Tudo sobre a prótese dentária

02/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Muitas causas podem levar à perda dentária. Mas, graças aos vários avanços da Odontologia, há, também, muitas soluções. Dentre elas, a prótese dentária.

Inclusive, agir rapidamente quando por algum motivo se perde os dentes é essencial. Pois, saiba, a falta de um ou mais dentes pode ocasionar alguns problemas.

Por exemplo: Pode impactar na fala, na mastigação e até mesmo na respiração. Sem falar que pode ser um incômodo estético enorme para algumas pessoas.

Este artigo abordará os tipos de próteses disponíveis para ajudar quem precisa a fazer escolhas adequadas. Também falará das diferenças entre prótese e implante e todas as vantagens de manter todos os dentes na boca, mesmo que sejam artificiais!

Acompanhe esse texto e fique por dentro de tudo sobre a prótese dentária. Boa leitura!

 

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

 

  • O que é prótese dentária?
  • Os benefícios da prótese dentária
  • Mastigação e fala
  • Questão de autoestima
  • Tipos de prótese dentária
  • Prótese total (PT)
  • O que saber sobre a Prótese Parcial Removível (PPR)
  • Os benefícios da Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)
  • O que é a Prótese Overdenture
  • Prótese Protocolo
  • Prótese sobre implante
  • Ponte fixa
  • Outros modelos

protése dentária

O que é prótese dentária?

A prótese dentária é um artefato da Odontologia que visa substituir um ou mais dentes da boca. É essencial para manter em pleno funcionamento todas as funções da boca e dos dentes, dentre elas a mastigação e a fala.

Além disso, mantém o sorriso bonito, sem falhas nem constrangimentos, o que eleva a autoestima e proporciona segurança e bem-estar. Sendo assim, a prótese dentária é indicada para todos que tenham perdido um ou mais dentes.

Como dito, traz uma série de vantagens além da estética. São benefícios que lidam diretamente com a saúde física e, de quebra, com a saúde mental. Vamos conhecer mais sobre cada um deles.

Os benefícios da prótese dentária

Para começar, que tal a estética? A maioria das pessoas sofre muito com a falta de dentes devido à perda da beleza do sorriso. Muitas deixam, inclusive, de conversar, para não expor a falha ou as falhas do sorriso.

A longo prazo, estas situações de introversão podem até se transformar em depressão e gerar outras situações, tais como o isolamento social e a perda do emprego.

Portanto, o dente que falta pode parecer inofensivo, mas só parece mesmo. Pois, pode gerar situações graves, uma vez que cada indivíduo lida de uma forma diferente com os desafios que aparecem na vida.

Além disso, o vazio antes ocupado por um dente também interfere no alinhamento dos outros. Pois, quando há esse tipo de perda, o osso da arcada dentária acaba se movimentando para preencher este espaço.

Daí podem decorrer vários problemas: Má oclusão, comprometimento da fala, da mastigação e da respiração, com uma série de outras consequências para a saúde em geral, como a desnutrição; disfunção temporomandibular (DTM), dentre outros.

Portanto, a prótese dentária acaba sendo uma solução para a falta do dente ao mesmo tempo que impede vários outros problemas de surgirem, preservando, ainda, os dentes naturais de desgastes desnecessários.

Mastigação e fala

Além de embelezar o sorriso, os dentes desempenham funções específicas na boca, como a mastigação e a fala. Em relação à mastigação, vale lembrar: a digestão começa na boca! E começa com o trabalho dos dentes, de cortar, rasgar e triturar.

Quando faltam dentes, esta função fica bastante comprometida. Algumas pessoas podem até ter o apetite prejudicado, perdendo a vontade de comer, o que pode evoluir para quadros de refluxo ou até mesmo anorexia. Portanto, o uso da prótese dentária é uma maneira de restabelecer o sistema mastigatório.

Já em relação à fala, engana-se quem pensa que ela está relacionada apenas às cordas vocais ou aos lábios. Os dentes têm relação direta com a qualidade da fala. Isso porque alguns fonemas da língua portuguesa dependem dos dentes para que tenham a verbalização adequada.

É o caso dos sons provenientes das letras f, v e t. No caso da perda de algum dente, se ela não for reparada por uma prótese dentária, é possível que você se comunique com dificuldade para pronunciar algumas dessas letras.

