A coroa de porcelana e suas vantagens

05/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Alguns problemas bucais acabam, por vezes, comprometendo a integridade da coroa dentária. A coroa é a parte superior do dente e seu formato varia de acordo com a função de cada um. Quando por algum trauma a coroa quebra ou fica comprometida por causa de cáries, a substituição por uma coroa de porcelana pode ser a solução.

A coroa dentária pode ser feita de outros materiais também, mas a de porcelana garante uma naturalidade superior as dos outros tipos. Neste artigo, você conhece os tipos de coroa e as vantagens da coroa dentária.

Acompanhe!

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

A coroa dentária

Problemas mais comuns da coroa

Como funciona a coroa dentária

A coroa de porcelana

Indicações para a coroa de porcelana

Como é feio o tratamento com a coroa de porcelana

Correção de problemas

Outros tipos de coroas dentárias

Provisória

Resina

Em metal

Metalocerâmica

Zircônia

Visite sempre o dentista

coroa de porcelana

A coroa dentária

Como dito, a coroa dentária é a porção superior dos dentes. É ela quem dá o formato de acordo com a função de cada dente: afiados para cortar, retos e espessos para triturar. Pode ser descrita, ainda, como uma camada dura cuja função é servir de revestimento. É coberta pelo esmalte, o qual protege o dente.

Problemas mais comuns da coroa

Muitas vezes, essa porção superior do dente pode sofrer traumas, quebrando-a. Também pode ficar comprometida devido a um problema muito comum, a cárie. Quando qualquer um destes problemas acontece, a coroa fica prejudicada tanto na sua função dental, quanto na estética.

Felizmente, é possível resolver a questão e reabilitar o sorriso e as funções do dente com o uso da coroa de porcelana. Ela também pode ser feita de outros materiais, os quais a gente explica um pouco mais a frente.

Como prevenir a cárie. 

Como funciona a coroa dentária

A prótese de coroa dentária tem função similar à da coroa natural. Sendo assim, funciona como uma espécie de capa, que reveste o dente natural para recuperar as suas funções.

Como a coroa precisa revestir o dente, é necessário algo que a “cimente” nele. Uma série de materiais podem ser utilizados para essa finalidade, sendo que a cada material interferirá diretamente no resultado final e estético.

Utilizadas desde o final do século XX, elas evoluíram tecnologicamente nos últimos tempos, ficando ainda mais eficazes. Hoje, por exemplo, são mais resistentes e, principalmente, mais estéticas, possibilitando um visual bem natural.

O implante é uma opção segura para recuperar o sorriso?

A coroa de porcelana

A coroa de porcelana é conhecida como coroa cerâmica e tem grande apelo estético. O grande diferencial desta coroa é que ela é totalmente feita de porcelana, não contendo metal em sua estrutura. Essa característica confere a ela um ar muito natural.

Justamente por isso, são bastante indicadas no tratamento dos dentes anteriores. Entretanto, caso o paciente tenha problemas com mordida muito forte ou ranger de dentes, é aconselhado um outro tipo, mais resistente.

Conheça as diferenças entre a dentadura e o implante dentário. 

Indicações para a coroa de porcelana

Devido a sua aparência muito similar a de um dente natural, a coroa de porcelana, geralmente, é indicada quando a estética é fundamental. Por exemplo, quando precisa substituir um dente anterior.

Nos dentes posteriores, ela também é indicada quando a estética é importante para o paciente. Praticamente, fica impossível notar a diferença entre um dente natural e a prótese. Diferentemente do que acontece das coroas em metal.

Também é indicada em casos de fraturas nos dentes, restauração por tratamento de canal, a fim de cobrir parte do dente, e em reconstruções por danos causados pela cárie.

Entretanto, em dentes muito escurecidos ou ainda com pinos de metal, a coroa em porcelana não funciona muito bem esteticamente. Isso ocorre porque o material da coroa de porcelana é translúcido, o que acaba evidenciando a parte escura dos dentes e o metal.

Como é feio o tratamento com a coroa de porcelana

O primeiro passo é, claro, fazer uma avaliação completa com o dentista de sua confiança. O profissional irá avaliar a viabilidade do tratamento e indicar qual deverá ser o tamanho da coroa a ser confeccionado.

Logo, é muito importante conhecer o trabalho do dentista, que deverá ser especializado nesse tipo de tratamento e, de preferência, ter experiência no uso da técnica com o material.

A fase inicial do tratamento inclui, também, exames de raio-x, os quais irão avaliar a situação óssea do paciente. Por meio desses exames, é possível determinar com grande precisão como deverá ser cimentada a coroa dentária.

coroa de porcelana

A coroa de porcelana garante grande naturalidade ao resultado final, uma vez que permite uma coloração muito próxima a dos dentes naturais.

