Carvão ativado é mesmo bom para clarear os dentes?

carvão ativado

05/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

O clareamento dental tem ganhado cada vez mais adeptos e é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos de todo o mundo. Não é para menos! Afinal, quem não quer exibir um sorriso branquinho e sem manchas como o dos artistas de cinema e da televisão?

Existem três tipos básicos de clareamento dental que você pode fazer com o acompanhamento do seu dentista. Mas o mercado também oferece alguns produtos que prometem os resultados tão sonhados quando se pensa em um sorriso de parar o trânsito, de propaganda de creme dental!

O clareamento com carvão ativado é um deles. Mas será que ele funciona? Será que é seguro e duradouro? O investimento vale o risco de não ter um profissional acompanhando o processo?

Estas e outras perguntas você vê respondidas neste artigo. Acompanhe e fique por dentro de tudo sobre clareamento com carvão ativado.

O que é carvão ativado?

Como funciona o clareamento com o carvão ativado?

Sinal de alerta

Quais as vantagens do clareamento com carvão ativado?

Qual seria a melhor alternativa ao carvão ativado?

Opções mais rápidas

Clareamento caseiro combinado ao do consultório

Cuidados

Como usar o carvão ativado?

Fazendo as coisas do jeito certo

O que você já sabe sobe o carvão ativado

  carvão ativado

O que é carvão ativado?

Antes de mais nada é bom entender. O carvão ativado é um material de carbono, cuja porosidade é bastante desenvolvida. Por isso, apresenta a capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos poros. Portanto, é muito utilizado em produtos que prometem o clareamento dos dentes, assim como a desodorização e purificação de líquidos e gases – características inerentes do carvão ativado.

Como funciona o clareamento com o carvão ativado?

Esse clareamento funciona a partir da abrasão do esmalte dentário. Dessa forma, o carvão ativado age removendo as manchas superficiais, proporcionando a sensação de dentes mais claros.

Logo, percebe-se que o carvão ativado, apesar de ser vendido como um produto clareador, na verdade não passa de um agente abrasivo, pois não possui nenhum agente clareador na sua composição. O que de fato ocorre é o desgaste do esmalte, o que pode acarretar, inclusive, sensibilidade aos dentes.

Sinal de alerta

Sendo assim, o então dito clareamento com carvão ativado merece cuidado e todo os sinais de alerta! Para começar, como vimos, o carvão não é de fato um agente clareador. E essa é uma grande diferença entre o carvão ativado e os tipos de clareamento que podem ser realizados em um consultório odontológico.

Os dentistas usam produtos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que agem na dentina – a camada que vem após o esmalte. Lá, esses agentes trabalham quebrando as moléculas de pigmento (as manchas) e permitem uma maior entrada da luz, promovendo, assim, o clareamento. Isso faz deste um clareamento mais eficaz e duradouro, além de seguro. Uma vez que é acompanhado por um profissional, qualquer sinal de sensibilidade é imediatamente tratado para que seja impedido.

Entretanto, o mais importante é que o clareamento feito com o acompanhamento do dentista e com agentes clareadores (mais eficientes, seguros e duradouros) não são superficiais e nem abrasivos quanto a sensação de clareamento proporcionada pelo carvão ativado ao esmalte dos dentes.

Quais as vantagens do clareamento com carvão ativado?

Após todo o cenário apresentado, você deve estar se perguntando, então, se há alguma vantagem no clareamento com o carvão ativado. Bem, pode-se dizer que a única vantagem aparente é também uma desvantagem.

Clarear os dentes por meio da escovação diária que já fazemos, parece realmente algo bom, fácil e prático. Mas, lembre-se, as manchas clareadas são as superficiais. À propósito, esse é o problema: o desgaste do esmalte do dente poderá ocorrer e provocar sensibilidade. Mais: pode haver um efeito colateral oposto ao que se busca.

Com o tempo, os dentes podem ficar ainda mais amarelados devido à essa abrasão do esmalte, uma vez que a camada interna dos dentes é um pouco mais amarelada do que a externa. O ideal é clarear sem abrasão, sem desgaste. E isso o carvão ativado não oferece. Além do mais, não há literatura comprovada acerca da eficácia do uso desse agente como clareador. Por sua vez, para os peróxidos de hidrogênio e de carbamida, sim.

Qual seria a melhor alternativa ao carvão ativado?

Bem, se você procura por uma alternativa eficiente e mais em conta, talvez o clareamento caseiro, aquele feito com a moldeira, em casa, mas sob a orientação de um profissional, possa ser a melhor opção para você.

O clareamento com a moldeira funciona assim: o profissional prepara uma moldeira de silicone feita sob medida para o paciente e uma bisnaga de gel clareador para ser aplicado em casa, da forma que for mais conveniente. Ou seja, antes de dormir ou em intervalos entre as refeições obedecendo a uma certa quantidade de horas – que varia de 30 minutos a 8 horas, a depender de cada caso.

