Clareamento dental – para um sorriso branquinho e arrebatador

Clareamento dental

05/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Dentes branquinhos e sem manchas contribuem para um sorriso bonito. E um sorriso bonito pode mudar a sua vida. Duvida? Sorria ao chegar para uma reunião de negócios, quando encontrar o crush, entrar no elevador ou até mesmo para uma pessoa que lhe foi deselegante no trânsito.

Um belo sorriso desarma corações em fúria, serve como cartão de visitas e é a cartada final para arrebatar o amor da sua vida. Mas, claro, antes de sair por aí se aventurando em um milhão de sorrisos é bom dar aquele trato que irá garantir o sucesso dessa ação de empatia, amabilidade e cordialidade que é o sorrir.

Para começar, que tal dentes branquinhos de artista de cinema? O clareamento dental realmente já foi coisa de artista, mas hoje é para quem quiser sorrir sem medo e com a segurança de encantar. Nesse artigo, você vai saber tudo o que precisa antes de encarar o tratamento, que é um dos mais procurados nos consultórios odontológicos.

O que é clareamento dental?

Tipos de clareamento dental

Clareamento no consultório

Clareamento caseiro

Combinando os tipos

Clareamento interno e externo

Será que o clareamento é para você?

Por que fazer o clareamento?

Cuidados essenciais

Sensibilidade x clareamento

Acerte na tonalidade

Clareamento dental

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é uma técnica usada para deixar os dentes mais brancos e livres de manchas, por meio de produtos à base de peróxido de hidrogênio. Quando em contato com o esmalte dos dentes, o peróxido de hidrogênio quebra as moléculas pigmentadas, quebrando-as em moléculas menores e deixando os dentes mais claros.

Tipos de clareamento dental

Logo, o sonho de um sorriso arrebatador é possível e pouco invasivo. Existem três tipos de clareamento dental oferecidos. O primeiro é feito com um dentista, em consultório. Pode, também, ser feito com o uso de uma moldeira, em casa mesmo. Ou, ainda, o dentista poderá lhe indicar uma combinação das duas primeiras formas de deixar os dentes branquinhos. Está vendo? Dar uma levantada na autoestima é muito fácil.

Entretanto, é importante que um dentista indique o melhor e mais adequado tipo de clareamento para você, pois a escolha correta é fundamental para o bom resultado do tratamento. Consequentemente, a feitura correta do procedimento, obedecendo ao tempo exigido para a ação dos agentes clareadores, vai determinar a durabilidade e a eficácia do clareamento. Vamos conhecer melhor cada um desses tipos de clareamento?

clareamento dentalClareamento no consultório

Se o tipo de clareamento indicado para você foi a de fazê-lo no consultório do dentista, as coisas vão funcionar assim: o gel clareador é aplicado nos dentes e ativado por um laser ou uma luz LED. Neste caso, são necessárias, em média, três sessões para a finalização do procedimento e a obtenção dos resultados desejados.

No consultório é possível que o clareamento dental seja feito por meio de um laser terapêutico. Esta opção reduz as chances de reações inflamatórias e traz uma menor sensibilidade dentária aos pacientes.

Clareamento caseiro

Neste caso, o profissional prepara uma moldeira de silicone feita sob medida para o paciente e uma bisnaga de gel clareador para ser aplicado em casa, da forma que for mais conveniente. Ou seja, antes de dormir ou em intervalos entre as refeições obedecendo a uma certa quantidade de horas. Como a moldeira é feita sob medida, ela se encaixa perfeitamente aos dentes. Nela, é aplicado o gel clareador. O tratamento quando feito em casa pode durar até três semanas.

Atualmente, alguns métodos e produtos clareadores podem ser encontrados à venda no mercado. Entretanto, não se aconselha fazer uso destes produtos sem a orientação e supervisão de um dentista. O gel clareador é um produto que exige cuidado, pois pode ser demasiadamente abrasivo para esmalte e gengiva, danificando-os. Além do mais, muitos dos produtos anunciados são ineficientes, como o bicabornato de sódio ou a água oxigenada.

Combinando os tipos

A combinação entre o clareamento feito em consultório e em casa pode ser a opção indicada para quem quer rapidez no procedimento. Nesse caso, tanto o laser ou a luz LED quanto a moldeira são utilizados para acelerar o processo, ao mesmo tempo em que garantem o sucesso e a satisfação esperada com o clareamento.

Clareamento interno e externo

O clareamento dental geralmente é feito por fora do dente por meio das técnicas apresentadas aqui anteriormente. Mas, às vezes, há a necessidade de se realizar o clareamento interno de algum dente, geralmente que passou por canal. Isso ocorre quando há um escurecimento causado por uma hemorragia interna ou pela necrose da polpa do dente. Sendo assim, é necessário fazer o clareamento interno, por meio da aplicação dos agentes clareadores dentro do dente, obviamente, pelo profissional dentista. Esse procedimento é mais demorado que o clareamento externo que, realizado em consultório leva em média três sessões. Nesse caso, poderão ser necessárias até dez sessões. Em situações de impregnação por iodo ou cimentos antigos de obturações, o tratamento poderá durar até mais tempo.

Será que o clareamento é para você?

