Posso trocar de aparelho ortodôntico no meio do tratamento?

22/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

posso trocar de aparelho ortodôntico

Quem precisa usar aparelho sabe: O tratamento quase nunca é a curto prazo e pode demorar meses ou anos. Muitas vezes, a pessoa inicia o tratamento com o um tipo específico de aparelho ortodôntico e em um determinado momento a dúvida pode surgir. Afinal, posso trocar de aparelho ortodôntico no meio do tratamento?

São muitos os tipos de aparelhos para os dentes. Por isso, muitas vezes, alguém que começa com o convencional aparelho fixo metálico possa querer trocá-lo por uma versão estética, mais discreta. Essa é uma questão muito comum.

A resposta para esta questão é sim! Você pode trocar de aparelho ortodôntico no meio do tratamento. Em algumas vezes, isso ocorrerá, inclusive, por indicação do próprio ortodontista.

Portanto, se você também quer saber quando essa troca é possível, leia esse artigo até o fim e tire esta e outras dúvidas sobre aparelho ortodôntico.

  • Posso trocar de aparelho ortodôntico?
  • Posso trocar de aparelho ortodôntico fixo para aparelho estético?
  • O modelo estético
  • Aparelho estético de policarbonato
  • A beleza do aparelho em porcelana
  • Os segredos do aparelho de Safira
  • Como funciona o aparelho fixo estético
  • O tratamento muda com a troca do aparelho ortodôntico?
  • Pode trocar o aparelho, mas os cuidados não mudam!
  • Restrições
  • Visitas regulares ao dentista

Posso trocar de aparelho ortodôntico?

Muitas vezes, esta situação ocorrerá por indicação do próprio ortodontista. Mas, quando isso ocorre? O ortodontista indicará a troca do aparelho ortodôntico em duas situações durante o tratamento.

A primeira destas situações é quando o paciente começa o tratamento com um aparelho móvel. Sendo assim, ele transita para o aparelho fixo, em um segundo momento desse tratamento.

A outra situação em que a troca pode ocorrer é o oposto da descrita acima. O paciente finaliza o tratamento com o aparelho fixo e migra para o móvel como forma de contenção.

Em ambos os casos, estas trocas serão indicadas pelo próprio dentista.

Posso trocar de aparelho ortodôntico fixo para aparelho estético?

Esta é outra situação bem comum nos consultórios odontológicos. Muitas vezes, a pessoas começa o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo. Mas, um tempo depois, se sente incomodada com a aparência conferida pelo modelo e quer trocar por uma opção mais discreta.

Para este caso, a resposta também é sim. Você pode trocar de aparelho ortodôntico fixo para outro modelo estético. Entretanto, tudo tem que ser feito e planejado com cuidado junto ao seu ortodontista, uma vez que interrupções no tratamento pode colocar tudo a perder.

Inclusive, os dentes podem regredir e voltar para a posição inicial. Consequência disso, é a perda de tempo e de dinheiro. E ninguém quer passar por isso, não é mesmo?

Já que o aparelho estético é geralmente o motivo pelo qual a pessoa busca saber sobre a possibilidade da troca, vamos entender mais sobre ele.

O aparelho ortodôntico fixo metálico: opção eficinte para consertar os dentes.

O modelo estético

O aparelho estético é bastante procurado, sobretudo por adultos ou pessoas com profissões que trabalham com a imagem, tais como modelos e atores, devido à sua discrição. Mas, o que o faz diferente do aparelho ortodôntico fixo?

Para começar, ao invés de fios e bráquetes metalizados, como acontece no aparelho fixo metálico, eles aparecem em policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

Mais: esse tipo de aparelho traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao uso do aparelho para consertar os dentes. Conheça a diferença entre cada um deles.

posso trocar de aparelho ortodôntico

Aparelho estético de policarbonato

Este aparelho ortodôntico é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. Suas peças são de cor branca.

Esse modelo também precisa de borrachinhas, assim como acontece com o aparelho ortodôntico fixo metálico. Estas, por sua vez, podem ser da cor branca, a fim de deixar o conjunto mais discreto.

A canaleta metálica adaptada ao bráquete diminui o atrito com o fio ortodôntico e não impacta a estética final da arcada dentária. Sendo assim, apresenta uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.

A beleza do aparelho em porcelana

De cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que os do modelo estético de policarbonato. Também, são mais resistentes. Ainda necessita do uso das borrachinhas. Entretanto, seu custo é mais alto do que o aparelho ortodôntico fixo estético de policarbonato.

Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo. Logo, acaba por agradar muitos pacientes, que prezam pela aceitação da imagem visual.

O que você precisa saber sobre o aparelho de porcelana.

Os segredos do aparelho de Safira

O aparelho ortodôntico estético de Safira é mais procurado para quem faz questão absoluta de discrição.

