O mau hálito pós-extração de siso: O que fazer?

mau hálito pós-extração de siso

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

mau hálito pós-extração de siso

 

A halitose, mais conhecida como o temível mau hálito, é um sintoma de que algo vai mal na boca ou no organismo como um todo. É caracteristicamente reconhecida pelo odor desagradável, que pode ser sentido durante uma conversação qualquer, gerando bastante constrangimento para todos, inclusive, pode ser que ocorra o mau hálito pós-extração de siso.

Às vezes, o mau hálito nem é percebido pelo portador do sintoma. Infelizmente, devido a um fenômeno do organismo, chamado de fadiga olfativa – um mecanismo utilizado pelo nariz para “neutralizar”, ou melhor, para “parar de sentir” um cheiro que é constante, como o mau hálito ou perfumes – quem sofre de halitose raramente percebe.

Sendo muito comum e com mais de quarenta causas possíveis, o mau hálito também pode surgir após a extração do siso, como mencionado. Isso se dá, sobretudo, devido à dificuldade de escovação e ao sangue acumulado. Logo, se você precisa passar pelo procedimento de extração de siso e quer evitar o mau hálito, você precisa ler esse artigo!

O dente siso

A cirurgia de extração do siso

Mau hálito

Por que o odor do mau hálito é tão ruim?

Como tratar a halitose causada pela extração do dente siso

Como fazer a higienização após arrancar o siso

Outros efeitos da cirurgia de extração de siso

Mais efeitos colaterais

Evite problemas, siga as orientações do dentista

Antecipe-se! Conheça algumas curiosidades sobre o siso

 

mau hálito pós-extração de siso

O dente siso

Para entender toda essa história de mau hálito e siso, vamos começar do começo! O dente siso já exerceu papel importante na mastigação. Mas, com a evolução humana, ele foi deixando de ter papel relevante e perdeu a sua função. Sendo assim, podemos dizer que o dente siso ficou obsoleto e, por isso, sua extração é recomendada na maioria dos casos.

Muitas vezes, pode ser extraído até mesmo antes de nascer, a fim de evitar problemas maiores para a arcada dentária. Uma vez que, dores, incômodos e inflamações podem surgir juntamente com o desenvolvimento do siso. Outro problema advindo com o nascimento do siso é a falta de espaço na boca.

Assim, o siso pode acabar causando o empurramento dos dentes vizinhos e, consequentemente, alterações em seu alinhamento, conforme acreditam alguns especialistas.

A cirurgia de extração de siso

Há mais motivos para extrair o siso! A extração do siso também costuma ser indicada pela dificuldade em manter uma higienização adequada no local, em virtude do seu difícil acesso. Isso porque tende a contribuir para o acúmulo de placa bacteriana e para o desenvolvimento de cárie, doenças periodontais e até mesmo infecções. E, claro, do famigerado mau hálito.

O mesmo vale para os casos em que os terceiros molares estão inclusos ou semi-inclusos. A extração do siso pode ser determinante na prevenção de lesões no tecido, perda óssea, bem como traumas, cáries e dores nos segundos molares. A indicação da cirurgia também se estende às pessoas que relatam alterações na fala ou na mordida e dores em outras partes do rosto, como ouvido, por conta dos sisos. O que muitos não sabem é que, se realizada no momento certo e da forma correta, o processo pode se tornar muito mais simples, fácil e rápido.

Tudo que você precisa saber sobre a extração do dente siso.

Mau hálito

Já entendemos um pouco sobre o dente siso e o porquê sua extração é recomendada. Inclusive que, ao ser retirado, poderá ocasionar mau hálito; é o famoso mau hálito pós-extração de siso. Esta é uma condição relacionada aos cuidados pós-cirúrgicos e pode ser facilmente revertida. Antes, porém, vamos entender um pouco mais sobre o mau hálito.

A halitose tem um impacto negativo na vida pessoal e social dos indivíduos. Isso se dá, especialmente, porque, em muitos casos, a pessoa que sofre desse mal não percebe que tem halitose. Dependendo do momento e da dieta do indivíduo, o odor se intensifica, assim como o incômodo, o que acaba afastando as pessoas.

Por que o odor do mau hálito é tão ruim?

mau hálito pós-extração de siso

Isso tem um motivo. Na boca, convivem 700 tipos diferentes de bactérias que têm função protetiva. Estas bactérias ajudam no processo de digestão ao mesmo tempo em que evitam a instalação de micro-organismos nocivos à saúde bucal e sistêmica. Também chamada de flora bucal, esse conjunto de bactérias vive em equilíbrio para cumprir essas funções.

Quando há um desequilíbrio, elas se proliferam, formando um biofilme, também conhecido como placa bacteriana. Assim, liberam compostos sulforosos voláteis que têm um odor característico, muito comumente descrito como “cheiro de ovo podre”.

