Fluorose e seus efeitos no esmalte dos dentes

fluorose

01/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Presente na água tratada que abastece as cidades e em muitos produtos odontológicos, como os cremes dentais, o flúor protege os dentes, mas também pode ser causador de problemas. A fluorose é um deles e ocorre por excesso de flúor. Saiba mais nesse artigo:

O que é a fluorose

Um pouco de história

Quando podem surgir

Sintomas da fluorose

Classificação

Tratamentos indicados para a fluorose

Clareamento

Bonding

Coroa dentária

Pasta remineralizadora

Prevenção da fluorose

Sinal de perigo

Tudo que você precisava saber fluorose dentária

Faz bem saber

fluorose

A fluorose é causada pelo excesso de flúor, o qual pode estar até mesmo na água que bebemos.

O que é a fluorose

A fluorose é uma condição que afeta os dentes, causada, sobretudo, pela superexposição ao flúor durante os primeiros oito anos de vida. Este é o momento em que a maioria dos dentes permanentes está sendo formada. Embora a fluorose não seja uma doença, seus efeitos podem trazer efeitos psicológicos indesejados. Além disso, pode ser difícil de tratar.

Um pouco de história

Com o objetivo de diminuir o índice de cárie no país, sobretudo a partir das décadas de 1980 e 1990, o Brasil passou a implementar o flúor nas águas dos sistemas de abastecimento das cidades.

Em consequência, nesse período, houve um aumento substancial do índice de fluorose dentária, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nas régios Norte e Nordeste, o número de pesquisas foi menor, o que pode ter interferido nesse resultado.

A prevalência de fluorose no Brasil, em sua maioria foi considerada “muito leve” e “leve”, o que não é visto pelas autoridades responsáveis como um problema de saúde pública.

Causas da fluorose

Apesar de presente na água de abastecimento das cidades, o flúor não é a principal causa do surgimento da fluorose, uma vez que a dosagem utilizada nos centros de abastecimento é muito pequena para isso.

Dentre as principais causas da fluorose está o uso inadequado de produtos odontológicos que contém flúor. Por exemplo: Creme dental e enxaguantes bucais. Mas, outras causas da fluorose podem ser apontadas.

Fluorose

Produtos odontológicos como a pasta dental e enxaguantes bucais podem conter flúor.

Tomar uma quantidade maior do que o prescrito de um suplemento de flúor durante a primeira infância pode causar a fluorose, por exemplo. Da mesma forma, está fazer uso de algum suplemento de flúor quando a água potável já for fluoretada suficientemente, na quantidade certa e indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, essa recomendação é para um valor máximo de 1,5 mg/ L. Entretanto, esse valor vem sendo questionado. Países como os Estados Unidos, para citar um exemplo, baixou a dosagem de flúor na água potável para 0,7 mg/ L.

O flúor também pode ser encontrado em diversos alimentos. O chá preto, ensopados a base de peixe, sopas em geral, carne e fígado bovinos, frango e frutos do mar contém flúor. Além destes, café, refrigerantes, cachorro-quente, uva passa e alguns sucos também apresentam alguma quantidade.

Quando podem surgir

Após o aparecimento dos dentes, a fluorose poderá dar os seus primeiros sinais, com os dentes levemente descoloridos. Ou, ainda, poderá haver manchas brancas que lembram rendas, mas estas apenas os dentistas podem detectar. Em casos mais graves, no entanto, os dentes podem apresentar:

  • Manchas que variam de amarelo a marrom escuro
  • Irregularidades de superfície
  • Depressões que são altamente perceptíveis

Sintomas da fluorose

Os dentes que não são afetados pela fluorose apresentam um esmalte liso e brilhante. Eles também se apresentam em uma coloração branca, cremosa e clara.

Os sintomas da fluorose podem variar de pequenas manchas brancas ou estrias – as quais podem ser imperceptíveis, a manchas marrom-escuras, esmalte áspero e, por vezes, com rugosidades que são difíceis de limpar.

Classificação

A gravidade da fluorose possui uma classificação na Odontologia. Essa classificação inclui as seguintes categorias:

  • Normal: Os dentes apresentam uma superfície lisa, brilhante e, quase sempre, de uma cor branca, cremosa e clara.
  • Questionável: O esmalte apresenta pequenas alterações que variam de algumas manchas brancas a manchas brancas ocasionais. Ou seja, a estrutura do dente não está normal e há indicações de que pode haver a presença de fluorose.
  • Muito leve: Pequenas áreas opacas brancas como papel estão espalhadas por menos de 25% da superfície do dente. Pode incluir manchas brancas de aproximadamente 1 a 2 mm no vértice das pontas da cúspide e dos pré-molares ou segundo molares.
  • Leve: As áreas opacas brancas na superfície são mais extensas, mas ainda afetam menos de 50% da superfície.
  • Moderado: As áreas opacas brancas afetam mais de 50% da superfície do esmalte. O desgaste é observado junto à pequenas manchas de tonalidade marrom clara.
  • Forte: Todas as superfícies de esmalte são afetadas. Os dentes também apresentam depressões devido à hipomineralização (o que causa sensibilidade e até mesmo dor). Podem ser discretas ou correr juntas. Coloração marrom-clara.

