Tudo sobre a Lipo Enzimática de Papada feita com o dentista

Lipo Enzimática de Papada

17/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Queixo duplo ou papada. Não importa como a chamamos, o que importa é que ninguém gosta do visual que ela confere. Resolver esse problema não é difícil.

Na verdade, está cada vez mais fácil. Inclusive, a Lipo Enzimática de Papada, como é chamado o procedimento que reduz a papada, pode ser realizada no consultório do dentista. A técnica faz parte da Harmonização Orofacial, uma área que ganha cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos.

A papada consiste em um acúmulo de gordura na região abaixo do queixo. Geralmente, ela aparece devido ao ganho de peso. Além disso, pode surgir em homens ou mulheres mais frequentemente a partir dos 35 anos de idade, que é quando a pele começa a ficar mais flácida. Independente do motivo do seu aparecimento, a papada pode ser corrigida, e é isso que nos interessa!

Neste artigo, você aprende tudo sobre a Lipo Enzimática de Papada, como é feita, benefícios, riscos e contraindicações. Então, se você tem interesse nesse procedimento, não deixe de ler!

Lipo Enzimática de Papada

Sessões

Contraindicações da Lipo Enzimática de Papada

Vantagens do procedimento

O ácido deoxicólico

Lipo Enzimática x Lipoaspiração

Como disfarçar a papada

Lipo Enzimática de Papada

Lipo Enzimática de Papada

A Lipo Enzimática de Papada é um dos procedimentos mais procurados atualmente nos consultórios odontológicos. Ao lado de outros procedimentos estéticos, tais como a bichectomia, o preenchimento e a toxina botulínica, a Lipo Enzimática de Papada tem se apresentado como um dos sonhos de consumo de quem busca a redução da gordura localizada nesta área.

Veja ainda: Como o botox pode auxiliar na correção do bruxismo
                      Excesso de gengiva ao sorrir? Botox é opção não cirúrgica

Parte deste sucesso vem da simplicidade do procedimento, que reduz o contorno e melhora o aspecto da parte inferior do rosto. Além disso, ele é muito pouco invasivo. A redução de medidas por meio da diminuição de gordura se dá com aplicações de micro injeções subcutâneas.

A substância utilizada é o ácido deoxicólico a 1%. Este ácido produz a quebra das células de gordura ao redor do pescoço e, assim, ajuda o corpo a absorver a gordura subcutânea da maxila, consequentemente, eliminando o famoso queixo duplo.

Sessões

O resultado final, entretanto, não é alcançado com uma única sessão, visto que é necessário aguardar a região desinchar para fazer novas aplicações. São necessárias cerca de quatro a seis visitas ao dentista para conclusão do tratamento, com um intervalo de 15 dias entre elas. Cada sessão dura em média trinta minutos. Mesmo que o resultado não seja imediato, é possível observar seus benefícios já a partir da primeira sessão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconhece a técnica utilizada e o produto aplicado. Sendo assim, a Lipo Enzimática de Papada é permitida em todo o território brasileiro devido a eficácia e a segurança para o paciente. Uma vez que, por meio desta técnica, a gordura passa por um processo de redução de forma não cirúrgica e minimamente invasiva.

A aplicação do ácido deoxicólico permite que o paciente volta a sua vida normal logo após o término das sessões. Contudo, é importante se atentar para alguns cuidados, tais como:

  • Evitar exercícios físicos nas primeiras 48 horas
  • Restringir o uso de anti-inflamatórios, pois podem causar a paralisação do efeito do produto
  • Utilizar faixa de compressão ou micro porosa à noite após o quarto dia de aplicação
  • Não fumar
  • Fazer drenagem local

Contraindicações da Lipo Enzimática de Papada

Os procedimentos orofaciais, como a Lipo Enzimática de Papada, devem ser feitos por profissionais da área da saúde, que é o caso do dentista. Profissionais não qualificados podem causar sérios danos ao paciente, alguns deles irreversíveis.

O risco está na aplicação errada das micro injeções. Caso injetadas de forma inadequada ou no local errado podem causar problemas como a assimetria no sorriso e a disfunção marginal do nervo mandibular, com subsequente infecção e até uma necrose.

Se realizado por profissionais, estes riscos são, praticamente, inexistentes. Por isso, a região próxima do nervo mandibular marginal deve ser evitada, minimizando, assim, as chances de lesões.

Algumas pessoas não devem fazer o procedimento. São elas: pacientes lactantes, menores de 18 anos, gestantes, pessoas com cistos no local da papada, com algum tipo de infecção no organismo ou com nódulos tireoidianos como o bócio.

O produto também não deve ser usado em caso de flacidez, apenas nas gorduras da região da face. A flacidez deve ser combatida com outras substâncias. Vale registrar que pode haver incidência de alguns efeitos colaterais: vermelhidão (eritema), dormência, ardência, hematoma, endurecimento no local de aplicação e inchaço. Alguns pacientes podem apresentar dificuldade para engolir.

