Entenda como funciona e as diferenças da harmonização facial masculina

Harmonização facial masculina

02/07/2021 | Por: Odonto Busca Conteúdo

Quando se fala de tratamento estético, a tendência é que a maioria das pessoas já pensem no público feminino.

Mas a verdade é que esse recurso também tem caído no gosto dos homens, principalmente daqueles mais preocupados com a aparência e bem-estar.

Não é à toa que a harmonização facial masculina tem sido cada vez mais procurada nos consultórios, inclusive odontológicos.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Nesse artigo, você irá entender como funciona a harmonização facial masculina e conhecer suas particularidades.

Além de ficar por dentro dos procedimentos mais procurados, suas características, vantagens e os fatores que são considerados para garantir um resultado natural e equilibrado.

Veja tudo que será abordado sobre o assunto:

  • O que é a harmonização facial masculina
  • Para que tipo de homens é indicada
  • Harmonização facial também é coisa de dentista
  • As particularidades da harmonização facial masculina
  • Mapeamento e análise das proporções faciais
  • Os principais pontos trabalhados na harmonização facial masculina
  • Alguns dos procedimentos que compõem a harmonização facial masculina
  • Naturalidade em primeiro lugar
  • Técnicas simples, práticas e seguras

O que é a harmonização facial masculina

Por mais que a harmonização facial masculina esteja, aos poucos, se popularizando, a verdade é que nem todo mundo sabe o que é e como funciona esse tratamento.

Muitas pessoas, inclusive, chegam a acreditar que a harmonização facial masculina é um procedimento só.

Sendo que este é o nome utilizado para designar um conjunto de técnicas que visam a proporção e rejuvenescimento da face.

O que se torna possível por meio da correção de assimetrias e imperfeições. E do equilíbrio entre volume, formato e ângulo de todas as partes do rosto.

Assim como do realce das características do rosto masculino, que passam a ficar mais proeminentes e harmônicos com as demais regiões faciais.

Tudo isso com o objetivo de atingir o equilíbrio estético, bem como a harmonização facial.

Para que tipo de homens é indicada

A harmonização facial masculina atende pacientes com as mais diferentes demandas que podem ser solucionadas sem cirurgia.

Tanto aqueles que desejam combater os sinais de envelhecimento e buscam o rejuvenescimento da pele.

Quanto os que querem corrigir imperfeições, ressaltar características individuais ou simplesmente melhorar a proporção e harmonia da face.

De forma geral, esse tipo de tratamento é mais procurado por homens com mais de 30 anos.

Já que, nessa idade, muitos já apresentam rugas, sulcos, linhas de expressão e também podem ter volume e contorno faciais alterados.

Harmonização facial também é coisa de dentista

harmonização facial masculina

Cirurgiões-dentistas também podem realizar procedimentos de harmonização facial

Para quem não sabe, a harmonização orofacial foi reconhecida como especialidade odontológica no início de 2019, por meio da resolução 198, do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A área contempla um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face. Tais como:

  • Toxina botulínica, mais conhecida como botox
  • Preenchedores faciais
  • Agregados leucoplaquetários autólogos
  • Intradermoterapia
  • Biomateriais indutores percutâneos de colágeno
  • Procedimentos biofotônicos e/ou laserterapia
  • Tratamento de lipoplastia facial, através de técnicas químicas, físicas ou mecânicas
  • Técnica cirúrgica de remoção do corpo adiposo de Bichat (técnica de Bichectomia)
  • Técnicas cirúrgicas para a correção dos lábios (liplifting)

Veja também: Botox e odontologia: qual é a relação?

As particularidades da harmonização facial masculina

Por mais que estejamos falando de harmonização facial masculina neste artigo, de forma geral, os procedimentos são os mesmos para homens e mulheres.

Contudo, é preciso ter em mente que cada gênero possui suas particularidades anatômicas.

No caso dos homens, por exemplo, a pele costuma ser mais espessa e compacta e a musculatura facial é mais robusta.

Além disso, o rosto possui um formato mais quadrado ou angular e a estrutura óssea é mais densa.

O que significa que, por mais que o material utilizado na harmonização facial seja o mesmo para homens e mulheres, as áreas que recebem os procedimentos são diferentes.

Assim como a quantidade de produto utilizada e os efeitos da harmonização facial masculina.

Isso porque a ideia é corrigir ou valorizar as características faciais masculinas mais predominantes, priorizando um resultado mais natural possível.

Mapeamento e análise das proporções faciais

Independentemente do procedimento que será realizado, todo paciente deve passar por um mapeamento e análise facial.

Por isso, antes de falarmos sobre os principais procedimentos que integram a harmonização facial masculina, vamos entender como funciona essa etapa.

Nesta fase, a ideia é ter uma visão detalhada dos principais pontos do rosto para definir quais serão manipulados e a técnica mais adequada.

Esta análise das proporções faciais é realizada no próprio consultório, por meio da medição do ângulo da mandíbula, da projeção do queixo em relação ao nariz, entre outros.

Depois disso, é hora de fazer a marcação dos pontos que receberão a substância definida, sendo que a quantidade de material depende dos pontos a serem preenchidos.

