Conheça as diferenças entre o botox e o preenchimento facial

botox para sorriso gengival

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Um dos procedimentos que tem sido cada vez mais procurados nos consultórios odontológicos é a harmonização orofacial. O tratamento visa a harmonização dos traços da face e do sorriso, melhorando a textura do rosto. Para isso, utiliza diversas técnicas, dentre elas o preenchimento e o botox (toxina botulínica).

Ambas as técnicas contribuem para suavizar a expressão, uma vez que agem nas rugas e linhas causadas pelo excesso de sol, pelo processo natural de envelhecimento ou pela movimentação constante dos músculos. Entretanto, há uma diferença entre elas. Você sabe qual é?

Este artigo traz esta e outros esclarecimentos acerca destes procedimentos cada vez mais procurados e utilizados na Odontologia. Acompanhe!

O que é o botox e para que serve?

Como o botox age no corpo?

O que é e para que serve o preenchimento facial?

Como é feita a aplicação do ácido hialurônico na face?

Botox x preenchimento

Tipos de rugas

Tratamentos complementares

Benefícios do tratamento com botox e preenchimento facial

Durabilidade do botox e do preenchimento facial

Cuidados necessários pós-procedimento

Harmonização orofacial

Por que fazer o procedimento com o dentista?

Conclusão

botox para sorriso gengival

O valor do procedimento de botox para sorriso gengival irá depender, entre outras coisas, da marca da toxina botulínica

 

O que é o botox e para que serve?

Para entender direitinho as principais diferenças entre essas duas substâncias, vamos falar de cada uma delas separadamente. Para começar, que tal entender melhor o que é a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox?

O botox é uma substância indicada para o tratamento de rugas dinâmicas. Ou seja, aquelas que surgem em decorrência da movimentação excessiva e repetitiva dos músculos faciais, como as que fazemos cotidianamente ao franzir a testa ou movimentar a região dos olhos.

Como o botox age no corpo?

O botox funciona como uma espécie de bloqueador neuromuscular. O que significa que ele age deixando o músculo relaxado e estático. Sendo assim, o músculo não movimenta mais como antes e, então, não contribui para a formação de rugas.

Além de tratar as rugas dinâmicas já existentes, a toxina botulínica também atua na prevenção de novas rugas. Daí o seu sucesso! Os locais onde o botox apresenta melhores resultados são nos músculos da testa, entre as sobrancelhas e na região lateral dos olhos, para corrigir os famigerados pés de galinha.

A aplicação é realizada com o auxílio de microagulhas que injetam a substância diretamente no músculo a ser tratado. O procedimento não deixa cicatrizes.

O botox e sua relação com a Odontologia. Descubra qual é!

O que é e para que serve o preenchimento facial?

O preenchimento é uma técnica que utiliza o ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, para tratar rugas estáticas. Apesar de ser produzido pelo nosso organismo, o ácido hialurônico vai decaindo a sua produção conforme o processo de envelhecimento. Logo, o que se faz é uma reposição da substância, com efeito imediato na face.

Diferente das rugas dinâmicas que só aparecem conforme movimentamos os músculos faciais, as rugas estáticas são aquelas que surgem em decorrência do envelhecimento natural ou como uma evolução das rugas dinâmicas, podendo ser vistas mesmo com os músculos relaxados.

Por isso, o objetivo do tratamento é preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando a tonicidade e o volume do rosto, além de promover o rejuvenescimento facial.

botox e preenchimento facial

Como é feita a aplicação do ácido hialurônico na face?

Para realizar a aplicação do ácido hialurônico na face, é necessário utilizar microcânulas, as quais são injetadas no organismo para preencher o espaço dos vincos e rugas.

O ácido hialurônico pode ser aplicado em diversas partes do rosto, tais como no bigode chinês, no canto dos lábios, nas bochechas, no queixo, no nariz e na mandíbula.

Além do preenchimento trabalhar na correção de rugas e vincos, ele também é usado para devolver ao rosto o volume, que diminui ao longo do tempo pela perda de gordura e processo natural de envelhecimento.

Tudo o que você precisa saber sobre o preenchimento facial e suas diversas indicações.

Botox x preenchimento

Portanto, ao entender o que é, para que serve e as aplicações de cada substância, podemos dizer que a principal diferença entre o botox e o preenchimento está no tipo de ruga a ser tratada. Os objetivos são os mesmos, porém, as substâncias são diferentes e os efeitos diversos. Logo, as indicações de aplicação também.

Resumindo: Se a ruga for dinâmica, opta-se pela aplicação da toxina botulínica, o botox; se a ruga for estática, o mais indicado é optar pelo preenchimento facial. Isso porque enquanto o botox reposiciona a musculatura facial, o preenchimento dá volume ao tecido.

