Dentadura ou implante dentário: Qual é a melhor solução?

dentadura

23/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Muitos são os motivos que podem levar à perda total ou parcial dos dentes. Independente de qual seja o tal motivo, uma certeza a gente tem: É chegada a hora de fazer uma escolha. Dentadura ou implante dentário? Qual a melhor solução para resolver esse problema bastante incômodo?

Em termos de reabilitação oral, podemos dizer que são dois tratamentos distintos que visam os mesmos objetivos: Devolver a autoestima e a qualidade de vida para as pessoas. Contudo, vale ressaltar que tanto a dentadura quanto o implante dentário possuem suas vantagens e desvantagens, enfim, as suas particularidades. Neste artigo, traremos tudo que você precisa saber sobre ambos os tratamentos para não errar na decisão. Fique por dentro!

A dentadura

O implante dentário

As vantagens da dentadura

As vantagens do implante dentário

As desvantagens da dentadura

As desvantagens do implante dentário

Cuidados com a dentadura

Limpando a dentadura

Cuidados com o implante dentário

Dentadura x implante: O que escolher, afinal?

dentadura

A dentadura

Primeiro, vamos entender o que é a dentadura. Ela é uma prótese removível. Ela é feita para ser encaixada perfeitamente à boca, a fim de substituir a função dos dentes. A dentadura pode ser total, sendo indicada para quem perdeu todos os dentes ou, ainda, parcial. Neste caso, ela é indicada para aqueles para os quais ainda restam alguns dentes. A dentadura possui um metal que possibilita que ela se encaixe com os outros dentes.

O implante dentário

Agora que você já sabe direitinho o que é a dentadura, é hora de saber, também, o que é o implante dentário. O implante dentário nada mais é do que um pino de titânio o qual é fixado na boca do paciente por meio de um procedimento cirúrgico.

A principal função do implante dentário é substituir a raiz de um dente que foi perdido e servir de suporte para um dente artificial, conhecida como prótese dentária. Os implantes podem ser utilizados tanto por pessoas que perderam todos os dentes quanto para aquelas que têm apenas um ou alguns dentes na boca. Ou seja, possui a mesma indicação de uso da dentadura.

implante dentário

As vantagens da dentadura

Agora vamos entrar em uma queda de braço das boas. As vantagens de cada tratamento. Que tal começar com a dentadura? A grande vantagem da dentadura é o seu custo. Ela possui um valor relativamente baixo se comparado ao do implante dentário.

Outra boa vantagem da dentadura é que o tratamento não é considerado invasivo, uma vez que o paciente não precisa passar por cirurgias para colocar a prótese dentária. Aliás, colocar uma dentadura é bem mais rápido do que passar pelo procedimento de colocação do implante dentário.

As vantagens do implante dentário

Se por um lado a dentadura tem valor mais acessível, o implante confere uma aparência mais natural ao sorriso do paciente. Este quesito, coloca o implante dentário em vantagem sobre a dentadura no que tange a estética final.

Outro ponto a ser considerado é a resistência dos implantes. Mais uma vez, se comparados à dentadura, podemos dizer que são mais resistentes à mastigação, portanto, têm menos chances de quebrar ou de sofrer outros impactos.

Quer mais um benefício? O implante dentário possibilita que a estrutura óssea do paciente seja mantida. Além de tudo, para arrematar, um dente implantado pode durar muitos anos, desde que sejam tomados todos os devidos cuidados.

As desvantagens da dentadura

Uma das principais desvantagens deste aparato é que as próteses, quando parciais, podem danificar os dentes sadios, que são por elas utilizados como suporte. Além disso, pacientes que usam dentadura têm uma grande tendência a sofrer perda óssea com o passar do tempo. A perda óssea deixa o rosto mais envelhecido.

Outro ponto fraco da dentadura é que ela não apresenta a mesma qualidade de mastigação para o paciente como a que proporcionada por dentes naturais. Sendo assim, há uma série de alimentos que devem ser evitados, a fim de evitar possíveis fraturas, uma vez que elas não oferecem a mesma resistência que um implante dentário.

As desvantagens do implante dentário

Ao contrário da dentadura, o implante dentário é um tratamento bastante invasivo. Principalmente, porque submete o paciente às sessões cirúrgicas para a implantação dos pinos de titânio que darão suporte às próteses.

A colocação da dentadura é um procedimento rápido. A colocação do implante dentário, por sua vez, é bem mais demorada. A começar pelo fato de que o procedimento é realizado por etapas, uma vez que são necessárias algumas sessões para a colocação dos pinos.

