O Planejamento Digital do Sorriso é o caminho para a perfeição

Planejamento Digital do Sorriso

04/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Quem não quer um sorriso bonito? Dentes brancos e alinhados e gengivas saudáveis. Um sorriso bonito faz bem para a autoestima e ainda abre portas. Pois saiba que qualquer pessoa pode ter um sorriso assim, arrebatador. A Odontologia oferece inúmeros tratamentos para se alcançar esse objetivo. E tem mais! Hoje em dia, por meio da Odontologia Digital, os procedimentos ficaram ainda mais rápidos e menos invasivos, como, por exemplo, o Planejamento Digital do Sorriso.

Planejamento Digital do Sorriso

Parece sonho, não é? Mas é realidade. Neste artigo você fica por dentro de tudo para ter um sorriso lindo por meio do planejamento digital. Acompanhe:

O que é o Planejamento Digital do Sorriso?

Para quem é indicado

Vantagens que fazem abrir um sorriso

Porque apostar no Planejamento Digital do Sorriso

O sorriso perfeito

Como funciona o Planejamento Digital do Sorriso

Ferramentas essenciais

Questão de personalização

Um tratamento para além da estética

 

O que é o planejamento digital do sorriso?

Também conhecido como Digital Smile Design (DSD), o Planejamento Digital do Sorriso é uma técnica utilizada para projetar virtualmente tratamentos odontológicos. Sendo assim, a técnica possibilita ao paciente a oportunidade de visualizar o tratamento “finalizado”, de forma digital, antes mesmo de começar.

A técnica consiste em utilizar recursos tecnológicos e equipamentos de última geração para obter dados e informações, conhecer a anatomia e as características do paciente, identificar problemas, analisar pequenos detalhes, planejar o sorriso ideal para cada face, definir os melhores procedimentos e, claro, alcançar os resultados pretendidos.

Para quem é indicado

O Planejamento Digital do Sorriso é indicado para os mais diferentes problemas e necessidades dos pacientes. Contribui tanto para identificar a melhor aparência dos dentes como também para promover melhor funcionalidade para as arcadas dentárias.

No caso da estética, pode ser utilizado para corrigir problemas como assimetria, desarmonia, desalinhamento, tonalidades diferentes, formato da gengiva, falta de dentes, entre outros, que prejudicam a aparência do sorriso.

Entretanto, não é só isso. O tratamento por meio do Planejamento Digital dos Dentes leva em conta o aspecto natural dos dentes assim como os demais traços e aspectos físicos do paciente. Desse modo, o novo sorriso é planejado para estar de acordo com o perfil da pessoa, a fim de melhorar a sua aparência de forma integra, ou seja, global e não focada em um aspecto em si.

No caso de problemas funcionais, a técnica é indicada para correção de desalinhamentos dentários, dentes perdidos, apinhamento, dentes pequenos ou grandes demais, problemas na mordida e falta ou excesso de espaço nas arcadas dentárias. Esses problemas afetam a imagem da pessoa e podem trazer complicações para a saúde bucal.

Sendo assim, o profissional levará em conta tanto a expectativa do paciente com relação à aparência dos seus dentes, como também aquilo que é mais adequado para garantir a funcionalidade e a dinâmica ideais das arcadas dentárias e dos ossos faciais.

Também é indicado para pequenas intervenções, tais como o clareamento dental ou a colocação de lente de contato, até procedimentos mais complexos, como as cirurgias buco-maxilares.

Vantagens que fazem abrir um sorriso

Muitas são as vantagens trazidas pela tecnologia aplicada à Odontologia, neste caso específico, pelo Planejamento Digital do Sorriso. Para começar, garante previsibilidade e segurança tanto para o paciente quanto para o profissional dentista.

A possibilidade de se apresentar virtualmente os futuros resultados abre um momento importante para o paciente e para o dentista, o do diálogo. Logo, ao visualizar o sorriso digitalmente planejado, como que em um vislumbre do futuro, o paciente pode participar ativamente do processo, podendo fazer escolhas e decisões mais acertadas ao seu gosto pessoal e estilo, por exemplo.

O Planejamento Digital do Sorriso contribui, ainda, para evitar a sobrecarga nas estruturas faciais e bucais, bem como problemas recorrentes no consultório odontológico, como cáries, tártaro, gengivite, periodontite, entre outros.

