Tratamento de canal sem medo!

tratamento de canal

23/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Um dos procedimentos mais temidos em um consultório odontológico é o tratamento de canal. Sabe aquela velha história, “quem tem fama, deita na cama”? Pois é, com o tratamento de canal é exatamente assim. Durante muito tempo, ele consolidou a fama de mais “assustador” tratamento odontológico: doloroso e caro.

Mas, vale dizer que, com o tempo também vem a evolução, os avanços tecnológicos. Talvez, a sua ideia sobre tratamento de canal esteja tão ultrapassada quanto a do mito que se formou em cima do procedimento. Este artigo tem a missão de mostrar que as coisas não sem mais bem assim. Se você tem um problema que a solução seja justamente este procedimento, não tema. Leia tudo até o fim e entenda que você pode seguir sem medos e sem traumas!

tratamento de canal

O que é o tratamento de canal e quando é indicado

Será que o tratamento de canal dói?

O passo a passo do tratamento de canal

Criando acesso à raiz – Passo nº 1

Remoção do tecido infectado – Passo nº 2

Obturação/ Restauração – Passo nº 3

Reconstrução do dente – Passo nº 4

Suporte – Passo nº 5

Acabamento – Passo n° 6

Fase de pós-operatório do tratamento de canal

Cuidados pós-cirurgia

Restauração provisória e restauração definitiva

Vantagens do tratamento de canal

Não fique na dúvida

O dente afetado pode voltar a ter problemas?

Fazer canal escure os dentes?

O canal somente é realizado quando o dente dói?

 

O que é o tratamento de canal e quando é indicado

Para início de conversa, é preciso entender o que é esse tratamento. Pois bem, o tratamento de canal é um procedimento no qual é feita a retirada da polpa do dente. A polpa é o tecido que compõe a parte interna dos ossos. Logo, quando ela é danifica deve ser removida. Além de fazer a remoção da polpa, o tratamento de canal inclui, ainda, a limpeza da lacuna deixada por essa polpa e seu devido preenchimento, feito pelo dentista.

Este tratamento é indicado quando a polpa está infeccionada ou morta. Geralmente, estas situações se dão em decorrência, principalmente, de cáries profundas ou de fraturas e traumas.

Será que o tratamento de canal dói?

tratamento de canal

Engana-se quem pensa que o tratamento de canal dói. O que dói, na verdade, é o dente infeccionado. Quanto mais tempo o paciente ficar com o dente nesta situação, mais dor sentirá. Já o tratamento não causa dor, pois é realizado com o paciente sob efeito de anestesia. Trocando em miúdos, o tratamento de canal não dói; ele contribui para acabar com a sua dor.

Portanto, o fato de que o tratamento de canal dói nada mais é do que um mito muito divulgado, ou como falamos hoje em dia, é fake news! Sendo assim, para quem não quer sofrer com dores, recomenda-se visitas regulares ao dentista. O profissional poderá identificar o problema em seu início e evitar que este evolua causando sofrimento e dor ao paciente.

O passo a passo do tratamento de canal

Não entender ou desconhecer o procedimento é um outro fator que pode gerar medo nas pessoas. Por isso, trazemos aqui, com este artigo, o passo a passo completo de um tratamento de canal. Fique por dentro!

Criando acesso à raiz – Passo nº 1

O tratamento de canal terá início assim que identificada uma infecção profunda, o que se dá, geralmente, em decorrência de uma cárie significativa que danifica a polpa do dente ou após traumas e fraturas. Nestes casos, a raiz fica infectada ou inflamada, o que requer ação imediata.

Então, é dado o primeiro passo da cirurgia propriamente dito, que é cfriar a via de acesso à raiz. Em outras palavras, criar acesso ao dente lesionado é abrir o canal. O dentista, então, anestesia o dente e promove a abertura através da coroa do dente até a câmara da polpa.

Neste estágio, não tem jeito, o dentista usa o famoso equipamento que muitas pessoas sofrem só de ouvir o motorzinho. Nossa dica: Abstraia! O equipamento faz barulho, mas não causará dor, uma vez que o dente do paciente estará anestesiado.

Remoção do tecido infectado – Passo nº 2

Criado o canal de acesso, é hora de colocar a mão na massa, ou seja, na polpa! Nesta etapa, a polpa infeccionada ou inflamada é totalmente removida para descontaminação dos canais.

Estes serão, ainda, alargados e alisados (modelados), com a ajuda de limas especiais e ferramentas para irrigação para remover quaisquer resíduos. Assim, o dente estará pronto para receber o material de restauração.

Obturação/ Restauração – Passo nº 3

Polpa removida, canais alargados, limpos e modelados, o dentista irá trabalhar na obturação dos canais, ou seja, em sua restauração. Para isso, os canais serão preenchidos permanentemente com um material específico, o qual promoverá o seu selamento. Geralmente, esse material é conhecido como guta-percha, que ajuda a manter os canais livres de infecção ou contaminação.

