Dor de dente: Tudo que você precisa saber para não sofrer com ela.

dor de dente

23/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

A dor de dente incomoda muito e é bem ruim de sentir. Para piorar, pode ter diversas causas. Geralmente, entretanto, tem origem em cáries e infecções. Mas qual é o remédio para esse mal?

Muitas vezes, a dor vai dando sinais aos pouquinhos. Aparece de forma aguda e passa. A maioria das pessoas tende a ignorar estes sinais. Contudo, a dor, apesar de aparecer e sumir, vai se intensificando e pode acabar se instalando de vez, doendo constantemente, a qualquer momento.

Quando isso acontece, é difícil quem consegue suportar. A única coisa que uma pessoa com dor de dente quer é a solução imediata para esse incômodo. Como qualquer pessoa pode passar por isso, a gente preparou esse artigo para ninguém ficar sem saber o que fazer quando uma dor de dente apertar.

Suas principais causas e tratamentos você conhece aqui. Acompanhe!

Por que o dente dói?

Medidas de emergência

Bochecho de água morna com sal

Bochechos com chás

Pedra de gelo para estancar a dor de dente

Medicamentos

Fazer uma boa escovação e usar o fio dental

Cravo-da-índia para combater a dor de dente

Dor de dente acompanhada de outros sintomas

Sinais de alerta

Prevenção: A melhor opção

Análise clínica: Antevendo as causas da dor de dente

dor de dente

 Por que o dente dói?

A dor de dente pode ter várias causas, como dito anteriormente. Apesar de ser ruim de senti-la, ela exerce um importante papel: É um sinal de que algo está errado com a sua saúde. Portanto, nada de ignorar a dor de dente. Pelo contrário, é hora de voltar a sua atenção e tentar decifrar este sinal.

O caminho mais rápido para resolver este problema é, claro, procurar a ajuda de um especialista em dentes, o dentista. Nem sempre, claro, a dor aparece em um dia útil. Neste caso, a solução será tomar medidas paliativas, com a ajuda de analgésicos, até que se possa visitar o profissional.

Estancar temporariamente a dor não é a parte mais difícil. Mas, na verdade, a dor só vai passar mesmo quando a sua causa for descoberta, combatida e tratada. Dentre as principais causas da dor dente, estão aquelas que expõem a dentina, fragilizando-a. Por exemplo: Lesão cariosa, retração gengival, infecções e inflamações.

Ainda, podem ser causas da dor de dente, acidentes tais como: Morder algo duro, presença de corpos estranhos presos entre os dentes ou até mesmo o aparelho ortodôntico.

Medidas de emergência

Como já sugerido, a primeira medida é procurar o dentista. Mas, ok, às vezes, isso não é possível. Pode-se estar de férias, longe de casa e de seu dentista habitual ou, ainda, ser acordado às 3 horas da madruga pela dor lancinante. Logo, você mesmo terá que fazer alguma coisa para amenizar seu sofrimento até que consiga ser atendido por um bom profissional. Então, segura esse manual e memorize-o ou guarde-o para caso de emergência. Ele poderá mudar o seu dia.

Bochecho de água morna com sal

Então, vamos lá! A primeira coisa que se pode fazer, imediatamente, é um bochecho com água morna e sal.  Por que começar com o bochecho? Porque grande parte das causas tem origem em infecção dentária e o sal funciona como um agente para eliminar infecção, que limpa a boca a fim de combater os microrganismos que estão se proliferando demasiadamente, causando a infecção.

O calor da água morna drena os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Portanto, anote a receita: Para fazer o bochecho, basta diluir uma colher de chá de sal em um copo de água e bochechar a mistura por trinta segundos a cada hora. Não pode engolir.

bochecho

Bochechos com chás

Além disso, outra estratégia que ajuda a aliviar a dor de dente é o bochecho com o chá de macela e própolis. A macela tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Já a própolis possui ação cicatrizante e antibacteriana. Logo, o uso do chá dos dois juntos ajuda a aliviar a dor de dente e limpar o local inflamado. Para fazer esse bochecho, adicione cinco gotas de própolis para cada xícara de chá de macela, fazendo bochechos duas vezes por dia.

Pedra de gelo para estancar a dor de dente

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região afetada e ajuda a desinchar, diminuindo a pressão que causa a dor. Logo, chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode, sim, trazer um alívio para a dor de dente. O gelo deve ficar no local afetado durante quinze minutos. Repita esse procedimento três vezes ao dia.

