Cuidado! Conheça os alimentos que escurecem os dentes

alimentos que escurecem os dentes

08/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Alguns alimentos escurecem os dentes. Para quem tem orgulho dos dentes branquinhos ou está em (ou já fez) tratamento para clarear os dentes, esses alimentos podem ser verdadeiros vilões a apagar o seu sorriso.

Não deixe que isso aconteça! Descubra quais os alimentos podem ser prejudiciais e o que fazer para impedir que manchem o seu sorriso. Este artigo explica passo a passo o que fazer para identificar e consertar eventuais estragos trazidos por estes alimentos.

Alimentos que escurecem os dentes

Entenda o que faz os dentes escurecerem

Como evitar o problema

Quais são os alimentos que escurecem os dentes?

Café

Refrigerantes

Doces

Vinho

Beterraba

Frutas escuras

Molhos de tomate, Madeira e de soja (shoyo)

Vinagre balsâmico

Frutas secas e cristalizadas

Outros alimentos que escurecem os dentes

O que fazer quando os dentes escurecerem

O que você aprendeu sobre os alimentos que escurecem os dentes

alimentos que escurecem os dentes

Alimentos que escurecem os dentes

Uma série de alimentos pode deixar os dentes coloridos e manchados. Claro, que isso não é instantâneo. Mesmo que, às vezes, o efeito é visto na hora, como ao tomar uma taça de vinho, que colore não só os dentes, mas também os lábios, esses efeitos podem ser eliminados com uma boa escovação e enxágue bucal logo após o término das refeições, voltando os dentes à sua cor natural.

Mas, dependendo da frequência com que certos alimentos são consumidos, não haverá jeito. Com o tempo, os dentes irão ficar manchados gradativamente – e não vai adiantar escovar nem fazer usar um enxaguante bucal.

Logo, o melhor a fazer é saber identificar os alimentos com alta carga de pigmentos que podem prejudicar o esmalte, e saber o que fazer com eles, como consumi-los ou se deve evita-los.

Para você não ter o trabalho de procurar essa informação pelos quatro cantos da internet, nós reunimos aqui uma lista com os principais alimentos e bebidas que acendem um sinal de alerta quando o assunto é dentes brancos.

Entenda o que faz os dentes escurecerem

Antes de mais nada, vamos entender porque isso acontece. Primeiro é importante saber que a cor dos nossos dentes vem da dentina, camada mais interna protegida pelo esmalte.

Quando o esmalte sofre algum desgaste, o problema se instala. A dentina fica mais exposta e suscetível a observar os pigmentos dos alimentos e bebidas que consumimos. Portanto, é por isso que a boa higiene bucal é tão importante.

A aplicação da técnica correta de higienização assim como a frequência adequada ajudam a eliminar dos dentes os pigmentos que os escurecem. Quando isso não é efeito, esses pigmentos vão se acumulando definitivamente, alterando a coloração dos dentes e provocando as manchas.

Vale observar que as características das manchas irão depender do tipo de alimento, da frequência de consumo e dos hábitos de higiene da cada um.

Como evitar o problema

Não tem saída. Para evitar esse tipo de problema que para muitos pode ser um grande incômodo, afetando, inclusive, a autoestima, compartilhamos com você três dicas simples, mas fundamentais.

  • Evitar ou diminuir os alimentos que podem manchar os dentes
  • Quando possível, usar canudo, no caso de bebidas
  • Manter uma boa e constante higiene bucal, principalmente após a ingestão dos alimentos que escurecem os dentes

Quais são os alimentos que escurecem os dentes?

Não é tão difícil identificar os alimentos que podem escurecer os dentes. Eles são facilmente identificados porque têm a cor escura. Além da pigmentação, a acidez também pode ser vilã e causar manchas.

Isso se dá porque os alimentos muito ácidos aumentam as chances de os dentes serem afetados pela ação dos pigmentos, já que o esmalte é diretamente atacado por sua ação.

Quando o alimento ácido entra em contato, ele “ataca” abrasivamente o esmalte, que pode sofrer com desmineralização, desgastando os dentes e expondo a dentina, que absorve mais facilmente os pigmentos presentes nos alimentos e bebidas.

Um bom bochecho após as refeições ajuda a evitar que corantes ou a acidez permaneçam na boca. Além disso, colabora com a saliva no trabalho de repor os minerais do dente. Em caso de alimentos e bebidas ácidas, é recomendado aguardar cerca de dez a vinte minutos para escovar os dentes.

Então, vamos lá ao prometido conhecer alguns desses vilões que atacam os dentes e provocam manchas. Acompanhe!

Café

alimentos que escurecem os dentes

O café é uma bebida fica em polifenóis ácidos, os quais provocam manchas amareladas e a descoloração do esmalte dos dentes. Portanto, repense a quantidade da bebida que tem ingerido.

Refrigerantes

Nesse caso, não somente os ácidos (fosfóricos), mas os açúcares, corantes e pigmentos agem para causar o enfraquecimento do esmalte, deixando o ambiente propício para o surgimento das manchas.

