Quem tem implante pode usar aparelho ortodôntico?

implante dentário e aparelho ortodôntico

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

O aparelho ortodôntico é um artefato que ajuda, anualmente, milhares de pessoas a recuperarem a beleza de um sorriso alinhado e, também, a vontade de sorrir. Tratamento indicado para todas faixas etárias e disponível por meio de vários modelos, o aparelho ortodôntico é para todos. Será mesmo? Uma dúvida é muito comum, sobretudo, para adultos que desejam dar aquele upgrade na autoestima, alinhando os dentes e melhorando a estética do sorriso. Quem tem implante dentário pode usar aparelho ortodôntico?

A resposta para essa indagação você descobre com a leitura desse artigo. Acompanhe!

Implantes dentários

Quando se deve colocar o implante dentário?

Implantes dentários x aparelhos ortodônticos

O implante dentário como aliado do aparelho ortodôntico

Histórico e planejamento: Onde começam as melhores estratégias

A combinação das técnicas cabe a todos os casos?

A colocação do implante dentário

Ancoragem para a prótese

Ajustando a mordida

Vantagens do aparelho ortodôntico

Implante dentário e aparelho ortodôntico

Implantes dentários

Para início de conversa, o que são implantes dentários? O implante em si nada mais é do que um pino de titânio — um material biocompatível especialmente elaborado para o uso no corpo humano e que, portanto, não é rejeitado pelo organismo.

Ele é, por meio de cirurgia, inserido diretamente no osso da mandíbula ou na maxila, diferentemente da raiz dentária natural, que se liga ao osso maxilar por meio de ligamentos periodontais. O osso se liga ao titânio por meio do processo de osseointegração, criando uma base sólida para os dentes artificiais.

Os implantes dentários funcionam como bases, substituindo a raiz do dente natural, para dentes substitutos, ou seja, próteses dentárias em porcelana que além da aparência idêntica à de um dente natural também desempenham as mesmas funções: estéticas (preservando o contorno facial e o sorriso) e mastigatórias.

Quando se deve colocar o implante dentário?

O implante, também chamado de prótese, é uma solução ortodôntica para quem perdeu um ou vários dentes, seja de forma acidental, seja em decorrência de algum problema bucal. Por exemplo: O surgimento de cáries, a evolução de uma disfunção na gengiva ou até mesmo a agenesia, que é a incapacidade de desenvolver os dentes.

Por meio da colocação dos implantes dentários, o dentista garante ao paciente a recuperação de funções básicas da boca, tais como a mastigação, a fonação e a respiração.

Conheça todos os benefícios trazidos pelo implante dentário.

Implantes dentários x aparelhos ortodônticos

Tendo em vista as características e a função dos implantes dentários, fica a dúvida se com eles é possível utilizar aparelho ortodôntico. A resposta é sim! O tratamento ortodôntico pode ser, sim, realizado em pacientes com implantes dentários.

O que deve ser observado nestes casos é que o implante dentário não se move. Uma vez instalado, ele permanecerá sempre no mesmo lugar. Por sua vez, o aparelho ortodôntico funciona ao pressionar os dentes, fazendo-os se moverem na boca até alcançarem o local ideal para um sorriso harmônico e uma oclusão perfeita.

Uma vez que não é possível modificar a posição do implante dentário, o ortodontista deve levar em conta esse detalhe para que seja possível o sucesso do procedimento e todos os objetivos que com ele se pretendem sejam alcançados.

O implante dentário como aliado do aparelho ortodôntico

Por um lado, o implante dentário pode ser um forte aliado do aparelho ortodôntico, contribuindo para a evolução do tratamento. O implante pode servir como um ótimo apoio para puxar os outros dentes, uma vez que não se movimenta.

No entanto, caso o implante esteja colocado em um local inadequado, ele se torna um problema para quem deseja encarar um tratamento com aparelho ortodôntico. Visto que o implante não se move, se colocado em local inadequado, pode, sim, atrapalhar o bom posicionamento de todos os dentes.

Em suma, podemos dizer que ele pode resultar em um efeito dominó na boca, desencadeando o desalinhamento de todos e impedindo a sua movimentação para o local adequado.

implante dentário e aparelho ortodôntico

Histórico e planejamento: Onde começam as melhores estratégias

Ao decidir aderir ao tratamento com o aparelho ortodôntico, o paciente deverá procurar o dentista e colocá-lo a par de todo o seu histórico bucal. Além disso, o profissional irá solicitar uma série de exames, a fim de estudar e planejar as melhores estratégias para a colocação do aparelho.

Essa etapa é fundamental, sobretudo, para quem possui um ou mais implantes. Em algumas situações, o implantologista (o profissional que coloca os implantes) e o ortodontista (especialista no tratamento com aparelhos ortodônticos) deverão trocar informações técnicas entre si a fim de garantir o sucesso do tratamento com o aparelho dentário. Especialmente, se o implante ainda for ser implantado.

A combinação das técnicas cabe a todos os casos?

