Cuidar da saúde bucal é a melhor maneira de conservar o sorriso

saúde bucal

26/01/2021 | Por: Odonto Busca Redação

De maneira geral, a saúde bucal já foi bastante (e ainda é um pouco) negligenciada. Aliás, a saúde como um todo é lembrada muito mais nos momentos em que precisa ser remediada do que em momentos em que pode ser realizada preventivamente. E, nós sabemos, deveria ser o contrário. É como diz o provérbio: “Melhor prevenir do que remediar”.

Aos poucos, as pessoas vêm se conscientizando da importância da atenção dada à saúde bucal. Mas ainda o fazem mais quando o estrago já está instalado. Os profissionais da área são enfáticos: é muito melhor trabalhar na prevenção do que na correção. Aliás, mais fácil e não dói, nem na boca nem no bolso.

Por isso, preparamos esse texto para você, com tudo o que você precisa saber (e fazer!) para manter sempre em dia a saúde de seus dentes e gengivas. Confira o conteúdo:

Saúde bucal para livrar-se das doenças

Cuidados para manter a boca saudável

Você sabe escovar os dentes?

A importância do fio dental

Como usar corretamente o fio dental

Tipos de fio dental

Não esqueça da língua

Enxágues bucais

Visitas ao dentista

A saúde bucal e a prevenção de doenças

Vantagens da prevenção e da saúde bucal

saúde bucal

Visitas periódicas ao dentista, assim como uma boa higiene bucal, são fundamentais para ter dentes bonitos e uma boca livre de doenças.

Saúde bucal para livrar-se das doenças

Uma boa saúde bucal é fruto de cuidados básicos e rotineiros. Se você pensar bem, não é difícil manter a boca livre de doenças. Preparamos este texto com dicas preciosas que irão ajudar a manter a sua saúde oral.

Saúde bucal: Cuidados para manter a boca saudável

Quais seriam os cuidados para manter uma boca 100% saudável e livre de doenças? Simples: escovação adequada e o uso do fio dental. Dentistas recomendam no mínimo de duas a três escovações diárias. E ainda: visitas regulares ao dentista para cuidados preventivos.

O ideal é escovar os dentes ao acordar, após as principais refeições e antes de dormir.  Pelo menos em uma das vezes é importante gastar mais tempo, com uma escovação mais detalhada e caprichada.

Você sabe escovar os dentes?

A escovação perfeita começa na superfície mais próxima à bochecha, pelos dentes posteriores superiores. A escova deve ficar inclinada à 450 e os movimentos devem ser curtos, partindo da metade dos dentes em direção a linha das gengivas.

A superfície de mastigação deve ser a próxima parte a ser escovada. A inclinação agora dá lugar a escovação de forma plana. Devem ser realizados movimentos para trás e para a frente e ao longo destas superfícies.

Quando passar para a superfície interna dos dentes, a escova deve ser inclinada verticalmente e os movimentos permanecem suaves, só que desta vez de cima para baixo com a ponta da escova.

Repita a operação nos dentes inferiores. Observe a todo momento se não se esquecer da linha da gengiva. Ela também deve ser escovada.

saúde bucal

Uma boa técnica de escovação é essencial para manter as cáries longe dos dentes.

Assim como a gengiva, a língua tende a ser esquecida. O último passo é escová-la. Há escovas específicas para ela, mas é possível escovar com a escova usada para os dentes. A escovação da língua ajuda a eliminar as partículas de alimentos e bactérias, acabando com o mau cheiro e refrescando o hálito.

Lembre-se além de uma técnica é preciso controlar a pressão correta da escova sobre os dentes. Escovar os dentes com muita força pode machucar a boca e provocar até mesmo a retração das gengivas.

Escolha uma boa escova de dentes e um bom creme/ pasta/ gel dental. Cada modelo e tipo de escova e creme dental tem as suas especificidades. O dentista saberá indicar os mais apropriados para cada caso.

Por fim, não fique usando a mesma escova a vida toda. Ela deve ser trocada a cada três meses, que é quando as cerdas já estão demasiadamente desgastadas e não oferecem mais resolutividade. E aqui uma dica crucial: esqueça os palitos de dente. Eles não fazem a limpeza direito e podem até contribuir para fraturar os dentes.

A importância do fio dental para a saúde bucal

fio dental

Passar o fio dental é uma atividade que requer tempo, mas que faz toda a diferença na prevenção de doenças.

Mas não se faz uma boa e adequada higiene bucal somente com a escovação. O uso do fio dental é imprescindível. “Pelo menos uma vez por dia”, dizem os dentistas.

O fio dental é uma ferramenta importante para combater a proliferação de bactérias na boca. Assim como a boa escovação, ele previne a formação de tártaros, previne a cárie e o surgimento de doenças periodontais.

Tem mais: o fio dental alcança onde a escova de dentes não chega, como entre os dentes, por exemplo. Por isso, não basta caprichar na escovação e se esquecer do fio dental. Talvez seja por isso há no mercado vários tipos de fio dental.

Como usar corretamente o fio dental

Pode parecer estranho, mas muita gente não sabe usar o fio dental da forma correta. Não é colocar e puxar. É preciso enrolar as extremidades aos dedos, cerca de 40 cm em cada dedo médio.

No meio deixe cerca de 10 cm. Com a ajuda do polegar e do indicador das mãos, deslize o fio pelos dentes. A higienização deve ser feita próxima a à região das gengivas.

Faça movimentos suaves, deslizando o fio para frente e para trás na base dos dentes. Finalize retirando cuidadosamente o fio. Depois, vale a pena fazer um belo bochecho.