Os principais pontos trabalhados na harmonização facial masculina

harmonização facial masculina

Pequenos retoques para redefinir ou projetar o contorno dos lábios também podem ser feitos na harmonização facial masculina

De forma geral, existem algumas regiões faciais que tendem a ser mais trabalhadas na harmonização facial masculina. São elas:

  • Mandíbula: a projeção mandibular é uma das principais características dos homens, contudo, ela pode acabar se perdendo com o passar dos anos. Os procedimentos estéticos podem ajudar a repor essa região, bem como aumentar sua definição.
  • Queixo: Neste caso, a região pode ser evidenciada, o que a deixa com aspecto maior, ou intervenções podem ser realizadas para deixar a face com aparência alongada. O mento também pode ser trabalhado quando o paciente apresenta perda no contorno inferior do rosto.

Harmonização do queixo para quem deseja mudar o contorno facial

Descubra como tratar o queixo torto no consultório odontológico

  • Nariz: técnicas, como a rinomodelação, podem ser realizadas com o intuito de corrigir desníveis e assimetrias, como a giba nasal, ou até mesmo dar uma leve levantada no nariz. Mas nem sempre será preciso trabalhar essa região, já que a manipulação do mento e da mandíbula muitas vezes é suficiente para evidenciar as características faciais masculinas e deixar o rosto mais harmônico.

Harmonização do nariz possibilita melhorias estéticas sem cirurgia

  • Lábios: neste caso, a substância é aplicada em quantidades mínimas com o intuito apenas de realizar pequenos retoques para redefinir ou projetar o contorno dos lábios, mas com o devido cuidado para que a naturalidade não seja comprometida.

Botox na boca promove lábios sem rugas, mais jovens e bonitos

  • Rugas e linhas de expressão: também existem tratamentos para melhorar os aspectos da idade, como as rugas. Ou até mesmo suavizar as linhas de expressão.

Botox preventivo: um grande aliado para retardar os sinais do envelhecimento

Alguns dos procedimentos que compõem a harmonização facial masculina

Quando se fala de harmonização facial masculina, existem algumas técnicas que ganham destaque.

Como o botox, que consiste na aplicação da toxina botulínica diretamente no músculo a fim de paralisá-lo temporariamente.

O que ajuda a atenuar as rugas e marcas de expressão, sobretudo em regiões como a testa, sobrancelha, ao redor dos olhos.

Assim como o preenchimento, com aplicação de ácido hialurônico abaixo da pele, no tecido subcutâneo e próximo ao osso, para devolver ou aumentar o volume e sustentar a área.

Conheça as diferenças entre o botox e o preenchimento facial

Recurso bastante adotado para amenizar sulcos, redefinir contornos, formar ângulos mais marcantes, devolver formato mais harmonioso.

Também utilizado nos lábios para aumentar ou recuperar o volume da região, de forma suave, e deixá-lo em harmonia com o restante do rosto.

Outro procedimento bastante realizado são os bioestimuladores, substâncias injetáveis que estimulam a produção de colágeno pelos fibroblastos para tratar e combater a flacidez.

Bioestimuladores de colágeno para uma pele viçosa e sem flacidez

Tais como o ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona, todas biocompatíveis e bioabsorvíveis, que não agridem o corpo e nem prejudicam o organismo.

Naturalidade em primeiro lugar

Uma das principais preocupações dos homens quando se fala de procedimento estético é em relação ao resultado.

Muitos acabam apresentando uma certa resistência para esse tipo de tratamento com medo dos efeitos ficarem muito aparentes e, sobretudo, artificiais.

Mas a verdade é que a harmonização facial masculina garante resultados naturais e discretos.

Na maior parte das vezes, outras pessoas sequer conseguem identificar as modificações que foram realizadas. Apenas percebem um semblante mais leve, jovial e harmoniosa.

Mas é preciso destacar que isso depende muito do conhecimento e prática do profissional escolhido que, além de senso estético, deve realizar um correto diagnóstico.

De forma geral, são raras as situações em que os pacientes não ficam satisfeitos com os resultados da harmonização facial masculina.

E quando isso chega a acontecer, é possível reverter a situação com a aplicação da hialuronidase, uma enzima capaz de suspender o efeito da substância aplicada.

Técnicas simples, práticas e seguras

As técnicas envolvidas na harmonização facial masculina apresentam uma série de vantagens.

A começar pelo fato de serem minimamente invasivas e poderem ser realizadas no próprio consultório, inclusive odontológico, de forma simples e rápida.

Além disso, os procedimentos são indolores. Ainda assim, uma anestesia local é aplicada para evitar os desconfortos que podem ser causados pelas agulhas.

Outro ponto positivo é que o paciente não precisa se afastar das suas atividades rotineiras.

Geralmente, recomenda-se apenas evitar a realização de atividades física no dia do procedimento.

O tratamento também não costuma apresentar muitas complicações. Apenas leves inchaços nos primeiros dias e, no máximo, hematomas que somem com o passar do tempo.

Nem mesmo grandes cuidados são necessários. Apenas evitar exposição solar, se hidratar bem e manter o rosto limpo.

Lembrando, ainda, que os efeitos são temporários, já que a substância é reabsorvida pelo organismo. O que, com o tempo, demanda retoques.

De forma geral, os efeitos da harmonização facial masculina tendem a durar de 12 a 24 meses, o que varia conforme a pele do paciente, área tratada, volume, hábitos e cuidados.

Você também vai gostar de ler