Placa bacteriana: Sinal de alerta!

placa bacteriana

05/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

A placa bacteriana pode ser uma presença constante em nossa boca. Lutamos contra ela diariamente. A cada passo em falso, entretanto, pode ter certeza: A ruína é nossa e pode ser total.

Mas, o que é a placa bacteriana? Quais as suas consequências? Por que devemos teme-la e combate-la? E se ela se instalar, o que fazer? Tem tratamento? Qual a sua prevenção?

Temos certeza, as perguntas são muitas! Mas temos respostas para todas elas. Acompanhe esse artigo e saiba, nos mínimos detalhes, tudo sobre a placa bacteriana.

placa bacteriana

A parte amarela no dente indica a presença de placa bacteriana.

A placa bacteriana

Como é formada a placa bacteriana

Prevenção e tratamento

Os problemas causados pela placa bacteriana

Cáries

Gengivite

Mau hálito

Visitas ao dentista

Fluorose

Enxaguantes bucais

A placa bacteriana

Para início de conversa, é preciso estabelecer uma definição para a placa bacteriana. Então, vamos lá! Como o próprio nome já diz, a placa é formada por bactérias, que são presenças muito comuns na nossa boca.

As bactérias da boca podem ser, inclusive, benéficas, se tornando uma ameaça somente quando, por algum fator, aumentam muito em número e começam a se organizar em… placas!

Esta placa se assemelha a um filme grudento. Geralmente, é incolor, podendo se apresentar em tonalidades claras de amarelo. E, como dissemos, está em constante formação em nossos dentes.

É uma condição muito comum e atinge cerca de dois milhões de pessoas por ano, somente no Brasil.

Como é formada a placa bacteriana

A placa bacteriana é formada quando, por algum motivo, há um desequilíbrio na flora bucal, levando a um aumento das bactérias. Um desses motivos é o acúmulo de restos de alimentos na boca.

A combinação saliva, restos de alimentos e bactérias é propícia para desequilibrar esse número de bactérias, levando à formação das placas. Por sua vez, estas se alinham ente e sobre os dentes, especialmente ao longo da linha da gengiva.

Prevenção e tratamento

placa bacteriana

Como você pode perceber, as bactérias são extremamente organizadas e formam em pouco tempo um verdadeiro exército cujo objetivo é se alojar em seus dentes.

Por isso, é tão importante combate-la o tempo todo. Uma boa estratégia de combate é desorganizá-la, não deixar que se formem em placas e desfazer o que, por ventura, já tiver sido formado. Por isso, a sua melhor arma é, sem dúvida, uma boa escova de dentes.

Como escolher a escova de dentes certa para você.

A placa bacteriana leva, em média, de 4 horas a 12 horas para se organizar sobre os dentes. Logo, a importância de realizar três escovações diárias, principalmente após as refeições para eliminar restos de alimentos.

Além disso, claro, fazer o uso adequado do fio dental, pelo menos uma vez ao dia. A escova, por melhor que seja a técnica aplicada, não alcança espaços entre a gengiva e entre os dentes como o fio dental.

Está aí a chave para a prevenção e o tratamento das placas bacterianas: manter a saúde bucal em dia por meio de uma boa higiene dos dentes e da boca.

Como escovar os dentes com técnicas eficazes de verdade.

Os problemas causados pela placa bacteriana

placa bacteriana

A evolução da placa bacteriana.

A placa bacteriana pode afetar a saúde bucal de várias formas, pois é a principal causa de muitas doenças bucais, podendo, inclusive, levar à perda recessão gengival.

Dentre estas doenças está a cárie. As bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte do dente, originando a lesão cariosa.

Elas também são responsáveis por muitas doenças relacionadas à gengiva, como a gengivite. Outra condição bastante incômoda e desagradável que tem início com a placa bacteriana é o mau hálito.

Esteticamente, deixa os dentes amarelados, criando uma má impressão e apagando toda a beleza de um sorriso branquinho e saudável. Me perdoe pelo trocadilho, mas como vê, as placas bacterianas são implacáveis!

Cáries

cárie

Vamos entender porque a placa bacteriana leva ao surgimento da cárie, essa doença extremamente comum e que atinge grande parte da população.

A cárie se caracteriza por uma lesão no dente, geralmente de cor escura e que pode até se tornar uma cavidade. Como falamos, quando as bactérias se acumulam nos dentes, elas formam a placa bacteriana.

Desta placa, deriva-se o tártaro, uma camada mais grossa e amarelada de bactéria e, portanto, mais resistente, que se sedimenta ao dente dando início à lesão cariosa propriamente dita.

Sendo assim, o tártaro pode ser descrito como a placa bacteriana mineralizada. Mas, isso só ocorre, se não houver uma escovação regular, assim como o uso diário do fio dental.

