Traumatismo dental: Quebrou o dente? Não perca tempo, faça a coisa certa.

Traumatismo dental

01/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

  1. Você sabe o que é traumatismo dental? Estamos sujeitos a isso a qualquer momento da vida ou em qualquer idade. Pequenos ou grandes acidentes, brigas escolares, um passo em falso, um descuido da rede e…. um dente estará quebrado! Não sabemos nunca o que o futuro nos reserva. É melhor andar atento, mas como o próximo passo sempre é incerto, preparamos este artigo com tudo que é necessário saber sobre traumatismo dental e o que fazer. Você encontra aqui:

Traumatismo dental

Traumatismo dental: fraturas que assustam

Dente quebrado, situação de emergência

O tamanho do prejuízo

Classificando os traumas dentários

Fraturas:

  • Em esmalte e fratura em esmalte e dentina
  • Coronária
  • De coroa e raiz
  • Radicular
  • Da parede e processo alveolar
  • Luxação e avulsão dentária

Concussão

Subluxação

  • Luxação:
  • Extrusiva
  • Lateral
  • Intrusiva

Avulsão

Terapia medicamentosa

Remédios

Orientações especiais para traumatismo dental

Traumatismo dental: fraturas que assustam

O traumatismo dental ou dentário são lesões traumáticas dentárias que podem variar desde fraturas simples em esmalte do dente até grandes fraturas do osso alveolar, com a perda definitiva do dente.

É uma ocorrência frequente nas clínicas odontológicas e atinge, sobretudo, crianças e adolescentes, devido às características típicas da idade: curiosidade, inconsequência, falta de discernimento e de conhecimento dos perigos que nos espreitam.

Além disso, é mais comum também em indivíduos do sexo masculino, especialmente em idade escolar. Geralmente, é resultado de brigas, acidentes esportivos ou automobilísticos, quedas, traumatismo com objetos ou, ainda, maus tratos.

Um dente quebrado assusta qualquer um. Mas nem sempre há a fratura e isso pode ser um problema enorme também. Com o tempo, o dente poderá escurecer devido à necrose pulpar.

Dente quebrado, situação de emergência

Fratura, sangue, confusão! As situações de emergência quase sempre apresentam cenários que ninguém gostaria de ver. Em consequência, fica difícil tomar decisões e até mesmo saber o que fazer nessas horas, sobretudo se o desespero tomar conta. Mas são nessas situações que precisamos agir o mais rápido possível.

Para começar, vamos esclarecer: traumas dentários são questão de emergência. Não perca tempo indo ao hospital. O local correto a ir é a um cirurgião dentista. Esse profissional conduzirá um exame clínico e, provavelmente, radiográfico do paciente para determinar o diagnóstico inicial, a gravidade da lesão e o plano para o melhor tratamento.

Nos casos de trauma e avulsão a rapidez com que se obtém atendimento é imprescindível para garantir o melhor prognóstico. Quanto mais rápido o acidentado conseguir ser examinado por um profissional, maior as chances de sucesso do tratamento.

Traumatismo dental

O raio-x é uma das ferramentas que o cirurgião dentista poderá utilizar para avaliar o tamanho do dano causado pelo traumatismo dental.

O tamanho do prejuízo

Feitos os primeiros socorros, o dentista poderá identificar o tipo do trauma dentário. Os traumas dentários são classificados de acordo com as características das fraturas. Conhecer essa classificação, as suas características e as condutas dos traumas dentários possibilita melhores orientações e encaminhamentos ao paciente e sua família, no caso de crianças e adolescentes.

Classificando os traumas dentários

Cada classificação de trauma exige um procedimento específico para cada caso. Apresentamos, então, quais as classificações, características e condutas em fraturas dentárias do osso alveolar.

Fratura em esmalte e fratura em esmalte e dentina

Esse tipo de fratura apresenta perda parcial de esmalte ou perda parcial de esmalte e dentina. Neste caso, o pedaço do dente fraturado deve ser armazenado em soro fisiológico para serem colados. É uma técnica de baixo custo e de resultados e estéticos satisfatórios. Outra opção é fazer uma restauração convencional.

Fratura coronária

Essa fratura dental envolve o esmalte, a dentina e a polpa. Para se obter sucesso na conduta desse tratamento, o atendimento de urgência deve ser feito em até três horas após o trauma, para intervenções menos invasivas e melhor prognóstico. Caso haja fragmentos, também deve-se fazer como já exposto anteriormente: Preservá-lo em soro fisiológico para que possa ser colado.

Fratura de coroa e raiz

O prejuízo nesse caso é maior do que nos outros, pois a fratura envolve não somente o esmalte e a dentina, mas também o cemento e a polpa. Pode ocorrer tanto no sentido axial como no sentido horizontal, com presença de mobilidade.

A conduta indicada nesse caso é manter o elemento radicular por meio de técnicas de reposicionamento dental. Mas isso só é possível se a fratura for no sentido horizontal. Também será necessário aplicar um tratamento endodôntico pelo risco de necrose pulpar. Um atendimento rápido pós-trauma oferece melhor prognóstico. Quando a fratura é vertical, a única solução é a extração do dente.