Tratamentos indicados para a fluorose

Em muitos casos, a fluorose é tão leve que não exige tratamento. Ou, ainda, afeta somente os dentes posteriores, onde não pode ser vista. Já a aparência dos dentes afetados por fluorose, de moderada a grave, pode ser significativamente melhorada por uma variedade de técnicas, as quais visam mascarar as manchas. Algumas delas, você conhece a seguir.

Clareamento

O clareamento dentário é uma das técnicas utilizadas como procedimento para remover manchas superficiais. Apesar disso, o clareamento pode piorar temporariamente a aparência da fluorose.

Bonding

Também conhecida como restauração adesiva, essa técnica reveste o dente com uma resina dura que se liga ao esmalte.

Bonding, que reveste o dente com uma resina dura que se liga ao esmalte.

Coroa dentária

Coroa dentária são facetas em porcelana feitas sob medida, em forma de concha, a fim de cobrir a parte frontal dos dentes para melhorar sua aparência. Esse tratamento é indicado para os casos atingidos por uma fluorose severa.

Pasta remineralizadora

É um produto de fosfato de cálcio que, combinado com métodos como microabrasão, servem para minimizar a descoloração dos dentes.

Fluorose

O clareamento é um dos tratamentos indicados para a correção de dentes manchados pela fluorose.

Prevenção da fluorose

Primeiramente, deve-se ter em mente a quantidade de flúor utilizado no sistema de abastecimento da sua localidade. Geralmente, esse dado é fornecido pelos departamentos de abastecimento.

Os dentistas também podem auxiliar nessa descoberta, já que costumam saber justamente para dar uma boa orientação aos seus pacientes. Água de poços artesianos devem ser medidos por um laboratório.

Já as águas engarrafadas devem trazer essa informação nos rótulos. No Brasil, essa quantidade pode variar ente 0,6 a 0,9 mg/ L, o que é considerado um coeficiente excelente.

A par da quantidade de flúor presente na água, fica mais fácil monitorar o flúor vindo de outras fontes. Como já dito aqui anteriormente, o flúor pode estar presente em algumas bebidas e alimentos. A suplementação de flúor sempre deverá ser uma indicação do dentista e varia de caso a caso.

Quem tem filhos deve estar atento! Em casa, os produtos que contenham flúor devem ser mantidos fora do alcance de crianças e, quando utilizados, devem ser sob supervisão de um adulto. Dentre eles, estão, a pasta de dente fluoretada, os enxágues bucais e os suplementos.

Crianças pequenas podem gostar tanto do sabor de uma pasta de dente que, durante a escovação, tendem a engolir a pasta ao invés de cuspi-la. A quantidade indicada de pasta para a higienização bucal é equivalente ao tamanho de uma ervilha, apenas. Isso é suficiente para a proteção do flúor.

Sinal de perigo

A ingestão de uma grande quantidade de flúor, em um breve período de tempo, pode causar sintomas, tais como:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Vômito
  • Dor abdominal

Embora a toxicidade do flúor geralmente não leve a consequências graves, ela é a responsável pela ida de várias crianças às salas de emergência todos os anos.

Caso note sinais de estrias ou manchas esbranquiçadas nos dentes, procure um dentista. Ele conduzirá um exame clínico detalhado, facilitando o diagnóstico correto. E como já foi dito, o dentista poderá lançar mão de técnicas variadas para o tratamento, tais como o clareamento dental, a microabrasão, a macroabrasão ou a combinação de técnicas diferentes.

Tudo que você precisava saber sobre fluorose dentária

Neste artigo, você ficou por dentro do que é a fluorose, seus sintomas, causas e tratamentos. Descobriu que a fluorose dentária afeta os dentes no período de sua formação e é desencadeada pelo excesso de flúor (fluoreto), o qual pode estar presente na água e em bebidas, alimentos e em produtos como a pasta de dente.

A fluorose manifesta-se na forma de manchas no esmalte dentário e/ ou de defeitos anatômicos. Estas alterações comprometem a estética dentária e podem interferir na autoestima da pessoa, principalmente nos casos mais severos.

Apesar de surgir logo nos primeiros anos de vida, independe da faixa etária, pode aparecer na fase adulta. Os tratamentos são utilizados de forma a mascarar as manchas que, caso não passem por nenhuma das técnicas de tratamento, como o clareamento dos dentes, por exemplo, manter-se-ão visíveis com o passar do tempo.

Quase sempre, as manchas da fluorose se apresentam em tonalidades de branco (opaco), mas em graus mais severos, podem ser mais escuras, em tom acastanhado ou até mesmo marrom.

Também podem apresentar irregularidades com a perda da estrutura dentária, já que o esmalte fica hipomineralizado, ou seja, mais poroso, podendo sofrer desgaste, causando sensibilidade ou até dor de dentes.

Faz bem saber

A fluorose dentária não é contagiosa nem mesmo transmissível. A fluorose não tem cura, uma vez que não desaparece com o passar do tempo. Por isso mesmo, os tratamentos são indicados no sentido de disfarçar as manchas e as irregularidades, melhorando a estética dentária.

Antes de iniciar o tratamento para a fluorose é necessário tratar qualquer outra patologia que, por ventura, possa estar instalada nos dentes, como a cárie.

Você também vai gostar de ler