Além disso, é relevante salientar que o tratamento com implantes dentários não é para todos. Pessoas que apresentam quadro de diabetes não controlada, por exemplo, não podem aderir ao tratamento e devem se contentar com as benesses da prótese dentária.

Cuidados com a dentadura

Diz-se que a dentadura tem uma durabilidade média de cinco anos. No entanto, para isso, ela necessita de cuidados básicos de limpeza e manutenção para proporcionar conforto na hora de falar, mastigar e sorrir durante todos esses anos. Além disso, é necessário uma série de cuidados para preservar a boa aparência e evitar riscos a sua saúde bucal.

Dentre eles, como dito, está a higiene bucal. O cuidado com a higienização quando se usa dentadura deve ser redobrado. O procedimento é o mesmo de quem tem dentes naturais: uma boa escovação com o auxílio de uma escova dental de cerdas macias e o uso do fio dental.

As gengivas pedem atenção especial, a fim de evitar problemas como a gengivite ou doenças periodontais. Os cuidados especiais devem ser estendidos à língua, a fim de evitar o mau hálito ocasionado pelo grande acúmulo de bactérias e restos de comida.

Outro ponto importante é manter visitas regulares ao dentista. Assim, ele poderá verificar a adaptação da dentadura na boca e fazer ajustes, caso necessário. O profissional também vai avaliar as condições de higiene a fim de evitar infecções por fungos e problemas bucais, como candidíase oral, gengivite e outros.

Limpando a dentadura

dentadura

Importante higienizar a boca e, claro, a dentadura. Ela acumula restos de alimentos e, por isso, é muito importante criar uma rotina de limpeza diária. Orienta-se, após cada refeição, remover a dentadura e escová-la com sabão neutro.

Alguns dentistas também recomendam não usar creme dental nestes aparatos, por causa do teor abrasivo. Após escová-las é só enxaguar bem em água corrente. Existe, ainda, escova dental específica para a limpeza das dentaduras. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes, mantendo sempre a beleza da prótese.

Dormir com a dentadura também não recomendado. Pois, é durante a noite que os tecidos bucais se recompõem da pressão feita pela dentadura ao longo do dia. Além disso, à noite, o organismo diminui a produção de saliva e a prótese precisa estar sempre molhada para não perder seu formato adequado.

Logo, antes de ir para a cama, coloque a dentadura em um recipiente com água ou em uma solução específica indicada pelo dentista. Mas, atenção: nunca utilize água quente, isso pode deformar a sua dentadura.

Cuidados com o implante dentário

O implante dentário também requer cuidados. Estes cuidados são, basicamente, os mesmos que se deve ter com a dentadura. A começar pela higiene bucal. Para quem usa implante dentário é necessário ter à mão uma escova interdental, a fim de manter o implante bem limpo.

Entretanto, a escova interdental não exclui a escovação normal, a qual deve ser feita antes. Portanto, é um cuidado complementar e que deve ser integrado à rotina diária. Outro cuidado recomendado é usar o fio dental do tipo super floss. O super floss consegue remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil, sem precisar levar muito tempo. Sem falar que ele se adapta melhor nos cantinhos e não machuca a sua gengiva.

Para finalizar, alguns dentistas recomendam utilizar um enxaguante bucal com flúor e sem álcool. O flúor irá prevenir o acúmulo de bactérias causadoras de cárie; e não possuir álcool em sua formulação evita o ressecamento da mucosa e a diminuição da produção de saliva.

Apesar dos implantes dentários serem mais resistentes que a dentadura, ainda assim, orienta-se evitar alimentos muito duros ou crocantes, a fim de evitar que se quebrem. Vale dizer que para quem usa implantes dentários, assim como para quem usa dentadura, visitar o dentista regularmente é imprescindível.

Saiba qual o melhor tipo de escova para cada situação.

Dentadura x implante: O que escolher, afinal?

Este artigo trouxe as indicações, vantagens, desvantagens e cuidados que se deve ter tanto com a dentadura quanto que para o implante. Apesar de atenderem aos mesmos propósitos, você viu que possuem características diferentes.

Portanto, o que geralmente pesa na escolha, de fato, é o poder aquisitivo do paciente e o seu interesse em investimento na saúde bucal. Ambos tratamentos atendem ao mesmo fim, um, entretanto, o implante confere mais naturalidade, embora represente um investimento mais caro.

Apesar disso, independente de qual seja a sua escolha, o que fica é uma única certeza: A de estar fazendo um investimento na sua qualidade de vida e no seu bem-estar, na autoestima e, consequente, felicidade.

dentadura

Você também vai gostar de ler