Correção de problemas

Além disso, antes de iniciar de fato o procedimento para colocação da coroa de porcelana, é importante e necessário que o paciente resolva todos problemas bucais pré-existentes. Tais como a remoção de placas e tártaros e o tratamento de cáries.

Somente, então, o dentista poderá dar início ao procedimento de colocação das coroas de porcelana. Para isso, ele faz um molde do dente a ser substituído pela coroa e o envia para o laboratório de próteses, a fim de ser confeccionado.

Portanto, será necessária uma nova sessão com o dentista após alguns dias, quando a peça chegar ao consultório, já pronta para colocação. Nesse momento, serão feitas provas para testar o encaixe da mesma, o que deve acontecer com perfeição. Caso ela apresente discrepâncias, deverá retornar ao laboratório para os devidos ajustes.

O tratamento só é finalizado quando a prótese se encaixa perfeitamente no dente. Nesse momento, o dentista poderá cimenta-la, finalizando o processo.

Saiba tudo sobre próteses.

Outros tipos de coroas dentárias

Como dito anteriormente, há outros tipos de coroas dentárias, feitos de outros materiais. Aliás, nem sempre a coroa de porcelana, apesar de apresentar excelente resultado estético, será a mais indicada.

Sobretudo, quando a resistência deve ser a sua principal função. Vamos conhecer, a seguir, alguns outros tipos de coroa dentária.

coroa de porcelana

Provisória

A coroa provisória, como o próprio nome já diz, é usada provisoriamente no dente. Ela funciona como uma espécie de “saída de emergência” para pacientes que tiveram algum tipo de trauma ou outro problema em dentes anteriores e precisam sair do consultório odontológico reabilitados, mesmo que provisoriamente.

Este tipo de coroa é confeccionado em resina acrílica, que é bastante natural e pode ser feita no próprio consultório. Porém, não oferece a resistência necessária, servindo mesmo somente para não deixar uma falha incômoda no sorriso.

Resina

A coroa dentária em resina é um dos tipos mais utilizados, sobretudo, devido ao seu custo x benefício. Ela é mais barata do que a de porcelana. Entretanto, este modelo apresenta algumas desvantagens.

A resina é um material muito poroso, o qual absorve substâncias com facilidade. Essa característica acaba fazendo com que a coroa seja fonte de mau hálito, principalmente, se o paciente não for muito bom com a manutenção da higiene bucal.

A sua durabilidade também é uma desvantagem em relação à coroa de porcelana. Ela dura menos, principalmente, porque seu material desgasta e pode quebrar com facilidade. À propósito, a resina é muito utilizada na produção das coroas provisórias.

O que é melhor para mim: coroa de resina ou de porcelana?

Em metal

Ainda muito utilizada, a coroa feita em metal é o mais antigo tipo de prótese. Devido ao grande apelo estético da atualidade, ela tem tido cada vez menos procura. Apesar disso, é bastante resistente e tem grande durabilidade.

A cor do metal contrasta bastante com a natural dos dentes, chamando bastante atenção. É impossível não notá-la. Entretanto, vale observar que existem alguns casos em que o seu uso é aconselhado, como quando o espaço entre os dentes é muito pequeno.

Saiba porque a amálgama está caindo em desuso. 

Metalocerâmica

As coroas dentárias metalocerâmicas possuem a liga de cimentação feita em uma infraestrutura de metal. Além disso, ela é recoberta por cerâmica. Por isso, une bem a resistência à beleza e naturalidade. Sua resistência faz dela a mais recomendada para pacientes com disfunções, como o bruxismo.

Zircônia

Considerado uma verdadeira revolução na Odontologia, a zircônia é resistente e bastante estética. A coroa feita a partir desse material não utiliza metal na estrutura interna. Logo, garante um efeito translúcido, possibilitando a passagem da luz pela prótese, fazendo-o com que atinja a mesma cor do dente natural.

Outra grande vantagem da zircônia é que seu material não ocasiona o surgimento de manchas acinzentadas próximas à gengiva. Também, por não levar metal na fabricação, não dá alergia. Sua grande desvantagem? Claro, o valor, menos acessível do que outros materiais.

Visite sempre o dentista

O acompanhamento do dentista se torna fundamental para quem tem coroas de qualquer tipo. O profissional precisa acompanhar a evolução de seu tratamento. Sobretudo, a fim de analisar a adaptação do paciente à prótese.

O intervalo de tempo entre os retornos e o número de consultas necessárias depende da complexidade do caso. Apenas o dentista que fez o tratamento pode passar essa informação com exatidão.

As visitas ao dentista garantem a maior durabilidade da prótese, uma vez que o profissional realizará as manutenções necessárias na peça.

Você também vai gostar de ler