O mau hálito pode ter mais de quarenta causas e a maioria pode ter origem na boca. Não sabe qual é a causa da sua halitose? Leia e descubra.

Como tratar a halitose causada pela extração do dente siso

O processo de cicatrização da cirurgia para extração de siso pode demorar um tempo para finalizar. Isso acontece porque a cicatrização se dá de dentro para fora. Sendo assim, o local pode servir de depósito para restos de alimentos e acabar contribuindo para a proliferação de bactérias, inclusive porque fica mesmo difícil escovar os dentes, devido à sensibilidade na região.

Além disso, pode haver, ainda, a presença de sangue, que vai, então, se acumulando e contribuindo para o surgimento do mau cheiro. Para evitar esse problema, recomenda-se caprichar na escovação dentária e, também usar uma gaze molhada para limpar a região entre uma higienização e outra.

Como fazer a higienização após arrancar o siso

A escovação pós cirurgia requer alguns cuidados. Para começar, deve-se escovar os dentes levemente e sem muita pasta de dente. Mas, atenção!  Não se deve escovar a região onde foi feita a extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.

escovar os dentes

Outros efeitos da cirurgia de extração de siso

A halitose ou mau hálito não é o único efeito colateral que pode surgir após a cirurgia para extração do siso. Entenda:

  • Sensibilidade: Normalmente, o segundo molar, o dente que fica ao lado do siso, pode apresentar uma sensibilidade temporária. Isso por conta dos movimentos necessários feitos pelo dentista durante a cirurgia. É necessário o uso de força, as quais incidem sobre os dentes durante o procedimento, sobretudo, no segundo molar, que é usado como apoio durante a cirurgia. Todas essas manobras do dentista, entretanto, são previstas devido à falta de espaço e também pela posição do siso, que fica lá atrás, bem escondido.
  • Inchaço: Geralmente, o inchaço causado por conta da cirurgia causa bastante incômodo. Mas, é fácil resolver esse desconforto. Tudo começa com um bom pré-operatório. A área da cirurgia deve estar adequadamente higienizada, o paciente deve apresentar um bom estado de saúde geral, além de fazer uso de medicações como corticoides e anti-inflamatórios não esteroides. Após a cirurgia, o que vai ajudar a aliviar a tensão e o incômodo causado pelo inchaço serão o repouso, extremamente recomendável, e as compressas de gelo sobre a área nas primeiras horas pós-extração.

Mais efeitos colaterais

  • Dor: O mínimo que podemos dizer aqui é que é normal sentir dor após uma cirurgia, mesmo com todos os anestésicos. Afinal de contas, os tecidos são manipulados profundamente. Entretanto, essa dor é atenuada com as medicações prescritas e os cuidados pós-operatório. Caso não haja alívio nas primeiras 48 horas, recomenda-se contatar o dentista para uma nova avaliação dos cuidados pós-cirurgia.
  • Rompimento dos pontos: É possível que os pontos dados se rompam após a cirurgia por causa da escovação, durante as refeições ou até por causa de algum movimento brusco feito próximo a boca. Se todos os cuidados não forem tomados, os pontos podem soltar e surgir uma alveolite. A alveolite é uma infecção na área da cirurgia devido a problemas na formação do coágulo e na cicatrização. Necessário a intervenção do dentista caso isso ocorra.

Evite problemas, siga as orientações do dentista

Evitar tantos problemas que podem ser ocasionados após a extração do siso, inclusive o mau hálito, não é difícil. Muito repouso, alimentação líquida, pastosa e fria, evitar fazer bochechos, assim como o hábito de cuspir, aplicar compressas de gelo sobre a área nas primeiras horas, seguir corretamente os horários e as doses das medicações prescritas e manter contato com o dentista para quaisquer dúvidas.

Enfatiza-se a boa higiene bucal, com todos os cuidados mencionados neste artigo anteriormente. A escovação adequada irá promover a limpeza necessária para a ocasião, contribuindo para um hálito melhor e sem o odor que ninguém deseja.

Antecipe-se! Conheça algumas curiosidades sobre o siso

Os sisos nascem normalmente na faixa etária dos 16 aos 21 anos e, por isso, são conhecidos por dentes do juízo. Apesar disso, terceiro molar é sua terminologia correta. Eles são os últimos dentes a nascerem e ocupam o último lugar na nossa arcada dentária.

O mais comum é nascerem quatro dentes sisos, sendo dois na arcada superior e dois na arcada inferior. Mas existem pessoas que não possuem um, dois ou até mais sisos. É o caso de quem já nasce sem o germe do dente, o que impossibilita seu desenvolvimento.

Também existem situações em que o siso não pode ser visto a olho nu (incluso) ou nasce apenas parcialmente (semi-incluso). A falta de espaço na arcada dentária é um dos fatores que justificam este cenário.

 

Você também vai gostar de ler