Tipos de rugas

Para ficar bem claro e você não se esquecer mais, trazemos mais diferenças entre elas. Atente-se para o fato de que as rugas são classificadas em dois tipos.

  • Rugas Dinâmicas: Responsáveis pelas marcas de expressão, causadas pela movimentação. Para as rugas dinâmicas, o recomendado é a aplicação de botox (toxina botulínica), pois o procedimento tem o objetivo de deixar o músculo relaxado e estático.
  • Rugas Estáticas: São aquelas que podem ser vistas mesmo com o rosto relaxado. Para as rugas estáticas, o preenchimento facial é o melhor método estético para tratá-las. O objetivo é encher os vincos e sulcos, preenchendo assim a profundidade deles, deixando-os mais rasos.

Tratamentos complementares

Por isso, ambas as técnicas podem ser utilizadas em conjunto, simultaneamente, no tratamento feito com harmonização orofacial. Elas são complementares e atuam para minimizar tanto as rugas e linhas de expressão dinâmicas (botox) quanto as estáticas (preenchimento facial com ácido hialurônico).

Benefícios do tratamento com botox e preenchimento facial

Além de amenizar as rugas e as linhas de expressão, é inegável o fato de que ambos os tratamentos conferem para a pessoa um ar rejuvenescido. Também, conferem mais beleza, elevam a autoestima, devolvem a segurança e a confiança e, com elas, bem-estar e qualidade de vida.

Mas, ainda tem mais! Especificamente e clinicamente falando, no caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras. Primeiro, de forma preventiva. Como a contração muscular é paralisada não há a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox. Segundo, de forma reparativa. Uma vez que a substância tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Durabilidade do botox e do preenchimento facial

Tanto o botox quanto o preenchimento facial proporcionam resultados temporários. Seus efeitos vão diminuindo ao longo do tempo. Geralmente, os resultados do botox duram, em média, seis meses. Já os resultados do preenchimento facial duram um pouquinho mais, cerca de um ano.

Portanto, para manter as benesses do tratamento sempre em dia, ao notar que o efeito está diminuindo, recomenda-se ao paciente realizar novas sessões. Estas sessões devem ser feitas com um intervalo mínimo de três meses entre elas.

Cuidados necessários pós-procedimento

A fim de obter resultados mais duradouros para os tratamentos feitos com botos ou preenchimento facial, é fundamental que o paciente tome alguns cuidados especiais. Dentre estes cuidados está a utilização de filtro solar todos os dias. Além disso, claro, manter cuidados diários com a pele, como a limpeza e a hidratação, que são fundamentais.

Mas, atenção! É importante ressaltar que mulheres grávidas, pessoas com hipersensibilidade às substâncias, com pele inflamada ou que sofrem com doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias não devem se submeter aos procedimentos.

Harmonização orofacial

botox e preenchimento facial

Como dito anteriormente, as duas técnicas são bastante utilizadas na Odontologia no tratamento de harmonização orofacial. A harmonização orofacial é uma grande aliada para quem procura os resultados citados. A técnica encampa uma série de procedimentos utilizados para promover o equilíbrio estético e funcional da face.

Em suma, podemos dizer que este procedimento estético visa equilibrar a relação estética e funcional do rosto e do sorriso usando para isso técnicas de preenchimento. O dentista trabalha as medidas faciais e dentais, em busca de proporções simétricas que agradam o olhar.

Por meio da técnica, é possível corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e trazer um ar rejuvenescido para o rosto. A harmonização orofacial é indicada para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.

Por que fazer o procedimento com o dentista?

Primeiro porque é o dentista que cuida da saúde e da estética bucal. O tratamento de harmonização orofacial engloba a saúde e a estética bucal e a facial. Sendo assim, ele poderá tratar ambos aspectos, a fim de garantir os resultados almejados.

Segundo porque a harmonização orofacial é um procedimento reconhecido pela Resolução nº 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade odontológica, estipulando os requisitos necessários para o exercício da função.

Ou seja, é necessário que seja um especialista em odontologia para realizar o procedimento de forma segura e eficaz no ramo da estética e saúde bucal.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu um pouco mais sobre o botox e o preenchimento facial. Ficou por dentro de suas principais diferenças e indicações. Ambos procedimentos são simples e rápidos e proporcionam grandes benefícios. Os benefícios podem ser estéticos e funcionais, contribuindo para a saúde como um todo. Tanto o botox quanto o preenchimento facial com ácido hialurônico podem ser feitos pelo profissional dentista.

 

 

Você também vai gostar de ler