Caso a dor seja decorrente da exposição da raiz do dente causada pela retração da gengiva, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente. Usar o fio dental e escovar regularmente os dentes para remover partículas de alimentos agressores pode ajudar a reduzir a dor de dente.

Medicamentos

Outra dica é usar analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno. O analgésico poderá proporcionar alívio temporário. Entretanto, fique atento e restrinja o uso de medicações tópicas contendo benzocaína.

Mas, atenção! O uso de uma dose inadequada ou de uma substância incorreta pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente. O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico. Portanto, antes de tomar qualquer remédio, ligue para o seu dentista.

Fazer uma boa escovação e usar o fio dental

Quer mais uma dica? Então, anote essa. Passar o fio dental é importante para retirar qualquer resto de alimento que tenha ficado preso entre os dentes e que possa estar deixando a região inflamada e dolorida. Após passar o fio, deve-se, em seguida, escovar os dentes cuidadosamente, evitando colocar muita força na região dolorida.

Aprenda a escovar os dentes da forma correta.

Cravo-da-índia para combater a dor de dente

Além de todas estas orientações para combater a dor dente, é importante falar, também, do óleo do cravo-da-índia, mais uma medida caseira para aliviar o incômodo e a dor. O óleo do cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antissépticas, as quais ajudam a combater infecções e a aliviar a dor e a inflamação. Para utilizá-lo, misture de uma a duas gotas do óleo de cravo-da-índia com um ou duas gotas de outro óleo vegetal para aplicar diretamente no dente que está doendo. Vale ressaltar que o cravo-da-índia também possui propriedades aromáticas naturais e, por isso, pode também ajudar a melhorar o hálito.

Dor de dente acompanhada de outros sintomas

dor de dente

Pode acontecer de a dor de dente estar acompanhada por outros sintomas. Tais como: Dor de cabeça, sangramento ou pus. Nesses casos, somente o dentista poderá intervir de forma eficiente contra estas dores.

Pois, quando o quadro clínico se apresenta desta maneira, o tratamento adequado poderá incluir o uso de antibióticos ou até mesmo a extração do dente. Um bom exemplo para isso é o nascimento do siso. Causa imensa dor e somente a sua extração dará fim na causa do problema de uma vez por todas.

Sinais de alerta

Além da dor de dente acompanhada por dor de cabeça, sangramento ou pus, outros sinais também podem indicar que você deve procurar a ajuda de um profissional dentista imediatamente. Conheça estes sinais e aja rapidamente caso apresente algum deles:

  • Lesões nos dentes
  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Secreção com mau cheiro
  • Dificuldade para engolir
  • Dificuldade para respirar
  • Febre
  • Dor que dura mais de um dia ou dois
  • Incapacidade de trabalhar ou realizar tarefas diárias

Prevenção: A melhor opção

Esse é um fato incontestável. A melhor coisa a se fazer para não sofrer com dor é sempre a prevenção. Claro, que em alguns casos, a dor aparece em decorrência de um trauma ou qualquer outra situação sob a qual não temos nenhum controle, logo, não depende do nosso querer.

Entretanto, a maioria das causas para a dor de dente tem origem em problemas que podem começar pelo simples fato do paciente não fazer uma boa higienização da boca. Saber e escovar bem os dentes e fazer o uso correto do fio dental fazem toda a diferença para a nossa saúde bucal.

Junta-se a isso, as visitas regulares ao dentista. No consultório odontológico, o dentista faz uma limpeza profunda, retira cáries e aplica flúor – procedimentos importantíssimos na prevenção das doenças bucais.  Visitas irregulares ao dentista, que levam muito tempo entre uma e outra, poderão por em risco a saúde da boca e o seu bem-estar.

Análise clínica: Antevendo as causas da dor de dente

Além desses artifícios para prevenir doenças, o dentista analisa clinicamente a boca e os dentes, identificando precocemente eventuais doenças. Desta forma, é possível tratar imediatamente problemas que, caso não tratados ou diagnosticados tardiamente, podem evoluir para situações que exigem cirurgias ou até levam a perda dos dentes.

Logo, não tenha dúvida: Está nas suas mãos e nos seus hábitos diários a prevenção para a maior parte das doenças da boca. Para não sofrer e nem gastar dinheiro com tratamentos, o melhor é sempre os cuidados preventivos.

Você também vai gostar de ler