar suas necessidades e considerar a mensagem que o paciente gostaria de passar com sua mudança.

É o caso, por exemplo, de pessoas que têm dentes pequenos e acabam passando uma imagem infantilizada.

Para quem ocupa cargos de poder, isso pode acabar comprometendo sua imagem.

Mas o visagismo na odontologia pode ajudar a definir mudanças que sejam capazes de passar uma imagem de seriedade e liderança.

Ou seja, melhorar a expressão facial do paciente por meio dos tratamentos odontológicos que unam saúde e arte.

Um processo que requer muita análise e planejamento

Antes de realizar qualquer procedimento, o profissional dentista faz uma conversa com o paciente, quase uma espécie de consultoria.

Nesta etapa, uma análise comportamental é realizada, com base no modo de conversar, andar e sentar, postura, tom de voz, entre outras questões.

Também são analisados os traços físicos e expressões faciais, que inclusive permitem avaliar o temperamento do paciente, que é dividido em colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático.

Além disso, um exame visual e tátil é realizado para avaliar os dentes e toda sua estrutura, além de condições biológicas e funcionais, bem como identificar possíveis disfunções.

São verificados também os objetivos, necessidades, expectativas e preferências do paciente com o tratamento, inclusive para definir quais técnicas serão adotadas.

Em grande parte dos casos, os profissionais dentistas ainda realizam fotografias intra e extra orais e modelos de arcada dentária.

E realizam um planejamento digital para simular todas as etapas do tratamento, inclusive o resultado.

Mas é preciso ter em mente que as decisões são tomadas por paciente e profissional, em conjunto.

Principais elementos estruturais do sorriso que são observados

No que diz respeito à análise dental, são avaliados pontos como plano incisal, além de eixos, posicionamentos e formas dentais.

A exposição e proporção dos dentes, bem como as linhas complementares, também estão entre os elementos estruturais do sorriso que expressam a composição.

Outros fatores que são observados são grau de exposição gengival e espessura, tonicidade e desenho dos lábios.

Para ficar mais fácil de entender como funciona o visagismo na odontologia, vamos mencionar o que cada forma da coroa dos incisivos centrais é capaz de transmitir. Veja:

  • Retangular: força, persistência e liderança
  • Triangular: dinamismo, alegria e extroversão
  • Oval: delicadeza e elegância
  • Quadrado: estabilidade, calma e tranquilidade

Lembrando, ainda, que cada temperamento está associado a um tipo de desenho de sorriso, que expressará a mensagem não-verbal desejada.

Como, por exemplo, um sorriso forte para o paciente colérico, dinâmico para o temperamental, suave para o melancólico e plano para o fleumático.

Procedimentos odontológicos que contribuem com o processo

visagismo na odontologia

As lentes de contato dentais estão entre os tratamentos mais utilizados no visagismo odontológico

Existem vários procedimentos odontológicos, tanto funcionais quanto estéticos, que contribuem diretamente com esse processo de visagismo na odontologia.

Como, por exemplo, o uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas como arcada dentária desarmônica e dentes desalinhados.

Descubra qual é o melhor aparelho dentário para você

A realização de restaurações com resina composta para o fechamento de pequenos espaços entre os dentes, que levam o nome de diastemas.

Ou até mesmo da gengivoplastia para corrigir defeitos gengivais e melhorar o formato da gengiva.

Além, claro, das facetas dentárias de resina ou porcelana e das lentes de contato dentais, que são responsáveis por grandes transformações de sorrisos, principalmente relacionadas à cor e formato dos dentes.

Facetas dentárias de resina ou porcelana: qual é a melhor?

Bem como das técnicas de harmonização orofacial, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e muito mais.

Visagismo na odontologia previne exageros e resultados artificiais

Uma das principais vantagens do visagismo na odontologia é seu potencial de prevenir exageros e resultados artificiais.

Como, por exemplo, dentes brancos demais, obtidos em clareamentos excessivos, já que esta não é a coloração natural dos elementos dentários.

Clareamento dental – para um sorriso branquinho e arrebatador

Ou, pior, facetas e lentes de contato dentais desproporcionais, com formatos e tamanhos que não combinam com a pessoa.

Lentes de contato dentais: descubra se elas são uma boa opção para você

É exatamente o que expressa o exemplo mencionado no início do texto.

Quando queremos imitar o sorriso de alguém, além de não ficar igual, o resultado pode ficar ruim, considerando que nossos traços podem ser totalmente diferentes.

O visagismo na odontologia tem esse cuidado especial com a anatomia dental justamente para evitar comprometer a identidade visual do paciente e causar danos à sua autoestima.

É por isso que o método investe em um trabalho personalizado. Para desenhar o sorriso perfeito para cada paciente e garantir que ele fique harmonizado com o restante do rosto.

Benefícios garantidos pelo visagismo odontológico

Conforme pudemos ver no decorrer desse artigo, por mais que ainda não seja tão conhecido, o visagismo na odontologia oferece uma série de benefícios. Tais como:

  • Favorece a realização de um diagnóstico correto e de um tratamento adequado
  • Permite uma maior previsibilidade do resultado final do procedimento
  • Trata imperfeições e disfunções dentárias, sem deixar de lado a estética facial
  • Construção de um sorriso personalizado
  • Garante um sorriso bonito e, acima de tudo, harmônico
  • Garantia de uma estética dental que esteja em consonância com as características físicas e emocionais do paciente
  • Ressalta os pontos fortes de cada indivíduo
  • Previne resultados desproporcionais e artificiais
  • Não se prende à padrões ou técnicas generalistas
  • Ajuda a melhorar a imagem pessoal no âmbito profissional
  • Melhora a comunicação visual dos pacientes
  • Impulsiona a autoestima
  • Aumenta a qualidade de vida
  • Entre tantas outras vantagens

Portanto, se você ainda não conhecia o visagismo na odontologia, vale a pena procurar um profissional que atue nessa área e investir na personalização do sorriso.

Você também vai gostar de ler