O uso do fio dental, quando bem feito, dura em média 3 minutos e sua importância é enorme. A saúde não só dos dentes, mas das gengivas está diretamente ligada ao bom uso dessa ferramenta.

Tipos de fio dental

São vários os tipos de fio dental disponíveis no mercado. Quem faz tratamento ortodôntico e usa aparelho, por exemplo, tem necessidades específicas. Para essas pessoas, a indicação é o super floss, um fio dental que se divide em três partes.

  • O super floss: Possui uma extremidade que permite a limpeza em dispositivos ortodônticos; outra feita de fibras que limpam as superfícies dentais e, por último, filamentos que não deixam restos de alimento entre dentes e gengivas. Esse tipo de fio dental é também indicado para pacientes com pontes, implantes e coroas dentárias.
  • O monofilamento: Como o nome sugere, é um fio de filamento único. Costuma ser bastante eficiente para a limpeza dos dentes. Dependendo do tratamento realizado, o dentista pode sugerir um monofilamento de fita mais larga. Não é o mais indicado para pessoas com diastema (muito espaço entre os dentes). Um ponto desfavorável é o preço, que é um pouco mais caro que outros modelos disponíveis no mercado.
  • O multifilamento: Se o monofilamento apresenta uma única fita, o multifilamento, também chamado de fio dental de nylon, apresenta várias, geralmente unidas em forma cilíndrica. É ideal para aquelas pessoas com dentes muito juntos ou sobrepostos. Graças ao material maleável que se adapta ao formato da dentição. A desvantagem é que pode desfiar com mais facilidade, ficando preso entre os dentes.
  • O passa fio: Esse, sem dúvida, é para quem usa aparelho fixo ou faz tratamento com próteses dentárias. Parece com uma agulha de plástico, levemente curvada. Seu design contribui para o acesso às partes mais difíceis por causa do aparelho.
  • Fio dental com haste: Feito em material plástico, tem uma extremidade que dá suporte ao filamento. Na outra ponta, ele traz uma espécie de pequeno palito, que remove os alimentos na dentição sem comprometer a gengiva, uma vez que desliza facilmente entre os dentes.

Esses são alguns tipos de fio dental disponíveis no mercado. Há outros que irão cuidar muito bem dos dentes, mas é preciso abordar uma outra parte da boca que merece atenção quando o assunto é saúde bucal: a língua.

Não esqueça da língua

Como dito anteriormente, a língua é geralmente suprimida pela maioria das pessoas no processo de limpeza da boca. Mas ela retém micropartículas de alimentos e muitas bactérias. Sua escovação é importante para manter a saúde da boca de forma integral e eliminar o mau hálito. Há no mercado, escovas próprias para a limpeza da língua.

Enxágue bucal

Os enxaguantes bucais são suplementares na limpeza oral e podem ser bons aliados, mas devem ser usados com moderação e orientação do dentista. Eles atendem a diversos fins, como prevenção de tártaros e cáries, eliminação do mau hálito e refrescância bucal, dentre outros.

Além do mais podem variar em suas fórmulas. Por exemplo: alguns contém álcool em sua formulação, outros não. E cada um tem a sua indicação específica.

Todos eles, entretanto, podem contribuir para o desgaste do esmalte dentário, causando outros problemas se usados inadequadamente. Também não são indicados para a limpeza. Não é esta a função dos enxaguantes bucais. Além do mais, ele não trata problemas e sua ação é quase sempre paliativa.

Por isso, é tão importante seguir as orientações de tipo, frequência diária e tempo de utilização com o dentista. No mais, quando o assunto é limpeza da boca, nada substitui o potencial atingido pela boa escovação e o uso de fio dental.

Visitas ao dentista

Consultar o dentista com regularmente pode fazer toda a diferença. A avaliação diagnóstica, a prevenção e a promoção da saúde bucal com o auxílio desse profissional deve começar antes mesmo da primeira dentição do bebê e seguir por toda a vida.

O dentista está apto e possui ferramentas para orientar sobre boas técnicas de escovação, identificar e diagnosticar problemas em estágio inicial e, ainda, contribuir para a prevenção com a limpeza profunda e aplicação de flúor.

A saúde bucal e a prevenção de doenças

Ao seguir essas dicas, muitos problemas podem ser evitados. O aparecimento de tártaros, mau hálito (halitose) e cáries são alguns deles.

Além disso, os tecidos gengivais podem sofrer muito, apresentando gengivites e retrações, por exemplo. É preciso mudar o pensamento de que se deve procurar o dentista somente em casos de dor. O ideal é não precisar sentir dor alguma.

Com os cuidados com a saúde bucal apresentados nesse artigo e a orientação e supervisão constante do profissional dentista, isso é possível, pois, assim, a saúde oral estará garantida.

Vantagens da prevenção e da saúde bucal

A saúde dos dentes não está no branco dos dentes. Para fechar esse artigo sobre prevenção e saúde bucal, nada melhor do que enumerar algumas das principais vantagens de seguir as dicas aqui compartilhadas. São elas:

saúde bucal

Manter uma boa saúde bucal é o melhor caminho para um belo sorriso.

Elimina ou diminui os riscos de aparecimento de cáries.
Evita e mantém o controle de doenças periodontais e gengivais.
Permite o diagnóstico precoce de eventuais problemas bucais, o que possibilita maiores chances de cura.
Auxilia na realização dos tratamentos ortodônticos, colocando a higiene bucal em primeiro plano.
Ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis.

Você também vai gostar de ler