Manchas marrons nos dentes pode ser cárie ou outra doença bucal

toothcare

02/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Manchas marrons nos dentes indicam que seu sorriso merece atenção. Muitas vezes, essas manchinhas são indício de cárie. Mas, nem sempre. Outras doenças e ocorrências bucais podem ter entre seus sintomas as manchas marrons. Portanto, é imprescindível investigar, procurando imediatamente o dentista.

Neste artigo, vamos falar sobre as possíveis causas que levam aos aparecimentos destas manchas, para você já saber de antemão o que pode estar tirando o brilho do seu sorriso. Leia até o final e fique por dentro de tudo.

 

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

 

  • Manchas marrons x manchas brancas
  • Manchas marrons podem ser cárie
  • Fluorose também pode ser identificada por manchas marrons
  • Tratamentos de canal
  • Dentinogênese e amelogênese
  • Quando é possível evitar as manchas marrons nos dentes?
  • Alimentos também podem manchar os dentes
  • Saiba o que evitar
  • Manchou? Conheça os tratamentos

manchas marrons nos dentes

Manchas marrons x manchas brancas

Primeiro é bom aprender quais os tipos de manchas e por que elas surgem. Sendo assim, podemos dizer que são dois os principais tipos de manchas que aparecem nos dentes: as intrínsecas e as extrínsecas.

As manchas intrínsecas aparecem na parte interna do dente. Geralmente, possuem a cor esbranquiçada e podem ocorrer devido às situações orgânicas.

Por exemplo: ingestão de flúor em excesso, conhecida como fluorose, uso de antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes. Estas manchas esbranquiçadas também podem aparecer em decorrência do processo de envelhecimento natural.

As manchas extrínsecas, por sua vez, podem ser de diferentes tonalidades. Podem aparecer em tons de verde e laranja e ainda em preto ou marrom. Elas são fruto de ações tais como o tabagismo, ingestão de vinho, chás e cafés, dentre outras bebidas escuras, e alimentos com corantes.

Mas, não só isso! Elas também são resultantes de uma má higiene bucal. Quando a escovação e o uso de fio dental são ineficientes, resultam em acúmulo de placa bacterina e, logo, de bactérias que levam ao surgimento das temidas cáries.

Má higiene bucal também causa manchas nos dentes. 

Manchas marrons podem ser cárie

´manchas marrons nos dentes

Como vimos, as manchas marrons podem ser indício de cárie. Sendo assim, a cárie se caracteriza por uma lesão no dente, geralmente de cor escura e que pode até se tornar uma cavidade.

A nossa boca é repleta de bactérias e, muitas delas, benéficas. Elas desempenham um certo papel para o equilíbrio bucal. Entretanto, algumas situações podem levar à uma alta proliferação destas bactérias. Assim, o ambiente bucal se torna propício para o surgimento da cárie.

A lesão cariosa, entretanto, não surge da noite para o dia. Logo, a sua formação se dá em etapas. Assim, as bactérias se acumulam nos dentes, formando uma placa bacteriana.

Desta placa deriva-se o tártaro, uma camada mais grossa e amarelada de bactéria e, portanto, mais resistente, que se sedimenta ao dente dando início à lesão cariosa propriamente dita.

A placa bacteriana é também responsável por outras doenças bucais, tais como a gengivite. A grosso modo, podemos dizer que esses problemas têm como principal causadora a falta de higiene bucal.

Saiba tudo sobre a cárie e como evitá-la.

Fluorose também pode ser identificada por manchas marrons

A fluorose não é uma doença. Mas, uma condição que afeta os dentes, causada, sobretudo, pela superexposição ao flúor durante os primeiros oito anos de vida.

Este é o momento em que a maioria dos dentes permanentes está sendo formada. Embora a fluorose não seja uma doença, seus efeitos podem trazer efeitos psicológicos indesejados. Além disso, pode ser difícil de tratar.

Os dentes que não são afetados pela fluorose apresentam um esmalte liso e brilhante. Também, se apresentam em uma coloração branca, cremosa e clara. Já os afetados pela fluorose podem apresentar pequenas manchas brancas ou estrias (as quais podem ser imperceptíveis) a manchas marrom-escuras, esmalte áspero e, por vezes, com rugosidades que são difíceis de limpar.

Dentre as principais causas da fluorose está o uso inadequado de produtos odontológicos que contém flúor. Por exemplo: Creme dental e enxaguantes bucais. Mas, outras causas da fluorose podem ser apontadas.

Dentre elas, tomar uma quantidade maior do que o prescrito de um suplemento de flúor durante a primeira infância. Da mesma forma, está fazer uso de algum suplemento de flúor quando a água potável já for fluoretada suficientemente, na quantidade certa e indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O flúor também pode ser encontrado em diversos alimentos. O chá preto, ensopados a base de peixe, sopas em geral, carne e fígado bovinos, frango e frutos do mar contém flúor. Além destes, café, refrigerantes, cachorro-quente, uva passa e alguns sucos também apresentam alguma quantidade.

Em casos mais graves de fluorose, no entanto, os dentes podem apresentar: Manchas que variam de amarelo a marrom escuro, irregularidades de superfície e depressões que são altamente perceptíveis.

Fique por dentro da fluorose e mantenha os dentes livres de manchas.