Reconstrução do dente – Passo nº 4

Aqui, o dentista irá trabalhar na reconstrução do dente. Sendo assim, um material temporário é colocado no topo da guta-percha a fim de vedar a abertura.

Este material permanecerá no dente até que este receba um preenchimento permanente, que é a própria restauração, ou seja, uma coroa.

A coroa se parece com um dente natural e é colocada sobre o topo do dente. Pode-se dizer que a coroa é uma prótese que envolve todas as faces dentárias e que é cimentada no dente restaurado.

Suporte – Passo nº 5

Em alguns casos, esta etapa será necessária. Ela consiste na colocação de um pino na raiz, próximo à guta-percha. Esse pino irá dar mais suporte à coroa do dente.

Acabamento – Passo n° 6

Passo final do tratamento de canal. Aqui, é colocada a coroa, a qual é afixada com cimento no dente restaurado.

Fase de pós-operatório do tratamento de canal

O tratamento de canal é uma cirurgia e requer cuidados após a sua realização. Assim como outros procedimentos cirúrgicos bucais, tais como a extração de siso, é recomendado repouso ao paciente que passou pela cirurgia. Entretanto, por ser considerado um procedimento menos invasivo que o de extração de siso, por exemplo, seu tempo de repouso também é menor.

Ou seja, você pode fazer o procedimento e, pouco tempo depois, seguir com sua programação de costume. Após o tratamento de canal, a rotina pode ser mantida e o paciente pode seguir com suas atividades usuais, tais como trabalhar e se exercitar. Contudo, os cuidados não param por aí.

Cuidados pós-cirurgia

Além do repouso recomendado, outros cuidados são recomendados após o tratamento de canal. Um deles, diz respeito à mastigação. Nas primeiras horas após a realização da cirurgia, faz-se extremamente necessário prestar mais atenção à mastigação.

Isso porque com o uso da anestesia, a área pode ficar muitas horas sem sensibilidade e o paciente acabar se machucando ao morder as bochechas. Portanto, atenção redobrada, especialmente, na primeira refeição após o tratamento de canal.

Também, não há necessidade de alarde caso sinta alguma sensibilidade após o procedimento. É normal o dente apresentar sensibilidade logo depois do tratamento e, sendo assim, o paciente pode tomar um analgésico. Entretanto, caso a dor permaneça, é indicado entrar em contato com o dentista.

Restauração provisória e restauração definitiva

Muitas vezes, os pacientes ficam com uma sedação temporária no dente afetado enquanto está com a restauração provisória, ou seja, enquanto aguardam a finalização do tratamento com a colocação do material permanente ou de uma coroa.

Nesta fase é importante tomar cuidado e evitar mastigar em cima da restauração provisória. Após a colocação da restauração definitiva não haverá mais problema e o paciente poderá realizar as refeições sem se preocupar com a mastigação.

Vantagens do tratamento de canal

A primeira grande vantagem do tratamento de canal é, sem dúvida alguma, a eliminação da dor. Ninguém gosta ou quer sentir dor. A dor deve ser sempre um alerta, não uma constante.

Em segundo lugar, é importante ressaltar que o tratamento de canal ainda é a única forma de recuperar a saúde do dente quando uma infecção ou outro problema atinge a polpa do dente.

Ainda assim, alguns fatores poderão dificultar a execução do tratamento, tais como a anatomia do dente afetado ou mesmo calcificações que dificultem o acesso ao canal. Mas, para isso também há solução e o dentista saberá como fazer as intervenções da melhor forma.

Não fique na dúvida

Bem, este artigo elucidou alguns dos principais pontos sobre o tratamento de canal. Explicamos o que é e quando é indicado, demos o passo a passo dos procedimentos e falamos dos cuidados pós-cirúrgicos. Ainda assim, você pode ter algumas dúvidas, sobretudo, aquelas alimentadas sobre os mitos e verdade sobre o tratamento de canal. Não se preocupe. Você não vai sair daqui sem ter tudo esclarecido. Levantamos as principais dúvidas e esclarecemos uma por uma. Veja nos tópicos que seguem.

O dente afetado pode voltar a ter problemas?

Infelizmente, esta é uma verdade. Se o dente voltar a passar por algum trauma ou fratura, poderá, sim, precisar novamente de um canal.

Fazer canal escure os dentes?

Também pode acontecer, mas vai depender do estado da lesão no momento do tratamento e da técnica utilizada. Então, não podemos afirmar que não irá ou que irá acontecer. É uma possibilidade. Entretanto, atualmente, existem opções diferentes de materiais e procedimentos para evitar que os dentes fiquem manchado.

O canal somente é realizado quando o dente dói?

Evidentemente que a dor é um sintoma de que há algo errado com o seu dente. Mas, apesar disso, quanto mais cedo a infecção for descoberta, melhores as chances de o tratamento de canal funcionar. Por isso, é tão importante fazer visitas frequentes ao dentista. O profissional poderá te auxiliar a identificar o problema precocemente, antes, inclusive, de que haja dor.

Você também vai gostar de ler