Fratura radicular

Essa fratura tem como características o envolvimento da dentina, do cemento e da polpa, com presença de mobilidade dental. Para este tipo de fratura, o cirurgião dentista deverá reposicionar o dente e aplicar uma contenção rígida. Em alguns casos, um tratamento endodôntico poderá ser necessário.

Fratura da parede e processo alveolar

Esse tipo de fratura envolve a parede óssea do alvéolo, o que pode (ou não) impactar no elemento dental. O reposicionamento do fragmento é exigido e o uso, por quatro semanas, de uma contenção rígida ou semirrígida também. Esse tipo de trauma dentário deve ser acompanhado por longo tempo, podendo chegar até um ano.

Luxação e avulsão dentária

Luxações e avulsões dentárias também são ocorrências comuns no universo dos traumas dentários. Conheça as classificações, características e condutas para estas lesões.

Concussão

A concussão é uma lesão do tecido de suporte do dente. Nesse caso, não há perda ou deslocamento do elemento dental. Durante a sua plena reabilitação, recomenda-se dar preferência a alimentos macios.

Subluxação

A subluxação é uma lesão dos tecidos de suporte do dente, com presença de hemorragia gengival.  Assim como nos casos de concussão, recomenda-se dar preferência a alimentos macios e, se necessário, fazer o uso de uma contenção semirrígida se ocorrer em mais de dois dentes, a fim de possibilitar conforto para o paciente.

Luxação extrusiva

Quando ocorre a luxação extrusiva, o dente se desloca parcialmente no sentido axial do alvéolo dental. Há a presença de sangramento e o dente fica com a aparência alongada. O cirurgião dentista trabalha para reposicionar o elemento dental. Há uso de contenção semirrígida, por duas semanas.

Luxação lateral

É quando há deslocamento irregular do elemento dental do alvéolo dental. Pode ser acompanhada por fratura ou esmagamento do osso alveolar. Faz-se necessário o reposicionamento do elemento dental e a necessidade de contenção semirrígida por quatro semanas. Em caso de luxação lateral, pode ser necessária a realização de tratamento endodôntico.

Luxação intrusiva

Nesse tipo de lesão, há o deslocamento do dente em relação ao osso do processo alveolar. Clinicamente, a coroa se apresenta encurtada e existe sangramento gengival. Pode ainda haver a re-erupção dental ou a necessidade de tração ortodôntica do elemento dental.

Avulsão

A avulsão ocorre quando há perda total do emento dental. O alvéolo dental fica vazio ou preenchido com coágulo sanguíneo. O dente deve ser armazenado em leite gelado, a cerca de 40 Célsius, imediatamente, para melhor conservação dos ligamentos. Outra opção é a já apresentada neste artigo anteriormente, que é o armazenamento do dente em soro fisiológico. Até mesmo a saliva pode ser utilizada para preservar o dente.

Se for reimplantado em até uma hora, o prognóstico é favorável. Entretanto, se houver demora ou se o dente for mantido seco ou em soluções inadequadas, que não sejam as indicadas, o prognóstico é desfavorável, e o paciente, certamente, perderá o dente.

Terapia medicamentosa

Um bom cirurgião dentista levará em conta vários fatores para garantir o pleno restabelecimento da boca lesionada. Além das condutas citadas, o dentista irá avaliar o histórico do trauma e do paciente: Sua idade, o tamanho da sua câmara pulpar e se existe problemas periodontais na região, dentre outros.

O profissional também irá analisar os tecidos moles em volta da fratura, a fim de ver se esta contém fragmentos dentários ou outros corpos estranhos. Cada caso é um caso e deve ser avaliado em suas particularidades. Ainda assim, é provável que todos os casos tenham que lançar mão de uma terapia medicamentosa.

Remédios

Cada caso poderá exigir um tipo de remédio, o que vai depender da anamnese feita pelo dentista, sobretudo, em busca de alergias. Em muitos casos, bochechos são indicados com solução de Digluconato de Clorexidina a 0,12% para eliminar a placa bacteriana. A ausência dessa placa garantirá uma cicatrização melhor da região bucal.

Orientações especiais para traumatismo dental

Traumatismo dentalEstar a par dessas informações pode ser imprescindível para salvar um dente em casos de lesões dentárias. A agilidade nos primeiros socorros, a procura pelo profissional adequado e o diagnóstico preciso da classificação do traumatismo dental fazem a diferença para o sucesso do tratamento, como exposto neste artigo.

No caso de avulsão, que é quando há a perda total do dente, é importante ressaltar que o dente não deve ser manuseado pela raiz e, sim, pela coroa dentária. Para que se possa reimplanta-lo no lugar, vale lembrar que este deve ser mantido em leite gelado, soro fisiológico ou até saliva até que seja entregue para o cirurgião dentista.

Um dente natural é muito valioso para ser perdido. Além disso, dependendo da idade de crianças e adolescentes, o implante não é indicado. Nesses casos, se o dente não for acondicionado corretamente até a sua recolocação, ele poderá se perder para sempre e a criança ficar banguela.

 

 

 

Você também vai gostar de ler