Pasta de dente infantil: Saiba como escolher

pasta de dente

10/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Se há uma verdade incontestável na Odontologia é que a higiene bucal é a base para uma boca saudável por toda a nossa vida. Uma boa técnica de escovação aliada aos produtos certos é garantia de saúde. Por isso, saber escolher esses produtos, especialmente a pasta de dente infantil, é fundamental.

Sobretudo, porque as pastas de dentes infantis não são todas iguais. Elas têm composição diferentes e são indicadas em fases diferentes da infância. Além de contribuírem para uma higienização eficiente, o produto certo também significa proteção para as crianças. Estes produtos são oferecidos com uma grande gama de sabores e de concentração de produtos, tais como o flúor.

Uma vez que utilizados na quantidade ou na idade erradas, esses produtos, ao invés de ajudar, podem ser prejudiciais à saúde das crianças. Por isso, a atenção deve ser sempre redobrada ao comprar pastas de dente para os filhos. Este artigo vai te ajudar nesse processo e trazer tudo que você precisa saber sobre pasta de dente infantil. Acompanhe e fique por dentro.

De que são feitas as pastas de dente?

Para que serve cada componente

Pasta de dente infantil

Cuidados

De olho na escovação

Como escovar corretamente os dentes

Orientações finais

pasta de dente

De que são feitas as pastas de dente?

Cerca de 20% a 40% das pastas de dente são compostas de água. Além da água, estes produtos contêm, basicamente, abrasivos, solventes, umectantes, espumantes, edulcorantes e agentes terapêuticos, tais como os sais de flúor.

Esta composição básica, entretanto, pode sofrer alterações, uma vez que estes produtos, hoje, vão além do auxílio à limpeza e a proteção contra as cáries. Alguns deles prometem o clareamento dentário, por exemplo, o que, certamente, pede componentes específicos.

A primeira pasta de dente tal qual usamos hoje foi inventada somente em 1850, nos Estados Unidos, pelo dentista Washington Wentworth Sheffield. Apesar disso, a humanidade sempre deu um jeitinho de limpar os dentes com a ajuda de algum produto. Os egípcios, por exemplo, utilizavam pedra-pomes pulverizadas e vinagre. Isso há 4.000 anos antes de Cristo, sendo o primeiro registro de alguma tentativa de produzir pasta de dente!

Durante sua trajetória até a pasta dental que usamos hoje, esses produtos já foram consumidos em pó e também em forma líquida. Já foram compostos de ossos de boi, sal, pimenta, folhas de menta, flores de íris, tijolos pulverizados, giz, arroz, casca de ovo, sangue, mel, carvão, olhos de caranguejo, ossos da cabeça do coelho e até mesmo, pasme você, urina humana. Tudo isso por vários povos e em prol de dentes branquinhos e limpos.

Para que serve cada componente

Dê um viva à ciência se você deu graças por não precisar utilizar, atualmente, um dentifrício a base de alguns destes componentes. Como já foi dito, estes ingredientes se resumem, hoje, a: água, abrasivos, agentes de polimento, espumantes, umectantes, edulcorantes, solventes, detergentes, flavorizantes e agentes terapêuticos. Sendo assim, cada um deles desempenha um papel. Saiba mais:

  • Abrasivos: Os mais importantes para a limpeza adequada. Os principais abrasivos usados são o carbonato de cálcio e o óxido de silício (SiO2). Eles diminuem a acidez da boca, combatendo a formação de cáries.
  • Espumantes: São um tipo de detergente. Na maioria das vezes o usado é o laurilssulfato de sódio. Eles agem como agentes tensoativos, diminuindo a tensão superficial da pasta de dente e permitindo a sua penetração em fissuras e partes mais difíceis dos dentes, auxiliando na remoção de detritos dos esmaltes e contribuindo para uma limpeza eficiente.
  • Umectantes: Geralmente são utilizados a glicerina, o sorbitol ou o polietilenoglicol. Conferem uma melhor aparência e consistência à pasta e evitam que fiquem ressecadas.
  • Aglutinantes: Materiais sintéticos, tais como o carboximetilcelulose. Utilizados para impedir que as partes líquidas se separem das sólidas do composto.
  • Edulcorantes: Responsável por conferir sabor às pastas de dente. O sorbitol e a sacarina são os edulcorantes mais usados.
  • Agentes terapêuticos: Estes apresentam finalidades específicas. Por exemplo: Podem ser bactericidas e antiácidos; podem ser usados para remover manchas de cigarros, para dentes hipersensíveis, para clareamento ou para combater cáries. Dentre os agentes mais importantes de combate à cárie estão os sais de flúor.

Pasta de dente infantil

pasta de dente

Com tantas formulações, como saber qual a indicada para as crianças? Primeiro, é importante lembrar que o odontopediatra sempre fará as melhores indicações para o seu filho. Outro ponto importante a saber é que até os seis anos de idade é fundamental que todo esse processo de higienização bucal seja supervisionado pelos pais.