Porém, é também o de maior custo, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência translúcida, assim como a aparência do vidro.

Logo, isso faz com que se misturem facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

Além disso, os aparelhos fixos estéticos de safira são bem resistentes e não se deslocam com facilidade. O tempo médio de tratamento para esse tipo de aparelho ortodôntico fixo estético é de 12 a 25 meses.

Todas as vantagens do aparelho de Safira. 

Como funciona o aparelho fixo estético

O tratamento com o aparelho ortodôntico estético se dá da mesma forma que se dá com o aparelho ortodôntico fixo metálico. Assim, a ação sobre os dentes é a mesma. Ou seja, usa-se pressão e força para mover os dentes até a posição ideal.

Na busca pelo sorriso harmônico, o ortodontista é o responsável por manipular essa pressão. A cada visita, ele analisa a intensidade da pressão e em que locais ela deve ser feita nos dentes. Daí a importância das visitas regulares ao dentista durante o tratamento.

Saiba muito mais sobre o aparelho ortodôntico estético.

O tratamento muda com a troca do aparelho ortodôntico?

Uma vez que o paciente opte pela troca, esta deve ser feita de forma programada para evitar lacunas durante o tratamento.

Sendo assim, o ortodontista organizará esse calendário de forma a evitar prejuízos para o paciente.

O tratamento com o aparelho ortodôntico fixo estético obedece às mesmas etapas do tratamento feito com o aparelho ortodôntico fixo metálico.

Logo, o ortodontista dará continuidade ao tratamento a partir da troca, sem prejuízos de tempo.

A primeira etapa, que é a de documentação, não necessita de mudanças. Pois, os dados colhidos naquele momento, tais como radiografias, exames e outras informações que compõem o dossiê do paciente permanecem as mesmas.

Provavelmente, o dentista aproveitará para fazer uma limpeza mais profunda quando fizer a retirada do aparelho. Também, poderá sugerir que resolva algum outro problema que pode ter aparecido durante o tratamento, como cáries.

Pode trocar o aparelho, mas os cuidados não mudam!

posso trocar de aparelho ortodôntico

Quem faz o tratamento com aparelho ortodôntico estético recebe as mesmas recomendações de quem usa a versão mais popular deste modelo, a metálica. Para início de conversa, é necessário cuidar bem da higiene bucal.

Sendo assim, fazer uma boa escovação e, também, fazer uso do fio dental diariamente é imprescindível. Aliás, existem acessórios específicos para quem usa aparelho fixo e que irão ajudar no processo da higiene dos dentes.

Limpeza de dente com aparelho demanda cuidados especiais.

Você conhece o fio dental de água?

Restrições

Recomenda-se, ainda, evitar comidas duras, pegajosas, com fios, fibras ou alimentos açucarados. Esses alimentos podem comprometer a estrutura dos componentes, danificando-os e, assim, atrasar o tratamento.

Além disso, deve-se evitar alimentos e bebidas de coloração fortes, pois estas podem escurecer os bráquetes, assim como escurecem os dentes. Daí seu “poder da invisibilidade” vai por água abaixo.

Aliás, as borrachinhas, independentemente do que você consome, irão ficar amareladas com o tempo. Entretanto, este é um problema pequeno, visto que elas são sempre trocadas durante a manutenção com o ortodontista.

Claro que, se o seu consumo de bebidas e alimentos que escurecem os dentes for exagerado, elas irão ficar manchadas antes mesmo da próxima visita ao dentista, que costuma ser mensal.

Os dentistas fazem a troca das borrachinhas em todas as visitas do paciente ao consultório não somente para que exerçam a sua função na movimentação dos dentes com todo o vigor. Mas, também, para mantê-las a maior parte do tempo transparentes, como devem ser nesse caso.

Saiba quais alimentos você deve evitar.

Visitas regulares ao dentista

Outro ponto relevante a ser dito aqui são as visitas ao dentista, que devem ser regulares e constantes. Não somente pelas borrachinhas, mas porque é ele quem faz o ajuste da força necessária que irá movimentar os dentes e manter o progresso do tratamento.

Vale lembrar que, qualquer problema será identificado por este profissional, que poderá agir rápido para garantir o sucesso do procedimento. Além disso, o dentista realiza uma limpeza profunda, extremante importante para quem usa qualquer tipo de aparelho fixo.

No consultório, graças às ferramentas que tem disponível, o ortodontista consegue alcançar pontos que não alcançamos em casa, por mais que nos esforcemos por uma boa higiene bucal.

Sendo assim, nunca deixe de fazer as visitas de manutenção programadas pelo profissional. Afinal, o sucesso do seu tratamento cabe, em grande parte, a esta rotina.

Conheça os melhores tipos de aparelho.

Você também vai gostar de ler