Ao dentista restará a certeza de que os tratamentos escolhidos são adequados e, principalmente, compreendidos e aprovados pelo paciente. Ou seja, o que fica para ambos é a certeza do sucesso!

Vale dizer, ainda, que o planejamento digital acelera o processo inicial do tratamento dentário e não é em nenhum momento invasivo. É, também, prático; e deixa o paciente em uma posição bastante confortável quanto ao caminho rumo ao sorriso perfeito.

Porque apostar no Planejamento Digital do Sorriso

Principalmente, pelo simples e único fato de que as pessoas são indivíduos que se distinguem entre si, com características únicas e singulares. Seus traços fisionômicos, seu estilo de vida e suas preferências pessoais são diferentes; têm necessidades diferentes e, portanto, exigem soluções e escolhas igualmente diferentes. Tudo isso também se reflete na questão do sorriso.

Apesar de todos os seres humanos terem os mesmos grupos de dentes, eles são diferentes para cada um. Formatos, tamanhos e tonalidades, além de outros elementos, se diferenciam de indivíduo para indivíduo. São essas características que fazem com que os sorrisos das pessoas sejam diferentes.

Ainda, os traços fisionômicos, o formato da face, a estrutura óssea, os lábios, a dinâmica facial, a tonalidade da pele, entre muitos outros, além do aspecto dos dentes, são fatores que devem ser considerados.

Dessa forma, na realização de tratamentos odontológicos é necessário levar em conta todas essas questões para trazer personalização aos procedimentos. Afinal, é preciso respeitar as características de cada ser humano a fim de alcançar resultados mais naturais, que possibilitem melhorias estéticas e funcionais.

Por essa razão, o Planejamento Digital do Sorriso é considerado um procedimento tão importante. Somente por meio dele é possível alcançar a precisão, ao estudar detalhadamente a anatomia de cada paciente, correlacionando essas informações com as suas necessidades estéticas e funcionais.

Planejamento Digital do Sorriso

Os indivíduos são cheios de peculiaridades. Por isso a personalização proporcionada pelo Planejamento Digital do Sorriso é tão importante para alcançar os objetivos do tratamento.

O sorriso perfeito

Desta maneira, é possível definir qual sorriso seria o adequado para um determinado rosto. Afinal, em alguns casos, para citar um exemplo, os dentes podem ser pequenos demais para uma pessoa adulta. Nessas situações, pode-se haver a necessidade de realizar intervenções que proporcionem mais harmonia e simetria para a arcada dentária.

Por estas razões, definitivamente, os tratamentos não podem ser generalizados e oferecidos para todos da mesma forma. Afinal, os dentes que ficam bem para uma pessoa não harmonizam com a face da outra. Por isso esse estudo prévio se faz tão relevante.

Só então, o segundo passo é dado, que é desenhar o sorriso em meio digital, com base nos dados e informações coletados anteriormente para definir o formato ideal de sorriso de cada pessoa.

Assim, os dentes terão tamanho ideal, haverá harmonia das gengivas, a tonalidade será específica para cada pessoa. A fala, o sorriso e a mastigação e toda a dinâmica facial também estarão em harmonia. Desta forma, a pessoa terá maior conforto, haverá a valorização da sua aparência, mais confiança e elevação da autoestima. Logo, vê-se que os ganhos abrangerão os aspectos estéticos e também funcionais do paciente.

O profissional consegue prestar um atendimento mais completo e com maior qualidade, preservando a saúde bucal e orgânica da pessoa. Todos esses fatores fazem do Planejamento Digital do Sorriso um procedimento fundamental a se considerar que essa tecnologia já está disponível e não há porque não acessá-la para as intervenções que irão corrigir a aparência dos dentes e transformar o seu sorriso para sempre.

Como funciona o Planejamento Digital do Sorriso

Planejamento Digital do Sorriso

Antes de mais nada, deve-se procurar um especialista a fim de apresentar os problemas estéticos para os quais busca solução. A partir daí ele estará apto a analisar e a indicar as melhores opções de tratamento para o cenário apresentado.

