Saiba tudo sobre a harmonização orofacial

harmonização orofacial

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

harmonização orofacial

Traços harmônicos, suaves e simétricos são sinônimo de beleza. Na era da selfie e das redes sociais, a procura por procedimentos estéticos aumenta a cada dia. Dentre estes procedimentos está a harmonização orofacial.

Apesar de recente, o procedimento já é uma verdadeira febre nos consultórios odontológicos. Sobretudo, porque caiu na graça de celebridades como Angelina Jolie, uma das mais belas mulheres do mundo.

A técnica, realizada por dentistas, visa harmonizar o sorriso com a face, de uma maneira global, ou seja, de olho em todos os detalhes que possam favorecer o conjunto da obra. Nesse caso, obra de arte!

Este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial, suas aplicações e benefícios. Acompanhe!

O que é a harmonização orofacial?

A fase pré-harmonização orofacial

O passo a passo da harmonização orofacial

Mais técnicas utilizadas pela harmonização orofacial

Por que fazer o procedimento com o dentista?

Mais do que uma questão estética

O uso do aparelho ortodôntico é obrigatório para o procedimento?

A saúde bucal na harmonização orofacial

 

O que é a Harmonização Orofacial? 

Sorriso e rosto bonitos, em um conjunto harmônico que se traduz em uma melhora da autoestima e em bem-estar. A harmonização orofacial é uma grande aliada para quem procura os resultados citados. A técnica encampa uma série de procedimentos utilizados para promover o equilíbrio estético e funcional da face.

Em suma, podemos dizer que este procedimento estético visa equilibrar a relação estética e funcional do rosto e do sorriso usando para isso técnicas de preenchimento. O dentista trabalha as medidas faciais e dentais, em busca de proporções simétricas que agradam o olhar.

Por meio da técnica, é possível corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e trazer um ar rejuvenescido para o rosto. A harmonização orofacial é indicada para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.

Até mesmo o nariz pode ser remodelado sem cirurgia com a harmonização orofacial.

 A fase pré-harmonização orofacial

Bateu aquela vontade de se dar um novo ar, mais leve e suave? Antes de partir para a harmonização orofacial é preciso fazer, junto ao dentista, uma avaliação total das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias.

Além disso, o profissional vai anotar todas as queixas do paciente e os seus relatos sobre o que mais o incomoda. A partir daí o dentista poderá montar um plano personalizado, feito exclusivamente para cada paciente, a fim de alcançar os objetivos propostos. Este plano poderá incluir tratamentos dentários e também faciais.

O passo a passo da harmonização orofacial

Após a fase de pré-harmonização orofacial e já de posse do plano personalizado, o dentista lançará mão de um mix de técnicas disponíveis para iniciar, de fato, o tratamento. Dentre estes tratamentos e suas aplicações, pode-se citar:

botox

Efeitos já podem ser percebidos nos primeiros dias

Aplicação de toxina botulínica (Botox)

O botox previne e disfarça marcas de expressão e rugas. Ele também pode corrigir problemas de sorriso gengival, que é quando a gengiva aparece em excesso quando se abre um sorriso. O botox é uma importante ferramenta, pois contribui para uma melhor simetria entre o sorriso e a face.

Ácido hialurônico

Este ácido tem aplicabilidade semelhante a do botox. Também é indicado para corrigir o tão falado “bigode chinês”, que são as linhas de expressão que ladeiam o sorriso. O ácido hialurônico contribui para preencher o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, hidratada e elástica, sob medida para harmonizar com o sorriso.

Ácido deoxicólico

Este ácido é, na verdade, uma enzima já produzida pelo corpo, na bile. No organismo, ele atua dissolvendo a gordura, fazendo para que as células gordurosas sejam quebradas e eliminadas pelo sangue. Sendo assim, em aplicações no rosto, irá agir de maneira semelhante. Contudo, vale ressaltar que ele é indicado apenas para pessoas que tenham gordura abaixo do queixo, a famosa “papada”, ou para quem possui queixo duplo.

Bichectomia

Esta técnica consiste em retirar a gordura na região das bochechas, chamada de Bola de Bichat, para afinar a face e assim, proporcionar uma melhor harmonia entre rosto e sorriso.

Dentre todas as técnicas citadas, a toxina botulínica, o popular botox, é uma das mais usadas no tratamento estético orofacial. Não é restrita à estética, funcionando, também, de forma terapêutica, auxiliando a resolver problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o sorriso gengival, o bruxismo e as dores de cabeça tensionais.

Além dos excelentes efeitos estéticos, o botox pode ser extremamente benéfico no tratamento de diversas condições de saúde. Saiba tudo sobre a aplicabilidade do botox, em detalhes.