Formado o tártaro, a história se complica e é necessário reforço para vencer essa guerra. Pois, somente o dentista poderá remover esse tártaro.

Saiba tudo sobre o dente com cárie e previna-se!

Gengivite

Gengivite gravídica

A gengivite também é uma doença que pode ser ocasionada pela placa bacteriana. Ela é caracterizada por uma inflamação, em estágio inicial, das gengivas.

Entretanto, se não tratada, a gengivite pode progredir para um quadro de doenças graves. Apesar disso, não causa dor e, por isso, faz com que muitas pessoas não consigam identificar facilmente o problema.

Contudo, alguns sintomas podem indicar que você pode estar sofrendo com a gengivite. Gengivas inchadas e vermelhas e que sangram facilmente, principalmente durante a escovação e a utilização do fio dental, podem ser indícios de gengivite.

Saiba quais são as doenças graves ocasionadas pela gengivite.

Mau hálito

mau hálito

A halitose, mais conhecida como mau hálito, na verdade não é uma doença. Ela é considerada um sintoma de que algo não está certo no organismo e é mais comum do que se imagina.

Segundo a literatura médica, o mau hálito ou halitose acomete 1 em 4 adultos no mundo e é definido como uma alteração do hálito de odor intenso e persistente. Apesar de ter mais de 40 causas possíveis diferentes, mas de 90% delas tem origem em problemas bucais. Por exemplo, podem aparecer devido à placa bacteriana.

Além de ser um indicativo de que algo precisa ser investigado e tratado, ou seja, de que algo não vai bem, causa efeitos terríveis para a pessoa acometida com o odor.

A halitose tem um impacto negativo na vida pessoal e social dos indivíduos. Isso se dá, especialmente, porque, em muitos casos, a pessoa que sofre desse mal não percebe que tem halitose. Dependendo do momento e da dieta do indivíduo, o odor se intensifica, assim como o incômodo, o que acaba afastando as pessoas.

Dicas infalíveis para acabar com o mau hálito.

Visitas ao dentista

É muito importante ressaltar a importância das visitas regulares ao dentista no combate às placas bacterianas e às doenças bucais em geral.

Este profissional, por meio de exame clínico, poderá avaliar a sua escovação e seus cuidados, sempre fazendo um alerta se as coisas não estiverem indo tão bem.

Além disso, a limpeza realizada no consultório odontológico é profunda, diferente da que fazemos em casa. Graças as ferramentas do dentista, esta limpeza alcança locais que não conseguimos somente com a escova e o fio dental.

Outro ponto importante é que, caso a placa bacteriana tenha progredido para um caso de tártaro, somente o dentista conseguirá fazer a sua remoção.

Se estes motivos não bastam para você, saiba que o dentista ainda guarda mais uma vantagem quando a conversa gira em torno de prevenção às doenças bucais.

É este profissional quem faz aplicações de flúor com segurança e na medida certa. O flúor, assim como a boa escovação, é uma das principais armas na luta contra a formação de placas bacterianas.

Entretanto, se for mal administrado poderá levar ao aparecimento de outros problemas, tais como a fluorose.

Fluorose

A fluorose é uma condição que afeta os dentes, causada, sobretudo, pela superexposição ao flúor durante os primeiros oito anos de vida.

Este é o momento em que a maioria dos dentes permanentes está sendo formada. Embora a fluorose não seja uma doença, seus efeitos podem trazer efeitos psicológicos indesejados. Além disso, pode ser difícil de tratar.

Aliás, dentre as principais causas da fluorose está o uso inadequado de produtos odontológicos que contém flúor. Por exemplo: Creme dental e enxaguantes bucais. Mas, outras causas da fluorose podem ser apontadas.

Enxaguantes bucais

enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais são produtos utilizados para auxiliar na limpeza dos dentes, gengivas e boca e, sendo assim, ajudam a evitar a formação da placa bacteriana.

Apesar de sua eficiência neste quesito, a qual contribui, ainda, para deixar uma sensação de frescor no hálito, o enxaguatório oral não substitui uma boa escovação de dentes, tampouco o uso do fio dental.

Em se tratando de higiene bucal, este produto deve ser utilizado de forma complementar e com a orientação do seu dentista, que indicará o tempo e a frequência, dentre outros detalhes aconselhados para você, a partir do seu histórico dentário e das condições da sua boca como um todo.

Afinal, existem fórmulas com ingredientes e indicações diferentes. Por isso, é importante entender bem para não correr o risco de estragar os dentes com produtos extremamente abrasivos e prejudiciais à flora bucal.

Vale deixar o alerta: este é um produto que não deve ser usado de maneira contínua durante um tempo prolongado. A maioria dos enxaguatórios bucais traz a recomendação de uso para duas vezes ao dia, após a escovação e o uso do fio dental, claro.

 

 

Você também vai gostar de ler