A resposta a essa pergunta é “depende”! O importante é você ter uma boa saúde bucal e estar livre de cáries. Ou seja, caso tenha algum problema nesse sentido, é importante tratar antes. Logo, resolvido o problema, é só começar com o processo de clareamento dental.

Além das cáries, doenças periodontais e lesões dentárias devem ser corrigidos antes de começar o clareamento. Aconselha-se, também, que mulheres grávidas nos primeiros três meses ou na fase final façam o clareamento em outro momento.

O tratamento também não é aconselhável para menores de 16 anos, mulheres que estão amamentando ou, ainda, pessoas que têm manchas nos dentes causadas por tetraciclina ou que sofrem de sensibilidade nos dentes. O resultado também poderá não ser eficaz em pessoas com muitas restaurações, uma vez que os agentes clareadores não funcionam sobre resina. Respirar errado, pela boca, também pede que você solucione antes esse problema. Isso porque esse hábito faz com que a boca fique mais seca do que deveria, o que provoca manchas.

Por que fazer o clareamento?

O clareamento traz vários benefícios para quem adere ao tratamento. Em primeiro lugar, impossível não citar o benefício estético. Muitas pessoas apresentam problema de autoestima e até deixam de sorrir por causa de uma gama de problemas que podem afetar os dentes.

Se o problema for o sorriso amarelado, com manchas ou escurecidos, o clareamento dental é a solução. Além do mais, é um tratamento considerado rápido e pouco invasivo. Ou seja, uma solução mais fácil para os seus problemas do que você imaginava…

Seguir à risca as orientações do dentista é importante para se alcançar com êxito os resultados almejados. Fumar, por exemplo, pode interferir nos resultados, assim como utilizar durante o período de tratamento alimentos ou bebidas com grandes concentrações de corante ou elementos escurecedores de esmalte, tais como os presentes em beterrabas, refrigerantes a base cola, mate, suco de uva, cafés, vinhos e molhos de tomate, por exemplo. Se ingeridos, esses alimentos e bebidas, certamente, contribuirão para um resultado não-satisfatório.

Cuidados essenciais

Já que estamos falando do que não se deve fazer durante o tratamento branqueador dos dentes, é bom ressaltar também que alguns deles devem ser evitados, inclusive, após o término do tratamento. Não que seja obrigatório seguir estes conselhos, mas eles são fundamentais para garantir a durabilidade do procedimento.

Como dito anteriormente, vale evitar alimentos e bebidas com grande teor de corantes. Caso seja possível, use um

alimentos proibidos

A beterraba está entre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento para clareamento dos dentes.

canudo para bebidas muito pigmentadas. O cigarro é um dos principais vilões na causa do escurecimento dos dentes. Então, não adianta tratar por um lado e continuar maltratando por outro. Se você fuma, pense bem se vale a pena para você encarar o desafio. Para os fumantes, os efeitos do clareamento poderão durar menos tempo do que para os não fumantes.

Outro ponto é manter sempre uma rotina de cuidados com a higiene bucal. Logo, fazer uso das técnicas adequadas de escovação e fio dental irão ajudar a manter os dentes branquinhos por mais tempo.  Ah, evite usar enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição. Para finalizar as dicas, deve-se visitar o dentista regularmente para uma limpeza profunda dos dentes.

Sensibilidade x clareamento

Algumas pessoas têm sensibilidade dentária, que é a condição em que a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios, para citar um exemplo, pode trazer um certo incômodo ou uma dor aguda aos dentes. Sendo assim, é importante contornar esse problema, evitando, desta maneira, o consumo de alimentos e bebidas em temperaturas extremas.

No caso do clareamento dentário, pessoas que apresentam histórico de sensibilidade dentária devem avaliar junto ao profissional a concentração ideal do gel clareador, que geralmente deve ser baixa. Outra recomendação é fazer uso de um creme dental apropriado para a higienização dos dentes. Geralmente, cremes dentais indicados para pessoas com sensibilidade dentária têm componentes à base de potássio, uma substância capaz de parar a resposta dolorosa enviada ao cérebro. É um produto com indicação de uso diário.

A sensibilidade dentária também pode surgir em decorrência do clareamento, durante o período do tratamento, uma vez que os produtos têm característica abrasiva. Como o processo para clarear os dentes é um reflexo de uma reação química de oxidação, ele pode causar a desmineralização superficial do esmalte dentário, causando a sensibilidade. Quando for assim, deve-se seguir os mesmos passos indicados para os pacientes que apresentam a condição antes de clarear os dentes.

Hoje em dia, entretanto, o gel clareador possui agentes que minimizam o aumento da sensibilidade, o que diminui muito as chances de que isso ocorra com você. Ainda assim, se ocorrer, o dentista poderá lançar mão da fluorterapia, dessensibilizantes de consultório e pastas dentárias específicas, como dito anteriormente.

Acerte na tonalidade

Dentes branquinhos, sim! Mas sem exageros, por favor. Dentes amarelados não são esteticamente bonitos. Dentes extremamente brancos também não. A naturalidade deve dar o tom certo do clareamento. Por isso, é muito importante conversar antes com o dentista para que o resultado saia na medida certa.

clareamento dental

Você também vai gostar de ler