O próximo passo é ter a certeza de que estas indicações são realmente as melhores. Para tanto, o dentista irá fotografar a boca do paciente para observar e analisar minunciosamente os aspetos de seus dentes, arcada dentária e gengiva, digitalmente, claro, em um computador por meio de softwares específicos. Esse processo fotográfico é conhecido como escaneamento intra-oral.

A par do que poderá ser indicado para uma melhor harmonização facial e sorriso do paciente, o dentista preparará, com a ajuda de softwares próprios para confecção do enceramento digital, um molde dos dentes para apresentação ao paciente. Esse processo é bastante confortável para o paciente, uma vez que substitui a moldagem tradicional. Também é rápido, já que reduz o tempo no processo de execução de etapas, como a do enceramento, e das provas.

Então, na consulta subsequente, um novo molde, desta vez em resina especial, será confeccionado a fim de ser sobreposto aos dentes provisoriamente, para que o paciente possa “experimentar” o futuro sorriso.

Inclui-se neste processo, fotos de “antes e depois” para que o paciente visualize e melhor avalie como o seu sorriso será alterado pelo tratamento, antes mesmo de ter iniciado o procedimento na boca, de fato. Estando o paciente de acordo, através do uso de fresadoras, o trabalho final é obtido e poderá ser instalado, em um fluxo rápido e eficaz.

Ferramentas essenciais

Ninguém duvida que a Odontologia Digital e especificamente o Planejamento Digital do Sorriso (ou Digital Smile Desing) é um grande avanço no tratamento dentário, com grandes vantagens tanto para o paciente quanto para o profissional.

A experiência do paciente, sem dúvida, ganhou muito em conforto. Inclusive, algumas ferramentas foram acopladas ao tratamento para garantir conforto e, claro, segurança e precisão.

Entre elas estão os softwares 3D e a análise de vídeos do paciente. Estas duas ferramentas, utilizadas em conjunto, agregam rapidez ao processo, além das vantagens já mencionadas. Funciona assim: As imagens feitas do paciente são enviadas para um programa de computador, onde todas as modificações passam por um processo de simulação automático. Este programa que gera a prévia do resultado para que o paciente possa opinar e aprovar o tratamento.

Questão de personalização

Sorriso ideal aprovado significa metade do caminhado trilhado a fim de alcançar o objetivo proposto. Entretanto, é importante observar tudo o que se pode fazer a fim de personalizar o tratamento considerando as necessidades de cada um. Conhecendo detalhadamente essas necessidades e características do paciente fica mais fácil para o profissional definir quais são as técnicas ideais em cada caso.

Dentre as possibilidades para alcançar as melhorias funcionais e estéticas estão a colocação de implantes, restaurações, próteses, blocos ou coroas, lentes de contato dental, facetas, cirurgias gengivais, extrações e tratamentos ortodônticos.

Para algumas pessoas, apenas um tratamento é suficiente para alcançar o que se precisa. Para outros, são necessárias mais técnicas para corrigir a ou alterar fatores, até chegar ao sorriso ideal.

De toda forma, como o paciente participa ativamente do planejamento digital do sorriso, compreenderá o que será alcançado com cada intervenção, entendendo a necessidade de todas elas e os benefícios que trarão. Isso melhora a aceitação do tratamento e possibilita ter mais cooperação do paciente. No mais, o Planejamento Digital do Sorriso traz a possibilidade de tratamento integral, com total recuperação da saúde bucal.

Um tratamento para além da estética

Quando falamos de Planejamento Digital do Sorriso não estamos falando somente de resultados estéticos, restaurações e alinhamentos, dentre outras coisas. Com eles, vêm outros ganhos, como uma melhor autoestima e satisfação pessoal. Uma pessoa com em paz psicológica e emocionalmente, tem ganhos imensuráveis. E um bom e belo sorriso pode proporcionar isso.

Esteticamente falando, o resultado vem estampado na cara! Inclusive, engana-se quem pensa que o sorriso é o único “produto final” do Planejamento Digital do Sorriso. Um dos ganhos é a harmonização facial. Uma vez que a tecnologia proporciona o mapeamento de toda a face do paciente, consegue-se alcançar bastante naturalidade no objetivo final. Além disso, o tratamento é considerado provedor de resultados anatomicamente perfeitos.

O Planejamento Digital do Sorriso faz parte da Odontologia Digital, um assunto que você precisa entender melhor.

 

Você também vai gostar de ler