Gestão financeira para dentistas

gestão financeira (2)

13/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Gestão financeira

A vida administrativa e financeira de um consultório odontológico requer várias habilidades e múltiplas tarefas. Não bastasse as funções inerentes à profissão do dentista, quem empreende tem, ainda, que saber lidar com a gestão da empresa, sobretudo, a gestão financeira.

Pois, esta é uma conduta essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Quem não sabe lidar com ela, corre sérios riscos de cair em falência.

Portanto, se você quer empreender ou já empreende e tem dificuldades com a gestão financeira, para tudo e leia este artigo. Ele foi feito especialmente para você e vai te ajudar a seguir de forma saudável no mundo empresarial.

Acompanhe!

Gestão financeira

Softwares de gestão financeira

De olho no calendário

Planejamento da gestão financeira

Indicadores financeiros

Retorno Sobre Investimento – ROI

O ticket médio na gestão financeira

Liquidez corrente

Quem empreende quer lucrar

Gestão financeira para prosperar

Gestão financeira

Antes de mais nada, vamos entender o que é a gestão financeira. Ela é um conjunto de ações e processos administrativos que envolvem algumas ações. Dentre elas, a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma organização.

Portanto, é por meio dela que se torna possível fazer análises de cenários, estabelecer metas e prazos e, ainda, acompanhar resultados por meio de indicadores financeiros.

Logo, graças a uma gestão financeira eficaz, a empresa consegue entender quanto ela tem a receber, o que tem para pagar e como está o equilíbrio entre essas variáveis.

O consultório odontológico também é uma empresa e, portanto, tem que ter uma gestão financeira organizada para entender o caminho ideal que deve percorrer rumo ao sucesso.

Sendo assim, é possível identificar se a operação está gerando lucro ou prejuízo. Além disso, a gestão financeira possibilita, ainda, que o gestor faça apostas em novas áreas, ampliações de serviços, reformas e aquisição de equipamentos, a partir de investimentos seguros. Melhor: Sem sustos financeiros!

Softwares de gestão financeira

softwares

O dentista empresário, ou seja, aquele que gere o próprio consultório, pode acabar tendo uma vida bastante atribulada. Isso porque irá centralizar uma série de funções. Além dos atendimentos, terá que cuidar da gestão de estoque, da financeiras e de compras, dentre outras tarefas.

Por isso, é essencial investir em softwares que poderão ajudar bastante nas tarefas. Os softwares de gestão financeiras, por exemplo, trazem planilhas, gráficos, ferramentas de análise e indicativos, dentre outras funcionalidades.

Ou seja, são verdadeiras mãos na roda, para usar uma expressão bem popular. Na prática, isso significa economia de tempo, otimização de esforços e, claro, lucro! Uma vez que o dentista precisará dispor menor tempo nas tarefas administrativas, ganhará tempo para fazer aumentar o número de atendimentos por dia.

Conheça mais sobre softwares para dentistas.

De olho no calendário

Disciplina e organização são palavras-chaves para manter a vida financeira em ordem. São vários tributos, datas de pagamentos e recebimentos diferentes, taxas, compromissos com fornecedores, folha de funcionários…. A lista é grande!

Portanto, é interessante manter um calendário com as datas de cada tarefa. Se usar um software de gestão, poderá contar com algumas facilidades oferecidas por estes programas. Alguns deles enviam mensagens de WhatsApp ou por e-mail avisando dos compromissos vindouros.

Portanto, fique atento! Contas em atraso são verdadeiros ladrões de lucratividade e podem gerar pendências. Sobretudo, tenha atenção com as dívidas com o governo…. Estas podem inviabilizar operações, créditos e comprometer a gestão da empresa como um todo.

Planejamento da gestão financeira

Um ponto muito importante que deve ser instituído, inclusive, antes de começar a operar o negócio é o planejamento. O planejamento financeiro ajuda o empresário a enxergar o que precisa para manter o negócio em pleno funcionamento.

Também, onde começa a margem de lucro e quanto e em que poderá investir para crescer ainda mais. Em outras palavras, planejamento é tudo. Afinal, não é nada interessante adquirir dívidas por simples falta de atenção ao teto de gastos.

Gestão financeira

Indicadores financeiros

Dentre as ferramentas importantes do planejamento estão os indicadores financeiros. Logo, acompanhá-los é fundamental para uma gestão financeira saudável.

Os indicadores financeiros são métricas utilizadas para medir, justamente, a saúde financeira do consultório odontológico. Os indicadores mais importantes para a gestão é o Retorno Sobre Investimento (ROI), a liquidez corrente o ticket médio e a lucratividade. Vamos entender cada um deles.

Retorno Sobre Investimento – ROI

O ROI é a abreviação para o termo em inglês Return On Investment, em português, Retorno Sobre Investimento. O ROI é utilizado, como o próprio nome diz, para calcular o retorno financeiro do que foi investido.