Questão de autoestima

Todos os problemas elencados acima, como a falta de estética e o comprometimento da fala e da mastigação, que podem levar à outras doenças, também incorrem em falta de autoestima.

A autoestima é fundamental para o ser humano se sentir feliz, capaz e apreciado por outras pessoas. A autoestima vai além, dá coragem para que as pessoas aceitem desafios e conquistem espaços por elas sonhados.

A perda da autoestima, portanto, não é um simples “probleminha”. Pessoas afetadas com a falta de bem querer próprio podem parar de sorrir, de falar, de socializar e se entregar à solidão e à depressão.

Logo, este é um problema que merece atenção e deve começar a ser tratado pela sua principal causa. Neste caso, a perda dentária.

Com a prótese dentária, é possível reverter esse quadro. Isso porque ela é elaborada de acordo com as características dos dentes naturais de cada paciente. Nesse sentido, quando colocada a prótese, ela se integra de maneira natural à arcada dentária, fazendo com que a pessoa tenha sua autoestima resgatada.

Dental technician using a screwdriver to fix ceramic dental implants in his laboratory.

Tipos de prótese dentária

A prótese dentária é uma excelente forma de resolver os problemas mencionados, trazendo inúmeros benefícios para o paciente. Mas é preciso saber: São vários os tipos e é importante saber escolher.

O mercado oferece uma grande diversidade de modelos de prótese, que variam desde o tipo de material e quanto à técnica aplicada. Vamos conhecer algumas delas.

Prótese total (PT)

Este modelo é indicado para quem perdeu todos os dentes da boca. Geralmente produzida em resina acrílica, a prótese total é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas. Quando bem feita, consegue devolver as funções orais de mastigação e fala, além de melhorar consideravelmente a estética de quem perdeu todos os dentes.

Contudo, esse modelo vai perdendo a estabilidade óssea na região da mandíbula ao longo do tempo, o que faz com que haja uma área de retenção da prótese inferior. Isso dificulta o seu uso e compromete a estética.

Outra desvantagem desse modelo é que estabilidade e conforto na mastigação não são pontos fortes. O seu desgaste também é maior quando comparado a outros modelos, como o fixo. Outro ponto negativo é a adaptação. Muitas pessoas sentem dificuldade em se acostumar com o modelo.

O que saber sobre a Prótese Parcial Removível (PPR)

Este modelo é indicado para quem ainda tem alguns dentes na boca e é bastante utilizado. A PPR funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos afixados nos dentes remanescentes.

Esta composição metálica, geralmente, é feita de uma liga de níquel-cromo ou cromo-cobalto. A sua principal vantagem é a estabilidade durante a mastigação. Além disso, protege e mantém os dentes originais e remanescentes do paciente.

Todavia, devido à estrutura metálica, apresenta como uma de suas desvantagens, a falta de apelo estético. Pois, muitas vezes, os grampos e até a parte de metal podem ficar expostos no sorriso. Outra desvantagem é que também exige bastante tempo de adaptação do paciente.

Saiba mais sobre a Prótese Parcial Removível.

Os benefícios da Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)

Outro modelo disponível é a Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex). Esta é confeccionada com poliamida, mas há, também, a prótese dentária de silicone removível.

Este último modelo traz as mesmas características do acessório de poliamida. Portanto, o que muda é somente o tipo do material. Ambas dispensam a necessidade de grampos e metais.

Por causa disso, esse modelo costuma ser mais confortável e resistente. Também é bastante agradável ao olhar. Mais flexível e leve, proporciona uma adaptação mais tranquila para o seu portador.

Em meio a tantos benefícios, é necessário mencionar que este modelo também tem seus pontos fracos. Por exemplo: Com o tempo, a prótese pode pigmentar, não sendo, portanto, recomendada para pacientes com uma higiene bucal inadequada ou com problemas gengivais. Outra desvantagem é seu custo, que é mais elevado do que o da PPR.

O que é a Prótese Overdenture

Closeup/ Dental implants supported overdenture on blue background/ Screw retained/ implant restorations.

Este tipo de prótese é total, ou seja, indicado para quem perdeu todos os dentes. Pode ser colocada na maxila (parte superior da boca) ou na mandíbula (parte inferior).

A prótese overdenture é presa aos implantes e é uma solução bastante adequada para pessoas que têm reabsorção ósseas. São dois os sistemas utilizados para a colocação da overdenture, O’Ring e Barra-Clip.