Em alguns casos, o implante pode ser até uma indicação do dentista ao paciente que chega em busca de um tratamento ortodôntico. Isso acontece porque o implante dentário restabelece o vazio deixado pela perda de um dente e o uso do aparelho melhora o espaço e o posicionamento entre os eles.

Antes de tudo, cabe reforçar que o aparelho do tipo ortodôntico é ideal para quem apresenta desarmonia na dentição, já que a técnica auxilia a movimentar os dentes a partir do uso de algumas peças, a depender do tipo (móvel, fixo ou combinação de ambos).

No entanto, a combinação do implante e do aparelho ortodôntico vai variar de acordo com cada caso. Vale dizer que, a prótese bem colocada não causa nenhuma restrição à vida do paciente (muito pelo contrário) e pode perfeitamente ser alinhada ao aparelho para restabelecer as funções bucais diárias.

A colocação do implante dentário

Como alertado anteriormente, o aparelho não deve ser uma opção viável caso a prótese tenha sido mal colocada. Atente-se que o principal objetivo do tratamento ortodôntico é harmonizar o sorriso e não corrigir a implantação anterior.

O implante ajuda quem tem perda dentária a voltar a sorrir com qualidade de vida. Porém, se você já tem uma prótese e ela não aparenta estar bem posicionada, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional experiente. O cirurgião dentista diminuirá os danos anteriores ao focar em corrigir o formato (angular) do implante.

Ancoragem para a prótese

Neste ponto já sabemos que para que o aparelho trabalhe o posicionamento dos dentes, movimentando-os na boca até o local desejado, a posição do implante deve estar funcionando corretamente. Neste caso, é possível, inclusive, utilizar do implante dentário para ancorar a instalação do aparelho ortodôntico.

Geralmente, o material da implantação é resistente e não sofre risco de quebrar. Sendo assim, a região implantada se acomoda ao dispositivo como se fosse um parafuso sob o osso, trazendo mais estabilidade ao sorriso.

Sem apresentar movimento (o parafuso é, por exemplo, combinado ao osso da arcada), o implante oferece um forte apoio para o aparelho conseguir puxar e alinhar os dentes.

Ajustando a mordida

Como dito anteriormente, o ortodontista pode indicar a colocação prévia do implante antes da colocação do aparelho ortodôntico a fim de obter melhores resultados para o paciente. Por isso, após a cirurgia de colocação do implante e a colocação do aparelho, é muito importante e extremamente recomendável que o paciente estabeleça, junto ao dentista, um calendário de visitas e manutenções periódicas, geralmente realizadas mensalmente.

Somente o dentista poderá avaliar, com precisão, a eficácia do procedimento, ajustando a mordida e observando a mastigação, a evolução do tratamento e a manutenção das peças. De toda forma, é imprescindível ressaltar que o paciente também tem papel importante a desemprenhar durante o processo.

Sendo assim, ao paciente cabe estabelecer uma rotina diária de cuidados com a higiene bucal, com técnicas de escovação adequadas, fio dental e, em alguns casos, a utilização de enxaguantes bucais.

Conheça as técnicas para uma boa escovação.

Outros cuidados devem incluir uma alimentação adequada, evitando a ingestão de alimentos duros ou extremamente pegajosos que podem acabar por danificar as peças do aparelho ortodôntico.

Vantagens do aparelho ortodôntico

Para arrematar esse artigo, a gente deixa uma lista de vantagens do aparelho ortodôntico para a sua saúde, além dos resultados estéticos. Veja:

  • Upgrade na autoestima: Não há dúvida de que um sorriso bonito consegue levantar o astral. Quem não tem medo de esconder os dentes são, em geral, pessoas mais confiantes e seguras. Um sorriso bonito e harmônico reflete diretamente na saúde mental e emocional do paciente.
  • Um basta às dores de cabeça: O conjunto de nervos, músculos e ossos que integram a mandíbula estão todos interligados. Um único dente desalinhado exercendo pressão no lugar errado poderá causar dores de cabeça terríveis. Portanto, o alinhamento dos dentes agrega, como benefício, o fim de dores de cabeça geradas por este motivo.
  • Respiração total: O problema de oclusão também acarreta problemas respiratórios. Uma vez que as alterações ósseas prejudicam diretamente as estruturas que nos ajudam a respirar, fica tudo comprometido. Pessoas que dormem de boca aberta, por exemplo, podem fazê-lo por causa do desalinhamento dos dentes. Isso pode trazer muitas complicações para a saúde como um todo, como deixar a pessoa sempre com ar e sensação de cansaço.
  • Falando certo: A fala, assim como a mastigação, é diretamente afetada pelos problemas ortodônticos. Isso se dá porque precisamos dos dentes para produzir os sons. Portanto, dentes tortos afetam a dicção.
  • Sem azia: Uma vez que problemas ortodônticos podem afetar a mastigação, podem, também, contribuir para o aparecimento de problemas gástricos e intestinais. O aparelho ortodôntico, ao colocar cada dente em seu devido lugar, contribui para a mastigação adequada e, consequentemente, para o fim desses problemas.

Você também vai gostar de ler