O aparelho fixo autoligado é melhor do que o metálico?

aparelho autoligado

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

aparelho autoligado

O aparelho fixo autoligado é um tipo de aparelho dentário que chegou para proporcionar conforto e agilidade ao tratamento ortodôntico. Ao mesmo tempo, chega trazendo maior discrição do que o seu amigo mais antigo, o aparelho fixo metálico.

Logo, sofrer com dentes tortos e desalinhados, mordidas cruzadas, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles não precisa mais ser uma realidade para aquelas pessoas que não querem (ou não podem) usar o aparelho fixo metálico.

Afinal, um sorriso alinhado não é só uma questão de estética, de estar mais bonito e de exibir um sorriso mais harmônico. Também é motivo para melhorar a confiança e a autoestima. Por isso, milhares de pessoas procuram todos os anos os consultórios odontológicos em busca de soluções para o seu problema.

Sendo assim, o aparelho fixo autoligado tem se apresentado como uma excelente solução e que está revolucionando a área da ortodontia. Neste artigo, você entende o porquê desse sucesso, as vantagens do aparelho fixo autoligado e suas principais diferenças entre ele e outros modelos de aparelho fixo. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

O que é o aparelho fixo autoligado?

Vantagens do autoligado

Principais diferenças entre o autoligado e outros aparelhos fixos

As vantagens não param por aí

Menor tempo para o tratamento

Menos dor

Quando ser discreto é essencial

Manutenção mais rápida

Indicação: o autoligado é para você?

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho fixo autoligado?

Cuidados com o aparelho fixo autoligado

Visitas ao dentista

aparelho autoligado

O que é o aparelho fixo autoligado?

Este modelo de aparelho dentário é usualmente confeccionado em metal, mas não necessita de borrachinhas. Logo, sua aparência acaba sendo mais discreta, clean. Nesse caso, o fio ortodôntico é preso diretamente nos bráquetes.

O aparelho autoligado desempenha a mesma função que outros tratamentos tradicionais. Porém, suas características específicas contribuem para que se destaque dentre os outros modelos de aparelho fixo.

Vantagens do autoligado

Dentre estas características, podemos mencionar que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Ou seja, menos chamativos.

Outra vantagem é que o tratamento com este aparato costuma ser mais rápido. Ao mesmo tempo, confere uma aparência estética agradável, podendo ser confeccionado em porcelana ou safira.

Além disso, o aparelho fixo autoligado pode ser confeccionado em material metálico, porcelana ou plástico (policarbonato), o que traz cores e durabilidade diferentes para o aparato.

Como o aparelho fixo autoligado usa a presilha para se fixar ao arco ortodôntico, contribui para a redução do atrito entre os dentes, aumentando, assim, a estabilidade do tratamento.

Principais diferenças entre o autoligado e outros aparelhos fixos

Como pode-se ver, o aparelho fixo autoligado possui muitas vantagens. Mas, há, ainda, outras características que diferenciam este tipo de aparelho do tradicional e que são, também, verdadeiras vantagens.

Uma delas diz respeito aos bráquetes. Eles são estruturas pelas quais o fio ortodôntico do aparelho passam. No aparelho fixo metálico, por exemplo, há a necessidade de colocar borrachinhas nos bráquetes.

No caso do autoligado, não. Isso confere um ar mais discreto a esse aparelho. Outra vantagem do bráquete no autoligado é que ele é menor do que na versão tradicional.

O fio do aparelho fixo autoligado é termoativado. Isso permite uma ação corretiva mais rápida sobre os dentes do que a proporcionada pelas borrachinhas. Estas perdem a estabilidade em até 20 dias. Logo, uma das consequências é a rapidez na conclusão do tratamento – 30% mais rápido do que no método tradicional.

E se você detesta as visitas mensais impostas no método tradicional, vai adorar saber da próxima característica do autoligado. Ele permite que essa manutenção seja feita a cada três meses. Apesar do custo mais elevado, vale a pena investir nesse tipo de aparelho, uma vez que o tempo de tratamento também é mais curto.

As vantagens não param por aí

Até aqui, você já acompanhou uma série de vantagens e benefícios do aparelho fixo autoligado em relação a outros modelos. Mas, acredite se quiser, tem mais! E a gente vai te contar.

Que tal começar falando da higiene? A ausência das borrachinhas para fixar o fio aos bráquetes faz com que tudo fique mais cômodo, inclusive para realizar a limpeza dos dentes e da boca. As borrachinhas contribuem para o acúmulo de restos de comida. Sem elas, isso não se dá da mesma forma é há menos acúmulo de restos alimentares.

Menos restos, menos mau hálito e maior facilidade para a limpeza. Desta forma, há menos retenção de placa bacteriana na boca, o que significa menos chances do aparecimento de cáries. Outra coisa: O aparelho fixo autoligado reduz possíveis feridas na boca, melhorando não só a escovação, mas também a mastigação.

Menor tempo para o tratamento

Continuando falando sobre as vantagens do aparelho fixo autoligado, é imprescindível mencionar que o tratamento com ele é mais rápido. Este modelo aumenta a estabilidade e sua ação é instantânea, começa no exato instante em que é colocado.