Serve para todo investimento feito: Para abrir o consultório, para adquirir um novo equipamento, para anúncios em Marketing Digital e assim por diante. Ou seja, é uma ferramenta que será usada constantemente pelo bom administrador.

Para isso, existe uma fórmula, a qual pode ser aplicada em qualquer um desses momentos citados acima. Ou seja, o ROI é igual ao ganho obtido menos o investimento inicial divididos pelo investimento inicial.  Portanto, anote, use e abuse desse indicativo.

Gestão financeira

O ticket médio na gestão financeira

Agora que você já sabe calcular o ROI, vamos entender sobre o ticket médio. O ticket médio refere-se ao valor médio das vendas em um determinado período, por exemplo, em um mês. No caso do consultório odontológico, o ticket médio diz respeito ao valor médio da receita advinda por meio dos atendimentos realizados.

O ticket médio também possui uma fórmula própria, para que seja calculado com precisão. Ela é a seguinte: O ticket médio é igual ao faturamento do período dividido pelo número de atendimentos realizados. O resultado desta conta aponta quanto cada cliente deixa, em média, no seu consultório.

Liquidez corrente

A liquidez corrente é um indicador um pouco mais complicado de entender, mas igualmente importante. Ele envolve outros dois conceitos, o conceito de ativo circulante e de passivo circulante.

Portanto, antes de aprender a calcular a liquidez corrente, você tem que saber o que significam estes conceitos. O ativo circulante é tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro. Ou seja, valores a receber, reservas de caixa, dinheiro em caixa etc.

Já o passivo circulante engloba todas as dívidas da sua clínica odontológica. Ou seja, contas a pagar, compras a prazo, impostos a recolher, empréstimos bancários, etc.

Agora que você já sabe desses conceitos, podemos aprender a calcular a liquidez corrente. A fórmula é simples: A Liquidez corrente é igual ao ativo circulante dividido pelo passivo circulante.

Faça a conta! Se o seu resultado for maior do que 1, significa que o consultório tem capital para arcar com as obrigações financeiras a curto prazo. Se for igual a 1, o sinal de alerta se acende, pois significa que o capital que entra e as obrigações financeiras são as mesmas.

O sinal vermelho vai para um índice menor que 1. Nesse caso, a empresa não tem dinheiro suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo.

Quem empreende quer lucrar

Isso é fato! Ninguém se submete a acumular funções, no caso de dentista e de administrador, e correr os altos riscos de ser empresário no Brasil, se não for para lucrar.

Logo, um dos indicadores que você tem que se atentar é o da lucratividade. Este indicador é utilizado para apontar o ganho do seu consultório, ou seja, o que vai além das obrigações financeiras e do seu pró-labore.

Saiba como calcular a lucratividade. Ela é igual ao lucro líquido dividido pela receita total, multiplicada por 100. O resultado será a porcentagem de lucro que o consultório tem. O cálculo pode ser feito para entender a lucratividade mensal, semestral ou anual.

Gestão financeira para prosperar

Um dos grandes segredos da gestão financeira é só organizar bem desde o início. Aquela máxima de que não devemos gastar mais do que ganhamos deve ser seguida à risca para quem está começando.

Portanto, não se esqueça. Controle muito bem as suas finanças e despesas. Faça as contas sempre. Lance mão de todos os índices: Eles irão te ajudar muito, acredite. E, lembre-se! Você sempre pode usar um software de gestão financeira para te ajudar. Vale a pena. Afinal, são muitas datas para se lembrar, muito compromissos para cumprir.

Dependendo do tamanho da sua correria, poderá ser muito fácil se perder em meio a tudo isso. Além disso, tem outras coisas para se atentar, tais como estoque de materiais. Material que falta para atendimento é dinheiro a menos entrando na conta. Por isso, um software pode ser bastante útil para ajudar com essa administração e otimizar as suas tarefas e tempo.

Como diz o ditado americano, time is money. Ou seja, tempo é dinheiro. Por fim, nunca é demais alertar: Jamais misture suas finanças pessoais com as da empresa. Essa atitude pode ser muito prejudicial tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica.

Não vale a pena arriscar todo o seu empreendimento por um comodismo, diga-se de passagem, viciante. Então, grave isso firmemente: Jamais misture a sua vida financeira pessoal com a vida financeira da sua empresa. São coisas diferentes e devem ser tratadas como tal.

Invista seu tempo do jeito certo. Utilize as dicas deixadas por esse artigo e viva com a certeza de prosperidade nos negócios!

Impulsione o seu negócio. Conheça as ferramentas do Marketing.

Mais: Faça a coisa certa. Planeje o sucesso do seu consultório odontológico. 

 

Você também vai gostar de ler