Harmonização Orofacial: Conheça tudo sobre a técnica que tem revolucionado a forma como lidamos com a estética. 

Vantagens do procedimento

Sem dúvida, a primeira grande vantagem é a estética. Com ela, vêm o rejuvenescimento da face, a retomada da autoestima e da confiança em si. Além disso, uma vez feita a Lipo Enzimática de Papada, o aspecto duplo do queixo só retornará se houver ganho excessivo de peso. Ou seja, a durabilidade da técnica depende da disciplina do paciente e seus resultados podem durar para sempre.

Uma das vantagens mais comemoradas, é bom dizer, diz respeito ao investimento financeiro. Por não se tratar de um procedimento invasivo, não há custos com hospital, tais como internações, anestesias e equipe médica, o que reduz drasticamente o valor.

Este valor vai variar de acordo com a quantidade de gordura a ser tratada, o que impacta na quantidade de produto a ser utilizado. Outro ótimo ponto é a rápida recuperação.

Mais: O procedimento é indolor, apesar de causar, em alguns pacientes, um certo incômodo durante a aplicação, devido à introdução das agulhas na pele. Além do mais, o procedimento sem cortes proporciona um rosto mais simétrico e, portanto, mais bonito em um curto espaço de tempo.

Lipo Enzimática de Papada

O ácido deoxicólico

O ácido deoxicólico é injetável e utilizado para reduzir a gordura submentoniana em adultos, que é a gordura da papada. Este ácido é uma molécula que está presente no corpo humano, nos sais biliares, e serve para metabolizar as gorduras.

Quando aplicada no organismo, esta substância destrói as células de gordura, também conhecidas por adipócitos, estimulando uma resposta inflamatória pelo organismo, que vai ajudar a eliminar os resíduos celulares e os pedaços de gordura da região. Com a destruição dos adipócitos, uma quantidade pequena de gordura se acumula no local.

Sua aplicação pode contar com o uso prévio de um anestésico tópico, a fim de reduzir a dor das picadas. A dose recomendada é de cerca de 6 aplicações de 10 mL, espaçadas, no mínimo, por um mês, no entanto o número de aplicações também vai depender da quantidade de gordura que a pessoa tenha.

Sendo assim, o ácido deoxicólico é injetado no tecido adiposo subcutâneo, na região da papada, usando uma dose de 2 mg/cm2, dividido por 50 injeções, no máximo, de 0,2 mL cada, até um total de 10 mL, espaçadas de 1 cm.

Lipo Enzimática x Lipoaspiração

A técnica utilizada nos consultórios odontológicos tem atraído cada vez mais pessoas e desbancado a técnica mais usada anteriormente para atingir os benefícios propostos, a Lipoaspiração.

Ao contrário da técnica de harmonização orofacial, a Lipoaspiração é um método cirúrgico invasivo, mas também utilizado para a retirada de gordura. Por se tratar de uma cirurgia plástica, esse método requer anestesia e gastos com hospital, além de apresentar uma recuperação mais lenta.

Outro método utilizado para retirar o aspecto de queixo duplo é o lifting cérvico-facil. Este método é indicado para pessoas com flacidez acentuada na região do pescoço.

Como disfarçar a papada

Até finalizar o tratamento de Lipo Enzimática de Papada e ter um pescoço exibível nas selfies, é possível disfarçar a papada com alguns truques. Vale ressaltar que estas são apenas técnicas que podem ajudar a disfarçar o queixo duplo, porém não o eliminam definitivamente.

  • Maquiagem: A maquiagem é um grande aliado para o disfarce do queixo duplo. Para isso, deve-se usar um pó mais escuro do que o tom de pele para acentuar a mandíbula. Além disso, orienta-se aplicar máscara nos olhos para que estes pareçam maiores. Ao focalizar a atenção nos olhos, desvia-se, automaticamente, a atenção do restante do rosto – esse é um truque que sempre funciona. Para arrematar o efeito “sem papada”, sugere-se optar por batons claros e neutros.
  • Cabelo: Use o cabelo a seu favor. Ajeite sempre os cabelos para ficarem atrás dos ombros. Quando as madeixas tocam o pescoço acabam chamando a atenção para a papada. E se falamos em disfarce, o que menos queremos é chamar a atenção. Portanto, se o seu cabelo é longo, ponto para você. Cabelos longos alongam o rosto e contribuem para um efeito final mais harmônico no que tange as papadas.
  • Barba: É homem? Aposte na barba! Ela não só disfarça, mas esconde bem o queixo duplo.
  • Acessórios: Quem tem papada, não deve colocar colares no pescoço mesmo que não sejam justos. O ornamento chama muito a atenção.
  • Questão de postura: Manter a coluna ereta e os ombros para trás, além das costas retas é bom para evitar dores e para evitar o acúmulo de gordura no pescoço.
  • Roupas: Optar por blusas com decote em V também vai ajudar bastante.  Isso porque o pescoço parece mais longo visualmente, deixando o ar de papada em segundo plano.

Você também vai gostar de ler