Consequentemente, isso faz com que o número de consultas (manutenções) e o tempo total empregado no tratamento sejam menores. Ou seja, você conquista o sorriso dos seus sonhos mais rápido do que se escolher o aparelho fixo metálico.

Menos dor

Mais uma vez, as borrachinhas saem de cena e proporcionam mais conforto. Sem elas, a aplicação da força e da pressão sobre os dentes, ossos e gengivas é menor. Em outras palavras, a dor também é menor.

Esse ponto é muito importante, há pessoas que não são tão resistentes às dores. Estas pessoas tendem a enfrentar o tratamento para alinhar os dentes como uma tortura diária ou, simplesmente, desistem. O aparelho fixo autoligado dá a estas pessoas a chance de realizarem o tratamento e de conseguirem o sorriso ideal com menos dores.

Quando ser discreto é essencial

Muitos adultos não se veem usando aparelhos fixos metálicos, pois são muito chamativos. Há constrangimento e, por causa disso, não há motivação para fazer o tratamento. Em alguns casos, não é nem esse o problema. O trabalho da pessoa pode não permitir.

Por exemplo: Modelos e artistas que trabalham com a imagem. Como trabalhar com o sorriso metálico estampado no rosto em cada campanha comercial? O aparelho fixo autoligado traz esse grande benefício: É extremamente discreto.

Manutenção mais rápida

Time is money! Já dizia o provérbio americano. Sim, tempo é dinheiro. Ficar sentado pelo menos uma hora na cadeira do dentista não parece muito indicado para quem vive sob esta máxima. Uma grande vantagem do aparelho autoligado é que sua manutenção é bem mais rápida do que a feita com o modelo tradicional.

O tempo da consulta é menor porque não há necessidade de trocar tantas borrachinhas. Economia de tempo para paciente e dentista!

Indicação: o autoligado é para você?

Para quem é indicado o aparelho fixo autoligado? Essa é uma pergunta que os dentistas têm escutado cada vez mais. A resposta é simples: É para todo mundo que quer ter um sorriso alinhado e harmônico de forma confortável, discreta e rápida.

Por isso, esse tipo de tratamento tem se popularizado cada vez mais nos consultórios odontológicos. Sua indicação é a mesma do aparelho fixo metálico, mas com mais conforto para o paciente e velocidade para o tratamento.

Outra pergunta que surge é: Por que é mais confortável e rápido? Porque, ao eliminar as borrachinhas, este tipo de aparelho diminui o atrito na boca (mais conforto), deixando os dentes trabalharem de forma mais eficiente (rápida). Logo, essas características fazem do aparelho fixo autoligado não somente uma opção estética, mas também clínica.

Vale dizer que até mesmo crianças podem usar este aparelho. É aconselhável que a primeira consulta com o ortodontista seja feita por volta dos 7 anos de idade. Entretanto, dependendo do caso, o tratamento pode ser iniciado até mesmo antes dos 7 anos. O fato de não haver limitações etárias para a colocação do aparelho fixo autoligado faz deste um modelo versátil e de grande aplicabilidade.

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho fixo autoligado?

Bem, esse é um fator que irá depender do caso e das condições de cada pessoa. Somente o dentista, após avaliar a boca e o histórico do paciente, assim como os seus objetivos, poderá dizer quanto tempo o tratamento irá dura.

Mas, uma coisa é certa: O tratamento com o aparelho fixo autoligado é mais rápido do que com o aparelho fixo tradicional. Isso se dá porque no sistema autoligado a tensão exercida sobre os dentes é constante. Isto permite acelerar a movimentação dos dentes e da arcada.

Cuidados com o aparelho fixo autoligado

Existe um fator que é básico para todo o ser humano, com ou sem aparelho nos dentes: Manter a saúde bucal é essencial e isso se dá por meio de uma higiene bem feita, por meio de técnicas de escovação e do uso do fio dental.

Para quem usa o aparelho fixo autoligado não é diferente. O primeiro passo para ter sucesso no tratamento é cuidar muito bem da a higiene bucal. O aparecimento de placas de tártaro prejudica diretamente o nivelamento do sorriso, uma vez que este modelo trabalha com um movimento de baixo atrito entre o fio e o bráquete.

Se isso ocorrer, o tratamento poderá sofrer atraso e as visitas ao dentista poderão ser mais frequentes. Além do mais, uma boca mal  higieniza é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que ocasionam as placas bacterianas que viram as cáries. Ninguém quer passar por isso enquanto está em tratamento para alinhar os dentes.

Confira se você sabe mesmo fazer uma boa escovação.

Visitas ao dentista

aparelho autoligado

Por isso, visitar o dentista frequentemente é fundamental. Ele acompanha o comprometimento do paciente com a higiene bucal e pode agir preventivamente. Lembre-se: O dentista pode fazer uma limpeza profunda nos dentes, dando aquela força para você manter tudo em ordem no seu dia a dia.

Além de caprichar na limpeza, é importante evitar alimentos duros, como maçã, pirulitos, torresmos e tantos outros. Eles podem danificar os bráquetes e paralisar a movimentação dos dentes até que sejam consertados.

 

Você também vai gostar de ler