O aparelho ortodôntico ideal para você

gengivoplastia

15/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Você precisa usar aparelho ortodôntico e não sabe qual modelo escolher? Não se preocupe, a gente vai lhe ajudar! O aparelho ortodôntico é um aparato extremamente eficiente para resolver diversos problemas dos dentes. Além disso, existe no mercado uma infinidade de modelos e tipos, alguns fixos, outros móveis, metálicos, transparentes….

Sem dúvida, é preciso saber escolher o que melhor lhe cabe. Mas a resposta, entretanto, não é tão simples, pois não existe uma indicação genérica, uma solução pronta. A questão não é saber qual o melhor aparelho dentário disponível no mercado, mas sim, aquele que é o melhor para você. Logo, é preciso entender qual aparato irá atender as suas necessidades em consonância com o seu estilo de vida e com o seu bolso também.

Por isso, vamos elencar as vantagens de cada um para ajudar a descobrir qual é o seu tipo de aparelho! Acompanhe esse artigo até o final e descubra.

Para que serve o aparelho ortodôntico

O mais rápido

O mais confortável

Resistência a toda prova

Bom e barato

Eficiência e tradição

O aparelho do esportista

Procure o seu dentista

Faz bem saber

aparelho ortodôntico

Para que serve o aparelho ortodôntico

Os aparelhos dentários são dispositivos utilizados para mover os dentes na boca. Basicamente, podem ser divididos em dois tipos, os fixos e os móveis, os quais podem atuar de forma ortodôntica (nos dentes) ou de forma ortopédica (na estrutura óssea que sustenta os dentes).

Mordida cruzada, dentes desalinhados, tortos e desgastados, ou ainda, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou mesmo o excesso de espaço entre eles são alguns dos problemas que podem ser solucionados com o uso do aparelho dentário.

Vale ressaltar que um sorriso alinhado não é só uma questão de estética, de estar mais bonito e de exibir dentes em um alinhamento mais harmônico.

Até mais importante do que isso pode ser o fato de que um sorriso novo melhora a confiança e a autoestima das pessoas. Por isso, milhares de pessoas procuram todos os anos os consultórios odontológicos em busca de soluções para o seu problema. Como dito, são vários os tipos de aparelhos: fixo metálico, estéticos de policarbonato, porcelana ou safira, autoligado, lingual, móveis, invisíveis, expansores palatinos e extrabucal. Ufa!

Aqui, entretanto, a gente vai classifica-los de acordo com os seus diferenciais, para a escolha ficar mais fácil. Portanto, avalie o seu estilo de vida, confira a sua real necessidade, as finanças e decida!

O aparelho ortodôntico mais rápido

Se seu caso requer pressa ou se você não é de ficar usando aparelho por muito tempo aposte do aparelho ortodôntico autoligado. Este modelo de aparelho dentário é confeccionado em metal, mas não necessita de borrachinhas. Logo, sua aparência acaba sendo também um pouco mais discreta. Mais uma vantagem do autoligado.

Nesse caso, o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete. Seus bráquetes são pequenos, se comparados aos do modelo convencional. Ao mesmo tempo, confere uma aparência estética agradável, podendo ser confeccionado em porcelana ou safira.

O aparelho ortodôntico mais discreto

Se você é daquelas pessoas que não abre mão de discrição, você deve, sem dúvida, optar por algum dos modelos transparentes. Dentre os modelos transparentes, o mercado disponibiliza, basicamente, dois tipos. Um deles, é o invisalign, o chamado “aparelho invisível” e a grande estrela da atualidade.

O outro é o fixo estético que pode confeccionado em policarbonato, cerâmica/ porcelana ou em safira. Entretanto, devido à alta tecnologia empregada na sua invisibilidade, estes são considerados os modelos mais caros do mercado.

Já o Invisalign, além de ser o mais discreto e, por isso mesmo chamado de aparelho invisível, também sobe no pódio como o mais tecnológico e também o mais caro. Uma vantagem é que é removível, o que auxilia bastante na hora de escovar os dentes ou de comer, por exemplo.

Este aparelho é formado por um conjunto de alinhadores transparentes projetados digitalmente a partir de exames que escaneiam a boca do paciente. Tecnologia pura!

aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico mais confortável

Esta é mais uma categoria em que o Invisalign sai na frente! Ao trabalharem individualmente, dente a dente, os alinhadores promovem maior conforto e não machucam.

Os alinhadores e a contenção Invisalign são feitos de polímeros termoplásticos de alto grau de peso molecular, selecionados para uso com base em suas propriedades e classificação de segurança.

Também, são aprovados para uso em longo prazo em contato com o corpo humano pelo Federal Drugs Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos, cosméticos, alimentos, suplementos alimentares, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.