Como a moldeira é feita sob medida, ela se encaixa perfeitamente aos dentes. Nela, é aplicado o gel clareador. O tratamento quando feito em casa poderá ter a duração de até três semanas.

Opções mais rápidas

O clareamento caseiro é uma opção de clareamento duradoura, eficiente e mais rápida do que a feita utilizando produtos à base de carvão ativado. Mas se lendo isso aqui você descobriu que precisa de uma solução ainda mais rápida e igualmente eficiente como a do clareamento com a moldeira, não há dúvida: a opção para você é o clareamento feito no consultório odontológico.

No consultório do dentista, as coisas vão funcionar assim: o gel clareador – que nesse caso é à base de peróxido de hidrogênio ou de ou de carbamida, é aplicado nos dentes e ativado por um laser ou uma luz LED. Neste caso, são necessárias, em média, três sessões para a finalização do procedimento e a obtenção dos resultados desejados.

No consultório é possível que o clareamento dental seja feito por meio de um laser terapêutico. Esta opção ainda reduz as chances de reações inflamatórias e traz uma menor sensibilidade dentária aos pacientes.

Clareamento caseiro combinado ao do consultório

A combinação entre o clareamento feito em consultório e em casa pode ser a opção indicada para quem quer rapidez no processo de clarear os dentes. Nesse caso, tanto o laser ou a luz LED quanto a moldeira são utilizados para acelerar o processo, ao mesmo tempo em que garantem o sucesso e a satisfação esperada com o clareamento. Além do mais, todo o processo é acompanhado por um profissional, atento às necessidades exigidas por cada organismo.

carvão ativadoCuidados

Os métodos e produtos clareadores encontrados à venda no mercado pedem cautela e cuidado. Apesar de serem facilmente encontrados, não se aconselha fazer uso destes produtos sem a orientação e supervisão de um dentista.

O gel clareador é um produto que exige cuidado, pois pode ser demasiadamente abrasivo para esmalte e gengiva, danificando-os. Além do mais, muitos dos produtos anunciados são ineficientes.

Como usar o carvão ativado?

Se mesmo depois das observações feitas neste artigo você entender que quer usar o carvão arriscado, faço-o da forma certa. Em primeiro lugar, não é preciso sair por aí esfregando carvão nos dentes. Como já foi dito anteriormente, o mercado de produtos odontológicos oferece ampla gama de soluções, tais como os cremes dentais. Mas, atenção!

Confira sempre se o produto possui a certificação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Outro ponto importante é avisar o seu dentista que pretende usar tais produtos. Ele poderá lhe fornecer informações valiosas, sobre a quantidade e a frequência correta para evitar problemas desnecessários e, às vezes, bastante incômodos, como é o caso da sensibilidade dos dentes.

 Fazendo as coisas do jeito certo

Como já falamos, não se deve sair por aí aplicando o carvão diretamente nos dentes. Esta aplicação deve ser feita por meio dos variados produtos que contém carvão ativado. Alguns enxaguantes bucais, cremes para os dentes e até escovas com cerdas feitas com o material podem ser encontrados em sites ou farmácias.

E mais uma vez: converse antes com o seu dentista. Como ele conhece o seu histórico bucal, poderá saber a quantidade, a frequência e até a combinação de produtos que podem ser utilizados por você.

O que você já sabe sobe o carvão ativado

O clareamento com carvão ativado nem pode ser considerado tecnicamente um clareamento, uma vez que seus agentes não são clareadores, mas de abrasão. Aliás, esse é um ponto para o qual você tem que atentar-se. Esses agentes agem na camada mais superficial do dente, ou seja, no esmalte. Sendo assim, agem de forma abrasiva, causando desgaste ao esmalte.

Além disso, a longo prazo, podem ter um efeito bastante indesejado para quem procura clarear os dentes e deixar o sorriso mais bonito. A camada abaixo do esmalte, que aparece com o desgaste provocado pelo carvão ativado, é de tonalidade mais amarelada. Logo, o seu sorriso vai acabar ficando, literalmente, amarelo sendo que a intenção era ficar branquinho.

Ainda assim, você pode fazer uso dos vários produtos com carvão ativado voltado para o segmento odontológico disponíveis no mercado: enxaguantes bucais, cremes e escovas dentais. Mas para evitar o desgaste e a sensibilidade dos dentes – outro problema que pode ser causado pelo uso inadequado do carvão ativado como clareador – é altamente recomendo avisar o seu dentista. Ele poderá ajudá-lo com a quantidade e frequência ideal para evitar tais infortúnios.

Você também vai gostar de ler