No O’Ring, a prótese é unida por um anel de teflon ou metálico, que fica encaixado em um componente protético em formato de bola adaptado sobre os implantes. Já no Barra-Clip, a prótese é unida com a ajuda de clipes que se adaptam a uma barra soldada sobre os implantes.

Sua grande desvantagem é o valor, um pouco mais elevado que o das demais. Entretanto, vale dizer que ela oferece grande estabilidade e segurança na mastigação.

O que saber sobre a overdenture.

Prótese Protocolo

Este tipo de prótese pode ser usado na arcada superior ou na inferior. É indicada para pacientes que perderam todos os dentes da boca. Funciona bem sobre implantes de titânio.

Entretanto, possui uma execução mais trabalhosa e geralmente complicada. Antes de acoplá-la é necessário colocar os implantes, ou seja, pinos de titânio e substituem a raiz dos dentes ausentes.

Sendo assim, é necessário aguardar um período para a osseointegração, ou seja, para que o metal seja integrado ao osso da mandíbula ou da maxila e o processo de cicatrização esteja finalizado.

Somente depois disso, poderá ser feita a moldagem e a instalação da prótese propriamente dita. Vale dizer, existem diferentes tipos de prótese protocolo. São eles:

Protocolo sobre implante cerâmico: Feita de cerâmica ou porcelana, que oferecem mais naturalidade à prótese. Proporciona maior estabilidade de cor, textura, resistência ao desgaste e menor acúmulo de sujeira.

Protocolo em zircônia: Produzida a partir da zircônia. A principal diferença é que, nesse caso, toda a estrutura da prótese (além dos dentes) também é produzida em zircônia e criada usando o sistema CAM/CAD – uma tecnologia que utiliza impressoras 3D (Odontologia Digital). Desta forma, a partir do desenho da prótese, é possível imprimi-la em três dimensões. Este procedimento reduz a necessidade de uso de soldas, garantindo ainda mais resistência.

Coroa

Esta prótese é indicada para quem vai substituir um único dente. Pode ser feita sobre um implante de titânio ou sobre um dente. Sua implantação também oferece diferentes possibilidades: Pode ser parafusada ou cimentada.

Este modelo pode ser produzido em porcelana ou em resina. O primeiro é um pouco mais caro, entretanto, apresenta mais naturalidade e resistência. Também tem mais durabilidade e facilidade de adaptação. Mas, atenção! O uso de coroas, sobretudo de porcelana, exige capricho na higienização, além de retornos periódicos para ajustes com o dentista.

Prótese sobre implante

Este modelo é indicado para substituir um ou mais dentes na boca. Ela é fixada sobre o pino de titânio e confeccionada em porcelana, o que faz dela um modelo bastante durável e bonito.

Isso porque a porcelana não sofre alterações em sua cor com o passar dos anos e, dificilmente, sofre algum tipo de fratura. Além de oferecer estabilidade e conforto para o paciente durante a mastigação, a prótese sobre implante proporciona um resultado bastante natural.

O que é melhor: Dentadura ou implante dentário?

Ponte fixa

Com o avanço da tecnologia, inclusive no que tange os materiais utilizados na Odontologia, esse tipo de prótese tem caído em desuso. A prótese fixa tem perdido espaço para os implantes dentários. Porém, a ponte fixa, que visa substituir um ou mais dentes, proporciona resultados bastante satisfatórios.

A prótese fixa, entretanto, apresenta como grande desvantagem o desgaste de dentes subjacentes, os quais são usados como suporte. Sendo assim, eles perdem sua funcionalidade, servindo para dar apoio à prótese.

Prótese Parcial Fixa: O que saber antes de usar. 

Outros modelos

Como você pode ver, são muitos os modelos de próteses. Além dos citados, ainda podemos citar os Inlays, Onlays e Overlays. Todos são tipos de restaurações indiretas feitos em porcelana. Ou seja: feitas na boca do paciente quando há perda de estrutura dentária.

Sendo assim, são utilizados para reconstruir uma parte do dente afetado. O a que as diferencia é o grau de destruição do dente que irá ser reconstruído. Geralmente, é indicado para casos em que há pequenas, médias ou grandes partes danificadas, devido à cárie ou algum tipo de fratura.

Você precisa saber:

Tudo sobre os mini implantes.

Quem tem implante pode usar aparelho?

Você também vai gostar de ler