Mais técnicas utilizadas pela harmonização orofacial

Além das técnicas citadas, há outras importantes para alcançar o equilíbrio da face. O preenchimento e as fototerapias estão entre elas. Estas técnicas trabalham em várias áreas, contribuindo para o surgimento de inúmeros benefícios estéticos.

Tanto o preenchimento como a fototerapia são procedimentos seguros, sem comprometimento motor ou vascular. O tratamento com estas técnicas é bastante simples e eficiente. Além disso, podem ser feitas de forma rápida, com alto grau de satisfação.

Tudo que você precisa saber sobre o preenchimento facial e suas diversas indicações.

O dentista ainda pode fazer uso de outras técnicas no processo de alcançar a harmonização orofacial. Podemos citar: as técnicas com bioestimuladores, plasma rico em plaquetas, microagulhamento, lipoenzimática, skinbooster, subincisão, fios de sustentação e fios PDO.

Por que fazer o procedimento com o dentista?

Primeiro porque é o dentista que cuida da saúde e da estética bucal. O tratamento de harmonização orofacial engloba a saúde e a estética bucal e a facial. Sendo assim, ele poderá tratar ambos aspectos, a fim de garantir os resultados almejados.

Segundo porque a harmonização orofacial é um procedimento reconhecido pela Resolução nº 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade odontológica, estipulando os requisitos necessários para o exercício da função.

Conclusão: É necessário que seja um especialista em odontologia para realizar o procedimento de forma segura e eficaz no ramo da estética e saúde bucal.

harmonização orofacial

Mais do que uma questão estética

Quando a gente usa o termo harmonização orofacial pensa imediatamente em benefícios estéticos. Sim, como vimos aqui, estes benefícios existem e são muitos. Mas, o ser humano é integral e merece um tratamento que o acolha para além que se vê.

O procedimento de harmonização orofacial atinge esse objetivo, ao cuidar também do paciente em questões que desequilibram a saúde física, emocional e psicológica. As indicações de algumas técnicas utilizadas pela harmonização orofacial conseguem reverter quadros de dor de cabeça crônica, bruxismo, dores tensionais, paralisia facial e gengivolplastia e outros.

A gengivoplastia é uma plástica rápida, simples e praticamente indolor que pode ser feita por meio da harmonização orofacial.

O uso do aparelho ortodôntico é obrigatório para o procedimento?

Como a harmonização orofacial vai tratar o sorriso e a face como um todo, eliminando assimetrias e buscando um conjunto harmônico e suave para o paciente, pode ser que o tratamento com o aparelho ortodôntico seja necessário.

Isso ocorrerá se os dentes estiverem desalinhados de forma que interfiram e prejudiquem o resultado final do tratamento. Mais uma vez, vale lembrar que a harmonização orofacial vai trabalhar pela harmonia de face e sorriso como um todo, utilizando diversas técnicas para alcançar os objetivos propostos.

Contudo, se for o caso, poderá indicar, sim, a utilização de um aparelho ortodôntico como um dos recursos disponíveis dentro do planejamento feito. Mas isso será avaliado para cada caso. Pessoas com sorrisos alinhados não precisarão passar por isso, obviamente.

A saúde bucal na harmonização orofacial

Este artigo destacou inúmeros benefícios trazidos pela harmonização orofacial. São vantagens estéticas e para a saúde de uma forma integral. Vale destacar, também, os benefícios para a saúde bucal advindos dos procedimentos da harmonização orofacial.

Além da estética, o tratamento proporciona benefícios diretos à saúde da boca, restabelecendo funções orais, tanto mastigatórias quanto respiratórias. Graças à promoção da remodelação óssea, à correção da postura dos músculos faciais e à correção da respiração, o profissional dentista poderá contribuir para proporcionar não só a harmonia dental, mas também a funcional. Dentre estes benefícios que se destacam pela promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do paciente estão:

  • A restauração da mastigação
  • O aumento das chances de sucesso na colocação de implantes
  • O estímulo à respiração pelo nariz
  • A melhora das alergias e da apneia do sono
  • A diminuição das dores de cabeça
  • A diminuição das dores na articulação da mandíbula
  • A correção da mordida
  • A correção da posição dos dentes

Conclusão

Você acompanhou por este artigo que o tratamento por meio da harmonização orofacial reúne uma série de procedimentos que visam a restauração estética e funcional da face e do sorriso, ao promover a simetria e a harmonia entre os traços.

Além do ganho estético, a harmonização orofacial também agrega inúmeros benefícios para a saúde como um todo, como o combate ao bruxismo, às dores de cabeça e na articulação da mandíbula, a melhora da respiração e das alergias, dentre muitos outros benefícios.

Logo, para fazer a harmonização orofacial é imprescindível visitar um dentista, que fará uma avaliação e, com base nela, estará apto para apresentar um planejamento personalizado, feito a partir dos problemas e dos anseios de cada um.

 

Você também vai gostar de ler