Tendo feito estas observações, podemos falar da pasta de dente infantil. O grande problema na escolha deste produto começa no fato de que crianças até certa idade não sabem cuspir e acabam engolindo a pasta de dente. Alguns componentes, entretanto, podem fazer muito mal se engolidos, como o flúor, por exemplo. Ao mesmo tempo que é de extrema importância para o combate da formação da cárie, a ingestão em excesso deste elemento pode contribuir para o aparecimento da fluorose, que leva ao surgimento de manchas nos dentes.

Cuidados

Sendo assim, a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda a utilização de pastas de dente infantis com concentração de flúor em torno de 1.100 PPM. Esta informação deve estar bem clara no rótulo do produto. Essa quantidade é suficiente para a proteção dos dentinhos contra as bactérias que causam as cáries.

Além de se atentar a esta observação no rótulo, é importante também saber das quantidades indicadas para as idades. Assim, se por ventura o bebê ou a criança engolir o produto, a fluorose, ainda assim, poderá ser evitada.

Sendo assim, bebês e crianças que não sabem cuspir precisam somente ao equivalente de um grão de arroz ou cerca de 0,1 g. Crianças maiores que já sabem cuspir não necessitam mais do que uma porção equivalente a um grão de ervilha, ou seja, cerca de 0,3 g.

Acrescente a estes cuidados o acondicionamento das pastas de dente em locais de difícil acesso, longe do alcance das crianças. Por terem sabores atrativos para a criançada, acabam se tornando, também, um perigo.

De olho na escovação

pasta de dente

A melhor aliada da pasta de dente infantil correta é, também, a boa escovação. Esta, por sua vez, começa com a escolha da escova de dente. Para os pequenos, é importante optar pelos modelos de cabeça pequena e cerdas maciais, que não machucam a boca.

Saiba como deve ser a escova de dentes ideal para crianças.

Geralmente, esses produtos vêm com indicação de uso por faixa etária. Outra sugestão é que a escova tenha cabo longo, para facilitar o manuseio pelas crianças. Tão importante quanto ter os produtos corretos é aprender a gostar de cuidar dos dentinhos. A hora de escovar os dentes deve ser agradável e conduzida com paciência pelos pais.

É neste momento que as crianças vão absorver as informações passadas pelos pais e entender, aos poucos, sobre a importância desse hábito, ao mesmo tempo em que aprendem, também, a gostar. Além disso, vale lembrar que deve-se trocar a escova a cada três meses ou assim que as cerdas estiverem gastas.

A escovação e sua importância para a saúde bucal das crianças.  

Como escovar corretamente os dentes

A escovação perfeita começa na superfície mais próxima à bochecha, pelos dentes posteriores superiores. A escova deve ficar inclinada à 450 e os movimentos devem ser curtos, partindo da metade dos dentes em direção a linha das gengivas. A superfície de mastigação deve ser a próxima parte a ser escovada. A inclinação agora dá lugar a escovação de forma plana. Devem ser realizados movimentos para trás e para a frente e ao longo destas superfícies.

Quando passar para a superfície interna dos dentes, a escova deve ser inclinada verticalmente e os movimentos permanecem suaves, só que desta vez de cima para baixo com a ponta da escova. Repita a operação nos dentes inferiores. Observe a todo momento de não se esquecer da linha da gengiva. Ela também deve ser escovada.

Assim como a gengiva, a língua tende a ser esquecida. O último passo é escová-la. Há escovas específicas para ela, mas é possível escovar com a escova usada para os dentes. A escovação da língua ajuda a eliminar as partículas de alimentos e bactérias, acabando com o mau cheiro e refrescando o hálito.

Lembre-se que além da técnica é preciso controlar a pressão correta da escova sobre os dentes. Escovar os dentes com muita força pode machucar a boca e provocar até mesmo a retração das gengivas.

Como essas orientações tendem a ser demasiadamente complicadas e de difícil absorção pelas crianças, é importante que os pais acompanhem, ensinem e orientem até que sintam segurança nas habilidades desenvolvidas pelos filhos.

Por isso que transformar a escovação em um momento agradável é muito importante. Geralmente, as crianças se apresentam com mais autonomia a partir dos 6 anos de idade. Ainda assim, é recomendável que os pais fiquem de olho e supervisionem o processo.

Orientações finais

Neste artigo você viu de que são compostas as pastas de dente e porque deve-se atentar às formulações das pastas de dentes infantis. Produtos com flúor podem ser extremamente prejudiciais à saúde das crianças, podendo comprometer os dentes com o surgimento de manchas causadas pelo seu excesso.

Vale observar as recomendações da Associação Brasileira de Odontopediatria para a quantidade de flúor nos produtos, a qual deve vir especificada no rótulo. Além disso, use a quantidade de pasta recomendada de acordo com a faixa etária do seu filho.

Como ensinar as crianças a cuidarem dos dentes de um jeito feliz e sem estresse. 

Você também vai gostar de ler