Tratamentos de canal

Algumas vezes, o tratamento de canal pode contribuir para o escurecimento dos dentes. Mas, isso só acontece quando o tratamento é feito em dentes anteriores. Sendo assim, é possível que a longo prazo ocorra uma mudança na cor do dente afetado.

O que causa esse problema são as hemorragias na porção coronária dos dentes. Além disso, resquícios do material obturador deixados na câmara pulpar por muito tempo podem resultar na mancha.

Sendo assim, as manchas nos dentes podem variar desde algo mais discreto até mesmo a um escurecimento mais perceptível.

Dentinogênese e amelogênese

A deninogênese e a amelogênese são condições ligadas à herança genética. Portanto, inevitáveis. A dentinogênese é degeneração das matrizes de dentina enquanto a amelogênese é a do esmalte, na região de coroa do germe dentário.

Dependendo dos fatores externos em associação com estas condições, os danos podem ser rápidos e ocasionar em escurecimento. Entende-se, nesse caso, como fatores externos a má higiene bucal e uam alimentação inadequada. Além disso, alterações nos hormônios da tireoide também podem influenciar na coloração dos dentes.

Quando é possível evitar as manchas marrons nos dentes?

Como vimos, neste último caso, não é possível evitar as manchas nos dentes, visto que elas atendem à uma condição genética. Contudo, muitas vezes esse é um problema que pode, sim, ser evitado.

A melhor prevenção para esta e quase todos os males bucais é a higiene oral. Por isso, é importante seguir alguns cuidados rotineiros para garantir que os dentes estejam protegidos.

Portanto, manter uma higiene bucal com uso de cremes dentais, fio dental e enxaguante é fundamental. E não basta fazer a escovação corretamente, mas não manter a frequência correta, ou seja, três vezes ao dia.

Vale reforçar que, além da limpeza feita em casa, periodicamente deve-se visitar o dentista para a limpeza profunda, que retira o tártaro e combate a placa bacteriana.

Já para quem pratica esportes marciais, a dica é para usar protetor bucal. O aparato ajuda a amenizar impactos e evitar traumatismos que levam ao surgimento de manchas escuras nos dentes.

Por fim, mas não menos importante, cuidado com a dosagem e a frequência do uso de certos antibióticos. Alguns deles também podem manchar os dentes e tirar a beleza do seu sorriso.

Conheça os antibióticos que mancham os dentes.

Alimentos também podem manchar os dentes

Alguns alimentos podem manchar os dentes. Claro, que isso não é instantâneo. Mesmo que, às vezes, o efeito é visto na hora, como ao tomar uma taça de vinho, que colore não só os dentes, mas também os lábios, esses efeitos podem ser eliminados com uma boa escovação e enxágue bucal logo após o término das refeições, voltando os dentes à sua cor natural.

Mas, dependendo da frequência com que certos alimentos são consumidos, não haverá jeito. Com o tempo, os dentes irão ficar manchados gradativamente – e não vai adiantar escovar nem fazer usar um enxaguante bucal.

Logo, o melhor a fazer é saber identificar os alimentos com alta carga de pigmentos que podem prejudicar o esmalte, e saber o que fazer com eles, como consumi-los ou se deve evita-los.

Por isso, nós reunimos aqui uma lista com os principais alimentos e bebidas que acendem um sinal de alerta quando o assunto é dentes brancos e livres de manchas.

Saiba o que evitar

manchas marrons nos dentes

Não é tão difícil identificar os alimentos que podem escurecer os dentes. Eles são facilmente identificados porque têm a cor escura. Além da pigmentação, a acidez também pode ser vilã e causar manchas.

Isso se dá porque os alimentos muito ácidos aumentam as chances de os dentes serem afetados pela ação dos pigmentos, já que o esmalte é diretamente atacado por sua ação.

Quando o alimento ácido entra em contato, ele “ataca” abrasivamente o esmalte, que pode sofrer com desmineralização, desgastando os dentes e expondo a dentina, que absorve mais facilmente os pigmentos presentes nos alimentos e bebidas.

Um bom bochecho após as refeições ajuda a evitar que corantes ou a acidez permaneçam na boca. Além disso, colabora com a saliva no trabalho de repor os minerais do dente. Em caso de alimentos e bebidas ácidas, é recomendado aguardar cerca de dez a vinte minutos para escovar os dentes.

Dentre estes alimentos e bebidas estão: O café, refrigerantes, doces, vinhos, beterraba, frutas escuras (açaí, amora, cerejas etc), molho de tomate, molho madeira e molho de soja, vinagre balsâmico, frutas secas e cristalizadas, sucos cítricos e catchup.

Alimentos que você deve evitar para manter o sorriso branco e sem manchas.

Manchou? Conheça os tratamentos

A boa notícia para quem tem manchas nos dentes é que, em muitas vezes, é possível reverter a situação. Embora, nem sempre seja possível, o que vai depender da causa da mancha.

Por isso, somente o dentista poderá fazer esta avaliação e indicar o melhor tratamento para cada situação. Se for cárie, por exemplo, o tratamento passa pela restauração da lesão cariosa.

Manchas extrínsecas, por exemplo, podem ser facilmente removidas através de limpezas no consultório e um polimento dentário. Por sua vez, as manchas intrínsecas devem contar com um clareamento dental para a remoção das mesmas.

Ainda assim, dependendo da gravidade, pode ser que somente um revestimento com facetas ou ou coroas dentárias de resina ou porcelana deem jeito na situação.

Como funciona o clareamento dental.

 

Você também vai gostar de ler