Doces

Sim! Eles podem ser vilões terríveis para a nossa saúde bucal. Além de proporcionar o surgimento de cáries, alimentos e bebidas ricos em açúcar tornam o ambiente da boca ideal para o desenvolvimento de bactérias, que transformam os resíduos desses alimentos em ácidos que corroem o esmalte dos dentes. Bolos, balas, biscoitos, sorvetes, chicletes e outras guloseimas são um verdadeiro perigo.

Vinho

O vinho, sobretudo o tinto, devido à sua alta concentração de polifenóis, colabora para a diminuição da saliva e, assim, para o ataque dos ácidos aos dentes. À propósito, prejudica não somente os dentes, mas os tecidos da boca e também a gengiva.

Os vinhos brancos são menos agressivos e, talvez, seja uma boa saída para diminuir o impacto sobre os dentes, caso você seja um amante dos vinhos. Para acompanhar, dê preferência aos alimentos duros, tais como amêndoas e nozes, que contribuem para a produção de saliva e para o equilíbrio do pH na boca.

Beterraba

Esse é um alimento fácil de identificar. A cor já denuncia a beterraba. Assim como as uvas e o vinho, é extremamente pigmentada. Sendo assim, aumenta muito as chances de escurecer os dentes caso sejam consumidas com frequência.

Frutas escuras

Aqui entram uma gama de variedades, sobretudo as chamadas frutas vermelhas. Amoras, cerejas, açaí, framboesa, ameixas e mirtilo (blueberry), dentre outras, são bastante pigmentadas e, logo, muito prejudiciais a cor dos dentes. Embora sejam bastante benéficas ao organismo como um todo, devido aos antioxidantes que carregam em sua composição, devem ser consumidas com moderação, ou seja, em pequenas quantidades. Aconselha escovar os dentes e fazer um bom enxágue bucal logo após o seu consumo.

alimentos que escurecem os dentes

Molhos de tomate, Madeira e de soja (shoyo)

Estes molhos possuem coloração intensa, logo podem desencadear o processo já citado aqui para o escurecimento dos dentes. Mais uma vez, vale lembrar: escovar os dentes após as refeições pode contribuir para que seus dentes continuem branquinhos.

Vinagre balsâmico

Escuro, pegajoso, grudento! O vinagre balsâmico reúne todas as características dos vilões que atacam o branquinho dos seus dentes.

Frutas secas e cristalizadas

Aqui aparece mais uma vez o açúcar! As frutas secas e cristalizadas podem conter, sobretudo estas últimas, grande quantidade de açúcar – esse “mal elemento”. Sendo assim, se tornam ácidas ao serem ingeridas facilitando o processo de desgaste do esmalte.

Outros alimentos que escurecem os dentes

A lista de alimentos que escurem os dentes é grande. Por isso, nem sempre a melhor saída é cortá-los da alimentação. Mesmo porque muitos deles fazem bem para o organismo de uma forma geral. A dica aqui é o bom senso e levar em conta a quantidade e a frequência com que os consome.

Dentre os alimentos que compõem a lista, podemos citar: chá preto ou mate, sucos de frutas cítricas ou vermelhas (abacaxi, tangerina, uva, morango etc), milho, folhas escuras, vitaminas efervescentes e catchup, para citar alguns exemplos.

O que fazer quando os dentes escurecerem

Hoje em dia, não há mistério. O clareamento é um tratamento eficiente, rápido e seguro. Mas é preciso disciplina para fazê-lo da forma certa, evitando os alimentos que escurecem os dentes e mantendo uma boa higiene bucal.

Vale lembrar que, caso opte pelo clareamento, há tipos diferentes da técnica disponíveis. Mas é necessário o acompanhamento de um dentista. Não há soluções milagrosas sem risco, como as geralmente encontradas na internet no melhor estilo “faça você mesmo” e “faça em casa”.

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos e responsáveis por melhorar a autoestima das pessoas com dentes manchados e escurecidos.

Outro ponto importante é manter visitas regulares ao dentista. No consultório, graças às ferramentas específicas do odontólogo, é possível fazer uma limpeza profunda. Esta limpeza alcança onde não podemos alcançar em casa, somente com a ajuda da escova e do fio dental. Além do mais, o dentista poderá identificar de antemão problemas em estágio inicial e trata-los antes que progridam.

O que você aprendeu sobre os alimentos que escurecem os dentes

Eles são muitos, contém polifenóis e/ou açúcares, são ácidos e contribuem para a ação das bactérias que atacam o esmalte dos dentes, desgastando-os e expondo a dentina.

É aí que o problema acontece. A dentina fica exposta aos pigmentos e ácidos que alteram a sua coloração e os absorve com maior facilidade. Estes alimentos devem ser evitados e é bom fazer uso de bom senso, já que também podem ser benéficos para o organismo como um todo, e serem consumidos em quantidades pequenas ou esporadicamente.

Fazer uso de canudos para bebidas pigmentadas ajuda. Mas é sempre bom escovar os dentes ou fazer pelo menos um bochecho logo após a ingestão de alimentos e bebidas que escurem os dentes.

Se ainda assim os dentes se escurecerem, você pode optar em fazer um clareamento dental, com a ajuda de um dentista, claro!

Você também vai gostar de ler