O Invisalign foi testado em todas as suas propriedades e materiais. É comprovadamente biocompatível e aprovado em todos os requisitos regulatórios e limiares para uso humano na boca. As matérias-primas utilizadas na fabricação dos alinhadores e contenções da Invisalign não contém látex, parabenos, ftalatos, glutaraldeído, epóxi ou Bisfenol A (BPA).

Como funciona o tratamento com o Invisalign.

Resistência a toda prova

Sem dúvida nenhuma quem leva a melhor nessa categoria são os aparelhos fixos estéticos, que também podem ser transparentes e, logo, mais discretos. O modelo de porcelana é o mais resistente entre os modelos fixos estéticos, ou seja, o de safira e o de policarbonato.

Bom e barato

O aparelho ortodôntico removível é o mais barato dentre todos os modelos. Entretanto, requer disciplina! Por ser facilmente retirado e colocado, pode acabar passando mais tempo fora da boca do que nela. O fato do aparelho ser móvel não significa que ele pode ser retirado e colocado como se bem entender.

Ele proporciona maior conforto na hora de escovar os dentes, por exemplo, facilitando a limpeza. Também pode ser útil em um evento importante, podendo ser retirado por algumas poucas horas.

O ideal é que ele atenda a uma constância dentro da boca, a fim de que os resultados sejam atingidos dentro de um tempo regular, sem delongas que podem não só atrasar, mas atrapalhar todo o tratamento.

Geralmente, é indicado para crianças com ou sem dentição definitiva, ou seja, até os 12 anos de idade, em média. O aparelho móvel é usado para manter os dentes na posição correta e, por isso, também é bastante recomendado após a retirada do aparelho fixo, que coloca o dente na posição correta.

aparelho ortodôntico

Eficiência e tradição

O aparelho fixo metálico é o mais tradicional de todos. Este tipo de aparelho ortodôntico garante um excelente resultado, uma vez que não depende da colaboração do paciente para o sucesso do tratamento.

É indicado par quase todo tipo de desalinhamento dentário. Sua estrutura é composta por banda, fios e/ ou bráquetes. Também, das famosas borrachinhas, as quais podem ser coloridas ou transparentes.

Esse conjunto de peças age movimentando os dentes, puxando-os para a posição correta. Os aparelhos fixos estão cada vez mais anatômicos e confortáveis. Apesar disso, ainda pode provocar os machucadinhos nas bochechas por causa dos bráquetes.

Vale ressaltar que, por serem fixos, exigem um maior cuidado com a higiene bucal, com uso de acessórios específicos para quem usa aparelho, como certos tipos de fio e de escova dental. Em relação ao custo, esse aparato traz outra vantagem. Ele é relativamente mais baixo do que outros modelos.

O aparelho do esportista

Além do ganho estético, o aparelho lingual é o mais indicado para quem pratica esportes de contato, como o boxe, por exemplo. Logo, se o atleta for golpeado na boca há maior chance de evitar cortes e traumas ocasionados pelo impacto do golpe no aparelho.

Isso se dá porque os bráquetes deste modelo são colocados na parte interna dos dentes. Aliás, mais um ponto para o aparelho dentário lingual, já que ele também agrega discrição ao ficar imperceptível ao olhar. Entretanto, é indicado somente para tratamentos de curta duração.

Procure o seu dentista

Por fim, mas não menos importante, é muito válido que você tenha em mente as suas preferências, mas é fundamental que o primeiro passo para colocar o aparelho seja uma visita ao dentista.

Somente o ortodontista poderá avaliar as reais necessidades clínicas. Ele irá fazer uma série de exames e solicitará radiografias para sugerir os modelos mais eficientes para o seu caso.

Somente, então, some ao seu problema o seu estilo de vida, sua personalidade e a quantia que deverá investir para chegar a uma resposta satisfatória para esta equação: o aparelho ideal para você.

Outro ponto importante é saber que as visitas ao dentista serão constantes, pois é ele quem fará as manutenções, ou seja, ajustará a pressão que move os dentes e trocará as borrachinhas, se for o caso, dentre outros procedimentos específicos exigidos por quem usa aparelho.

Aliás, a higiene bucal é de fundamental importância, sobretudo para quem adere aos modelos fixos. Além da limpeza caprichada feita em casa, com as escovas corretas, o fio dental apropriado e outros acessórios, quem usa aparelho precisa de limpezas profundas, as quais só podem ser feitas pelos dentistas.

aparelho ortodôntico

Faz bem saber

Seja qual for o aparelho escolhido é bom saber que todos eles exigem cuidados. Além da limpeza caprichada, como já foi dito, é recomendado evitar certos alimentos duros, como a pipoca. Aparelhos que mancham com facilidade também pedem cuidado com o tipo de alimentos que são ingeridos: eles podem manchar as peças. Por fim, nunca deixe de fazer visitas regulares ao dentista. O sucesso do tratamento depende muito deste profissional.

 

Você também vai gostar de ler